Um Sistema de Gestão Integrada (SGI) é uma solução que permite melhorar o gerenciamento de uma empresa por meio do controle unificado de dados. O objetivo é armazenar e organizar dados de todas as áreas da empresa, para ter fácil acesso e análise para tomada de decisão.
A organização e o acesso a informações importantes são dois pontos fundamentais para o sucesso de um negócio hoje em dia. Graças ao sistema de gestão integrada, esses processos podem ser mais práticos e rápidos.
Por isso, essa solução traz uma série de benefícios para a empresa. Ela atua da redução de custos, passando pelo aumento da produtividade, até a tomada de decisões mais estratégicas que podem aumentar as receitas e lucros.
Para aproveitar todas essas vantagens, neste artigo, você entenderá a importância de adotar um SGI. Também preparamos um passo a passo para fazer a implantação no seu negócio com facilidade.
Veja na prática como um sistema integrado de gestão pode ser útil no seu dia a dia corporativo por meio de uma demonstração gratuita do ERP WebMais. O software é ideal para indústrias e distribuidoras.
Feito o agendamento, vamos à leitura do artigo!
Um Sistema de Gestão Integrada (SGI) é uma solução tecnológica que permite melhorar o gerenciamento de uma empresa por meio do controle unificado de dados.
Esse tipo de sistema armazena e organiza informações sobre todas as áreas da empresa, garantindo o seu fácil acesso e análise.
O Sistema de Gestão Integrada se assemelha a um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), porém ele vai além da função de automação de processos.
O SGI tem o objetivo não só de automatizar, mas de otimizar todos os processos de uma organização, oferecendo suporte para uma melhor tomada de decisão.
E, como você já sabe, isso é fundamental para aumentar a produtividade e melhorar os resultados do negócio!
A adoção de um Sistema de Gestão Integrada é benéfica diretamente para o fluxo operacional da empresa.
Por integrar todos os setores, o SGI possibilita um acompanhamento preciso de pontos muito importantes para o crescimento da empresa. Alguns exemplos são controle financeiro e de estoque, compras, gestão de pessoas, faturamento, entre outros.
A seguir, conheça os principais benefícios de fazer investimento em um sistema de gestão integrada de qualidade.
Quando todos os processos estão sendo controlados com um único software, a empresa reduz significativamente os seus custos com gestão. Afinal, é preciso fazer apenas um investimento, o que sai muito mais em conta do que ter um sistema para cada setor.
Outra diminuição de custos é referente a identificação fácil e rápida de gastos desnecessários. Por exemplo, é possível identificar a perda de materiais no processo de produção e controlar esse excesso antes de prejudicar a parte financeira.
Também elimina redundâncias de tarefas, automatiza as repetitivas e burocráticas e minimiza a duplicação de esforços, o que resulta na economia de tempo da equipe e recursos do negócio.
A padronização consiste em estabelecer procedimentos e rotinas para a execução de atividades específicas dentro da empresa. Por isso, outro benefício do Sistema de Gestão Integrada é que, com a gestão centralizada, todos os departamentos funcionam sob as mesmas regras.
Em outras palavras, significa que todos os colaboradores de um processo específico têm uma compreensão clara de como a atividade deve ser realizada. Assim, reduz a possibilidade de erros e falhas, pois todos os envolvidos seguem as mesmas instruções.
Isso garante processos padronizados de maneira uniforme e eficiente e, como consequência, melhora o relacionamento com o cliente, com fornecedores e até entre as pessoas do time.
A padronização de processos e centralização de informações traz um grande benefício que é a redução de erros e o aumento na produtividade.
A equipe também produz melhor quando todos estão bem informados sobre todos os processos. Isso é muito mais simples com um Sistema de Gestão Integrada, que melhora a comunicação interna.
Ele também monitora o desempenho de cada participante no processo, identificando as áreas com baixa performance e permitindo implementar ações para produzir dentro do esperado.
Um controle de estoque mal feito pode ter consequências desastrosas para um negócio, como a perda de produtos e prejuízos financeiros.
Com um Sistema de Gestão Integrada, além de automatizar o controle de estoque, também é possível aumentar o giro ao planejar melhor as demandas. Isso porque você vai comprar os insumos e matérias-primas no momento certo e na quantidade necessária.
Assim, é possível reduzir a infraestrutura dedicada ao estoque, que pode ter um espaço físico menor. Dessa forma, você terá menos gastos com armazenamento extra, que levam a desperdícios.
Quanto mais informações a gestão tem sobre a empresa, melhor é o processo de tomada de decisão. Isso acontece porque as decisões orientadas por dados podem ser tomadas de maneira mais ágil e acertada.
O Sistema de Gestão Integrada facilita a tomada de decisão porque, além de monitorar, ele também organiza e apresenta as informações rapidamente. Isso permite um maior controle sobre os próximos passos da empresa.
Se na sua empresa você envia planilhas de um e-mail para outro e nem sempre elas são atualizadas, é hora de mudar esse cenário. Existe uma opção que traz mais facilidade ao dia a dia corporativo.
Ao invés de ter informações armazenadas em diferentes plataformas, um sistema integrado permite que todas elas sejam armazenadas em um só lugar, tornando mais fácil e rápido acessá-las.
Cada detalhe é adicionado ao software e pode ser acompanhado por todos da empresa. Essa inserção reduz o tempo e esforço gastos em buscar dados importantes, o que torna o processo eficiente e permite aos colaboradores se dedicarem a outras tarefas.
Sem mencionar que melhora a precisão e a qualidade das informações. Assim, há menos chances de erros de digitação ou duplicação, o que evita decisões incorretas.
Como tudo fica em um único espaço, é viável a implementação de medidas de segurança mais eficazes para proteger os dados. Algumas delas envolvem a criptografia, backups automáticos e controle de acesso apenas para colaboradores autorizados.
Essas moderações criam áreas diferentes para os usuários conforme podem ter acesso a dados confidenciais. Além disso, mantém históricos para descobrir quais e quando foram feitas mudanças, assim como por quem.
O resultado desse cuidado é a redução do risco de violações de dados e proteção da reputação e a privacidade dos seus clientes e equipe.
O acesso rápido e fácil aos dados relevantes, permitem que os gestores decidam com rapidez e conhecimento. Por exemplo, imagine que você precisa decidir sobre um projeto específico. Então, pode facilmente saber sobre prazos, orçamentos e recursos disponíveis para definir a melhor ação.
Em outras palavras, um sistema fornece conteúdos para os donos e gerentes de empresas entenderem o andamento das suas estratégias em menos tempo e saber qual a melhor solução. Isso é crucial em um ambiente de negócios em constante mudança.
Então, esqueça situações difíceis como contatar os funcionários do seu time em diferentes departamentos. Outro exemplo é a espera excessiva para voltarem com as respostas para questões determinantes para a sua indústria ou distribuidora.
Muitos empreendedores, especialmente os iniciantes e pequenos, confundem SGI, CRM e SCM, mas são três sistemas de gestão que desempenham funções diferentes em uma organização.
Cada um deles aborda uma área específica, visando aumentar a eficiência e melhorar o desempenho geral da organização. Por isso, é importante saber distingui-los.
No entanto, nada impede que possam ser interligados para trabalharem juntos. Por exemplo, um bom SCM pode melhorar a experiência do cliente esperada no CRM. Já o SGI pode facilitar o trabalho dos colaboradores do chão de fábrica e dos pontos de vendas.
Enfim, até aqui, você já entendeu que um Sistema de Gestão Integrada reúne diversos processos e áreas para facilitar o acesso diário aos dados e definir melhor as ações estratégicas. Agora, aprenderemos um pouco mais sobre os outros dois conceitos!
O Supply Chain Management (SCM) é um software para gerenciar o fluxo de produtos e serviços, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final ao cliente.
Assim, é responsável por otimizar a cadeia de suprimentos, para garantir os prazos prometidos aos clientes, com menor custo e máxima qualidade. É ideal para empresas que dependem de fornecedores e precisam ter processos bem claros, como indústrias e distribuidoras.
Por outro lado, o CRM foca no gerenciamento do relacionamento com os consumidores. O objetivo é melhorar a experiência deles por meio de personalização, desde a pré-venda até o pós-venda.
Por isso, trata-se de uma ferramenta para coleta e análise de dados sobre os compradores, incluindo suas preferências, histórico de compras e reclamações. Com essas informações em mãos, é possível customizar a abordagem e oferecer soluções mais adequadas às necessidades.
Vamos exemplificar.
Uma indústria pode identificar padrões de compra, entender suas demandas e adaptar a produção conforme as necessidades do mercado. Ou, uma distribuidora pode monitorar o histórico de compras de cada cliente, identificar padrões de consumo e estabelecer estratégias para fidelizá-los.
Agora que você já entende o que é Sistema de Gestão Integrada para a empresa e os principais benefícios, vamos falar sobre a implementação dessa ferramenta?
O primeiro passo é fazer uma pesquisa completa para encontrar o sistema mais adequado para a sua empresa.
Escolha uma ferramenta que tenha todas as funcionalidades e que seja desenvolvida por uma empresa séria. Verifique se a empresa oferece todo o suporte necessário e ajuda o time no período de adaptação.
Depois, é hora de colocar a mão na massa! A seguir, apresentamos as etapas de implementação de SGI propostas pelo livro Sistema de Gestão Integrada – Conceitos e Aplicações.
O objetivo da primeira etapa é definir o caminho que será seguido no processo de implementação. Ele deve traçar desde a situação atual da empresa até o funcionamento pleno, com um Sistema de Gestão Integrada.
Além de traçar o caminho, é importante definir objetivos para cada etapa do planejamento.
Nesta etapa, deve ser estabelecida a política do Sistema de Gestão Integrada. Ela precisa ser documentada e divulgada para todas as pessoas da empresa, independentemente do seu nível hierárquico.
É muito importante que a gestão garanta que todos entendam os pontos da política desenvolvida!
Uma das melhores formas de fazer isso é organizar uma grande reunião com a presença de todos e fazer uma apresentação formal do novo modelo.
É agora que se iniciam as atividades com o Sistema de Gestão Integrada.
Nesse período inicial, em que todos ainda estão se adaptando, é indicado averiguar se todas as pessoas estão conduzindo o fluxo de trabalho de acordo com o combinado. Lembre-se de também tirar as dúvidas que possam surgir.
Por fim, a empresa deve estabelecer a forma mais adequada de conscientizar os colaboradores sobre o cumprimento dos novos padrões. Além disso, é preciso fazer auditorias internas periodicamente, para verificar a adequação do sistema.
Um dos principais desafios do processo de implementação do Sistema de Gestão Integrada é fazer com que todas as pessoas do time aceitem o novo sistema.
Afinal, algumas pessoas são mais resistentes às mudanças do que outras e, geralmente, existem esses dois tipos de funcionários nas empresas.
A melhor forma de lidar com isso é explicar para todos por que a mudança está acontecendo, destacando os benefícios do Sistema de Gestão Integrada e garantindo todo o suporte e treinamento necessários no período de adaptação.
Outro desafio é o desenvolvimento de novos padrões de processos que sejam efetivos, o que costuma demandar um certo tempo – nem sempre a primeira versão se alinha com as expectativas e rotinas de todos os setores da empresa!
Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas se organizem internamente e garantam processos ágeis para o desenvolvimento de produtos de qualidade.
Isso é o que faz com que uma organização se destaque em meio à concorrência!
Um Sistema de Gestão Integrada ajuda nesse sentido, pois organiza e facilita o acesso à informação. Ele simplifica não só o processo de tomada de decisão, como aumenta a produtividade, reduz o retrabalho e diminui os custos do negócio.
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