Gestor estudando estrategias para alavancar as vendas em 2020

As estratégias mais promissoras para alavancar as vendas em 2020

O objetivo da grande parte das empresas brasileiras para 2020 é aumentar as vendas, certo? Devido a alta competitividade no mercado, obter um destaque perante aos seus concorrentes não é fácil, por isso é tão importante desenvolver estratégias para alavancar suas vendas e alcançar suas metas.

Assim, você precisa elaborar táticas de sucesso e tornar as suas vendas um processo de inteligência, com estratégias claras e utilizando sempre a tecnologia disponível para otimizar as suas decisões.

Para que sua tomada de decisão seja assertiva, é imprescindível que as informações sobre o seu negócio estejam disponíveis para você de forma rápida e eficaz, com isso você conseguirá planejar suas estratégias da melhor forma.

Mas talvez você possa estar se perguntando, como vou iniciar meu planejamento para 2020? Calma, nós vamos te ajudar com este artigo, trazendo as melhores estratégias para alavancar suas vendas para este novo ano!

Parte 1: Planejamento

Antes de mais nada, você precisa planejar suas ações de vendas. Mas como? Analisando seus clientes, o mercado que você está inserido e principalmente, as suas realizações dos anos anteriores. Após levantar todos os dados, você irá chegar na parte de orçamentos.

Mas vamos com calma, que tudo será bem explicado por aqui, vamos lá?

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Entenda seu público e mercado

O primeiro passo é entender com clareza os seus clientes, saber o que os motivaram a adquirir seu produto e o que foi decisivo para a compra. Outros dados importantes que você precisa levantar são a região ou cidade que vem a maioria dos seus clientes, profissão, gênero e gostos pessoais.

De posse de todas estas informações, você poderá direcionar melhor suas ações, deixando-as mais assertivas e eficazes. Com isso, você já estará um passo à frente dos seus concorrentes.

Entender seu mercado a fundo é fundamental, você precisa conhecer os seus desafios e as suas dores para então saber como agir e se posicionar.

Defina suas metas

Depois que você já conheceu e entendeu o mercado que está inserido, bem como seu potencial, você precisa definir suas metas para o novo ano e quantificá-las, principalmente quando se trata de crescimento.

Para facilitar o acompanhamento, você pode dividir as suas metas por período, por exemplo, a cada trimestre as vendem precisam aumentar x%, assim, você pode controlar melhor e ir ajustando conforme o ano vai passando. 

Dependendo do comportamento do seu mercado e do modelo de negócio da sua empresa, você pode traçar metas sazonais, ou seja, específicas para determinado período, como a Black Friday ou Natal. Viu porque é tão importante estudar seu público e o mercado que você está inserido?

Como suas metas já estão definidas, podemos partir para a próxima etapa, as ações!

Defina ações

Este momento é a hora de definir as ações a serem realizadas para que você alcance as suas metas, traçadas anteriormente. você pode replicar ações que deram certo ou então criar novas estratégias.

Além disso, faça um levantamento das vendas e verifique se há alguma época do ano em que as vendas sofrem alterações por sazonalidade ou datas especiais, assim você poderá programar ações para evitar grandes oscilações ou criar campanhas para aproveitar o mercado aquecido. 

Depois de reunir todas estas informações você terá ótimos insights de como se posicionar no mercado e de ações para alavancar suas vendas durante todo o ano.

Liste todas as ideias, por mais “fora da caixa” que elas pareçam em um primeiro momento. Com esta listagem em mãos, vamos partir para a próxima parte!

Realize orçamentos

Nesta etapa, antes de mais nada, você precisa levantar todos os gastos que estão envolvidos no seu setor de marketing e vendas, como salários, comissões, materiais de apoio (folders e flyers), marketing, softwares entre outros. Neste orçamento, você precisa relacionar todas os gastos que vão dar suporte as ações que você determinou para atingir as suas metas.

Depois de saber com exatidão quais os gastos do seu departamento, agora sim você poderá ver quais estratégias você conseguirá aplicar. Não se esqueça de aproveitar e verificar se é possível ajustar alguns destes gastos, assim, você talvez consiga colocar em prática aquele plano que você não tinha verba e que gostaria muito de ver em ação.

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Parte 2: Estratégias

Construir estratégias de vendas pode parecer fácil, mas é sempre um desafio. Você precisa encontrar e incentivar pessoas a comprar seu produto ou serviço. Existem muitos métodos e você precisa entender quais são adequados ao seu projeto.

Nesta segunda parte deste artigo, vou sugerir a você algumas atitudes que certamente vão te ajudar a alavancar suas vendas! Vamos a dicas?

Venda para a sua carteira

Vender para quem já é cliente pode parecer uma estratégia inusitada, mas ela traz muitas vantagens ao seu negócio. Podemos elencar a redução do CAC (custo de aquisição de cliente) e do tempo de fechamento de venda como os grandes pontos positivos de vender para a sua própria base.

Outra vantagem de vender para sua carteira é que por já conhecerem seu produto e atendimento o esforço financeiro de vendas é menor, o que se torna um meio de girar o capital mais rapidamente na sua empresa. Com isso, essa receita te dará suporte em ações de prospecção de novos clientes. Uma dica: você pode utilizar ferramentas de baixo custo para impactar seus clientes, como e-mail marketing, sms e redes sociais.

Pense em uma estratégia de canais de parceiros e programa de indicações

Poder contar com vários canais de vendas é essencial, principalmente uma rede de parceiros. 

As vendas por indicação estão subindo cada vez mais, afinal, é mais fácil você comprar algo que um amigo ou conhecido que comprou, gostou e depois indicou, certo? O ciclo de fechamento de venda se torna menor, bem como o CAC.

Se você não tem um programa de indicações ou parcerias, está na hora de desenvolver o seu! Pesquise como às outras empresas fazem e monte um que se adeque ao seu modelo de negócio. 

Construa cases de sucesso

Contar histórias de sucesso dos seus clientes é sempre bom. O case cria uma referência para novos consumidores e os deixa mais confiantes de que seu produto ou serviço é adequado às necessidades deles.

Outra grande vantagem do uso do case é que seu cliente de estudo, com toda certeza, vai querer divulgar a sua história de sucesso, podendo alcançar novos leads para você e alavancar suas vendas!

Escolha e aborde contas estratégicas (ABM ou ABS)

Para quem trabalha com vendas B2B, principalmente quando o ticket é mais alto, são utilizados às melhores técnicas para fechar ótimos negócios, certo?

O método ABM ou Account Based Marketing é um processo de prospecção aplicado em públicos específicos. Basicamente você escolhe às empresas que gostaria de ter como clientes e cria campanhas de marketing próprias para atingi-las. Com isso, você atrai leads mais qualificados ao seu funil, elevando a conversão.

Já o Account Based Sales ou ABS, a abordagem de vendas é realizada com as pessoas chaves no processo, ou seja, com os tomadores de decisões que nas grandes empresas é mais de uma pessoa. eles precisam sentir que o processo de venda é especialmente pra ele,  quanto mais personalizado maior será a sua conversão.

Invista em marketing digital

O marketing digital, quando comparamos com o tradicional, é muito mais assertivo e barato. Com ele você pode mensurar quantas pessoas viram seu anúncio e qual mídia foi a responsável pela venda, por exemplo, Google ADS, redes sociais, blog ou e-mail marketing.

Além disso, você pode melhorar o posicionamento da sua empresa e fortalecer a sua marca. É provável que seus concorrentes já estejam investindo em novas mídias, você vai ficar de fora?

Treine a sua equipe

Ter uma equipe bem treinada e motivada é uma das melhores estratégias para impulsionar suas vendas. Para isso, a gestão tem papel fundamental, reconhecendo bons trabalho e apoio na resolução de conflitos.

Para demonstrar seu compromisso com o time de vendas, você pode proporcionar treinamentos, tanto externos como internos, podendo ser treinamentos de técnicas de vendas ou até mesmo para outras habilidades, as chamadas soft skills.

Invista na imagem da empresa e do produto

Uma imagem sólida da sua empresa e do seu produto ou serviço é muito importante para as vendas, já que isso é levado em consideração no momento em que o cliente realiza a compra. 

Contar com uma baixa taxa de reclamações (e todas atendidas e solucionadas), produto de qualidade e entrega até a data combinada é o passo inicial para que seus clientes e futuros clientes comecem a enxergar credibilidade em seu negócio.

Quer saber mais sobre como alavancar suas vendas em 2020? Chame um dos nossos consultores e veja como o ERP da WebMais pode te ajudar nesta tarefa!

Para mais dicas, assista este vídeo e veja 11 formas de aumentar sua lucratividade e vendas!

Bônus: Desafio

  • Liste 10 clientes que você tenha um bom relacionamento;
  • Durante uma conversa, pergunte se ele está satisfeito com a parceria de vocês e se possível os motivos;
  • Por fim, questione ao seu cliente satisfeito se ele poderia então indicar pelo menos 3 nomes de pessoas que também poderiam se beneficiar das soluções que sua empresa oferece.

Você vai se surpreender com o resultado, tenho certeza!

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