10 vantagens do ERP

Confira As 10 Principais Vantagens Do Erp

Imagem de Sanon Matias

O ERP traz diversas vantagens: segurança e organização de dados, redução de custos, transparência na gestão, flexibilidade e acesso remoto, agilidade nas transações e gestão de estoque otimizada, melhor atendimento ao cliente e fortalecimento da relação empresa-cliente, tornando-se uma ferramenta essencial para competitividade e eficiência no mercado.

Você sabe quais são as vantagens do ERP? Esse tipo de sistema é muito útil na gestão das mais diversas áreas da empresa e pode ajudar a tornar todo o trabalho mais produtivo.

Neste artigo, vamos listar os 10 principais benefícios que um software de gestão pode oferecer para o seu negócio.

Mas, além disso, também vamos explicar como esse tipo de sistema funciona e quais são os seus principais objetivos.

Se quiser, você também pode conhecer as vantagens do ERP na prática! Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e entenda como o sistema otimiza e facilita a gestão completa da sua indústria ou distribuidora.

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa.

Ele é um sistema que armazena e organiza todos os dados sobre o negócio, como movimentações, compras, vendas, padrões, processos, entre outras coisas. Por isso existem várias vantagens do ERP para conhecer.

Para Que Serve Um ERP?

O principal objetivo do ERP é facilitar a gestão do negócio. Como ele integra as informações sobre todas as áreas, todas as pessoas da equipe têm acesso aos dados que precisam para realizar as suas atividades.

Para quem trabalha na operação, o ERP serve para fornecer dados importantes para a realização das atividades, o que aumenta a eficiência produtiva do negócio.

Para os gestores, ele possibilita o maior controle sobre tudo o que acontece nos mais diversos setores.

Assim, é possível identificar pontos de melhoria e acompanhar o desempenho do trabalho.

Como O Sistema De ERP Funciona?

Para entender todas as vantagens do ERP é preciso entender que ele armazena todas as informações sobre a empresa e as organiza de modo que os gestores tenham uma visão ampla sobre tudo o que acontece.

Além disso, caso seja necessário, também possibilita a análise individual de cada área e oferece relatórios completos.

Assim, o gestor tem tudo o que precisa para tomar decisões orientadas por dados e focar na estratégia, buscando os melhores resultados para o negócio.

Como Funciona Um Sistema Erp Para Pequenas Empresas?

Só há vantagens do ERP para pequenas empresas, pois ele funciona como um centro de controle unificado para todas as áreas do negócio.

Assim, integra diversos processos e departamentos, automatizando tarefas e fornecendo uma visão geral completa das operações.

A partir disso, elimina a necessidade de usar vários programas separados, o que significa redução de custos, mas, sobretudo, uma visão mais completa e automatizada das tarefas.

De qualquer forma, outra das vantagens do ERP para pequenas empresas é que ele funciona adaptado às necessidades específicas e ao tamanho menor desses modelos de negócio.

Por isso, funciona de forma escalável, o que significa que pode crescer com ele.

À medida que a empresa se expande, o sistema pode ser facilmente adaptado para lidar com um volume maior de transações e uma variedade mais ampla de processos.

Quais Os Principais Módulos Do Erp?

As vantagens do ERP estão justamente em seus módulos, que podem ser personalizados para todo tipo de empresa. Listamos os principais para você conhecer e entender quais deles precisa.

Faturamento

O módulo de faturamento em um sistema ERP é essencial para o funcionamento eficiente das operações comerciais.

Ele abrange todo o ciclo de vida das transações de vendas, desde a criação de pedidos de clientes até a emissão de faturas.

Ilustração de uma mão segurando uma peça de quebra-cabeça, sendo encaixada em outras peças, com o texto ao lado: 
"Principais módulos de um bom ERP

- Faturamento
- Contábil
- Financeiro
- Compras
- Tributário
- Materiais 
- Comercial"

O gestor pode acompanhar cada etapa do processo de vendas, desde a confirmação do pedido até o recebimento do pagamento.

Além disso, facilita a gestão de contratos de vendas recorrentes ou de longo prazo, garantindo que todas as obrigações sejam cumpridas de maneira precisa e oportuna.

Contábil

Esse é o núcleo do sistema ERP, responsável por registrar e gerenciar todas as transações financeiras.

Ele fornece uma visão detalhada das finanças da empresa, incluindo balanços, demonstrações de resultados e outras informações contábeis essenciais.

Na prática, garante a conformidade com as regulamentações contábeis e fiscais, fornecendo dados para decisões financeiras estratégicas.

Financeiro

Gerencia todos os aspectos das finanças da empresa, desde o controle de caixa até a previsão de fluxo de caixa.

Ele permite verificar de perto suas receitas e despesas, gerenciar contas a pagar e a receber e tomar decisões financeiras informadas.

Ainda, fornece ferramentas para análise financeira e planejamento estratégico, ajudando a empresa a alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo.

Compras

Essa é uma das vantagens do ERP por simplificar e automatizar o processo de aquisição de materiais e serviços necessários para as operações da organização.

Ele permite criar e administrar solicitações de compra, avaliar fornecedores, emitir ordens de compra e acompanhar o recebimento de mercadorias.

Tributário

A área tributária está em constante mudança.

Por isso, o ERP com este módulo facilita o cálculo e o pagamento de impostos, gera relatórios fiscais necessários e ajuda a empresa a cumprir suas obrigações fiscais de maneira precisa e oportuna.

Também fornece ferramentas para planejamento tributário estratégico, ajudando a empresa a minimizar sua carga tributária e maximizar sua eficiência financeira.

Materiais

Essa funcionalidade monitora os níveis de estoque, conduz o recebimento e o armazenamento de materiais e gerencia relacionamentos com fornecedores.

É uma das vantagens do ERP por otimizar seus estoques, reduzir custos de armazenamento e garantir a disponibilidade oportuna de materiais para atender à demanda do cliente.

Comercial

O módulo comercial é responsável por gerenciar todas as atividades relacionadas à venda e ao atendimento ao cliente.

Ele facilita a geração e o acompanhamento de leads, o gerenciamento de oportunidades de vendas, a administração de contratos de vendas e o suporte ao cliente.

Quais As Vantagens Do ERP?

Lendo até aqui, você já deve ter percebido como é vantajoso contar com um ERP na sua empresa, não é mesmo?

E você não está enganado! Esse tipo de sistema é muito benéfico e, a seguir, listamos as principais vantagens do ERP para você entender como ele pode ajudar seu negócio a crescer!

Segurança Das Informações

Hoje em dia, a maioria dos ERPs armazena os dados na nuvem. Isso traz mais segurança para as informações, já que elas não correm o risco de ser perdidas em casos de quebras de equipamentos.

10 vantagens de usar um sistema ERP

1 - Informações mais seguras
2 - Custos reduzidos
3 - Maior transparência
4 - Acesso remoto e flexível
5 - Menor tempo de resposta em transações
6 - Dados parametrizados
7 - Atendimento ao cliente fortalecido
8 - Gestão de estoque otimizada
9 - Escalabilidade
10 - Relatórios otimizados

Além disso, nesses casos, quem fica responsável pela segurança dos dados é a empresa que oferece o serviço de armazenamento. Em geral, essas empresas contam com um time super especializado em segurança da informação.

Redução de Custos

Uma das grandes vantagens do ERP é a entrega de relatórios sobre a empresa. Isso é especialmente importante quando se trata de finanças, pois possibilita a análise minuciosa dos resultados e dos verdadeiros custos da empresa.

Esse conhecimento é essencial para que o negócio entregue mais e gaste menos. Isso porque permite que o gestor entenda quais gastos podem ser cortados ou diminuídos sem prejudicar a operação.

Maior Transparência

Uma das outras vantagens do ERP é que, por organizar informações sobre todas as áreas, o sistema permite que a empresa tenha uma gestão mais transparente.

Afinal, todos podem acessar dados sobre o funcionamento do negócio e a gestão pode ter acesso fácil às informações que precisa para um trabalho mais produtivo.

Flexibilidade E Acesso Remoto

Os ERPs mais modernos, que usam a computação em nuvem, também têm a vantagem de poder ser acessados de qualquer lugar. Para tanto, só é preciso ter em mãos um dispositivo com acesso à internet.

Isso traz mais flexibilidade para o trabalho de todos, especialmente nos últimos tempos, em que o trabalho remoto está em evidência.

Menor Tempo De Resposta Em Transações

Muitas empresas podem ter dificuldade para lidar com grandes volumes de compras e vendas, ainda mais quando esse controle não é automatizado.

Uma das vantagens do ERP é que ele permite o maior controle sobre essas movimentações e traz muita agilidade para esse tipo de tarefa.

Parametrização De Dados

A parametrização é outra vantagem do ERP que vale a pena ser destacada. A padronização de dados é essencial para que todos os membros do time possam ter acesso fácil a elas.

Além disso, podem compreender rapidamente o que eles querem dizer.

Isso otimiza as análises, tornando-as ainda mais precisas e úteis para diferentes setores.

Atendimento Ao Cliente

A empresa que conta com um ERP também consegue oferecer um melhor atendimento ao seu cliente.

Isso porque esse tipo de sistema traz módulos voltados para a gestão de clientes, oferecendo informações sobre suas preferências, hábitos de compra e histórico.

Com isso, o setor de vendas pode traçar estratégias mais acertadas e o atendimento consegue ser ainda mais eficiente.

Melhoria Na Gestão De Estoque

Os módulos de gestão de estoque presentes em ERPs permitem uma gestão otimizada desse ativo tão importante. Com isso, é possível otimizar melhor o espaço de armazenamento como planejar compras e vendas.

Outra das vantagens do ERP é que a análise de dados ajuda o gestor a garantir que nunca falte matéria-prima para a produção.

Para completar, é preciso ter itens prontos em quantidade suficiente para atender as demandas do mercado.O ERP WebMais conta com um módulo de estoque para tornar sua gestão ainda mais completa. Agende uma demonstração e conheça a ferramenta.

BANNER Na sua empresa, o estoque costuma ser um problema? Nós temos a solução!

Escalabilidade

Também é importante falarmos aqui sobre a escalabilidade, que é uma das grandes vantagens do ERP. Esse tipo de sistema é planejado para acompanhar o crescimento da sua empresa, sendo adaptado para cada momento do negócio.

Assim, à medida que a empresa vai crescendo, é possível agregar novos módulos e funcionalidades.

Dessa forma, o ERP esteja sempre correspondendo às expectativas da gestão e atendendo as necessidades do negócio.

Relatórios Otimizados

O acesso aos relatórios, como já falamos aqui, é outro ponto de grande destaque.

Atualmente, os dados são essenciais para a tomada de decisão, pois permitem que ela seja feita de forma mais precisa e inteligente.

Com tantas informações registradas, o ERP consegue organizá-las de acordo com uma série de filtros. Assim, fornece todas as informações que o gestor precisa para analisar diferentes pontos sobre a empresa.

O Que É Um Sistema Erp Online?

Quando falamos em ERP online falamos no ERP na nuvem, que funciona através da internet. Isso significa que você pode acessar o sistema de qualquer lugar do mundo, o que é uma das grandes vantagens do ERP.

O sistema armazena todas as informações da empresa em um banco de dados centralizado, o que permite que os diferentes departamentos da empresa tenham acesso aos mesmos dados.

Como Avaliar A Necessidade De Um Erp?

As vantagens do ERP são muitas, mas existem sinais que mostram a necessidade de adotar um sistema desse tipo na sua empresa.

O primeiro ponto são os processos manuais e ineficientes.

Se você ainda depende de planilhas, anotações em papel ou sistemas fragmentados para gerenciar seus dados, um ERP pode automatizar e integrar seus processos, economizando tempo e reduzindo erros.

A falta de visibilidade de informações que geram dificuldade em acompanhar o estoque, monitorar o desempenho financeiro ou obter relatórios precisos sobre suas operações também é um indicativo que precisa ter uma visão holística do seu negócio em tempo real.

Se sua empresa está crescendo rapidamente, um ERP pode te ajudar a escalar suas operações de forma eficiente e sustentável.

Seus concorrentes já estão usando esse tipo de ferramenta e você sente que está ficando para trás? As vantagens do ERP podem te colocar em pé de igualdade com as melhores empresas do seu setor.

Além disso, problemas de qualidade também são um grande fator. Erros frequentes, retrabalho e insatisfação do cliente? O sistema ajuda a melhorar tudo isso!

Para Quais Empresas O ERP se encaixa?

A notícia é boa: é que entre as vantagens do ERP, ele pode facilitar a gestão de qualquer tipo de empresa, independentemente do seu segmento ou tamanho.

A nossa dica é que você escolha um ERP que seja voltado para a sua área de atuação. O ERP Webmais, por exemplo, foi criado para indústrias e distribuidoras.

Por isso, conta com módulos específicos que são especialmente úteis na gestão desse tipo de empresa.

Ilustração de mulher de braços cruzados, ao lado de um símbolo de 1º lugar, e o texto: Toda empresa pode se beneficiar de um ERP

Ou seja, para escolher o melhor sistema para o seu negócio, você precisa conhecer as vantagens que o ERP proporciona.

Além disso, preciso avaliar com cuidado cada um dos seus módulos e funcionalidades para garantir que ele atende a todas as suas demandas!

Como É Funciona O Processo De Implantação?

A implementação para aproveitar as vantagens do ERP envolve uma série de etapas, desde o planejamento até a execução cuidadosa. Vamos mostrar alguns passos que você pode esperar na hora de adotar o sistema na sua empresa.

Definição Do Projeto

As metas, escopo e requisitos do projeto são definidos. Isso inclui estabelecer objetivos claros, identificar as necessidades do negócio e entender as expectativas dos stakeholders. Todo esse planejamento ajuda a obter todas as vantagens do ERP.

Análise Do Fornecedor

Nesta etapa, são analisadas as opções de fornecedores de ERP disponíveis no mercado. Isso inclui avaliar a reputação do provedor, sua experiência, a adequação do software às necessidades da empresa, o suporte oferecido, entre outros critérios.

Avaliar O Impacto No Negócio

Antes de implementar o ERP, é importante avaliar o impacto que terá em todos os aspectos do negócio.

Inclui operações, finanças, recursos humanos, cadeia de suprimentos, entre outros. Isso ajuda a encontrar possíveis desafios e preparar planos de mitigação.

Escolha Da Equipe De Acompanhamento

Uma equipe dedicada deve ser formada para liderar e acompanhar todo o processo de implementação do ERP.

Essa equipe pode incluir representantes de diferentes departamentos da empresa, bem como especialistas externos, se necessário.

Treinamento Eficiente

Uma parte do processo envolve garantir que os funcionários sejam devidamente treinados no novo sistema.

Isso inclui treinamento técnico para usar o software, bem como treinamento sobre como as novas práticas e processos afetarão seu trabalho diário.

Gestão Contínua Do Projeto

Mesmo após concluídas todas as fases, é preciso monitorar o desempenho do sistema, identificar e resolver problemas, realizar ajustes conforme necessário e garantir que o ERP continue a atender às necessidades em evolução da empresa.

Como Mensurar Os Resultados Do Uso De Um Erp?

Embora as vantagens do ERP sejam nítidas, é possível mensurar os resultados do seu uso por meio de métricas que abrangem diferentes aspectos das operações da empresa.

Alguns desses indicadores são:

  • eficiência operacional, ou seja, se o ERP está ajudando a simplificar e automatizar processos, reduzindo o tempo necessário para realizar tarefas operacionais;
  • redução de custos operacionais, como redução de estoques excessivos, otimização do uso de recursos e economia de mão de obra;
  • melhoria na produtividade dos funcionários, permitindo que eles façam mais tarefas em menos tempo;
  • precisão e qualidade dos dados, resultando em relatórios mais precisos e uma base de informações mais confiável para tomada de decisões;
  • tempo de resposta aos clientes, seja no atendimento a pedidos, na resolução de problemas ou na entrega de produtos/serviços;
  • conformidade regulatória e padrões do setor de forma mais eficaz e eficiente;

taxa de erros e retrabalho nas operações da empresa.

BANNER Reduza custos e ganhe eficiência e qualidade operacional

Conclusão

As vantagens do ERP são inegáveis. Desde a centralização de dados até a automação de processos, essa solução proporciona uma visão abrangente e em tempo real das operações empresariais.

Ao eliminar redundâncias, aumentar a eficiência e facilitar a tomada de decisões fundamentadas, o sistema é um propulsor para o crescimento e a competitividade das companhias nos mercados atuais.

Quer experimentar todas as vantagens do ERP e como o ERP da WebMais pode transformar sua empresa?

Agende agora uma demonstração gratuita conosco e descubra como podemos ajudar a se tornar competitivo no mercado!

Deixe um comentário