gestor avaliando as vantagens de contratar um erp na industria

ERP na indústria: 4 benefícios para o seu uso

Imagine poder reunir todas as informações da sua empresa em um único sistema, isso seria ótimo, não é? Fluxo de caixa, contas a pagar e receber, controle de estoque, matérias-primas entre outros, tudo num só local! E se eu te falar que você pode ter tudo isso utilizando um ERP, um software capaz de integrar todos os setores da sua indústria? Assim, você pode agilizar seu trabalho, sem precisar buscar informações em softwares diferentes ou diversos relatórios. 

Isso quer dizer que aquela imensidão de planilhas presentes em cada setor da empresa não existirá mais, deixando a rotina de todos muito mais simples. 

Antes de falarmos das vantagens que um ERP proporcionará para a sua gestão, é necessário que você entenda o que é o sistema ERP e qual seu objetivo.

O que é um sistema ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução completa para todas as empresas, independente da área de atuação, e é fundamental para tornar a gestão mais ágil, já que ele tem o papel de unificar as informações de todos os departamentos, gerenciando todos os dados do seu negócio.

Portanto, um ERP centraliza todos os dados da sua empresa em um único banco de dados, assim, todas as informações ficam integradas entre os setores, não sendo necessário o uso de planilhas.

Quais vantagens de um ERP na indústria?

O objetivo de um sistema ERP é organizar as informações da sua indústria de forma centralizada e gerir o seu fluxo por toda a operação. Isso permite um acesso rápido e confiável às informações, possibilitando uma tomada de decisões gerenciais baseadas em dados reais.

Com base nisso, trouxemos 4 grandes benefícios para a sua indústria implantar um sistema ERP, são eles:

Organiza e padroniza os processos

A maneira como os processos internos da sua empresa estão organizados impactam diretamente na sua produtividade e na competitividade do seu negócio. As rotinas, tanto administrativas como todo o processo produtivo, devem estar bem estruturadas, para poder atender a demanda do mercado com agilidade.

Para isso, a gestão dos processos deve ser feita com bastante atenção. Utilizando um software de gestão, você consegue padronizar todas as rotinas e melhorar a capacidade de gerir seus processos, refletindo na qualidade dos produtos.

Integra os setores

Para que sua rotina fique mais fácil e sua empresa tenha uma performance elevada, é fundamental que os setores estejam integrados num único software. Assim, os departamentos alimentam o sistema com suas informações e distribuem os dados necessários para outros setores em tempo real, mantendo a empresa em pleno funcionamento, sem entraves ou mal-entendidos.

Podemos dizer que a adoção de um sistema ERP para indústria agiliza o acesso aos dados da empresa, a tomada de decisão, bem como torna as informações mais seguros e confiáveis. Com todas as áreas da empresa integradas, os colaboradores são capazes de atuar lado a lado para solucionar problemas ou encontrar formas inovadoras de atender a demandas de clientes e parceiros comerciais.

5-erros-comuns-industrias

Reduz custos

Muitos investimentos realizados nas empresas têm o foco de redução de custos a médio e longo prazo. Esse é o caso da implantação de um ERP, que elimina o retrabalho, melhora a gestão do tempo e agiliza processos, tornando a sua equipe mais produtiva.

Com a análise de dados financeiros, o ERP auxilia na identificação de possíveis pontos de melhoria e na criação de estratégias para reduzir as despesas operacionais. Assim, permite que a indústria se torne mais competitiva no mercado.

Monitora o desempenho dos setores

O ERP para indústrias também possui módulos de acompanhamento de indicadores de desempenho, assim os gestores sabem como está a performance da empresa ao longo do tempo.

Indicadores de produtividade, vendas, marketing, financeiros e de gestão de pessoas são os mais usados para acompanhar a evolução do negócio e tomar ações assertivas na hora de promover mudanças que tragam melhorias reais.

De posse de todas estas informações, fica claro como um ERP pode ajudar na gestão da sua indústria, certo? Agora, como escolher o ERP ideal para sua indústria?

Escolhendo o ERP certo para sua indústria

O primeiro passo é buscar por empresas que desenvolvam o ERP especializado no seu segmento. Como existem muitas opções no mercado e algumas delas podem não atender todas as suas necessidades.

Outro ponto importante é a escolha de um sistema que utilize a tecnologia cloud, pois ela garante uma maior flexibilidade na utilização. Não dependendo de um servidor local para sua instalação, diminuindo assim os custos com infraestrutura e aumentando a segurança das suas informações.

Fique atento em como irá acontecer o processo de implantação e treinamento. É fundamental que o treinamento seja individualizado e a configuração do sistema realizada de acordo com as necessidades do seu negócio.

Como falamos neste artigo, existem muitas vantagens de você utilizar um sistema ERP na sua empresa. Você que está em busca de um ERP para melhorar a gestão da sua indústria, entre em contato com um de nossos consultores. O sistema de gestão da WebMais foi desenvolvido pensando nas necessidades das indústrias e conta com funcionalidades específicas para te auxiliar na gestão.

face-com-especialista

Deixe um comentário

3 × 2 =