Um novo projeto precisa de direção. Saber por onde começar e para onde ir são etapas que fazem tudo acontecer de forma fluída e com resultados muito melhores. O plano de negócios é a melhor forma de saber todas essas informações.
O que muita gente pensa é que o plano de negócios é um documento estático. Mas, na verdade, é uma ferramenta dinâmica que orienta a tomada de decisões e mede o progresso em relação às metas estabelecidas.
A seguir, você entenderá mais sobre o que é plano de negócios, a sua importância para o dia a dia na gestão, como criar o seu e ainda, alguns modelos para começar a usar!
O plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente como uma empresa planeja alcançar seus objetivos. Ele cobre aspectos financeiros, operacionais, de marketing e gestão, fornecendo uma visão clara sobre o caminho que a empresa seguirá.
O plano de negócios serve como um roteiro para a empresa, orientando suas ações e decisões estratégicas. Por isso, é usado tanto internamente, para alinhar a equipe e os gestores, quanto externamente, para atrair investidores e parceiros.
Em outras palavras, o principal objetivo desse documento é fornecer uma estrutura clara para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Assim, ele lista oportunidades, prevê desafios e estabelece metas mensuráveis.
Se mesmo entendendo o objetivo e a serventia do plano de negócios, você ainda não entendeu a sua importância, apresentamos alguns dos seus diversos benefícios que tornam o documento indispensável em uma empresa que cogita crescer com agilidade.
Um plano de negócios bem elaborado antecipa possíveis problemas e desenvolve estratégias para mitigá-los, diminuindo significativamente os riscos associados ao empreendimento.
Por exemplo, uma distribuidora de bebidas pode usar o plano de negócios para identificar possíveis falhas na cadeia de suprimentos e criar alternativas para os produtos sempre chegarem aos clientes a tempo.
Por meio da visão abrangente do negócio, os gestores entendem melhor as dinâmicas do mercado, os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças externas.
Então, se uma indústria têxtil usa o plano de negócios para analisar tendências de moda, ela pode ajustar suas linhas de produção conforme as demandas do mercado.
A empresa tem um guia claro com o plano de negócios, conseguindo lidar melhor com suas operações e decisões diárias. Assim, tudo é alinhado com os objetivos a longo prazo.
Por isso, quando uma empresa usa o documento para embasar suas metas, é preciso alinhar as equipes das áreas correspondentes com o que se deseja alcançar.
Ao formalizar ideias e estratégias, o plano de negócios facilita a comunicação interna e externa, e o compartilhamento da visão da empresa com stakeholders, investidores e parceiros.
Por exemplo, uma startup de software pode apresentar seu plano de negócios a investidores para demonstrar a viabilidade de sua ideia e conquistar financiamento.
Planejar e controlar os recursos financeiros ajuda a obter eficiência por evitar desperdícios e aumentar os lucros.
Assim, se uma indústria de manufatura usa o documento para prever custos operacionais, ela consegue ajustar a produção sempre que necessário para otimizar o uso de recursos.
O desenvolvimento do plano de contingência frente aos possíveis desafios prepara a empresa para enfrentar adversidades e a se adaptar às mudanças do mercado com mais agilidade e estratégia.
Portanto, uma distribuidora de produtos eletrônicos, por exemplo, pode usar o plano de negócios para prever oscilações na demanda e repensar seu estoque para evitar excesso ou falta de produtos.
Um plano de negócios bem estruturado transmite seriedade e profissionalismo, aumentando a credibilidade da empresa perante investidores, parceiros e clientes.
Por exemplo, um negócio de biotecnologia pode mostrar aos investidores e parceiros sua estratégia de desenvolvimento de novos medicamentos, aumentando a confiança e atraindo suporte financeiro e colaborativo.
A criação e preenchimento do plano de negócio não é um bicho de sete cabeças. Existem alguns tópicos que precisam conter nele para ser bem estruturado e informar tudo o que precisa.
Dentre as páginas, você deve considerar:
Precisa de um modelo para começar a organização na sua empresa?
Além do passo a passo para criar o seu plano de negócios do zero, você pode usar modelos prontos e automatizados, como o do Sebrae Canvas – um app interessante para criar, personalizar, editar, baixar e compartilhar seu planejamento.
Além dessa opção, você também pode aproveitar os modelos de plano de negócios que a Microsoft oferece.
São inúmeras alternativas para controlar as ideias de projetos até a conclusão, independentemente do tamanho da empresa ou tipo de proposta.
Elaborar um plano de negócio não é uma tarefa difícil. Com os dados certos em mãos e uma boa estrutura de apresentação do seu projeto, você pode evitar problemas futuros e garantir previsibilidade e viabilidade.
Para iniciar o seu plano de negócios agora, comece com a coleta de dados confiáveis e em tempo real do ERP da WebMais. Conheça o software e peça uma demonstração gratuita para entender como pode ser útil na sua gestão!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!