como o método OKR vai turbinar seus resultados

Entenda O Que É OKR E Como Implementar Na Sua Empresa

OKR quer dizer “Objective Key Results”. Essa é uma metodologia que vem ajudando muitas empresas a melhorarem os seus resultados por meio da elaboração de metas e objetivos mensuráveis.

Ela é adotada por empresas como Google, Netflix, Spotify, BMW e outras. Mas ela não serve apenas para as gigantes. Por isso, também, pode ajudar o seu negócio a alcançar os resultados esperados. 

Afinal, não precisa ser uma empresa grande para implementar a metodologia. Isso porque ela é simples e pode ser adaptada para negócios de diversos segmentos.

Neste artigo, você vai entender o que é OKR, quais são os benefícios que a metodologia traz para as organizações e saber como implementá-lo no seu negócio. Vamos lá?

Antes, para complementar, temos uma dica para você! O ERP da WebMais facilita a sua gestão e te ajuda a organizar tudo de forma mais precisa. Agende uma demonstração e entenda como a ferramenta vai transformar seus resultados. 

O Que É OKR?

OKR é uma metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove. O seu propósito é simplificar os principais objetivos de uma empresa, que são os chamados Objectives Key Results. Ou seja, aqueles que trarão os melhores resultados para o negócio.

O método ficou famoso após ser usado pelo Google. Isso porque, em 1999, a empresa tinha somente 40 funcionários e, hoje, tem mais de 60 mil. Isso mostra como o OKR funciona bem tanto para pequenos como para grandes negócios!

Como Funciona A Metodologia OKR?

A metodologia OKR utiliza dois elementos principais. O primeiro são os Objectives, que são os objetivos que uma empresa deseja atingir em um determinado tempo. Em seguida, temos os Key Results, que são as ações necessárias para atingi-los.

Para cada objetivo, a empresa deve listar algumas ações necessárias. Ou seja, cada “O” deve ter os seus “KRs”.

Quer um exemplo para entender melhor?

Imagine que o objetivo da sua empresa é aumentar significativamente o volume de vendas. Para isso, será necessário realizar algumas ações, que são chamadas de KRs.

Sendo assim, temos:

  • Objective: aumentar as vendas
  • KR 1: dobrar o número de leads gerados mensalmente;
  • KR 2: contratar mais dois especialistas em vendas para o time;
  • KR 3: aumentar em 50% o número de leads que chegam ao fundo do funil;
  • KR 4: aumentar em 30% a receita com crossell.
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Quais Os Benefícios Do OKR?

A implementação do OKR pode trazer diversos benefícios para a empresa. Conheça os principais:

  • as equipes ficam mais alinhadas;
  • os funcionários entendem onde a empresa pretende chegar e o que podem fazer para contribuir, o que aumenta o engajamento do time;
  • facilita a comunicação;
  • aproxima os líderes das suas equipes;
  • melhora o desempenho dos funcionários;
  • promove inovação;
  • traz mais transparência para os processos;
  • permite o acompanhamento contínuo e a análise de dados.

Quais Os Tipos De OKR?

Além de negócios de diferentes portes, a metodologia OKR pode atender a todos os níveis estruturais de uma mesma empresa. Assim, podemos identificar três principais tipos de OKR:

  • OKR organizacional: tem o objetivo de guiar estrategicamente a empresa, trazendo objetivos que estão alinhados com a cultura organizacional;
  • OKR departamental: são definidas metas para cada departamento do negócio, tomando decisões para cada time, mas que refletem o que foi decidido a nível organizacional;
  • OKR individual: são metas definidas para cada pessoa. Determinam o que cada um deve alcançar para contribuir com os objetivos estratégicos da empresa e para consumar o que foi determinado para cada setor.

Quais As Principais Características Dos OKR?

Apesar de ser uma metodologia relativamente simples, é preciso tomar alguns cuidados na hora de definir os objetivos da empresa e cada um dos seus KRs. 

do que seu okr precisa para ser um sucesso?

Isso porque, eles devem ter algumas características específicas para que a metodologia consiga alavancar os resultados da empresa.

Saiba mais sobre cada uma:

  • desafio: os objetivos devem ser ambiciosos. Assim as pessoas se sentem desafiadas e se dedicam ao máximo para atingi-los;
  • mensuração: todos os objetivos devem ser mensuráveis. Também é preciso definir antecipadamente quais KPIs serão utilizados para esse fim;
  • comunicação: todos os OKRs devem ser discutidos entre todos. É importante que todas as pessoas tenham conhecimento sobre o que ficou definido, mesmo que não façam parte dos departamentos designados para a realização dos KRs;
  • alinhamento: todos os OKRs devem estar alinhados aos principais objetivos da empresa;
  • periodicidade curta: os OKRs devem ser definidos para períodos curtos. Em geral, eles costumam ser de três meses;
  • quantidade: cada objetivo deve ter de dois a cinco KRs.

Passos Para Implementar OKR

A implementação da metodologia em uma empresa deve passar por cinco passos essenciais:

  1. Definição de objetivos gerais: o CEO da empresa deve definir quais rumos gostaria que o negócio tomasse;
  2. Definição de objetivos de maneira coletiva: depois, é hora de envolver os membros da equipe e definir objetivos específicos para cada setor. O ideal é que as pessoas de cada time definam as suas próprias metas, porém sempre em trabalho conjunto com o gerente;
  3. Definição dos KRs: depois de traçar os objetivos, cada time deve pensar no que precisa ser feito para que eles sejam atingidos. Lembre-se de respeitar a quantidade de dois a cinco KRs para cada objetivo;
  4. Monitoramento: ainda antes de começar a colocar os planos em ação, é preciso definir os indicadores que serão acompanhados para medir o progresso de cada um deles. E, depois de começado o trabalho, é preciso fazer a mensuração semanalmente;
  5. Reconhecimento: sempre que um resultado for alcançado, é importante que os líderes reconheçam os esforços do seu time e celebrem a conquista.

Como Avaliar Um Ciclo De OKR?

Ao final de cada ciclo, os OKRs devem ser avaliados. Essa avaliação é composta por três partes e, a seguir, explicamos cada uma delas.

Classificação Objetiva

Aqui os OKRs devem ser avaliados quantitativamente, com notas que vão de zero (nada concluído) a um (plenamente concluído). Se um processo tiver sido encerrado com 50% de conclusão, por exemplo, receberá a nota 0,5.

Gestor avaliando OKR (documentos/números/gráficos), com uma lâmpada em cima da cabeça (lâmpada acesa, de ideia)

Para saber qual é a nota de cada OKR, basta verificar quantos KRs foram atingidos.

Autoavaliação Subjetiva

A avaliação subjetiva funciona como um complemento da avaliação objetiva. Afinal, nem sempre é por falta de esforço e foco que um KR não conseguiu ser concluído. Assim como a nota 0,8, por exemplo, pode ser positiva em alguns casos e negativa em outros.

Reflexão

Por fim, é preciso refletir sobre tudo o que foi feito no período do ciclo que se encerrou. para isso, você deve responder algumas perguntas, como:

  • Cumpri meus objetivos?
  • O que contribuiu para esse resultado?
  • Poderia ter feito algo diferente?
  • Como poderia ter obtido resultados melhores?
  • Meus aprendizados nesse ciclo podem impactar positivamente o próximo?

Exemplos De OKR

Agora que você já sabe o que é OKR e como a metodologia funciona, que tal conferir alguns exemplos de aplicação? Separamos aqui alguns OKRs definidos por John Doerr, um dos fundadores do Google, e compartilhados com o seu time:

Objective: Conquistar presença digital

KR 1: Aumentar o alcance da conta do Instagram de X para Y.

KR 2: Aumentar o tráfego orgânico do blog da empresa em A%.

KR 3: Instalar um chatbot no site da empresa até o dia 20 de março.

Objective: Continuar construindo uma equipe de classe mundial

KR 1: Recrutar dez engenheiros.

KR 2: Contratar um líder para a área de vendas.

KR 3: 100% dos candidatos recebem feedback em até 20 dias após a candidatura para a vaga, mesmo que não recebam uma oferta.

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Conclusão

A metodologia OKR é ideal para empresas que desejam acelerar o seu crescimento de forma simples. Mas claro, sem precisar adotar modelos complexos de gestão e focando naquilo que realmente importa para a obtenção de melhores resultados.

Para que tudo saia como esperado, a análise de dados é essencial. E isso vale tanto no momento de definição dos objetivos como na mensuração de resultados. 

Por isso, não deixe de contar com a tecnologia para otimizar seus resultados. Utilize um sistema ERP que armazene e organize todas as informações sobre o seu negócio!

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