Entenda como um sistema erp ajuda sua empresa a dar certo

Confira 10 Principais Vantagens Do Erp Para O Seu Negócio

Imagem de Sanon Matias

Você sabe quais são as vantagens do ERP? Esse tipo de sistema é muito útil na gestão das mais diversas áreas da empresa e pode ajudar a tornar todo o trabalho mais produtivo.

Neste artigo, vamos listar os 10 principais benefícios que um software de gestão pode oferecer para o seu negócio. Mas, além disso, também vamos explicar como esse tipo de sistema funciona e quais são os seus principais objetivos!

Se quiser, você também pode conhecer um ERP na prática. Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e entenda como o sistema otimiza e facilita a gestão completa da sua indústria ou distribuidora.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa. Ele é um sistema que armazena e organiza todos os dados sobre o negócio, como movimentações, compras, vendas, padrões, processos, entre outras coisas.

Para Que Serve Um ERP?

O principal objetivo do ERP é facilitar a gestão do negócio. Como ele integra as informações sobre todas as áreas, todas as pessoas da equipe têm acesso aos dados que precisam para realizar as suas atividades.

Para quem trabalha na operação, o ERP serve para fornecer dados importantes para a realização das atividades, o que aumenta a eficiência produtiva do negócio.

Para os gestores, ele possibilita o maior controle sobre tudo o que acontece nos mais diversos setores. Assim, é possível identificar pontos de melhoria e acompanhar o desempenho do trabalho.

Como O Sistema De ERP Funciona?

O ERP armazena todas as informações sobre a empresa e as organiza de modo que os gestores tenham uma visão ampla sobre tudo o que acontece. 

Além disso, caso seja necessário, também possibilita a análise individual de cada área e oferece relatórios completos.

Assim, o gestor tem tudo o que precisa para tomar decisões orientadas por dados e focar na estratégia, buscando os melhores resultados para o negócio.

Quais As Vantagens Do ERP?

Lendo até aqui, você já deve ter percebido como é vantajoso contar com um ERP na sua empresa, não é mesmo? 

E você não está enganado! Esse tipo de sistema é muito benéfico e, a seguir, listamos as principais vantagens do ERP para você entender como ele pode ajudar seu negócio a crescer!

Vantagens de usar um sistema ERP

(No centro da imagem, um notebook com "ERP", e várias setas saindo e apontando para:)

- Informações mais seguras
- Custos reduzidos
- Transparência na gestão
- Flexibilidade e acesso remoto
- Transações aceleradas
- Dados parametrizados
- Gestão de estoque otimizada
- Melhor atendimento aos clientes

Segurança Das Informações

Hoje em dia, a maioria dos ERPs armazena os dados na nuvem. Isso traz mais segurança para as informações, já que elas não correm o risco de ser perdidas em casos de quebras de equipamentos.

Além disso, nesses casos, quem fica responsável pela segurança dos dados é a empresa que oferece o serviço de armazenamento. Em geral, essas empresas contam com um time super especializado em segurança da informação.

Redução de Custos

Uma das grandes vantagens do ERP é a entrega de relatórios sobre a empresa. Isso é especialmente importante quando se trata de finanças, pois torna possível a análise minuciosa dos resultados e dos verdadeiros custos da empresa.

Esse conhecimento é essencial para que o negócio consiga entregar mais gastando menos. Isso porque permite que o gestor entenda quais gastos podem ser cortados ou diminuídos sem prejudicar a operação.

Maior Transparência

Por organizar informações sobre todas as áreas, o ERP permite que a empresa tenha uma gestão mais transparente. 

Afinal, todos podem acessar dados sobre o funcionamento do negócio e a gestão pode ter acesso fácil às informações que precisa para um trabalho mais produtivo.

Flexibilidade E Acesso Remoto

Os ERPs mais modernos, que usam a computação em nuvem, também têm a vantagem de poder ser acessados de qualquer lugar. Para tanto, só é preciso ter em mãos um dispositivo com acesso à internet.

Isso traz mais flexibilidade para o trabalho de todos, especialmente neste momento em que o trabalho remoto está em evidência.

Menor Tempo De Resposta Em Transações

Muitas empresas podem ter dificuldade para lidar com grandes volumes de compras e vendas, ainda mais quando esse controle não é automatizado. 

Uma das vantagens do ERP é que ele permite o maior controle sobre essas movimentações e traz muita agilidade para esse tipo de tarefa.

Parametrização De Dados

A parametrização é outra vantagem do ERP que vale a pena ser destacada. A padronização de dados é essencial para que todos os membros do time possam ter acesso fácil a elas. Além disso, podem compreender rapidamente o que eles querem dizer.

Isso otimiza as análises, tornando-as ainda mais precisas e úteis para diferentes setores.

 ERP integrado = Dados parametrizados e setores + engajados
CONHEÇA O ERP INTEGRADO DA WEBMAIS

Atendimento Ao Cliente

A empresa que conta com um ERP também consegue oferecer um melhor atendimento ao seu cliente. Isso porque, esse tipo de sistema traz módulos voltados para a gestão de clientes, oferecendo informações sobre suas preferências, hábitos de compra e histórico.

Com isso, o setor de vendas pode traçar estratégias mais acertadas e o atendimento consegue ser ainda mais eficiente.

Melhoria Na Gestão De Estoque

Os módulos de gestão de estoque presentes em ERPs permitem uma gestão otimizada desse ativo tão importante. Com isso, é possível otimizar melhor o espaço de armazenamento como planejar compras e vendas.

Outro ponto positivo é que a análise de dados ajuda o gestor a garantir que nunca falte matéria-prima para a produção. Para completar, é preciso ter itens prontos em quantidade suficiente para atender as demandas do mercado.

O ERP WebMais conta com um módulo de estoque para tornar sua gestão ainda mais completa. Agende uma demonstração e conheça a ferramenta.

Escalabilidade

Também é importante falarmos aqui sobre a escalabilidade, que é uma das grandes vantagens do ERP. Esse tipo de sistema é planejado para acompanhar o crescimento da sua empresa, sendo adaptado para cada momento do negócio.

Assim, à medida que a empresa vai crescendo, é possível agregar novos módulos e funcionalidades. Dessa forma, o ERP esteja sempre correspondendo às expectativas da gestão e atendendo as necessidades do negócio.

Relatórios Otimizados

O acesso aos relatórios, como já falamos aqui, é outro ponto de grande destaque. Hoje em dia, os dados são essenciais para a tomada de decisão, pois permitem que ela seja feita de forma mais precisa e inteligente.

Com tantas informações registradas, o ERP consegue organizá-las de acordo com uma série de filtros. Assim, fornece todas as informações que o gestor precisa para analisar diferentes pontos sobre a empresa.

A falta de relatórios é um problema para sua gestão? Conheça o ERP WebMais
Quero relatórios eficientes

Para Quais Empresas O ERP se encaixa?

A notícia é boa: é que entre as vantagens do ERP, ele pode facilitar a gestão de qualquer tipo de empresa, independentemente do seu segmento ou tamanho.

A nossa dica é que você escolha um ERP que seja voltado para a sua área de atuação. O ERP Webmais, por exemplo, foi criado para indústrias e distribuidoras. Por isso, conta com módulos específicos que são especialmente úteis na gestão desse tipo de empresa.

Ou seja, para escolher o melhor sistema para o seu negócio, você precisa conhecer as vantagens que o ERP proporciona.

Além disso, preciso avaliar com cuidado cada um dos seus módulos e funcionalidades para garantir que ele atende a todas as suas demandas!

Deixe um comentário