gestores discutindo estrategias para aumentas as vendas em tempos de crise

Como alavancar suas vendas até em tempos de crise?

É muito comum que a área comercial de um negócio seja observada por todos da empresa. Afinal, ter um bom produto ou serviço não é garantia de venda, principalmente em tempos de crise, e cabe a esta equipe efetivamente vender e fazer girar os recursos da empresa. Por isso o uso de ferramentas e estratégias que auxiliem a aumentar as vendas é fundamental.

São as vendas regulares que mantém um fluxo de caixa saudável! Gerar vendas na crise é um desafio ainda maior para nossas equipes comerciais, mas queremos hoje compartilhar algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Estratégias para aumentar as vendas

Conforme os dias do mês passam, caso não ocorra o faturamento desejado, acontece uma grande tensão e pressão em nível hierárquico para atingir as metas.

Se identificou não é?! Essa situação acontece ou já aconteceu com todo mundo. E este cenário é ainda mais comum e intenso quando vivenciamos tempos de crise econômica.

Ter confiança, otimismo e planejamento são algumas das estratégias para se distanciar deste contexto. Essas práticas, aliadas ao uso de ferramentas específicas, podem ajudar empresas a manter ou ampliar suas vendas em tempos difíceis.

Você também pode apostar em outras estratégias, como vamos falar a seguir.

Utilize um bom atendimento como diferencial

Iniciaremos do básico, o atendimento. Os clientes estão passando por algumas mudanças na maneira com que compram os produtos, isso é fato. Eles estão mais exigentes e conscientes dos seus direitos e acabam buscando empresas preparadas e que se preocupam com as suas necessidades.

Esta mudança de comportamento foi alvo de uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, onde mais de 60% dos entrevistados utilizam a qualidade de atendimento como fator decisivo da compra, antes mesmo do preço.

Para isso é fundamental investir em treinamento e qualificação da sua equipe. Valores como empatia e cortesia nunca foram tão importantes. 

As promoções podem ser um grande estímulo

Promoções sempre foram uma estratégia muito utilizada, principalmente no varejo. Em determinadas épocas do ano, como a Black Friday as empresas aproveitam para impulsionar suas vendas.

Além das datas comemorativas, você pode utilizar o bom e velho cartão fidelidade, descontos especiais para seus fãs nas redes sociais ou então as promoções progressivas (quanto mais o cliente comprar, maior o desconto).

O importante aqui é conhecer seu público e sempre incentivá-los a comprar mais!

Marketing é essencial

Pode parecer estranho falarmos em investimentos em marketing para alavancar suas vendas, certo? Mas por meio do marketing digital, você consegue divulgar seus produtos e promoções a um custo bem menor, por meio de links patrocinados e redes sociais.

Este investimento é essencial para promover um crescimento do seu negócio. Mas antes de realizar qualquer investimento, você precisa planejar suas ações e monitorar constantemente seus resultados.

Dicas para fechar mais vendas em tempos de crise

Que estamos passando por tempos difíceis é fato. Não precisamos de noticiários ou pesquisas elaboradas para comprovar que a economia Brasileira não está crescendo, assim podemos verificar isso no dia a dia das nossas empresas, não é mesmo?!

É lógico que esse cenário torna o processo de vendas muito mais difícil. Porém, a crise não elimina totalmente a necessidade das pessoas e empresas, ela exige adequações tanto para o comprador, quanto para o vendedor.

Então para alavancar suas vendas na crise você precisa:

  • Entender o que realmente está acontecendo com seus leads/clientes – será que eles precisam diminuir ou manter os custos? Procure entender sua situação e coloque-se no lugar dele.
  • Adequar Produto ou serviço – compreender como oportunidade de melhoria e reveja o que pode ser aperfeiçoado e entregar como diferencial ao seu cliente.
  • Apresentar e Relacionar-se – você ouviu seu cliente e se adequou às necessidades dele, agora você precisa comunicar a ele as boas novas.

É possível realizar essas ações de maneira progressiva ou por uma força tarefa, mas  é fundamental organizar e registrar todas as informações. Para isso, busque uma ferramenta adequada à estrutura de sua empresa. 

Aqui, você pode utilizar a tecnologia como sua aliada. Você pode utilizar desde uma planilha de vendas até um software CRM, dependendo da sua demanda e do tamanho da sua empresa. Independente da ferramenta escolhida, é necessário mantê-la atualizada, pois é dela que serão extraídos os resultados de cada etapa para análise e decisões.

Por que investir em um CRM para aumentar as vendas?

Investimento é a melhor expressão quando descrevemos a aquisição de uma ferramenta de vendas e relacionamento. Você está investindo para vender mais, ou, focando nas ações que trazem mais resultados?

Para isso, você pode ter o auxílio de ferramentas que podem ser bastante úteis na aproximação com o cliente até a fidelização. O CRM (Customer Relashionship Management) é um software que realiza a gestão de relacionamento com o cliente, dando diretrizes sobre como está sua relação com seus leads.

Ao procurar um CRM, analise seu processo de vendas, talvez sejam necessários ajustes, já que todas as fases precisam ser contempladas na ferramenta para um registro completo. Porém, mesmo com a necessidade de ajustes, o uso de um CRM traz muitos benefícios e otimizações, como:

  • Centralização de informações comerciais;
  • Resumo dos projetos;
  • Contatos de influenciadores e decisores do cliente/lead;
  • Agendas futuras/próximos passos;
  • Controle de visitas e atividades;
  • Resumo e evolução das propostas;
  • Acompanhamento do funil de vendas;
  • Análise do perfil dos clientes;
  • Gestão de equipe de vendas;
  • Relatórios Gerenciais

Ainda tem dúvidas que um CRM pode manter ou impulsionar as vendas na crise?

Então confira nossas dicas para aumentar o número de oportunidades de negócio, usando um CRM como ferramenta:

Como aumentar as oportunidades de vendas com o uso do CRM?

A essência desta ferramenta é o relacionamento que resulta em vendas. Boas práticas podem impulsionar e promover estes ganhos:

  • Registre todos os contatos realizados – Todas as informações traçadas durante a negociação, conversas, ligações e e-mails podem ser levados em consideração na hora de retomar projetos, transmitir atenção e confiança. E tendo tudo registrado, você também pode extrair informações para conferir quanto (de tempo e ações) estão sendo investidos para aquisição de um cliente (CAC);
  • Sempre insira novos compromisso – Mesmo que seu objetivo foi atingido de momento, planeje o próximo passo. Além de conquistar clientes precisamos mantê-lo em nossa base. Este relacionamento trará oportunidades futuras de upsell no mesmo cliente;
  • Atualize os contatos – Otimize o tempo para ligações e e-mails. Sua equipe vai ter um banco de dados com todas as informações dos leads e clientes.
  • Reúna as informações comerciais dos clientes – E de acordo com cada grupo ou perfil realize ações direcionadas e assertivas.
  • Imprima Relatórios: Visitas realizadas, percentual de leads convertidos em oportunidades, quantidade de negócios perdidos, vendas realizadas entre outros relatórios.

Você pode começar a aplicar algumas das dicas ainda hoje. Compartilhe com a equipe a importância do uso de uma ferramenta CRM e discutam novas ideias para entender, adequar e apresentar seu produto ou serviço.

Determine metas e opte por uma ferramenta que venha contribuir para alcançá-las. Um bom CRM pode se tornar o melhor parceiro para impulsionar suas vendas, inclusive em tempos de crise!

face-com-especialista