como escolher um erp para mei?

Por que Investir Em Um ERP Para MEI É Importante

Imagem de Sanon Matias

Você já ouviu falar em ERP para MEI? Ele é um sistema de gestão de negócios voltado para micro e pequenas empresas que ajuda a integrar áreas, armazenar e organizar informações e automatizar algumas atividades.

Na rotina de trabalho, isso pode trazer muitas vantagens para o negócio. As principais incluem mais agilidade, produtividade e disponibilização de informações para uma tomada de decisão orientada por dados.

Então, nesse artigo, você vai ver por que investir em um ERP para MEI, quais benefícios esse tipo de software traz e quais as funcionalidades mais comuns. Boa leitura!

Sua MEI precisa de um ERP com urgência? Então agende uma demonstração gratuita e conheça o ERP da WebMais e saiba como ele vai ajudar o seu negócio a prosperar com mais facilidade. 

O Que é Sistema ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning. Ele é um sistema que centraliza todos os processos de gestão de uma empresa por meio do armazenamento e organização de informações sobre o negócio.

Além disso, ele também integra diferentes áreas da empresa, aproximando setores e otimizando a comunicação e gestão. 

O seu principal objetivo é facilitar o trabalho diário e garantir que todas as pessoas envolvidas na operação tenham acesso às informações que precisam. Assim, todos podem desempenhar bem as suas atividades na rotina de trabalho.

Isso porque ele oferece uma visão abrangente sobre todas as operações realizadas, além de entregar relatórios completos e personalizados. Eles servem como base para planejamentos estratégicos, tomadas de decisão e previsões de vendas e faturamento.

O sistema ERP para MEI permite que o gestor da empresa centralize e automatize diversas atividades do seu dia a dia. Assim você agiliza a emissão de notas, boletos, gerenciamento do fluxo de caixa, controle de estoque, contas a pagar e a receber, entre outras.

o erp perfeito para sua mei

Por Que Investir Em Um Sistema De ERP Para MEI?

O MEI é um dos tipos de empresas que mais cresce no Brasil. E isso não é nenhuma surpresa, já que o MEI oferece diversos benefícios para os empreendedores, como menos burocracia e carga tributária reduzida.

Ainda assim, as micro e pequenas empresas precisam lidar com os mesmos desafios enfrentados por negócios maiores.

Isso exige uma gestão assertiva e bem executada. Mas muita gente acaba deixando esse controle de lado por achar que o trabalho é simples quando a empresa é pequena.

O sistema ERP para MEI possibilita um controle rigoroso sobre os processos internos da empresa. Assim o seu dia a dia mais dinâmico, os seus processos mais confiáveis e a tomada de decisão mais acertada.

Quais As Vantagens De Um ERP Para MEI?

Um ERP para MEI traz muitas vantagens para micro e pequenas empresas. Conheça as principais!

Segurança De Dados

Nesse tipo de sistema, todos os dados sobre o negócio são organizados e armazenados na nuvem. Dessa forma, eles podem ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar, desde que haja acesso à internet.

Isso permite que o trabalho seja mais flexível e facilita o acesso a informações a qualquer momento.

Essa forma de armazenamento também traz mais segurança para os dados do negócio, pois ficam sob responsabilidade da empresa que oferece o serviço. Ou seja, a segurança é feita por especialistas e não exige investimentos extras.

quais vantagens um erp para mei traz?

Quando os dados são armazenados em nuvem pelo sistema, a empresa também não corre o risco de perder informações importantes. É que, em casos de acidentes ou quebra dos seus equipamentos tecnológicos, você pode perder os dados. 

Controle De Inventário

O sistema ERP para MEI permite o gerenciamento eficiente do estoque. Ele registra todas as entradas e saídas e integra a gestão do ativo às compras e vendas da empresa. 

Isso permite que o empreendedor tenha sempre informações atualizadas sobre os itens do seu inventário e acesse todo o histórico de movimentações de produtos.

Com esse conhecimento, é possível planejar compras de forma mais eficiente. Além disso, você economiza recursos, consegue boas condições com os fornecedores e evita que os produtos fiquem parados no estoque.

As informações sobre o histórico também servem como base para o planejamento de vendas. Isso porque ajudam a entender quais produtos têm melhor saída, quais estão sujeitos a sazonalidades e quais precisam de mais esforços para serem vendidos.

Outro ponto muito importante sobre a gestão de estoque facilitada pelo ERP para MEI é que os riscos de erros e fraudes são reduzidos. É que o sistema permite um controle rigoroso sobre as movimentações no inventário.

Controle Financeiro

A gestão financeira é essencial em qualquer negócio, independentemente do seu tamanho. E para a MEI não seria diferente! Por isso, uma das grandes vantagens de contar com um ERP é o acesso ao módulo de gestão financeira.

Essa funcionalidade permite o acompanhamento de todas as movimentações financeiras do negócio. O sistema registra tanto entradas como saídas e oferece relatórios completos para a conciliação bancária e para uma análise de desempenho.

Com isso, o gestor consegue fazer previsões mais acertadas de faturamento, entender os reais custos do negócio e tomar decisões financeiras de forma mais inteligente.

otimize o financeiro da sua mei

Fatura

O sistema ERP para MEI também permite a emissão de faturas, boletos e notas fiscais. 

Dessa forma, todas as atividades ficam centralizadas em uma única plataforma. Com isso, o empreendedor ganha mais agilidade no seu dia a dia de trabalho, além de evitar erros nesses processos.

Quais As Funcionalidades De Um ERP Para MEI?

Um ERP para MEI pode ter diferentes funcionalidades e algumas empresas podem inclusive permitir a sua personalização, de acordo com as necessidades do negócio. No entanto, de modo geral, os sistemas voltados para micro e pequenas empresas oferecem:

Quais São Os Melhores ERPs Para MEI?

Se a sua empresa está dando os primeiros passos no mundo dos negócios, você pode começar com um ERP para MEI que seja mais simples. Hoje, é possível ter acesso gratuito a esse tipo de sistema. 

o melhor erp para mei

Conclusão

Mas, se a sua empresa, ainda que pequena, tem uma operação mais robusta, o mais indicado é contar com um sistema mais completo. Esses casos envolvem muitos processos e grandes volumes de vendas.

Então, o ideal é que esse software traga todas as funcionalidades que a sua empresa precisa e consiga armazenar uma grande quantidade de dados.

É o caso do ERP para MEI Webmais, indicado para pequenas indústrias e distribuidoras. 

Além de todas as funcionalidades sobre as quais já falamos aqui, o nosso sistema traz módulos voltados para gestão de compras, vendas, requisição de materiais, organização de processos e muito mais!

Agende uma demonstração gratuita e conheça a ferramenta que vai otimizar toda a gestão da sua MEI.

Deixe um comentário