A era digital tem impulsionado transformações profundas em diversos setores da economia, e o cenário logístico não é exceção. Atualmente, uma dessas ferramentas tecnológicas é o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
Essa nova forma de informar o governo sobre os transportes de cargas facilita, e muito, o cotidiano dos empreendedores. Por isso, preparamos este artigo explicando o que é e como emiti-lo de forma rápida e segura. Confira!
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, conhecido como MDF-e, é uma inovação tecnológica que revolucionou a forma como são realizados os registros fiscais.
Isso porque trata-se de um documento estritamente digital, que dispensa a necessidade de uma versão física em papel, usada até 2014.
A validade jurídica é assegurada pela assinatura digital do emitente e pela Autorização de Uso concedida pela administração tributária da unidade federada do contribuinte.
O manifesto eletrônico substitui o antigo Manifesto de Carga, modelo 25, que era baseado em papel e demandava mais tempo e recursos para ser emitido e transportado.
Então, o grande objetivo desse documento é facilitar e agilizar o registro e o controle fiscal das operações de transporte de mercadorias.
Além disso, a natureza eletrônica do MDF-e permite que seja transmitido e armazenado instantaneamente. Assim, é possível garantir a segurança e a integridade das informações contidas no mesmo.
Se o seu negócio realiza operações de transporte de cargas intermunicipais e interestaduais, então está sujeito à obrigatoriedade de emitir o MDF-e.
Dessa forma, as empresas que se enquadram no perfil de emissores do manifesto eletrônico são aquelas que são contribuintes do ICMS.
No entanto, existem exceções que isentam a emissão do documento, como:
A emissão do Manifesto Eletrônico pode ser realizada gratuitamente, pois é um serviço disponibilizado pelo governo. O MDF-e faz parte do projeto SPED e é gerenciado pelo Ministério da Economia e pela Receita Federal.
Sendo assim, para emitir o MDF-e, as empresas devem utilizar um software específico devidamente credenciado e autorizado pela RFB.
Existem emissores gratuitos e pagos. Dessa forma, a escolha de um ou outro dependerá das necessidades e do porte da empresa, além de outros recursos e serviços oferecidos pelo software.
O manifesto eletrônico é um documento obrigatório para empresas que realizam operações de transporte de mercadorias.
O sistema emissor de MDF-e é uma solução tecnológica para emitir e gerenciar os MDF-e de forma automatizada e conforme as exigências legais.
Uma ferramenta desse tipo ajuda com:
Não basta apenas saber sobre a necessidade do sistema emissor de manifesto eletrônico. Por isso, vamos explicar como escolher o melhor para a sua empresa!
Entenda as necessidades específicas da empresa em relação às operações de transporte de mercadorias. Ou seja, quantos MDF-e serão emitidos por mês, quantos usuários precisarão acessar o sistema e quais recursos são indispensáveis para o seu negócio.
Avalie também a possibilidade de integração com outros sistemas de gestão já adotados no dia a dia da empresa, como ERPs ou outros tipos.
Certifique-se de que a empresa fornecedora do software tenha uma equipe de suporte disponível para auxiliar em eventuais dúvidas, problemas técnicos ou atualizações do sistema.
Além disso, outro ponto a ser avaliado é o horário de atendimento do suporte, para garantir que esteja alinhado com as necessidades da sua organização.
Avalie a reputação e a estabilidade da empresa fornecedora do sistema emissor de MDF-e. Então, pesquise há quanto tempo ela está no mercado, se possui uma base sólida de clientes satisfeitos e se está em conformidade com as normas de segurança e proteção de dados.
Busque saber se o fornecedor do sistema oferece treinamento adequado para a equipe que utilizará o software.
O treinamento garantirá que todos saibam como operar o sistema corretamente, evitando erros e maximizando a eficiência no uso da ferramenta. Afinal, não basta apenas disponibilizar a facilidade e não ensinar como usá-la, senão, torna-se um problema.
Analise os planos e modelos de pagamento oferecidos pelo fornecedor do sistema emissor de MDF-e. Pondere se as condições atendem ao orçamento da empresa e se estão alinhadas com o volume de documentos fiscais que serão emitidos.
Além disso, esteja atento a possíveis custos adicionais, como taxas de manutenção ou atualização. Tudo isso impacta no custo-benefício da ferramenta.
A integração do Manifesto Eletrônico com o sistema ERP WebMais é uma abordagem adequada para empresas que desejam automatizar e otimizar seus processos fiscais e logísticos.
O sistema ERP WebMais é uma solução de software que permite a integração de diversas áreas e departamentos da empresa, como finanças, estoque, vendas, compras, recursos humanos, entre outros.
Ele centraliza os dados e informações da empresa, proporcionando maior eficiência na gestão e controle das atividades.
A integração do MDF-e com o nosso ERP permite integrar a emissão do documento diretamente ao processo de faturamento e logística. Assim, sempre que uma nota fiscal é emitida, o MDF-e é gerado, agilizando o procedimento e evitando erros de digitação.
Essa precisão de dados, sem erros ou duplicações, reduz o retrabalho e aumenta a produtividade da equipe.
Assim, também fornece uma visão mais completa de todas as atividades, contribuindo para uma tomada de decisão mais informada e estratégica.
Não podemos deixar de mencionar que a integração MDF-e e ERP WebMais fornece um controle mais eficiente das operações de transporte de mercadorias. É possível acompanhar o status dos MDF-e emitidos e monitorar as entregas.
E claro, tudo isso sem deixar de lado o atendimento às obrigações fiscais relacionadas ao transporte de mercadorias, evitando problemas com a fiscalização.
Entender sobre o manifesto eletrônico e, sobretudo, como emiti-lo com rapidez e segurança é fundamental para sua empresa cumprir com as obrigações fiscais e ainda sair à frente no mercado.Felizmente, você já sabe como fazer isso. Conte com o ERP da WebMais para gerar MDF-e e ter todos os benefícios que essa integração proporciona. Agende uma demonstração gratuita para saber mais!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!