Como fazer um controle de cobrança de forma simples?

Se as vendas são o coração de uma empresa, o fluxo de caixa é quem oxigena todo seu funcionamento, certo? Quando ele vai bem, os riscos são pequenos de perda de dinheiro por pagamentos em atraso e problemas de inadimplência, tanto com seus fornecedores quanto com clientes.

Para fazer o dinheiro do caixa do seu negócio fluir como deve e manter as finanças organizadas, é preciso se preocupar com uma questão fundamental: o controle de cobrança.

Esta tarefa normalmente demanda bastante tempo dos seus colaboradores, mas você pode automatizar alguns processos, que deixaram o dia a dia da sua equipe muito melhor! Saiba mais!

Lembrete de Cobrança

Para que os seus clientes não corram o risco de esquecer de realizar o seu pagamento, a WebMais criou um lembrete de cobrança diretamente seu ERP. Quer saber como ele funciona?

Você pode configurar um e-mail automático lembrando da data do vencimento do título, funcionando como uma régua de cobrança. Esta mensagem é totalmente personalizável, e pode contar com informações como a data de vencimento do título e o próprio boleto bancário, por exemplo.

Você ainda pode enviar um novo e-mail após a data do vencimento, assim, seu cliente irá lembrar que ele não realizou o pagamento a você, e novamente, pode ser enviado o boleto atualizado no anexo.

Demonstrativo Lembrete de Cobrança Controle de Cobrança
Demonstrativo Confirmação de Leitura Contrle de Cobrança

Confirmação de Leitura

Para que você tenha certeza que o seu cliente recebeu o e-mail com o lembrete da cobrança, o sistema de gestão da WebMais conta com um alerta de confirmação de leitura. Com isso, você é notificado no exato momento em que o e-mail for aberto pelo seu cliente.

Sabendo que o seu cliente recebeu seu e-mail, com certeza você ficará muito mais tranquilo com relação ao pagamento. Caso ele não receba, você pode ligar para confirmar o e-mail e aproveitar para atualizar as informações de contato e claro, realizar a cobrança.

Envio Fácil de Boletos

Para quem trabalha com vendas recorrentes, sabemos que não é uma tarefa fácil gerar os boletos todos os meses, não é mesmo? Além do tempo gasto nesta atividade, erros podem acontecer, como em todas as tarefas manuais. E que tal deixar este processo mais fácil e prático?

Com o ERP WebMais, sua rotina fica muito mais ágil, basta ir até a sua lista de clientes e com apenas um clique os boletos são gerados! Tudo muito rápido e prático, certo? Aahh.. e o envio para os clientes também é feito pelo próprio sistema! Descubra!

Demonstrativo Envio Fácil de Boletos Controle de Cobrança

Como a WebMais tem ajudado a otimizar o seu Controle de Cobrança?

O processo de cobrança é trabalhoso e dependendo do tamanho da sua empresa, pode levar bastante tempo, exigindo, muitas vezes, colaboradores exclusivos para a função. Para isso, você pode contar com um sistema de gestão que automatize tarefas de cobranças, assim, você terá muito mais tranquilidade e seus colaboradores poderão de dedicar a outras tarefa

A WebMais desenvolveu um ERP capaz de automatizar o envio de lembretes de cobranças, antes de depois do vencimento, além de contar com relatórios que apresentam quem são os seus maiores devedores e a possibilidade de bloquear a venda a determinado cliente que esteja inadimplente com o seu negócio.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é cobrança?

Cobrança seria basicamente o ato de exigir o pagamento de qualquer dívida do qual o pagamento ficou pendente à você, ou seja, cobrar uma renda, imposto ou tributo prometido a você ou sua empresa que ainda não foi pago.

O que é o controle de cobrança?

O controle de cobrança seria um processo utilizado para manter as finanças da empresa em ordem, evitando inadimplências por parte dos clientes, a fim de garantir pagamentos e conservar o caixa da empresa em dia.

Como fazer controle de cobrança?

Para conseguir fazer o controle de cobrança da sua empresa de forma efetiva, é necessário seguir 4 regras básicas:

  • Organize seus títulos financeiros de recebimento em aberto por tipo de recebimento, assim consegue saber exatamente quando o valor estará disponível;
  • Registre as contas a receber à prazo, assim garante uma melhor organização e evita retrabalhos;
  • Faça uma enumeração de seus títulos a receber, assim consegue identificar mais rápido as informações;
  • Realize o acompanhamento de seus títulos. Pode fazer este processo de qualquer forma, seja manual, por relatórios ou consultas, o mais importante é acompanhar.
  • Por que fazer o controle de cobrança?

    É importante ter um controle de cobrança principalmente para evitar inadimplências, pois muitas vezes o cliente não pagou pois acabou esquecendo ou não conhece outras formas de pagamento além do boleto. Com essa organização, consegue manter seu caixa em dia, sem ficar negativo, além de possibilitar a previsão de seus recebimentos.

    Quais dados preciso para ter um controle de cobrança?

    Para que possa ter um controle de cobrança completo, é necessário ter registrados seguintes informações sobre seu recebimento:

  • Data de emissão;
  • Nome do cliente;
  • Representante responsável;
  • Dados de contato do cliente (e-mail e telefone);
  • Número da NF faturada para o mesmo;
  • Valor total do recebimento;
  • Valor recebido;
  • Data de vencimento;
  • Condição de pagamento;
  • Forma de pagamento;
  • Quais são as formas de se realizar a cobrança?

    Para que possa entrar em contato com cliente e realizar sua cobrança, há diversas formas, contudo, existem 5 principais:

  • Telefone, maneira mais comum pois está a fácil alcance e de resolução rápida;
  • SMS, também muito comum pois garante que o cliente irá receber a mensagem;
  • Email
  • Correspondência
  • Terceirização do processo, dessa maneira pode contratar empresas especializadas em cobrança que farão o processo para você;
  • Como se inicia o processo de cobrança?

    Antes de realizar a cobrança de títulos vencidos, você pode garantir o pagamento deles através da cobrança preventiva, ou também chamada cobrança consultiva, que consiste basicamente em questionar o cliente sobre o pagamento, antes da data de vencimento, evitando assim na maioria dos casos, inadimplência sobre os recebimentos;

    Alguns de Nossos Recursos

    ícone especialista

    Controle de Lote e Validade

    Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

    ícone estoque

    Controle de Estoque

    Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

    ícone materiais

    Gestão de Materiais

    Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

    ícone produção

    Controle de Produção

    Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

    ícone vendas

    Gestão de Vendas

    Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

    ícone expedição

    Controle de Expedição

    Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

    ícone financeiro

    Controle Financeiro

    Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

    ícone integração

    Integração com Terceiros

    Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

    ícone clientes

    Gestão de Clientes

    Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

    A WebMais em Números

    Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

    20%

    Aumento médio nas vendas de clientes

    80%

    Redução de custo e manutenção

    95%

    Índice de satisfação de nossos clientes.