Como Calcular o Lucro da Sua Empresa

Imagem de Sanon Matias

Você sabe como calcular lucro? Fazer essa conta é muito importante para entender a situação financeira da empresa, precificar corretamente e tomar as melhores decisões para o futuro da empresa.

Entretanto, algumas pessoas ainda têm dificuldade para calcular a margem de lucro de um produto ou serviço e saber se os preços praticados são realmente vantajosos para o negócio.

Para ajudar você a entender como calcular o lucro da sua empresa, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema!

O Que É Margem De Lucro?

A margem de lucro de um produto é a representação do que a empresa lucra com a sua venda. Por isso, conhecer esse indicador é fundamental para uma precificação correta e, claro, para aprender como calcular o lucro real de um negócio. 

Qual A Diferença Entre Margem De Lucro e Lucro?

lucro x margem de lucro

O lucro é o ganho que a empresa tem a partir de uma transação comercial ou econômica. Ele é o retorno positivo da diferença entre as receitas com a venda e os custos totais para a sua produção.

Já o prejuízo é o contrário — o retorno negativo, que acontece quando os custos de produção são maiores do que a receita obtida com a venda.

Qual A Importância De Calcular O Lucro?

Saber como calcular o lucro é essencial para manter equilibradas as finanças da empresa. Afinal, quando ele não existe, a empresa está operando no prejuízo ou no zero a zero – e esse não é o objetivo de nenhum empresário!

O lucro deve ser o foco do empreendedor. Se concentrar apenas no faturamento, ou seja, nos números obtidos com as vendas, é um grande erro. Afinal, a depender dos custos da empresa, toda a receita das vendas pode ser direcionada para a cobertura desses gastos.

Na prática, faturar muito não é o mesmo que lucrar muito!

Quais Os Tipos De Margem De Lucro?

Existem três tipos de margem de lucro: a Margem de Lucro Bruto, a Margem de Lucro Operacional e a Margem de Lucro Líquido.

Margem de Lucro Bruto

A margem de lucro bruto é o percentual de retorno sobre um investimento. Esse indicador é importante para mensurar a rentabilidade de um negócio e o impacto dos custos no resultado financeiro da empresa.

Margem de Lucro Operacional

Indica o impacto das despesas operacionais na lucratividade final do negócio. Saber como calcular lucro operacional é importante para entender os resultados operacionais da empresa, especialmente quando é necessário demonstrar esses resultados para gestores e investidores.

É importante lembrar que as despesas operacionais são aquelas que não estão diretamente ligadas à produção.

Margem de Lucro Líquida

Já a margem de lucro líquida representa quanto a empresa lucra para cada real de receita obtida pela venda de um produto ou serviço. Para esse cálculo, são considerados todos os tipos de despesas – de produção, operação e venda.

Como Calcular Lucro Bruto E Lucro Líquido?

Se você quer aprender como calcular o lucro bruto, é preciso aplicar a seguinte fórmula:

Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis

Já para calcular o lucro líquido, que é o resultado contábil final da empresa, a fórmula a ser aplicada é a seguinte:

Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total

Como Calcular Margem Bruta E Margem Líquida?

Já para calcular a margem de lucro bruta, você vai precisar ter feito o cálculo do lucro bruto, seguindo a fórmula que mostramos acima. Com esse valor em mãos, você vai aplicá-lo a essa outra fórmula:

Margem de Lucro Bruta = Lucro Bruto / Receitas Totais

A margem de lucro líquida, por sua vez, considera todos os custos da empresa, o que inclui impostos, tributos, encargos, aluguel, contas de consumo, despesas administrativas, etc. 

Na prática, ela pode ser considerada como o lucro bruto menos a tributação e as despesas fixas e variáveis.

Para calcular a margem de lucro líquida, use a seguinte fórmula:

Margem de Lucro Líquida – Lucro Líquido (após impostos) / Receita Total x 100

Como Saber Se Sua Margem De Lucro É Boa?

quando eu sei que a margem de lucro é boa?

A porcentagem de lucro ideal para cada empresa varia de acordo com uma série de fatores, inclusive o ramo de atuação. Por isso, é importante saber como calcular lucro da forma correta.

Para empresas de serviço, o ideal é lucrar a partir de 20%. Já para as indústrias, que trabalham com variáveis mais específicas, 8% já pode ser considerado uma boa margem.

Portanto, o que é considerado uma boa margem de lucro em um caso, pode ser considerado ruim em outro.

A margem de lucro também pode variar de acordo com as particularidades de cada empresa. Em alguns casos, os empresários resolvem diminuir a margem para tornar a empresa mais competitiva e, assim, ganhar mais pelo volume de vendas.

Ou seja, não existe uma margem de lucro ideal para as empresas, mas sim a ideal para cada empresa em determinado momento.

Qual A Margem De Lucro Permitida Por Lei?

A margem de lucro permitida por lei depende da área de atuação da empresa. Para a área comercial, é permitida uma margem que varia de 15% a 20%. Já na indústria, é de 8% a 12%. No setor de serviços, a margem permitida é de 20% a 30%.

Como Aumentar O Lucro De Uma Empresa?

O passo mais importante para aumentar o lucro de uma empresa é a redução dos custos. Assim, o montante que sobra depois de abatidos das receitas todos os custos é maior.

Para reduzir os custos da empresa, diversas ações podem ser colocadas em práticas, como o corte de alguns gastos desnecessários, a pesquisa de preços no momento da compra e a negociação com fornecedores.

Mas também é possível aumentar o lucro aumentando as receitas. Para isso, você deve ter boas estratégias de marketing, oferecer produtos e atendimento de qualidade e fazer uma boa gestão de talentos.

Por fim, é importante deixar claro que a precificação correta é essencial para que uma empresa tenha lucro!

Qual A Diferença Rentabilidade E Lucratividade?

A lucratividade é um indicador de desempenho que aponta o ganho da empresa em relação às vendas que foram feitas em um determinado período. Enquanto o lucro é expresso de forma nominal, a lucratividade é um percentual.

Para calculá-la, você deve aplicar a fórmula:

Lucratividade = Lucro líquido / Receita Total x 100

A rentabilidade também é um percentual, mas ela relaciona o lucro ao valor investido diretamente na empresa.

Para calcular a rentabilidade, use essa fórmula:

Rentabilidade = Lucro Líquido / Investimento no Negócio x 100

Conclusão

Saber como calcular o lucro da empresa é importante para todo empreendedor. Como você viu, esse cálculo ajuda a entender os resultados do negócio e a saber se os caminhos escolhidos estão sendo positivos.

Para uma gestão financeira ainda mais eficiente, além de saber como calcular esses indicadores, é importante contar com o auxílio de um sistema ERP, que permite a organização de todos os dados sobre a empresa e entrega relatórios completos em poucos minutos.

Dessa forma, além de evitar erros nos seus processos internos, você pode ter muito mais controle sobre as finanças e tomar decisões orientadas por dados sempre atualizados.

Deixe um comentário