Conheça O ERP SasS E Veja Benefícios E A Melhor Opção Para Sua Empresa

Imagem de Sanon Matias

Você já ouviu falar em ERP SaaS? Em resumo, esse é um tipo de sistema de gerenciamento de empresa que usa os avanços tecnológicos para tornar o trabalho de gestão mais eficiente e seguro.

Usando a internet para fornecer serviços, o ERP SaaS costuma ter melhor custo-benefício do que os sistemas tradicionais, que são aqueles instalados em máquinas. Além disso, também trazem outras vantagens para o negócio, como mais flexibilidade.

Quer saber mais sobre o tema e entender por que o ERP SaaS vem ganhando tanto destaque no mercado? É só continuar lendo este artigo!

E que tal conhecer um ERP SaaS na prática? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e entenda como esse tipo de software funciona, além de conferir os benefícios em ação.

Agendou? Então vamos continuar com a leitura.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É SaaS?

SaaS é sigla para Software as a Service, ou software como serviço, na tradução para o português.

Esse tipo de sistema permite que os seus usuários tenham acesso às informações e usem aplicações na nuvem, por meio de uma conexão à internet.

Dessa forma, não é necessário instalar o software na sua máquina. Isso porque, assim, custa mais caro, ocupa memória e exige a compra de equipamentos potentes e mais caros.

O SaaS é geralmente oferecido em modelos de assinatura mensal e o serviço é entregue pela internet, podendo, em muitos casos, ser acessado pelo navegador. Para isso, basta entrar no site indicado e fazer login para acessar o sistema.

O Que É ERP?

ERP, ou Enterprise Resourcing Planning, é um sistema de planejamento de recursos empresariais, que armazena e organiza todas as informações sobre uma empresa.

O seu principal objetivo é permitir uma gestão de ponta a ponta, integrando todas as áreas da empresa e permitindo uma visão ampla sobre toda a operação.

Um ERP pode ter diferentes módulos, que atendem às necessidades específicas de cada tipo de negócio.

Alguns exemplos de funcionalidades que um ERP pode oferecer são a gestão de finanças, de pessoas, compras, contabilidade, gerenciamento de riscos, de estoque, entre outras coisas.

O Que É ERP SaaS?

O ERP SaaS, portanto, é o ERP que é oferecido via internet, sem a necessidade de instalação do sistema na máquina.

Para acessar todas as informações sobre o negócio e usar as funcionalidades que o sistema oferece, basta abrir o navegador e fazer login no site do serviço.

O ERP SaaS é uma opção popular para empresas de todos os tamanhos. É uma solução flexível e econômica que pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência e produtividade.

Por Que O ERP SaaS É Mais Eficiente Para A Sua Empresa?

O ERP SaaS vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e substituindo os sistemas tradicionais, chamados de ERP locais. Esses são aqueles que precisam ser instalados fisicamente nas máquinas.

O ERP SaaS tem muitas vantagens sobre eles, já que os convencionais exigem, muitas vezes, a utilização de máquinas robustas e compra de hardware específico.

Um exemplo é o caso de servidores, que podem ter custos bastante altos.

Além disso, o ERP SaaS pode ser acessado de qualquer lugar, em alguns casos, até por meio de dispositivos móveis.

Atualmente, com o trabalho remoto sendo uma realidade, esse modelo se encaixa melhor na rotina de trabalho, trazendo mais flexibilidade e praticidade.

9 Benefícios De ERP SaaS

A adoção de um ERP SaaS pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Conheça as principais!

Mais Controle Sobre Os Processos

Um ERP permite que o gestor da empresa tenha mais controle sobre os processos, já que tem acesso facilitado a todas as informações sobre a operação do negócio.

Quais benefícios um ERP SaaS traz? Veja 9:

1. Mais controle sobre os processos
2. Previsibilidade
3. Redução efetiva de custos
4. Agilidade nas rotinas
5. Maior segurança de dados
6. Acesso remoto ao sistema da empresa
7. Controle financeiro de qualidade
8. Controle de estoque dinâmico
9. Emissão correta de notas fiscais

Isso permite, além de uma visão ampla sobre o funcionamento da empresa, a visão detalhada sobre cada setor, caso julgue necessário.

Dessa forma, a gestão consegue entender o que realmente acontece em cada área e identificar pontos fortes e fracos. Isso é essencial para uma tomada de decisão mais estratégica.

Previsibilidade

O controle sobre os processos traz muito mais previsibilidade sobre os resultados, inclusive os financeiros.

Afinal, quem não sabe o que está acontecendo na operação não tem como saber quanto será produzido e quanta receita a produção pode gerar.

E essa previsibilidade é muito importante para a tomada de decisão, especialmente em relação às finanças. É possível até mesmo saber quais os momentos de maiores vendas para garantir o estoque de segurança para a demanda.

Redução Efetiva De Custos

O ERP SaaS tem um custo-benefício muito melhor do que o ERP local. Isso acontece justamente pelo modelo de assinatura, que pode ser mensal e anual.

Ou seja, a empresa só paga pelo serviço enquanto estiver utilizando.

Com o ERP local isso não acontece. Normalmente, é preciso comprar licenças vitalícias, que costumam ser muito caras, e, muitas vezes, também é necessário investir em equipamentos para o sistema funcionar da maneira ideal.

Agilidade Nas Rotinas

O ERP integra informações sobre todas as áreas da empresa em uma só plataforma. Assim, setores como compras, vendas e estoques ficam interligados.

E se você tem uma indústria ou uma distribuidora sabe como essa integração é importante e evita gastos desnecessários e problemas com clientes, não é mesmo?

Assim, a empresa ganha mais agilidade e evita erros, além de economizar tempo com o arquivamento de documentos, retrabalho e envio de malotes.

Maior Segurança de Dados

Outra grande vantagem do ERP SaaS é a segurança de dados. Como esses sistemas usam a nuvem para o armazenamento de informações, elas não correm o risco de ser perdidas caso algum equipamento quebre.

Além disso, a responsabilidade da segurança dos dados fica por conta da empresa que oferece o serviço de armazenamento.

Essas empresas são grandes players do mercado e costumam ter equipes robustas e super especializadas em segurança para evitar vazamentos e perdas de dados.

Acesso Remoto Ao Sistema Da Empresa

Os usuários podem acessar o sistema da empresa de qualquer lugar com uma conexão à Internet.

Isso significa que os funcionários podem trabalhar de casa, em trânsito ou de qualquer outro local que seja conveniente para eles.

Por consequência, pode aumentar a produtividade e a satisfação deles, pois eles não precisam estar presos a um escritório para realizar seu trabalho.

Controle Financeiro De Qualidade

O gestor tem uma visão abrangente das finanças com informações em tempo real sobre vendas, despesas, contas a pagar e contas a receber.

Em outras palavras, pode ajudar as empresas a tomar decisões financeiras mais informadas e a evitar erros comuns e simples, mas que podem trazer consequências negativas.

BANNER Gestão financeira completa e muito mais com o ERP WebMais!

Controle De Estoque Dinâmico

Os negócios conseguem rastrear seus níveis de estoque em tempo real. Esse tipo de oportunidade evita a falta ou excesso de estoque, que podem trazer outros prejuízos, como perda de clientes ou de mercadorias por validade.

Esse controle de estoque dinâmico também pode ajudar na otimização da sua cadeia de suprimentos, principalmente em indústrias, onde a produção não pode parar.

Emissão Correta De Notas Fiscais

A emissão de notas fiscais ainda pode ser uma tarefa complicada e demorada quando feita manualmente, especialmente se houver um grande volume delas diariamente. Mesmo assim, é uma obrigação e não pode ser feita com erros.

Para impedir problemas com o fisco e agilizar seus processos, o ERP SaaS emite notas fiscais de forma correta e eficiente.

Diferenças Entre ERP SaaS vs. ERP Local

Existem diversos tipos de sistemas disponíveis no mercado, entre eles destacam-se o ERP SaaS e local. É importante entender a diferença entre eles para saber qual é a melhor opção para seu estabelecimento.

A melhor solução depende de suas necessidades e requisitos específicos. Por isso, separamos o que diferencia ambos os softwares para você acertar na escolha. Veja!

Custos Iniciais Mais Baixos

O ERP SaaS é um modelo de assinatura, o que significa que as empresas só pagam pelo serviço enquanto estiverem usando.

Isso pode resultar em uma economia significativa em comparação com o ERP local, que requer um investimento inicial em hardware, software e serviços de implantação.

Custos Contínuos Previsíveis

Os custos contínuos do ERP SaaS são geralmente mais previsíveis do que os custos do ERP local. Afinal, as empresas só pagam por manutenção, suporte e pelo serviço enquanto estiverem usando.

No caso do ERP local, pode incorrer em custos inesperados, como custos de manutenção e atualizações.

Escalabilidade Sob Demanda

O ERP SaaS é escalável sob demanda, o que significa que pode aumentar ou diminuir o tamanho de sua implementação conforme necessário.

É vantajoso para as empresas que estão crescendo ou que precisam lidar com flutuações na demanda.

No caso do ERP local, a escalabilidade é limitada pelo hardware e software que a empresa possui.

Se a empresa precisar aumentar o desempenho ou a capacidade do seu ERP, precisará investir em novos servidores, software e mão de obra. Esse processo pode ser caro e demorado.

Tempo De Valorização Menor

O ERP SaaS pode ser implantado mais rapidamente do que o ERP local. O motivo é simples: o software é executado na nuvem e não requer a instalação de hardware ou software local.

Aumentar A Inovação

Os fornecedores de ERP SaaS geralmente lançam novos recursos e atualizações com mais frequência do que os fornecedores de ERP local.

ERP SaaS costumam ter mais atualizações do que ERPs locais

Essas atualizações podem ser na parte de segurança, novos recursos etc. Desse modo, ajuda se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias, mantendo-se seguro.

Auxiliar Nas Estratégias De Globalização

O ERP SaaS pode ajudar as empresas a expandir suas operações para novos mercados. Essa oportunidade ocorre porque o software é acessível de qualquer lugar com uma conexão à Internet.

Como Escolher O Seu ERP SaaS?

Agora que você já sabe que o ERP SaaS é a melhor opção para empresas, confira as nossas dicas para escolher o sistema ideal para o seu negócio:

  • Entenda as necessidades da sua empresa. Quais são os processos que você deseja automatizar? Quais são os dados que você precisa gerenciar?
  • Procure saber sobre as funcionalidades oferecidas por cada ERP. Elas precisam ser compatíveis com as necessidades que você mapeou no primeiro passo;
  • Converse com sócios de empresas que já utilizam os sistemas que você está considerando. Essa é boa maneira de saber como um ERP funciona na prática;
  • Avalie o suporte oferecido pelo fornecedor. É preciso que ele esteja disponível caso precise de ajuda;
  • Pesquise sobre a credibilidade da empresa desenvolvedora. Ela precisa ser confiável e tem um bom histórico de suporte ao cliente;
  • Não deixe de avaliar o custo-benefício para escolher o ERP que oferece mais por menos.

Além dessas dicas, quando selecionar as melhores alternativas do mercado, se ainda houver dúvidas, responda às seguintes perguntas para avaliar as diferentes opções de ERP:

  • Quais são as funcionalidades essenciais para o meu negócio?
  • Quantos usuários precisarão acessar o sistema?
  • Qual é o meu orçamento?
  • Qual é o nível de suporte que eu preciso?
  • Qual é o histórico de atualização e manutenção do sistema?
  • Qual é a facilidade de uso do sistema?

Ao respondê-las, você poderá identificar o ERP que melhor atende às suas necessidades e orçamento.

Qual O Melhor ERP SaaS Para As Empresas?

O ERP SaaS da WebMais é a melhor solução para indústrias e distribuidoras.

Ele oferece uma gestão de ponta a ponta, uma grande variedade de funcionalidades e pode ser integrado a outros sistemas. Isso torna o trabalho na sua empresa muito mais eficiente e seguro.

Além disso, a equipe WebMais oferece todo o suporte que você precisa desde a implantação.

E é claro, sem deixar de responder as suas dúvidas e ajudar na resolução de problemas ao longo de todo o tempo que você permanecer como nosso parceiro.

Com o WebMais, você trabalha com um sistema 100% online e mantém os seus dados seguros na nuvem, ganhando mobilidade para gerenciar a empresa de onde quiser.

Quer o melhor ERP SaaS? Conheça o ERP WebMais! EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

Como você viu, o ERP SaaS é uma solução de planejamento de recursos empresariais executada na nuvem.

Isso significa que o software é hospedado e gerenciado por um provedor de serviços em nuvem. Assim, as empresas podem acessar o software por meio de um navegador da web.

Como você também pôde ver, o ERP SaaS oferece uma série de benefícios em comparação com o ERP local. Portanto, vale muito a pena investir nessa opção em seu negócio, independente do seu porte.

Com base no que mostramos, as empresas que procuram uma solução de baixo custo, escalável e fácil de implantar podem considerar o ERP SaaS.

Já aquelas que precisam de um alto nível de controle e personalização podem considerar o ERP local.

E se você considera o ERP SaaS a melhor escolha para sua empresa, conheça o ERP WebMais agendando uma demonstração gratuita para ver suas vantagens na prática!

Deixe um comentário