Vale a pena investir em um ERP

Confira Se Realmente ERP Vale A Pena Investir Na Sua Empresa

Imagem de Sanon Matias

Muitos empreendedores ainda se perguntam se adotar um ERP vale a pena. Mas, se compararmos com o desafio de lidar com diversos dados de forma manual e esperar que não haja erros, o sistema é com certeza a melhor escolha.

No entanto, migrar de uma planilha para um software pode deixar dúvidas sobre a necessidade dessa troca e o que realmente ganha com ela.

Com o ERP da WebMais você pode testar os benefícios, na prática. Então, basta pedir a sua demonstração gratuita agora mesmo.

Mas, se você quer entender um pouco mais sobre essa ferramenta no dia a dia empresarial, podemos te ajudar. Vamos mostrar todos os detalhes e motivos para implementá-la em seu negócio o quanto antes. Acompanhe!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Erp?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, em inglês. É um software de gestão que automatiza e gerencia diversas etapas de um negócio. Assim, permite o controle de informações de funcionários, clientes, vendas, impostos e outros aspectos importantes para o funcionamento da empresa.

O ERP vale a pena quando integra os setores como o financeiro, compras, contabilidade, recursos humanos, estoque, serviços e manufatura, dependendo dos seus objetivos.

Isso porque a plataforma permite a sincronização de informações e a automatização de processos de diversos setores administrativos.

Como Funciona Um Erp?

O sistema ERP vale a pena porque é composto por módulos integrados que compartilham uma base de dados comum. Além disso, também pode ser obtido por meio de uma licença ou de um modelo de assinatura baseado na nuvem.

Cada módulo foca em um aspecto diferente da empresa, mas todos trabalham juntos para atender às suas necessidades.

Além disso, a ferramenta é adaptável e atende aos requisitos do setor. Isso como parte da funcionalidade principal ou por meio de extensões de aplicativos que se integram perfeitamente ao pacote.

Como resultado, empresas de todos os portes podem beneficiar de um software que pode ser personalizado para satisfazer as exigências de qualquer tamanho.

Por Que Um Erp É Essencial Para Pequenas Empresas?

Não podemos negar que o ERP vale a pena para as micro e pequenas empresas que lidam com desafios de gestão cotidianos. Isso porque, à medida que se expandem, surgem novas dificuldades que exigem um aumento do poder de gestão.

O ERP surge para as pequenas empresas como uma ferramenta para ajudá-las a ultrapassar problemas típicos, como a falta de gestão e a falta de planejamento.

Com o uso do software, a empresa passa a ter um controle mais eficiente sobre todas as atividades. Isso inclui gestão financeira, administração de folha de pagamento, contabilidade, vendas, marketing, entre outras áreas.

Além disso, a plataforma proporciona à organização um acesso rápido e simples aos dados, permitindo tomar decisões fundamentadas com base na informação exata e em tempo real.

Quais São As Funções De Um Sistema Erp?

Entre as funções mais populares que mostram como o ERP vale a pena, estão as gestões:

  • De suprimentos, como estoques, compras e recebimento;
  • Comercial, como vendas e faturamento;
  • Financeira, como contas a pagar e a receber, tesouraria, etc.;
  • controladoria e a gestão da produção.

O ERP reune todos os dados de diversos setores são reunidos em uma única plataforma. Dessa forma, o gestor tem maior controle sobre todas as áreas e insumos.

Quais São Os Tipos De Sistema Erp?

O ERP vale a pena para a empresa quando se avaliam as características e necessidades específicas do seu negócio. Atualmente, existem vários tipos de sistemas disponíveis, cada um com o seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens.

ERP On-premise

É o mais tradicional, instalado localmente em cada computador ou servidor. Os utilizadores licenciados têm controle total sobre a funcionalidade. Mas, ele exige a gestão de licenças, segurança e manutenção do servidor, requerendo um time de TI interno.

3 tipos de sistema ERP

ERP Na Nuvem

É uma das escolhas mais populares e seguras. É mantido e executado na infraestrutura de nuvem do fornecedor, portanto, pode acessá-lo é um login e uma conexão com a Internet.

Assim, tem um custo inicial reduzido porque não necessita da compra de servidores ou do pagamento de custos de licença de software empresarial. Normalmente, o modelo escolhido é o da assinatura, com múltiplos planos disponíveis.

ERP Híbrido

Para atender às demandas específicas da empresa, o ERP vale a pena se for híbrido, ou seja, combina o on-premise e em nuvem.

É possível manter os processos empresariais principais e mais cruciais no local, enquanto mantém os serviços suplementares, como o CRM, na nuvem, economizando recursos.

É uma boa opção para manter algumas funções em seus próprios servidores, mas ainda aproveitar as vantagens da nuvem.

Quais São As Vantagens De Ter Um Erp Para Pequenas Empresas?

Ter essa solução pode trazer inúmeras vantagens para pequenas empresas. Abaixo, você confere as principais delas que mostram como o ERP vale a pena.

Automação

Os processos manuais são substituídos pelos automatizados para ter mais eficiência e precisão. Assim, surge economia de tempo e recursos, além de diminuir a necessidade de mão de obra, que pode ser direcionada para outras atividades.

Redução De Custos

Se sua empresa tem custos operacionais muito elevados, o ERP ajuda a reduzi-los com menos colaboradores envolvidos em tarefas manuais. Também controla melhor o estoque para evitar perdas ou excesso de itens com gastos adicionais em armazenagem.

Redução De Erros Operacionais

Erros humanos acontecem com frequência e mostra como o ERP vale a pena. O software evita falhas básicas e a duplicação de informações, e garante a consistência de dados gerados entre os diversos setores.

Melhora Na Comunicação

Como tudo está ligado em um único espaço, os departamentos têm uma melhor comunicação, ajudando na transparência das operações e permitindo um trabalho mais colaborativo.

Aumento Da Produtividade

Existe a possibilidade de analisar dados em tempo real e tomar decisões mais rapidamente. Então, é viável aumentar a eficiência das operações e a capacidade de atender às demandas do mercado. Assim, a qualidade dos dados contribui para a produtividade da empresa.

ERP para pequenas empresas gera vantagens

O Que É Um Erp Em Nuvem?

O ERP em nuvem é um software hospedado em um provedor com suporte e funcionalidades sem a necessidade de taxas de licenciamento antecipadas.

O seu uso aumenta a produtividade da empresa ao permitir o acesso e análise de um grande volume de informações em tempo real. Esses insights podem ser usados pela equipe de todos os setores.

Além disso, você não precisa se preocupar com atualizações e segurança, pois fica a cargo do fornecedor, o que significa que esse tipo de ERP vale a pena.

O sistema pode ser acessado em dispositivos móveis ou desktops. Assim, oferece uma capacidade quase infinita de dimensionar e capacitar seu time para acessar qualquer informação necessária, independente do local de trabalho.

Existem diferentes modelos de implementação, como o:

  • SaaS multilocatário: é executado em um único ambiente e compartilhado por vários clientes, cada um com seus próprios dados e configurações;
  • SaaS de locatário único: funciona em um ambiente separado para cada cliente, com seus próprios dados e configurações;
  • Nuvem pública: a hospedagem é em uma nuvem pública, como a AWS, o Google Cloud ou o Microsoft Azure, e os clientes acessam o software por meio da Internet;
  • Nuvem privada: é hospedado em uma nuvem privada, geralmente na infraestrutura do cliente ou em um data center dedicado.

Como Escolher O Melhor Erp Para Pequenas Empresas?

Escolher qual ERP vale a pena para uma pequena empresa é um processo crucial que impacta significativamente os resultados da organização. Para encontrar a melhor solução, é importante considerar alguns fatores.

Em primeiro lugar, é essencial avaliar a empresa atualmente. Um sistema ERP funcional pode analisar todos os processos de negócios e relatar pontos fracos em tempo real. Dessa forma, é possível identificar áreas que precisam de melhorias e garantir que a solução escolhida atenda às suas necessidades.

Outro ponto a ser considerado é a plataforma atual utilizada pela companhia. O tipo de software ERP escolhido está sujeito ao tamanho e aos objetivos corporativos.

No entanto, existem soluções de nuvem acessíveis para pequenas empresas em comparação com os sistemas locais. Avalie se há a infraestrutura necessária para suportar uma solução em nuvem ou se a opção de instalação local é mais adequada.

Recursos de escalabilidade, velocidade e segurança também devem ser considerados para saber se o ERP vale a pena.

As necessidades de um negócio aumentam à medida que suas operações crescem. Sendo assim, escolha um sistema de fácil uso e responsivo para os funcionários encontrarem os dados rapidamente em tempo real.

Erp Vale A Pena Realmente?

Implementar um sistema ERP vale a pena por otimizar processos e sistemas, tornando-os mais eficientes e reduzindo o tempo necessário para realizar tarefas complexas.

Mas, é importante considerar o software que atenda às necessidades específicas da empresa e esteja alinhado com a sua estratégia. Mas, no geral, é uma ferramenta valiosa para ter independente do tamanho do negócio.

BANNER Melhor ERP para indústrias e distribuidoras WebMais

Conclusão

Agora você já sabe que adquirir um ERP vale a pena por inúmeros motivos. Dentre eles, se destaca a comunicação efetiva entre as equipes com dados exatos, que trazem outros benefícios.

Que tal conhecer o melhor sistema do mercado? Peça uma demonstração gratuita do ERP da WebMais e conte com uma ferramenta moderna para sair à frente dos concorrentes.

Deixe um comentário