Como configurar a automação de CFOP?

Muitas empresas já sofreram ou ainda sofrem com problemas fiscais devido a utilização de uma numeração equivocada de CFOP em suas notas fiscais. Isso acontece muito em negócios onde são utilizados tabelas para a consulta da CFOP adequada.

Esta dependência pode gerar sérios problemas, como a digitação de um número errado ou ainda algum equívoco no momento da busca. Caso seja utilizado uma numeração errada, seu cliente não poderá aceitar a nota emitida e você precisará emitir uma carta de correção.

Para que isso não ocorra, é necessário utilizar um sistema de gestão de automatize todas as definições de CFOP, como o ERP WebMais.

O que é CFOP?

CFOP diz respeito ao Código Fiscal de Operação e Prestação. Ele compõe a configuração de impostos de uma nota fiscal, para identificar sua natureza de operação, ou seja, se é uma nota de entrada ou saída.

Essa identificação da natureza da operação é muito importante para quem trabalha nos setores financeiro e de compras, pois eles serão responsáveis pela análise das NF-e que chegam ou a emissão das que saem da sua empresa.

Demonstrativo Automação de CFOP - O que é CFOP?
Demonstrativo Automação de CFOP Codificação do CFOP

Codificação do CFOP

O reconhecimento de um código CFOP se dá pela sua ordem de numeração. Considera-se sempre o primeiro número, o qual vai indicar se é de Entrada ou Saída, e os demais números correspondem a códigos sobre a natureza de operação (se é matéria prima, se é um bem de uso e consumo, se é um produto para revenda, se é um serviço, etc).

Resumidamente, os CFOPs são compostos de um conjunto de 6 números, onde os que iniciam com 1, 2 ou 3 são de entradas (nota de entrada para dentro do estado, fora do estado ou importação respectivamente) e com 5, 6 ou 7 de saída, seguindo a mesma ordem das notas de entrada, ou seja, 5 para saídas para o mesmo estado, 6 para fora do estado de origem e 7 exportação. Os demais números condizem com a natureza da operação.

Automação de CFOP

Existem tabelas com as numerações de CFOP para cada cada tipo de movimentação de mercadoria e natureza da operação, no entanto, depender de tabelas torna o trabalho demorado e com grandes chances de erro.

Pensando nisso, a WebMais automatizou as definições de CFOP em seu software ERP, tornando o trabalho muito mais ágil e reduzindo erros fiscais, garantindo um correto pagamento de impostos e deixando os problemas com a fiscalização no passado.

Demonstrativo Automação de CFOP

Como o sistema WebMais automatiza as operações relacionadas ao CFOP?

O ERP WebMais analisa os CFOPs da empresa, configura no painel de impostos da nota, e alinha esses códigos conforme o cadastro do produto no estoque. Toda essa análise é feita automaticamente para evitar que o usuário necessite fazer pesquisas de códigos, ou em planilhas, ou na internet, já que para cada operação é necessário fazer uso de um código CFOP diferente.

Notas fiscais lançadas manualmente geralmente apresentam dúvidas na parte de tributação e principalmente entendimento dos impostos. A grande diferença de fazer isso por meio de um ERP, é que apenas o cadastro de configuração inicial da empresa já é suficiente para alinhar os parâmetros de CFOP, de modo que a partir dessa configuração, tudo se torna automático, facilitando assim o dia a dia de quem trabalha com rotina administrativa e financeira.

Ter o processo de CFOP automatizado dentro do sistema financeiro da empresa facilita o dia a dia das pessoas, diminuindo o retrabalho, deixando assim o usuário menos operacional e mais analítico, de modo a investir tempo em outras atividades que exigem mais atenção.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Alguns de Nossos Recursos

ícone especialista

Controle de Lote e Validade

Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

ícone estoque

Controle de Estoque

Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

ícone materiais

Gestão de Materiais

Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

ícone produção

Controle de Produção

Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

ícone vendas

Gestão de Vendas

Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

ícone expedição

Controle de Expedição

Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

ícone financeiro

Controle Financeiro

Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

ícone integração

Integração com Terceiros

Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

ícone clientes

Gestão de Clientes

Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

A WebMais em Números

Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

20%

Aumento médio nas vendas de clientes

80%

Redução de custo e manutenção

95%

Índice de satisfação de nossos clientes.