As novas tecnologias e as possibilidades trazidas pela transformação digital revolucionaram a maneira de consumir o que quer que seja. Vender online não é mais apenas uma opção e é necessário criar estratégias para se adequar a essa nova realidade.
Como está esse assunto dentro da sua empresa? Vocês já aproveitam todo o potencial da internet para aumentar as vendas? Este post vai mostrar algumas ações que podem ser colocadas em prática rapidamente.
A transformação digital vem obrigando as organizações a mudarem seus modelos de negócios e se adaptarem a uma nova realidade do mercado. E o que é interessante, é que não são as companhias que estão impulsionando essa transformação, mas o cliente.
Em junho deste ano as vendas online aumentaram em 110,52% em comparação ao mesmo período do ano passado. Uma pesquisa realizada pela consultoria global Ernst & Young, em parceria com a VEJA, investigou as mudanças no consumo causadas pela pandemia. O ‘novo normal’ será comprar menos fisicamente e usar mais a internet.
Esses dados reforçam a importância da presença digital de uma empresa, não é mesmo?
Você está online, assim como sua família e amigos, consumindo produtos e conteúdos das mais diversas marcas. E seus potenciais clientes também. Quer motivo maior que esse para investir em um canal de vendas online e criar novas oportunidades?
Fazer um planejamento prévio será fundamental para ser bem-sucedido nas vendas online. E esse planejamento precisa passar por pontos fundamentais, como:
O mais importante é facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o consumidor pode sentir a necessidade de contatar a sua empresa antes, durante e depois da compra. Além, é claro, de conhecer bem o público para falar a sua ‘língua’.
Agora que você já viu a importância das vendas online, confira o que fazer – e o que não fazer – para obter sucesso nas vendas online.
Como é possível imaginar, vender online é diferente da venda física. Em vez do seu vendedor ir até o consumidor ‘tirar o pedido’ ou realizar a operação por telefone, por exemplo, é seu cliente que vem até você. Cômodo, não é? Mas não significa que seja simples.
É preciso ter um site preparado para receber os pedidos e isso demanda investimento principalmente em infraestrutura (sua construção ou utilização de um modelo pronto) e segurança nas operações. Outra questão importante é a gestão do negócio, que deve estar azeitada.
Você sabia que preço é diferente de valor? Enquanto o primeiro foca no que pode ser medido (o custo das matérias-primas usadas na fabricação) o valor é algo muito mais relativo e abstrato.
Isso faz pensar sobre as maneiras possíveis que os seus produtos podem ser vendidos online. Uma das maneiras é mostrar o valor que eles têm e seus diferenciais em comparação aos concorrentes, por exemplo.
Não basta apenas colocar os produtos no site e esperar as vendas online começarem a chegar. Será necessário contar com uma preparação para isso! O ideal é ter uma equipe dedicada para as mais diversas funções.
O back office da loja virtual inclui talentos da área comercial (gerenciamento de pedidos), logística, estoque e faturamento. Todo esse pessoal deve ser profundo conhecedor da cultura da empresa e dos seus produtos. Vale a pena realizar treinamentos, inclusive de integração entre as áreas. Conhecer o que o outro faz facilitará os trabalhos individuais e em conjunto.
Uma empresa não dá atenção ao pós-venda está perdendo um imenso potencial de fazer novos negócios. Reflita a respeito do que dá mais trabalho: conquistar um novo cliente ou fidelizar o que você já tem?
Uma estratégia de pós-venda conta com essa utilidade, além de mostrar que a satisfação com o produto ou serviço é fundamental para a marca. O que ela precisa levar em conta:
Hoje os clientes esperam conteúdo relevante em relação ao que estão fazendo a qualquer hora, em qualquer lugar, no formato e no dispositivo de escolha deles. É a jornada dos consumidores que dita a estratégia.
O importante é que essa jornada faça chegar ao seu e-commerce, gerando novas vendas. Mas como conseguir isso?
Um saída pode ser marcar presença nos canais de comunicação digitais. E o que mais faz sentido: dispor de um blog, WhatsApp e perfis no Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e Twitter?
Uma outra dica importante que poderá ajudar a vender online é alimentar seus canais sempre, pelo menos uma vez por semana. Não tem nada pior do que entrar em um perfil e ver que a última atualização é de meses atrás, por exemplo.
Pense como consumidor. Você se interessa por páginas e perfis que querem apenas ‘empurrar’ produtos? Com certeza não! O cliente espera muito além disso.
Não fale apenas do portfólio. Produza conteúdo interessante relacionado ao universo do cliente. Se você tem uma indústria de alimentos, por exemplo, pense em dicas de alimentação saudável que utilize seus produtos! Já se for uma distribuidora de informática vale a pena explorar o universo das novas tecnologias e então citar um item em específico.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!