OKR quer dizer “Objective Key Results”. Essa é uma metodologia que vem ajudando muitas empresas a melhorarem os seus resultados por meio da elaboração de metas e objetivos mensuráveis.
Ela é adotada por empresas como Google, Netflix, Spotify, BMW e outras. Mas ela não serve apenas para as gigantes. Por isso, também, pode ajudar o seu negócio a alcançar os resultados esperados.
Afinal, não precisa ser uma empresa grande para implementar a metodologia. Isso porque ela é simples e pode ser adaptada para negócios de diversos segmentos.
Neste artigo, você vai entender o que é OKR, quais são os benefícios que a metodologia traz para as organizações e saber como implementá-lo no seu negócio. Vamos lá?
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OKR é uma metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove. O seu propósito é simplificar os principais objetivos de uma empresa, que são os chamados Objectives Key Results. Ou seja, aqueles que trarão os melhores resultados para o negócio.
O método ficou famoso após ser usado pelo Google. Isso porque, em 1999, a empresa tinha somente 40 funcionários e, hoje, tem mais de 60 mil. Isso mostra como o OKR funciona bem tanto para pequenos como para grandes negócios!
A metodologia OKR utiliza dois elementos principais. O primeiro são os Objectives, que são os objetivos que uma empresa deseja atingir em um determinado tempo. Em seguida, temos os Key Results, que são as ações necessárias para atingi-los.
Para cada objetivo, a empresa deve listar algumas ações necessárias. Ou seja, cada “O” deve ter os seus “KRs”.
Quer um exemplo para entender melhor?
Imagine que o objetivo da sua empresa é aumentar significativamente o volume de vendas. Para isso, será necessário realizar algumas ações, que são chamadas de KRs.
Sendo assim, temos:
A implementação do OKR pode trazer diversos benefícios para a empresa. Conheça os principais:
Além de negócios de diferentes portes, a metodologia OKR pode atender a todos os níveis estruturais de uma mesma empresa. Assim, podemos identificar três principais tipos de OKR:
Apesar de ser uma metodologia relativamente simples, é preciso tomar alguns cuidados na hora de definir os objetivos da empresa e cada um dos seus KRs.
Isso porque, eles devem ter algumas características específicas para que a metodologia consiga alavancar os resultados da empresa.
Saiba mais sobre cada uma:
A implementação da metodologia em uma empresa deve passar por cinco passos essenciais:
Ao final de cada ciclo, os OKRs devem ser avaliados. Essa avaliação é composta por três partes e, a seguir, explicamos cada uma delas.
Aqui os OKRs devem ser avaliados quantitativamente, com notas que vão de zero (nada concluído) a um (plenamente concluído). Se um processo tiver sido encerrado com 50% de conclusão, por exemplo, receberá a nota 0,5.
Para saber qual é a nota de cada OKR, basta verificar quantos KRs foram atingidos.
A avaliação subjetiva funciona como um complemento da avaliação objetiva. Afinal, nem sempre é por falta de esforço e foco que um KR não conseguiu ser concluído. Assim como a nota 0,8, por exemplo, pode ser positiva em alguns casos e negativa em outros.
Por fim, é preciso refletir sobre tudo o que foi feito no período do ciclo que se encerrou. para isso, você deve responder algumas perguntas, como:
Agora que você já sabe o que é OKR e como a metodologia funciona, que tal conferir alguns exemplos de aplicação? Separamos aqui alguns OKRs definidos por John Doerr, um dos fundadores do Google, e compartilhados com o seu time:
Objective: Conquistar presença digital
KR 1: Aumentar o alcance da conta do Instagram de X para Y.
KR 2: Aumentar o tráfego orgânico do blog da empresa em A%.
KR 3: Instalar um chatbot no site da empresa até o dia 20 de março.
Objective: Continuar construindo uma equipe de classe mundial
KR 1: Recrutar dez engenheiros.
KR 2: Contratar um líder para a área de vendas.
KR 3: 100% dos candidatos recebem feedback em até 20 dias após a candidatura para a vaga, mesmo que não recebam uma oferta.
A metodologia OKR é ideal para empresas que desejam acelerar o seu crescimento de forma simples. Mas claro, sem precisar adotar modelos complexos de gestão e focando naquilo que realmente importa para a obtenção de melhores resultados.
Para que tudo saia como esperado, a análise de dados é essencial. E isso vale tanto no momento de definição dos objetivos como na mensuração de resultados.
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