dois-homens-andando-estoque-expedição

Benefícios do controle de expedição para distribuidoras

Imagem de Sanon Matias

Você sabe qual a importância de um sistema de controle de expedição para distribuidoras? Esse setor é fundamental para garantir qualidade da entrega dos produtos para os clientes, impactando diretamente na satisfação que eles têm com o serviço. 

Gestores de distribuidoras enfrentam desafios diários em busca da redução de custos e da máxima qualidade na operação. Nesse cenário, um controle de expedição eficiente contribui muito para conter gastos e melhorar a produtividade do setor. 

No post de hoje saiba mais sobre a importância de realizar o controle de expedição para distribuidoras, quais os principais erros nesse sentido e como um sistema especializado pode ajudar. Confira!

O que é controle de expedição 

A expedição corresponde ao setor das distribuidoras que abrange as áreas de separação, conferência e embarque dos pedidos, sendo responsável pela entrega dos produtos ao cliente. O controle de expedição, portanto, tem o objetivo de fiscalizar e garantir a eficiência de todo o processo de transporte da mercadoria até o consumidor. 

Algumas atribuições desse setor são a escolha da rota e o transporte para realizar a entrega ao cliente, assim como o tipo de embalagem mais adequado para a mercadoria em questão.

Logo, a expedição exige bastante atenção por parte das distribuidoras para não haver erros que possam comprometer a experiência do cliente, como atraso nos prazos ou danos aos produtos transportados. 

Mas qual a real importância do controle de expedição para distribuidoras? É o que vamos ver a seguir, continue lendo!

mulher-falando-celular-anotando-com-caneta

Por que o controle de expedição é importante para distribuidoras?

Quando falamos sobre a importância do controle de expedição para distribuidoras é inevitável pensar no fato de que ele é o principal  responsável para que o produto chegue ao cliente no prazo e nas condições esperadas. 

Assim, mesmo que o processo de vendas e atendimento tenham sido excelentes, por exemplo, mas o consumidor recebeu o pedido com algum erro ou dano, a impressão final que ele tem da empresa acaba sendo bastante negativa. Portanto, garantir uma eficiência do setor de expedição significativa, é fundamental para que a satisfação do cliente seja mantida, bem como a imagem da sua empresa perante o mercado.  

Até aqui, você já deve ter percebido que o controle de expedição traz muitos benefícios para as distribuidoras. Vamos ver mais de perto quais são eles? Confira agora!

Benefícios do controle de expedição para distribuidoras

Melhorar o controle de expedição pode trazer diversos benefícios para as distribuidoras, como aumento da competitividade e menor tempo de entrega das mercadorias para os clientes e manutenção da qualidade dos produtos transportados. Veja outros benefícios!

Diminuição de custos

Com o controle de expedição para distribuidoras é possível reduzir custos com o transporte, as operações e os produtos. Isso porque se a logística de entrega não é bem planejada, a empresa acaba gastando mais. 

Além disso, quando a qualidade do produto se mantém durante o transporte, a empresa não gasta repondo os produtos que chegaram com defeito no endereço do consumidor. 

Redução de desperdício 

Como dissemos, o controle de expedição ajuda a manter o produto transportado em perfeitas condições até a entrega para o cliente. Nesse sentido, a sua distribuidora reduz o desperdício que poderia ocorrer quando a qualidade do item fica comprometida durante o processo de entrega. 

Aumento da satisfação dos clientes

Receber o produto no prazo acordado e nas condições adequadas é muito importante para que o cliente se sinta satisfeito com o serviço prestado pela distribuidora. Afinal, nada mais frustrante do que receber o item comprado com alguma estrutura comprometida ou esperar para ter o produto em mãos em uma data e a empresa atrasar a entrega.  

Mesmo que o controle de expedição traga diversos benefícios, as distribuidoras também cometem alguns erros em relação a esse processo. Confira quais são os mais comuns!

sistema de controle de expedição

Erros das distribuidoras no controle de expedição

Você sabe como evitar os principais erros que as distribuidoras cometem no controle de expedição? Veja alguns exemplos do que deve ser evitado e como fazer isso! 

Não fazer listas

Não fazer listas (picking lists) daquilo que deve ser entregue, de sua localização e dos prazos de transporte compromete toda a sequência da expedição nas distribuidoras. Isso porque essas listas funcionam como um guia para a equipe encontrar facilmente os produtos a serem transportados e ter todos os dados importantes da entrega à mão. 

Embalagens erradas

Escolher a embalagem errada para o produto que deverá ser entregue ao cliente é um erro grave. Afinal, é a embalagem adequada que garante a qualidade do item e mantém todas as propriedades dele, independentemente do tempo de transporte. 

Portanto, errar nessa escolha pode comprometer completamente o produto e fazer com que a sua distribuidora sofra com o desperdício de mercadoria. 

Escolha de veículos e rotas

Errar na escolha dos veículos ou das rotas, além de aumentar as chances de atraso na entrega, também pode comprometer a qualidade dos produtos. Isso porque, quando falamos em itens perecíveis, por exemplo, o tempo de transporte é fundamental para que os produtos não estraguem. 

Layout do setor

O layout do setor é fundamental para a organização dos processos de entrega e impacta diretamente na produtividade da equipe e nos custos de operação. Por isso, cometer erros nesse sentido compromete a expedição como um todo. A ideia, portanto, é otimizar o fluxo de saída dos itens, garantindo uma logística mais inteligente para o transporte dos produtos. 

Como a WebMais pode ajudar as distribuidoras

Com um ERP especializado, como é o caso do WebMais, o controle de expedição para distribuidoras se torna muito mais ágil e eficaz. Isso porque esse sistema conta com ferramentas para auxiliar na gestão desse processo, como: 

  • Emissão de pedidos e picking list
  • Controle de estoque (que indica prazos de validade)
  • Emissão de etiquetas personalizadas
  • Gerenciamento da formação de cargas
  • Emissão de documentos (como a Nota Fiscal Eletrônica, NFe)
  • Otimização de rotas e romaneio de cargas.

Além disso, um sistema ERP integra as informações do controle de expedição a todos os outros departamentos da distribuidora. Com isso, os gestores podem emitir relatórios automáticos e precisos com todas as informações necessárias para tomadas de decisão mais rápidas e eficazes.  

Então, que tal conhecer todos os benefícios que o sistema da WebMais pode trazer para a sua distribuidora? Fale com um consultor para entender como melhorar o seu controle de expedição!

Deixe um comentário