Como verificar a margem de lucro da minha empresa

Cálculos Automatizados

Para que de forma clara possa ter definida a sua margem de lucro, é necessário, antes de mais nada, realizar o cálculo completo de todos os custos, gastos e despesas envolvidos na produção e comercialização, como energia, aluguel, custo dos insumos, comissão de vendedores, impostos, frete, entre outros.

Por isso, o sistema de gestão da WebMais, especialista em indústrias e distribuidoras, realiza todo este cálculo de maneira automática. Além disso, no momento da digitação do orçamento ou do pedido de venda, o software apresenta a sua margem de lucro bruta e líquida, com isso você saberá o quanto de lucro o pedido estará gerando.

Demonstrativo Cálculos Automatizados Margem de Lucro
Demonstrativo Formação do Preço de Venda Margem de Lucro

Formação do Preço de Venda

A formação do preço de venda é complexa, principalmente se você não possui um sistema que te dê suporte. A definição de preços não pode se dar de forma empírica, sem ter um critério baseado em metodologias que garantam a precisão na formação do preço de venda.

O ERP da WebMais Sistemas auxilia neste processo, pois conta com uma ferramenta de formação de preço de venda. Este recurso utiliza o índice markup multiplicador, assim, você não precisará se preocupar com isso, já que o sistema realiza para você!

Relatórios Específicos

Contar com relatórios completos e de rápido acesso é fundamental na gestão das empresas atualmente. Mas quando falamos em margem de lucro é essencial saber o faturamento líquido e bruto a cada venda realizada e por período, certo?. Com a WebMais, você tem acesso ao relatório de resultado do faturamento no período, que conta com esta informação e você ainda pode aplicar filtros por cidade, produto, vendedor, entre outros.

Este relatório é muito parecido com o DRE, onde são apontadas todos os custos e despesas relativos a produção e comercialização dos produtos. Com ele, o gestor poderá obter informações valiosas sobre a margem de lucro e a lucratividade do negócio.

Demonstrativo Relatórios Específicos Margem de Lucro

Como a WebMais tem ajudado a otimizar a sua Margem de Lucro?

A margem de lucro, nada mais é do que um percentual adicionado aos gastos totais de cada produto ou serviço que você comercializa, formando assim o preço final e a porcentagem de lucro que a sua empresa terá ao fechar cada venda.

É por meio da margem de lucro que a sobrevivência da empresa acontece, já que ela gera retorno financeiro suficiente para recompensar sócios, investidores e sociedade, e reinvestir no empreendimento.

Saber a margem de lucro que cada produto é fundamental para que você possa traçar metas e objetivos de crescimento viáveis para a sua empresa. Além disso, com esta informação você tem condições de promover mudanças garantindo a sustentabilidade do seu negócio.

Sabendo da importância deste indicador, a WebMais Sistemas criou, em seu ERP, recursos específicos para que você possa controlar a margem de lucro do seu negócio. Saiba mais!

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é Lucro?

Lucro neste caso é definido como qualquer ganho ou vantagem adquirida para a sua empresa, a partir de uma operação realizada.

Basicamente se apresenta como um retorno positivo de um investimento, deduzindo de gastos exigidos, sejam eles despesas ou tributos.

O que é Margem de Lucro?

A Margem de Lucro é basicamente uma soma de indicadores do qual apresenta resultados que podem ser utilizados para avaliar a saúde financeira do seu negócio. Ele apresenta de forma automatizada na maioria dos casos, dados obtidos através de deduções entre receitas e despesas realizadas por atividades da empresa.

Qual a diferença entre Margem de Lucro bruta e líquida?

A diferença entre a Margem de Lucro bruta e líquida se encontra na forma de cálculo em cima dos valores.

O lucro bruto representa o valor obtido após a subtração dos custos da receita. Já a margem líquida representa o lucro obtido após a dedução dos custos fixos em cima do lucro bruto.

Qual a importância de se trabalhar com Margem de Lucro?

É importante trabalhar com a Margem de Lucro pois é através do mesmo que poderá ter acesso a indicadores essenciais sobre a saúde financeira do seu negócio. Além disso, poderá utilizar os resultados apresentados para realizar análise sobre seus produtos e garantir o lucro.

Qual o objetivo da Margem de Lucro?

A Margem de Lucro teria como principal objetivo apresentar o resultado final obtido por uma empresa a partir de deduções entre despesas e receitas dentro de certo período.

Este indicador serve para que a empresa saiba exatamente quais são seus custos de produção e o que é necessário para atingir a margem de lucro ideal, a fim de trazer mais resultados e potencializar a gestão.

Como garantir a melhor Margem de Lucro?

Para que possa garantir a melhor Margem de Lucro para o seu negócio, é necessário seguir alguns pontos essenciais. Seriam eles:

  • Comparar o seu preço com os dos concorrentes;
  • Adequar seus preços ao mercado;
  • Realizar um planejamento completo;
  • Acompanhar todas as movimentações financeiras;
  • Quais os benefícios oferecidos por trabalhar com a Margem de Lucro?

    Os benefícios trazidos pelo uso da Margem de Lucro são diversos, contudo um dos principais e mais importante oferecido seria o fato de permitir que seu gestor possa identificar os produtos que trazem mais lucro para o negócio, possibilitando assim sua empresa elaborar novas e mais efetivas estratégias.

    Alguns de Nossos Recursos

    ícone especialista

    Controle de Lote e Validade

    Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

    ícone estoque

    Controle de Estoque

    Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

    ícone materiais

    Gestão de Materiais

    Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

    ícone produção

    Controle de Produção

    Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

    ícone vendas

    Gestão de Vendas

    Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

    ícone expedição

    Controle de Expedição

    Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

    ícone financeiro

    Controle Financeiro

    Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

    ícone integração

    Integração com Terceiros

    Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

    ícone clientes

    Gestão de Clientes

    Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

    A WebMais em Números

    Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

    20%

    Aumento médio nas vendas de clientes

    80%

    Redução de custo e manutenção

    95%

    Índice de satisfação de nossos clientes.