Entenda A Importância Do Estoque Médio E Como Calcular

Entenda A Importância Do Estoque Médio E Como Calcular

O estoque médio é um dos diversos indicadores e níveis de estoque que um empreendedor precisa acompanhar para obter uma boa operação em seu negócio.

Mas, não importa o tamanho ou segmento, o cálculo mostra qual a quantia média de estocagem. Assim, se evita possíveis contratempos relacionados às demandas, principalmente em períodos sazonais.

A tecnologia pode estar ao seu lado nesse processo, como o ERP da WebMais, que oferece dados exatos para calcular com assertividade. Então faça uma demonstração gratuita para comprovar a sua utilidade!

Agora, ensinaremos como encontrar o seu estoque médio da maneira correta. Confira a fórmula e as dicas para usar na prática.

Banner Gestão Webmais
Banner Gestão Webmais

O Que É Estoque Médio?

Basicamente, o estoque médio é o número que representa o nível médio do estoque em determinado período ou categoria de produtos. Assim, é viável descobrir a média de armazenagem semanal, mensal, semestral e anual.

Quais As Vantagens Do Estoque Médio?

O cálculo do estoque médio traz vantagens para as diferentes áreas de uma empresa. Por isso, confira os principais fatores benéficos que destacamos a seguir!

Melhor Gestão De Estoque

A empresa pode monitorar o nível de estoque em um determinado período e, assim, fazer uma melhor gestão de seus estoques. Então, como resultado, impede a falta de produtos ou o excesso deles, o que pode levar a perda financeira.

Planejamento De Vendas

É possível planejar melhor as vendas. Mas, para isso, é preciso ajustar a quantidade de produtos que precisa adquirir ou produzir para atender à demanda dos clientes em diversos momentos do ano.

Melhoria Da Rentabilidade

Quando é possível gerenciar seu estoque de forma eficiente, o negócio consegue aumentar sua rentabilidade ao identificar quais produtos têm maior rotatividade. Isso porque, dessa forma, é possível se concentrar neles.

Redução De Custos

Ao saber qual é a média de tempo que seus produtos permanecem no estoque, você consegue reduzir custos com armazenamento, movimentação e manuseio.

Tomada De Decisões Estratégicas

O valor do cálculo do estoque médio oferece informações valiosas para a tomada de decisões sobre compras, produção e vendas. Assim as ações são mais inteligentes e baseadas em dados realistas.

Por Que O Estoque Médio Deve Ser Calculado?

O estoque médio é ideal para descobrir se o tempo de armazenamento dos produtos condiz com a capacidade de estocagem da organização.

Além disso, também pode identificar se o custo para mantê-los está dentro do estabelecido para não ser mais um gasto grande comprometendo o fluxo de caixa.

A análise também faz a acuracidade do estoque e identifica desperdícios que impactam os lucros. Por fim, permite saber sobre novas formas de armazenamento, aquisição de bens ou implementação de outras estratégias.

Tudo isso graças a uma base de dados confiáveis que apontam qual a melhor prática conforme a necessidade encontrada.

Qual A Diferença Do Estoque Máximo, Médio E Mínimo?

Os termos “estoque máximo”, “estoque médio” e “estoque mínimo” são importantes na gestão de estoque. Mas, cada um deles representa uma quantidade diferente de produtos em estoque, com um propósito específico.

O estoque médio avalia a eficiência da gestão e identifica quais mercadorias têm alto giro. Então, enquanto isso, o estoque mínimo, ou de segurança, determina a quantidade mínima de itens acabados para estocar.

Isso porque a sua intenção é atender aos clientes na hora, sem ficar sem estoque.

O estoque máximo é a quantidade limite para estocagem. Sendo assim, é usado para ter um número suficiente para atender às demandas sem exceder a capacidade de armazenamento. Essa capacidade pode estar ligada a limitação do espaço físico, da produção, etc.

Diferença entre estoque máximo, médio e mínimo

O Que É E Como Calcular O Estoque Mínimo?

Muitas empresas têm produtos com demanda sazonal, ou com um tempo de entrega longo. Assim, nesses casos, se costuma utilizar o estoque mínimo para garantir que não fiquem sem insumos.

Dessa forma, para calculá-lo, use a fórmula:

Estoque mínimo = demanda diária x tempo de reposição.

Vamos exemplificar!

Se a demanda diária de um produto for de 10 unidades e o tempo de reposição for de 5 dias, o estoque mínimo seria de 50 unidades.

O Que É E Como Calcular O Estoque Médio?

O estoque médio determina quantas mercadorias são necessárias para evitar a falta e o excesso. Então, nesse caso, aplique a operação:

Estoque médio = (estoque inicial + estoque final) / 2.

Por exemplo, se o estoque inicial de um produto for de 100 unidades e o estoque final for de 200 unidades, o estoque médio seria de 150 unidades.

Observe na prática:

Fórmula para cálculo de estoque médio

O Que É E Como Calcular O Estoque Máximo?

Esse conceito é comumente usado por negócios com um espaço de armazenamento limitado ou que precisam gerenciar o fluxo de caixa. Então, para isso, se usa a fórmula:

Estoque máximo = estoque mínimo + quantidade de pedido

Assim, se o estoque mínimo de um produto for de 50 unidades e a quantidade de pedido for de 100 unidades, o estoque máximo seria de 150 unidades.

Quais Os Cuidados Ao Calcular O Estoque Médio?

Ao calcular o estoque médio, é importante tomar alguns cuidados para garantir que os resultados sejam precisos e confiáveis.

O primeiro deles é escolher um período apropriado, capaz de refletir o tempo que leva para o estoque ser comprado, armazenado e vendido.

Se a demanda pelos produtos varia ao longo do ano, é importante considerar essas variações ao fazer o cálculo. Da mesma forma, se há flutuações é preciso considerá-las devido ao estoque inicial e final.

Então, para obter informações precisas, use um sistema de gestão de estoque para embasar seus cálculos com dados corretos e atualizados. Assim, você também conseguirá analisar os resultados com cuidado e monitorá-los com frequência.

Como Aumentar O Faturamento Com O Estoque Médio?

O estoque médio pode ser usado como uma ferramenta para aumentar o faturamento de uma empresa por meio de algumas estratégias.

Evite Estoque Excessivo

Manter um estoque excessivo leva a custos de armazenamento elevados e a mercadorias obsoletas ou fora de moda. Então, com o estoque médio adequado, é possível evitar esses problemas e ter a quantia necessária para atender à demanda do cliente.

Aumente A Eficiência Do Gerenciamento De Estoque

Ao usar como gestão de estoque, é possível identificar quais produtos são vendidos mais rápido e quais ficam mais tempo parados.

Com essas informações, é viável tomar medidas para aumentar a eficiência do gerenciamento no armazém e garantir a venda no momento certo.

Reduza O Tempo De Resposta

Com base nos resultados do estoque médio, planeje as compras e melhore a previsão da demanda do cliente. Isso reduzirá o tempo de resposta da empresa.

Ofereça Promoções

Ao identificar os produtos inativos, ofereça promoções especiais para incentivá-los a vender mais rapidamente. É uma forma de aumentar o faturamento da empresa e reduzir o estoque em excesso.

Melhore O Atendimento Ao Cliente

Ao manter um estoque médio adequado, você assegura que os clientes tenham acesso aos produtos que precisam, o que melhora a satisfação e aumenta a fidelidade. Por consequência, ganha-se mais em termos financeiros.

Banner gestão de ponta para seu estoque ERP WebMais

Conclusão

Use o cálculo do estoque médio para basear suas decisões e conhecer a performance da sua empresa. Afinal, o resultado permite manter um controle mais preciso do armazém.

Além disso, ccomo você viu, pode usá-lo como uma ferramenta para aumentar o faturamento por meio da aplicação de várias estratégias que você já conheceu.

Para ajudar na sua gestão completa de estoque, conte com o ERP da WebMais. O sistema integra todos os processos e permite gerenciar com mais exatidão e rapidez. Solicite a sua demonstração gratuita agora mesmo!

Imagem de Sanon Matias
Sanon Matias

WebMais

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição. Profundo conhecedor da área comercial, Funil de vendas, CRM, Indicadores, Mídias Pagas, SEO, Inbound Marketing, Adwords, FacebookAds, Rede Sociais, Sucesso de Cliente e Canais de Parcerias.

Amplie sua visão de negócio!

Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!