O que são ERPs

Descubra O Que São ERPs E Como Eles Funcionam

Imagem de Sanon Matias

Não importa o tamanho da sua empresa, é indispensável entender o que são ERPs. Além disso, é preciso saber como investir nessa solução é essencial para o seu desenvolvimento devido a melhora na gestão.

Nunca ouviu falar nesse tipo de software e não está familiarizado com as suas funcionalidades? Então você provavelmente não sabe quão benéfico é para todos os negócios, de qualquer segmento.

Você pode experimentar uma boa solução, na prática, com a demonstração gratuita do ERP da WebMais. Agende agora mesmo! Agora, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o que são ERPs e como eles funcionam.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que São ERPs?

Vamos começar entendendo o que são ERPs. A sigla é Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em português.

Mas, seja qual for a tradução, trata-se de um software de gestão empresarial para automatizar processos por meio da armazenagem de dados integrados de todos os setores.

Ou seja, as informações sobre qualquer atividade do negócio estão em um único lugar, que pode ser acessado por gestores, colaboradores internos do chão de fábrica e vendedores externos.

O objetivo é entender tudo o que acontece em tempo real para decidir estrategicamente.

Como Funciona Um Sistema ERP?

Agora você sabe o que são ERPs, mas como eles funcionam na prática? Bom, o sistema é composto por módulos integrados ou aplicativos que se comunicam entre si, unindo os dados de forma comum.

Assim, cada módulo é destinado a uma área, como contabilidade, recursos humanos, vendas, logística etc. Mas, todos trabalham juntos para usar as mesmas informações e atender às demandas do negócio.

O seu diferencial é a possibilidade de escolher os módulos mais desejados para a empresa. Isso porque, dependendo do seu tamanho ou nicho, é necessário acrescentar ou diminuir os mais utilizados de forma geral.

Isso significa que atende desde microempresas até multinacionais, com funcionalidades para o comércio (atacado e varejo), distribuidoras e também para a indústria.

Graças à inovação, não é mais necessário adquirir um ERP com modelo licenciado (on-premise). Soluções como assinatura em nuvem já estão disponíveis para trazer mais benefícios.

Como Surgiu O Sistema ERP?

Você sabe como surgiu e o que são ERPs até chegar no hoje?

O software surgiu a partir da evolução dos sistemas de controle de estoque na década de 1950. Ele passa pelo desenvolvimento do MRP (Material Requirement Planning), na década de 1970, para controlar a quantidade de insumos e componentes na produção.

Mas, já em 1980, evoluiu para o MRP II (Manufacturing Resource Planning) que incorporou novos módulos de gestão.

Somente em 1990, com a evolução das redes de comunicação e da arquitetura cliente/servidor, o MRP II se transformou no ERP.

Assim, tornou- se uma ferramenta essencial na gestão integrada de empresas. Desde então, o investimento em tecnologias na área só cresce.

Principais Funcionalidades De Um ERP?

Agora que sabe o que são ERPs, que tal conhecer as suas funcionalidades? Então, abaixo, você confere as principais delas.

Faturamento

É tudo o que a empresa arrecada em um período. Dessa forma, a ferramenta divide o módulo para consulta em tempo diário, semanal, mensal ou anual, para saber sobre o desempenho da empresa.

Financeiro

Diz respeito ao fluxo de caixa, ou seja, ao montante recebido e gasto durante um período. O ERP nutre essa parte com informações automatizadas para manter as contas em dia.

Principais funcionalidades de um ERP

Compras

As compras estão relacionadas tanto aos produtos finais como aos insumos para produzir seus itens. O software armazena esses dados para evitar impactos na produção, vendas ou prestação de serviços.

Estoque

A falta ou o excesso de estoque podem significar prejuízos financeiros. Mas, com um ERP, você sabe exatamente quais mercadorias tem, a quantidade e a localização no depósito. Assim, também ajuda o setor de vendas a oferecer soluções rápidas aos clientes.

RH

O controle da jornada de cada colaborador é importante para o bem-estar dele e a produtividade da empresa. A ferramenta inclui essa gestão, automatizando as horas extras e banco de horas.

Fiscal

Os impostos e a tributação brasileira são complexos. Sendo assim, um sistema auxilia a automatizar o cálculo das taxas e a emissão dos documentos, como notas fiscais, para não ter problemas com a Receita Federal.

Produção

Relacionada principalmente ao ramo industrial, essa funcionalidade permite perceber falhas no sistema e encontrar maneiras de solucioná-las. Afinal, é possível analisar quantas peças são fabricadas por dia, por hora e até por minuto, para saber a eficiência do processo.

Quais São As Vantagens Do Sistema ERP?

Ficou claro o que são ERPs? Ainda vale saber que um bom sistema ERP traz diversos benefícios para a empresa. Dentre eles, destacam-se:

  • Aumento da produtividade;
  • Análises abrangentes;
  • Relatórios mais ágeis;
  • Redução de riscos;
  • TI mais simplificada;
  • Aumento da agilidade.

Como O ERP Atua Nas Empresas?

Após entender as vantagens e o que são ERPs, é crucial entender como ele pode ser aplicado ao cotidiano corporativo. Inicialmente, ajuda o gestor a controlar as despesas e receitas, rastrear pedidos de compra e monitorar as vendas.

Também ajuda na administração de recursos humanos, fornecendo informações sobre a eficiência da equipe. Como consequência, simplifica o gerenciamento de dados de vários setores da empresa, aumentando o controle e o acompanhamento dos processos.

Essa característica promove a eficiência da gestão, aumentando a rapidez nos procedimentos e a comunicação entre as equipes, permitindo a resolução ágil de problemas com clientes ou fornecedores.

O sistema também faz o controle de todo o ciclo sobre os colaboradores e seus pagamentos para evitar erros nos valores repassados.

Além disso, o departamento de marketing pode criar uma campanha específica para quedas nas vendas e evitar prejuízos assim que o ERP identificar o impasse.

Há outras atuações oferecidas pelo ERP, tais como:

  • Simplificação de procedimentos operacionais;
  • Combinação de inteligência e qualidade de informações;
  • Gerenciamento de estoque e despesas;
  • Integração de gerenciamento de dados;
  • Gerenciamento e cumprimento de prazos;
  • Melhoria da eficiência produtiva.

Ficou claro como todos os setores da empresa se beneficiam? No entanto, saber o que são ERPs é apenas o começo. Mais do que as aplicações destacadas, essa ferramenta proporciona transparência às tarefas.

BANNER Conheça o ERP especializado em indústrias e distribuidoras

Como Usar A Solução Em Empresas De Diferentes Portes

Cada negócio tem desafios diários diferentes. Contudo, quem sabe o que são ERPs imagina que a solução serve apenas para multinacionais, mas isso não é verdade. É possível usá-la para todos os portes; veja!

ERP Para Pequenas Empresas

Ajuda na automação dos processos e na melhoria da eficiência operacional por gerenciar as finanças, compras, vendas, estoque e outras funções, normalmente, ligadas por uma única pessoa.

Assim, economiza tempo para focar em outras atividades, além de diminuir erros e desperdícios. Sem mencionar que o software é adaptável e escalável conforme o seu negócio se desenvolve.

ERP Para Médias Empresas

As médias empresas enfrentam desafios exclusivos, como gerenciamento de dados complexos e aumento da concorrência. Um sistema ERP ajuda a gerenciar operações em várias filiais ou locais geográficos.

Com ele, é viável consolidar informações e processos em um único sistema, facilitando a visualização e tomada de decisões.

ERP Para Grandes Empresas

As grandes empresas frequentemente têm operações complexas, exigindo muitos processos e recursos para gerenciar. Um ERP permite integrar e controlar todos os dados e processos em um único sistema, ajudando a reduzir a complexidade e a redundância.

Isso leva a melhora na comunicação entre departamentos, ajudando na gestão dos recursos de maneira mais eficiente e a responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado.

Relação Entre ERP E Segurança De Dados

Se ainda não ficou claro ao descobrir o que são ERPs, essa solução traz segurança de dados. Esse é um dos aspectos mais importantes para ter competitividade e evitar prejuízos à reputação.

Como a maioria das ferramentas trabalha em nuvem, o ambiente é seguro aos diversos mecanismos de proteção, como:

  • Criptografia: torna as informações inacessíveis para qualquer um não autorizado;
  • Firewalls: os ataques maliciosos são identificados e automaticamente bloqueado;
  • Controle de acesso: é possível restringir o acesso às informações para reduzir a chance de invasões.

Tendências Para Os Próximos Anos

A tecnologia muda constantemente. Hoje em dia, é preciso saber o que são ERPs e abrir a mente para outros recursos. A inteligência artificial, por exemplo, é uma tendência em alta para criar sistemas eficientes com apresentação do impacto das ações.

Também contamos com a realidade aumentada e o machine learning para agilizar as tarefas a serem cumpridas pelos profissionais. Mas sem erros e com muito mais precisão que atualmente.

Como Escolher Um ERP?

Após entender o que são ERPs, é o momento de escolher um deles para sua empresa. Aqui, é importante:

  • Pesquisar sistemas voltados ao seu nicho para facilitar a adaptação;
  • Buscar ERPs adequados ao tamanho da sua empresa para evitar soluções excessivamente complexas ou limitadas;
  • Saber que muitas das funcionalidades do ERP podem não ser utilizadas, especialmente em empresas menores;
  • Conferir a reputação das empresas no mercado, lendo depoimentos de usuários;
  • Comparar o custo-benefício de cada sistema, avaliando as funcionalidades oferecidas e o que é mais importante para o sucesso do seu negócio.
BANNER Escolha o melhor ERP para sua empresa

Conclusão

Agora você já sabe o que são ERPs, quais são os seus benefícios e o que precisa para acertar na escolha da melhor solução para o seu negócio.

Conte com o ERP da WebMais para ter o melhor software em sua pequena ou média empresa. Agende já sua demonstração gratuita!

Deixe um comentário