perda de vendas

Chega de perder vendas! 3 dicas definitivas para reverter a situação

Sua empresa tem os melhores produtos ou serviços e o mercado até pode saber disso, mas as vendas estão difíceis? Os motivos para a perda de vendas são os mais diversos, como erros na abordagem, na qualificação de cada oportunidade ou mesmo na apresentação da proposta comercial. 

Quer dar uma basta nesta situação? Vale a pena conferir este artigo!

A importância de mensurar as perdas em vendas

Imagine que você tem uma equipe de vendas eficiente, o marketing preparou uma campanha de excelência, a logística é apurada e foram feitos investimentos em treinamento e infraestrutura. Mesmo assim, oportunidades de venda continuam a ser simplesmente perdidas.

Se quiser saber o que há de errado, o primeiro ponto é entender os motivos de cada venda não avançar. É um trabalho minucioso e que deve ser realizado com muita atenção em conjunto com o time de vendas.

A análise de perdas avalia todas as oportunidades perdidas durante um período de tempo. E, para colocá-la em prática, um caminho é responder as perguntas abaixo:

  • Quantas oportunidades foram perdidas durante X tempo?
  • Em qual produto ou serviço aconteceram mais perdas?
  • Quando se faz alterações no processo de vendas há modificação na taxa de perdas de vendas?
  • O preço estava certo? 
  • Como é a concorrência para o produto ou serviço?

Essas são questões a serem feitas e investigadas. E, a partir das respostas, fica fácil tomar as ações necessárias, como modificar e adotar novas técnicas de fechamento de venda. 

capa-ebook-planejamento-de-vendas

4 técnicas de fechamento de venda para evitar perdas

Você e o seu time sabem bem o quanto é difícil criar oportunidades de venda, sendo o fechamento o aspecto mais desafiador desse processo. 

Mas saiba que há técnicas que podem ajudar a minimizar a perda de vendas. Elas são importantes e definitivas no processo de fechamento, mas não atuam sozinhas. 

O time de vendas precisa se esforçar a fim de descobrir as necessidades do cliente para então dizer como os produtos e serviços oferecem uma solução acessível e satisfatória para essas necessidades. 

Se esses dois requisitos forem atendidos de maneira adequada, as chances de perder vendas diminuirá bastante. 

Conheça as técnicas abaixo:

1- Agora ou nunca

Os vendedores fazem uma oferta que inclui um benefício especial que leva à compra imediata. Por exemplo:

“Este é o último a este preço”
“Temos um desconto de 20% apenas para clientes que comprarem hoje”
“Se você se comprometer a comprar agora, posso encaminhá-lo rapidamente para a frente da fila de implementação”

2- Baseado em benefícios

Os vendedores que usam essa técnica enfatizam o valor e os benefícios do que está sendo comprado em um esforço para fazer o cliente em potencial assinar. Por exemplo:

“Nosso equipamento é a melhor opção do mercado, sem dúvidas. Com 5 anos de garantia, conseguimos entregar e agendar a instalação já para a semana que vem. Quando seria um bom momento para fazer a entrega?”

3- Fechamento de ângulo agudo

Os clientes em potencial costumam pedir reduções de preços ou acréscimos de benefícios porque compreendem que têm a vantagem – e também sabem isso é esperado. Essa  técnica pega esses clientes em potencial de surpresa. Por exemplo:

Cliente: “Você poderia adicionar mais um ano de garantia ao equipamento?”
Vendedor: “Claro. Mas se eu fizer isso por você, você assinará o contrato hoje?”

É provável que eles não estejam esperando esta resposta – primeiro, porque se concordou com a solicitação. Segundo, foi proposto o fechamento hoje.

4- Fechamento baseado em perguntas

Como já dissemos, saber o que o cliente quer é primordial para fechar uma venda. A técnica de fechamento baseado em perguntas se vale disso para sondar os clientes em potencial.

Os vendedores eficazes se concentram em fechar uma venda assim que a conversa começa, para não perder vendas. Por meio de uma série de perguntas, eles desenvolvem o desejo no cliente e eliminam todas as objeções à compra.

Pode-se até fechar a venda na forma de uma pergunta, o que permite ao representante abordar as objeções pendentes e, ao mesmo tempo, obter um compromisso. Por exemplo: 

“Na sua opinião, o que estou oferecendo resolve o seu problema?”

A pergunta permite descobrir se o cliente em potencial tem real interesse no produto ou serviço. Se a resposta for ‘não’, permite explorar novas possibilidades. Se a resposta for ‘sim’, fechar o negócio é o próximo passo.

Como saber qual técnica utilizar?

Cada caso é um caso. A técnica ‘Agora ou nunca’, por exemplo, funciona pois cria um senso de urgência na aquisição e é ideal quando o cliente está em dúvida ou na inércia.

Já a ‘Baseada em benefícios’ é usada para aquele cliente que o vendedor percebe que se apega em questões mais técnicas ou ligadas aos benefícios do produto e quais ganhos ele terá com o negócio. 

A ‘Fechamento de ângulo agudo’ cai como uma luva para quem já pede vantagens. E o “Fechamento baseado em perguntas’ permite uma venda consultiva e baseada nas necessidades de cada cliente.

O fato é que cada negociação é única e exige ações específicas, muitas vezes utilizando diversas técnicas durante o processo. Mas como então agir quando o assunto são vendas perdidas? Confira a seguir.

Diagnóstico WebMais

3 dicas para reverter vendas perdidas

Cada tipo de venda perdida exige uma reação diferente. Por preço, concorrência ou barreira técnica, conheça-as melhor a seguir.

Preço

Ao baixar os preços, sua empresa espera atrair os clientes para longe dos concorrentes. O benefício é uma maior participação de mercado, mas tem um custo: uma margem menor por unidade. 

A estratégia é atraente para as empresas que conseguem operar com margem menor. No entanto, é arriscado porque fica difícil fazer reajustes depois sem reclamações.

Não é proibitivo fazer uma oferta para os clientes que não fecharam pelo preço, mas uma alternativa inteligente é também oferecer benefícios para que ele perceba que o seu produto não é apenas preço, mas sim valor! E isso faz toda a diferença. Por exemplo: dar um desconto de 10% e mais um ano de garantia grátis para o produto.

Concorrência

Todo mundo gosta de uma boa venda e ninguém quer ser trocado por um concorrente. Aquela frase “Ah, não fechei com você pois a empresa X é melhor” muitas vezes é de cortar o coração.

O que fazer então quando isso acontece? Você e o seu time de vendas devem conhecer profundamente todos os concorrentes. E não apenas o seu portfólio de produtos, as vantagens competitivas utilizadas também. E quando, durante a negociação, o assunto concorrência surgir, o vendedor precisa ter uma resposta ‘na ponta da língua’ que desmonte os argumentos do cliente. Por exemplo:

Cliente: “Ah, a empresa X é melhor, o equipamento dura mais”  
Vendedor: “Você tem mesmo certeza disso? O nosso vem com garantia maior e que cobre mais itens”

Barreira técnica

Outro motivo de perda de vendas é quando o produto da concorrência foi escolhido por ter um recurso que o seu não possui. O caso pode parecer mais difícil, mas é possível de ser contornado.

A solução é o seu time de vendas estar preparado para ressaltar outras vantagens técnicas e de negócios do seu portfólio em comparação ao de um outro concorrente. Por exemplo: 

Cliente: “O equipamento da empresa X tem uma potência maior”  
Vendedor: “Tudo bem, compreendo. Mas o nosso tem menor consumo de energia”

Viu como pode não ser tão difícil reverter uma venda perdida? Os segredos são conhecer bem o seu produto, a concorrência e colocar em prática as técnicas certas de vendas. 

Imagem de Sanon Matias
Sanon Matias

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição.

Deixe um comentário