A margem de contribuição é um dos mais importantes indicadores financeiros de uma empresa. Isso porque ela mostra se a receita é suficiente para que os seus custos e despesas sejam pagos e, ainda assim, o negócio tenha lucro.
Em outras palavras, é um indicador essencial e o seu acompanhamento é fundamental para que o gestor tenha uma visão ampla sobre a saúde financeira da empresa. Assim, poderá detectar problemas de forma antecipada. Ela também ajuda na precificação dos produtos.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre margem de contribuição: o que é, para que serve, qual a sua importância e como calcular.
Além do conhecimento, também é importante contar com uma ferramenta de gestão completa para sua empresa. É o caso do ERP WebMais. Agende uma demonstração gratuita e entenda como o sistema otimiza seu controle financeiro, incluindo a margem de contribuição.
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A margem de contribuição é o valor que sobra depois de retirar da receita de uma empresa os gastos e despesas variáveis. Por isso, ela também é chamada de lucro bruto ou ganho bruto sobre as vendas.
A principal utilidade da margem contribuição é dizer quanto dinheiro uma empresa consegue gerar por meio de suas vendas para pagar as suas despesas e ainda ter lucro.
Quando o valor da margem é maior que o total de custos e despesas, é porque a empresa tem lucro. Quando é inferior, é sinal de que o negócio dá prejuízo.
Quer entender melhor por que a margem de contribuição se chama assim?
Margem, como você já deve saber, é um termo muito utilizado na administração de empresas, especialmente quando se trata de finanças. Ele indica a diferença entre o preço de venda e as despesas envolvidas em uma operação.
Já contribuição é o termo que se refere a quanto de cada venda feita contribui para que a empresa pague os seus custos e despesas fixas. Ele também indica o quanto cada venda contribui para a obtenção de lucro.
Calcular a margem de contribuição é muito importante porque, por meio dela, a gestão consegue entender se o negócio tem saúde financeira ou não. Além disso, ela ajuda a organizar a distribuição dos recursos dentro da empresa.
É exatamente igual ao que acontece com uma pessoa física. Ela recebe a sua remuneração pelo trabalho e deve dividir o valor entre as suas despesas e ainda ter um excedente para investir.
Conhecer a margem de contribuição ajuda a empresa a:
A margem de contribuição pode ser calculada com base no valor total das vendas de um negócio ou no preço de venda de um único produto.
Quando acontece o primeiro caso, estamos trabalhando com a margem total e, no segundo caso, com a margem unitária.
É importante fazer ambos os cálculos. Isso porque, mesmo que a margem de contribuição unitária seja negativa, a margem total pode ser positiva – e vice-versa.
Somente uma análise completa dos dados pode dar ao gestor uma visão realista sobre a saúde financeira do negócio.
Como falamos, o cálculo da margem de contribuição é importante para que o gestor entenda se o negócio está financeiramente saudável ou não. A partir da análise do resultado, é possível tomar uma série de decisões a respeito do negócio, como:
Existem duas fórmulas para calcular a margem de contribuição, uma relativa à margem total e outra à unitária:
Não se esqueça de reunir dados relativos a um mesmo período para que o cálculo seja condizente com a realidade do negócio!
O índice de margem é a margem de contribuição dividida por 100. Ou seja, para encontrá-lo, você vai aplicar uma das fórmulas e dividir o resultado por 100 para encontrar o percentual da margem.
Índice de margem de contribuição = (margem de contribuição / valor das vendas) x 100
Quer um exemplo?
Imagine que uma loja venda R$ 10 mil por mês e tenha um total de custos e despesas de R$ 4 mil.
Nesse caso, a sua margem seria de R$ 6 mil e, o seu índice, de 40%. Ou seja, de tudo o que ele ganha, 40% é destinado ao pagamento de custos e despesas.
Agora você já sabe o que é margem de contribuição. Mas, ainda pode ser que tenha dúvida sobre a diferença entre esse índice e o lucro de uma empresa.
O lucro, de forma clara e resumida, é o que sobra de uma venda depois de cobertos os custos da empresa.
Já a margem de contribuição é um dado mais detalhado. Ela ajuda a entender melhor se a empresa como um todo está dando lucro depois de descontados todos os custos e despesas fixas da operação.
O ideal é que uma empresa precifique os seus produtos de forma eficiente. Assim, a cada venda, a ideia é conseguir cobrir os custos e despesas relativos à produção do item e ainda ter algum lucro.
Ou seja, o primeiro passo para isso é conhecer os custos e despesas envolvidos na produção de cada item ou na prestação de um serviço. O valor cobrado na venda deve ser sempre maior do que esse total, para que haja lucro.
A margem de lucro varia de acordo com o setor e a realidade de cada negócio. Na indústria, por exemplo, a margem média é de 8% a 12% de lucro para cada venda.
Para fazer o cálculo, portanto, é necessário somar o valor desejado de lucro aos valores dos custos. Se você produz cada item a R$ 100, por exemplo, deve vender por, pelo menos, R$ 112 para ter 12% de lucro.
Se a sua margem for insatisfatória, é possível colocar em prática algumas ações para melhorar esse indicador. Confira as nossas dicas!
Assim, pode aumentar os lucros e equilibrar as finanças da empresa. No entanto, é preciso fazer isso com cautela, para não deixar clientes insatisfeitos e perder vendas.
Para isso, você pode criar estratégias de divulgação, promoções e condições especiais para quem fizer compras a partir de determinado valor.
A inovação pode ser uma excelente forma de atrair novos consumidores e desenvolver produtos com margem unitária mais satisfatória.
É muito importante estar sempre de olho no valor da margem de contribuição, já que os custos de produção podem variar de acordo com o mercado.
Essa é a melhor forma de entender com mais detalhes a vida financeira da empresa e garantir uma margem sempre positiva!
A margem de contribuição é positiva quando o valor arrecadado com uma ou mais vendas é suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixas de produção. Porém, ainda deve sobrar dinheiro. Ou seja, a margem positiva indica que há lucro.
A margem negativa, por outro lado, indica que o valor da venda não é suficiente para cobrir todos os gastos. Isso quer dizer, portanto, que a operação resultou em prejuízo para o negócio.
Ou seja, quando a margem de contribuição é zero, a venda está em seu ponto de equilíbrio. Todo o valor arrecadado com a venda serve para cobrir os gastos, mas não é suficiente para que o negócio tenha lucro.
A margem de contribuição ideal varia de acordo com cada segmento e com a realidade de cada mercado. Mas, para ajudar a precificar seus produtos e serviços, vamos mostrar aqui a média da margem utilizada em cada ramo:
A margem de contribuição é um indicador fundamental para qualquer empresa. Com ela, a gestão sabe qual parte da receita é usada para cobrir custos e despesas e qual parte é lucro.
Assim, além de ter uma visão ampla sobre as finanças da empresa, é possível traçar estratégias de precificação e detectar problemas com antecedência.
Para uma análise completa da margem, o gestor deve fazer o cálculo tanto da margem total como unitária de cada produto.
O objetivo dessa estratégia é entender quais produtos trazem mais lucro e, por isso, devem receber mais investimentos, e quais podem ser retirados do catálogo.
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