Veja como o romaneio de entrega é essencial na sua empresa

O Que É Romaneio De Entrega, Benefícios E Como Fazer

Imagem de Sanon Matias

O meio logístico exige dos gestores o trabalho com todo tipo de informação sobre as cargas. Então, para lidar com isso, o romaneio de entrega é a solução ideal para evitar desorganização e evitar problemas.

Isso porque, ao centralizar os dados sobre as mercadorias em um só lugar, a cadeia logística se torna mais fluída e com menor chance de erros ou outros obstáculos inesperados.

Uma maneira de integrar tudo é com um software, como o ERP da WebMais. Peça uma demonstração gratuita do sistema para aproveitar os seus benefícios.

No entanto, existem outras estratégias para operar o documento e obter sucesso em suas entregas. Para descobrir quais são elas, continue a leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Romaneio De Entrega?

O romaneio de entrega é um documento essencial no transporte de mercadorias, pois reúne todas as informações relevantes sobre os pedidos que estão sendo entregues aos clientes.

Nele, é possível encontrar uma lista detalhada com os volumes, bem como descrições completas sobre o conteúdo, quantidades e outras características específicas de cada produto transportado.

Como Funciona O Romaneio De Entrega?

Em resumo, um modelo de romaneio de entregas deve considerar todas as entregas realizadas pelo mesmo veículo em uma viagem.

Para fins de registro, o gestor pode listar os produtos a serem entregues e numera-los. É importante deixar um espaço para incluir o código do destinatário.

Em outra lista, é necessário enumerar as empresas destinatárias das cargas, seus endereços e quaisquer restrições relacionadas à entrega.

Além disso, é importante fornecer informações como horários de recebimento dos produtos e os contatos dos responsáveis pelas entregas. Dessa forma, a organização é facilitada sem a necessidade de espaço muito grande para identificar cada negócio.

Quais Os Benefícios Do Romaneio De Entrega?

Ainda sente dúvidas sobre a necessidade de aplicar o romaneio de entrega na sua empresa? Então confira alguns pontos positivos de adotar essa estratégia na sua rotina.

Evita Informações Inconsistentes

A fim de evitar problemas decorrentes de informações inconsistentes, é essencial adotar medidas adequadas no transporte de cargas pelas rodovias federais e estaduais.

O uso de um romaneio de entrega auxilia na conferência de documentos realizada pelos fiscais. Esses profissionais confrontam os dados descritos no romaneio com o material da carga, buscando identificar qualquer inconsistência.

A empresa corre o risco de sofrer penalidades e multas caso sejam encontradas divergências durante a conferência. Portanto, os funcionários devem estarem atentos ao elaborar o documento. O uso de ferramentas tecnológicas reduz erros.

Impede A Falta De Informações

A ausência de informações adequadas pode ter um impacto negativo nas operações de transporte logístico. A falta de dados relevantes sobre cada produto resulta em atrasos nas operações logísticas e prejudica todo o fluxo de trabalho.

Uma solução para evitar esse tipo de contratempo é adotar uma abordagem tecnológica para armazenar esses dados. Como os produtos geralmente seguem padrões de fabricação consistentes, como dimensões e peso, é possível registrá-los em um sistema confiável.

Nesse contexto, o romaneio de entrega é preenchido com base nos dados já armazenados no sistema, evitando problemas relacionados à falta de informações precisas.

Dessa forma, todas as informações são confiáveis, contribuindo para o bom andamento das operações logísticas.

Garante A Transparência Na Entrega De Informações

A conferência e a fiscalização da entrega se tornam mais transparentes, tanto para a empresa, quanto para o motorista e clientes, que sabem exatamente o que é transportado. Assim, em caso de problemas, há soluções rápidas.

Potencializa A Produtividade Da Equipe

Ao otimizar a organização dos dados logísticos, o setor encarregado das entregas pode direcionar sua atenção para outras atividades cruciais para a empresa, como sugerir melhorias e criar estratégias.

Ilustração de uma van com portas traseiras abertas, caixas dentro e o texto: Benefícios do romaneio de entrega

- Evita informações inconsistentes
- Impede a falta de informações
- Garante mais transparência 
- Potencializa a produtividade
- Ajuda na conferência dos comprovantes de entrega
- Auxilia na prestação de contas dos motoristas
- Facilita o acesso às informações pelos clientes
- Melhora a gestão de riscos

Além disso, os mesmos colaboradores podem dobrar a meta diária de entregas, sem a necessidade de contratar novas pessoas para suprir a demanda.

Contribui Para A Conferência De Comprovantes De Entrega

O romaneio de entrega desempenha um papel essencial ao auxiliar os motoristas e colaboradores responsáveis pelo transporte de cargas na organização e controle das atividades diárias.

Quando uma carga é entregue, é imprescindível obter a assinatura do destinatário no canhoto como comprovante de recebimento.

No caso de uma entrega não ser concluída, o documento deve conter uma justificativa adequada. Alguns exemplos são “destinatário ausente no horário indicado” ou “realizada terceira tentativa de entrega na data especificada”.

Essas informações registradas no romaneio facilitam a conferência precisa dos comprovantes de entrega, permitindo um melhor controle e acompanhamento das operações.

Auxilia Na Prestação De Contas Por Parte Dos Motoristas

Ao emitir o romaneio de entrega e despachar as cargas, a responsabilidade sobre elas é transferida para o motorista. Nesse sentido, o documento desempenha um papel fundamental na prestação de contas quando o motorista retorna à empresa.

Então, por meio dos comprovantes de entrega, o motorista pode comparar minuciosamente todos os itens enviados com as informações registradas no documento.

Com o objetivo de garantir um controle efetivo, muitas empresas adotam a prática de emitir o romaneio de entrega em duas vias. Uma via é arquivada internamente até que o motorista retorne, enquanto a outra o acompanha durante as entregas.

Essa abordagem permite ao profissional monitorar e controlar o processo de entrega, garantindo que todos os itens sejam entregues corretamente e registrados adequadamente.

Facilita O Acesso Às Informações Pelos Clientes

Ao organizar os dados de forma eficiente, esse documento proporciona um processo de envio mais transparente. Isso porque fornece informações ao cliente para acompanhar e localizar seu produto desde o momento da compra até a entrega final.

Mas, graças ao romaneio de entrega, há um código de rastreamento, o que confere uma maior sensação de segurança e confiança, contribuindo para uma experiência de compra mais satisfatória.

Melhora O Gerenciamento De Riscos

Devido à complexidade inerente ao transporte de cargas, é comum enfrentar imprevistos externos ao longo do trajeto. Os mais comuns são roubo de produtos, assaltos, acidentes e possíveis danos ou perdas de mercadorias.

Em tais circunstâncias, quando a empresa possui um seguro, o romaneio de entrega desempenha um papel crucial como documento exigido pela seguradora.

Ilustração de motorista com van aberta, caixas e um documento na mão, com o título "O romaneio de entrega serve para, entre outras coisas, comprovar itens que precisam de indenização"

Ele serve como comprovação dos itens que requerem indenização, pois contém informações detalhadas sobre a carga transportada. Isso permite à seguradora avaliar de maneira precisa os prejuízos sofridos e proceder à indenização de forma adequada.

Como O Romaneio De Entrega Pode Ser Emitido?

Existem diferentes maneiras de emitir um romaneio de entrega. Uma opção é utilizar planilhas, criando um layout personalizado com as informações relevantes para o seu negócio.

No entanto, essa abordagem requer uma supervisão cuidadosa por parte de um funcionário, já que a planilha precisa ser atualizada diariamente com uma grande quantidade de dados.

Para simplificar ainda mais as tarefas diárias da sua equipe de logística, uma alternativa é adotar uma ferramenta online, como um sistema de gestão integrada (ERP).

Esse tipo de sistema centraliza todos os setores da empresa e facilita o gerenciamento de pedidos, notas fiscais e roteiros de entrega de produtos.

Além disso, a emissão de documentos, como o romaneio de entrega, torna-se mais rápida, prática e confiável. Essa solução tecnológica agiliza o processo, reduzindo o tempo gasto na elaboração e assegura a precisão das informações.

Ao utilizar um sistema ERP para emitir o romaneio de entrega, você tem uma visão mais abrangente e atualizada de todas as etapas do processo logístico. Dessa forma, é mais fácil encontrar as melhores estratégias.

Qual A Diferença Entre Romaneio E Manifesto?

O romaneio e o manifesto eletrônico de carga são documentos diferentes, mas têm o objetivo comum de aprimorar a conferência e a segurança do transporte de mercadorias.

O romaneio lista e descreve as mercadorias a serem enviadas. Já o manifesto eletrônico é um documento fiscal que relaciona os conhecimentos de transporte necessários para a liberação da carga.

Embora não haja uma relação direta entre os dois conceitos, ambos visam agilizar o processo de conferência. Para tanto, proporcionam uma visão geral da viagem e dos documentos fiscais envolvidos, como os CTes, durante a inspeção em postos fiscais.

Como Fazer O Romaneio De Entrega?

O romaneio de entregas contém informações essenciais para o controle da cadeia de entregas, como:

  • marcação dos volumes;
  • quantidade;
  • notas fiscais;
  • tipos de embalagens;
  • dados de peso, dimensões e volume.

Embora não seja obrigatório, é uma ferramenta útil na gestão logística. Sua emissão pode ser personalizada de acordo com as necessidades da empresa, seja em formato físico ou digital.

BANNER ERP equipado com emissor de romaneio para facilitar seu trabalho

Conclusão

Percebeu a importância do romaneio de entrega? Ele emite todas as informações necessárias para sua operação logística ser fluída e não encontrar problemas durante todo o seu processo.

Você pode escolher a melhor forma de fazer o romaneio, conforme a sua empresa precisa. Mas, o ideal é contar com tecnologia para facilitar esse trabalho e garantir o seu sucesso, sem erros.

O ERP da WebMais é uma das opções ideais para centralizar os dados do seu romaneio de entrega. Que tal experimentar o sistema gratuitamente e entender seus benefícios na prática?

Deixe um comentário