Fazer site se tornou algo essencial para quem deseja ser encontrado na internet, e isso não é apenas para quem possui empresa, mas também para profissionais que desejam oferecer os seus serviços. Para isso, é importante que esses profissionais criem a sua página online, que geralmente é um portfólio virtual.
O portfólio nada mais é do que um catálogo que tem o objetivo de mostrar trabalhos (produtos ou serviços) que já foram realizados por uma empresa e/ou pessoa, assim, apresentando como o profissional ou a organização é capacitada para realizar determinadas tarefas.
Então, se você precisa de um portfólio online, pode ser que esteja se perguntando como fazer a criação do seu.
Não importa se você é uma empresa que deseja ter mais clientes ou um indivíduo em busca de lançar um novo produto no mercado, saber como divulgar os seus produtos é extremamente importante para atingir seu objetivo.
Com isso, provavelmente você pode estar preocupado com a possibilidade dessa tarefas ser muito difícil, principalmente se você não tem experiência em construir site.
Se isso está acontecendo com você, não se preocupe. Hoje, neste artigo, daremos algumas dicas importantes e que poderão te ajudar a produzir um portfólio virtual para sua indústria.
Continue a leitura e confira!
Criar um portfólio virtual pode ser desafiador, mas não precisa ser um “bicho de sete cabeças”.
Basta saber algumas dicas importantes que você poderá dar os primeiros passos para a criação de um portfólio de qualidade.
Aqui está uma lista com algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a realizar o planejamento do seu portfólio.
Para criar um portfólio virtual você precisará escolher em qual plataforma ele será desenvolvido.
É importante deixar claro que as dicas que separamos é para quem deseja fazer tudo sozinho, mesmo que não tenha nenhuma experiência anterior em construção de site ou portfólio.
Esse fato restringe um pouco as opções, mas não significa necessariamente que o resultado final da página será prejudicada.
Para a criação de um portfólio, existem duas ferramentas que costumam ser utilizadas: WordPress e Wix.
O WordPress é uma plataforma gratuita e de código aberto que é muito versátil, fácil de usar e flexível. Inclusive, essa é uma opção muito utilizada para a criação de sites profissionais.
O Wix também é uma ferramenta de criação de sites online e também é muito fácil de ser utilizada. Basta acessar o site, fazer a sua inscrição e começar a criar o seu portfólio.
Depois que escolher a plataforma que utilizará para a criação do portfólio, está na hora de “colocar a mão na massa” e começar a construí-lo.
Um bom portfólio tem uma estrutura simples. Ele tem basicamente quatro elementos principais:
A parte de introdução pode ser um grande desafio para muitas pessoas, mas ela é fundamental para que as pessoas saibam quem você é e saibam do que você é capaz.
Por esse motivo, faça uma boa introdução (apresentação breve). Aqui estão algumas informações importantes e que você deve considerar incluir:
Depois da introdução — que deve ser atraente o suficiente para a pessoa que a está lendo, vem a seção mais importante do seu portfólio: os produtos em si.
Aqui é onde você deve mostrar os produtos da sua indústria ou distribuidora. Se eles não conseguirem obter a atenção dos potenciais clientes, nenhum outro texto será capaz de fazer com que eles queiram adquirir seus produtos.
Tenha muita atenção aos detalhes e pense que essa parte do portfólio funciona como uma vitrine para apresentar o seu trabalho.
Além disso, caso tenha, você também pode incluir depoimentos de clientes com os quais você já possui relacionamento e que têm algo positivo a dizer sobre seu produto.
Por último, mas não menos importante, ofereça às pessoas informações para que elas entrem em contato com sua empresa. Demonstre aqui todos os canais pelos quais eles poderão fazer contato com sua organização.
Felizmente, graças aos avanços nas ferramentas de criação de site, como o WordPress e o Wix, hoje em dia é muito fácil incluir não somente informações para contato, mas também oferecer outras formas para que elas enviem solicitações.
Por exemplo, no caso do WordPress você pode instalar um plugin chamado Contact Form 7. Já com o Wix, você pode adicionar um formulário de contato diretamente pela ferramenta.
Caso não queira incluir um formulário para contato, certifique-se de incluir todas as formas possíveis para que as pessoas entrem em contato com você, como: telefone fixo, celular, e-mail, WhatsApp, etc.
Um portfólio virtual é uma excelente ferramenta para aquisição de novos clientes e consequentemente para expansão dos seus produtos.
Uma vez que esteja pronto e online, seu portfólio fica disponível durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Logo, as pessoas poderão acessá-lo sempre que precisarem.
Lembre-se de que um portfólio não serve apenas para conseguir mais clientes ou um novo emprego, mas também para alcançar pessoas que, por exemplo, atuam no mesmo nicho que você.
Com isso, você pode obter parcerias, o que pode ajudar um ao outro a crescer por indicação de trabalho.
Além disso, um portfólio online permite fazer novos contatos e expandir sua rede de maneiras que você não conseguiria de outra forma.
<div role="main" id="fundo-do-artigo-fale-com-um-especialista-103df2c0a0b2c6087827"></div>
<script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script>
<script type="text/javascript"> new RDStationForms('fundo-do-artigo-fale-com-um-especialista-103df2c0a0b2c6087827', 'UA-43092956-1').createForm();</script>
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!