Pessoas ocidentais analisando as metricas do seu marketplace

O que é marketplace e quais suas vantagens?

O marketplace nada mais é do que uma plataforma virtual onde se vende bens e serviços. Esse modelo de negócios é conhecido por conectar diretamente clientes e fornecedores sem participação de intermediários. Em geral, reúne diferentes tipos de produtos e serviços a fim de atingir o maior número de clientes possíveis.

Há também marketplaces especializados em um único segmento, como de roupas, brinquedos ou viagens.

Este tipo de comércio eletrônico tem gerado muitas oportunidades para os pequenos negócios, justamente por conta desta variedade de produtos e serviços. Ao fechar parcerias com marketplaces, pequenas empresas podem comercializar sua produção nesses sites para todo o país.

Para os marketplaces, estas parcerias são um excelente negócio, pois não precisam manter produtos no estoque, apenas divulgar produtos e serviços de terceiros.

Tipos de marketplace

Este modelo de negócio está em crescente expansão no mundo e são divididos 4 principais tipos, são eles:

  • Empresas (B2B – Business to Business);
  • Empresas-Consumidores (B2C – Business to Consumer);
  • Consumidores-Consumidores (C2C – Consumer to Consumer);

O marketplace focado no relacionamento B2B, é responsável por conectar negócios. São mais especialistas em pequenas e médias empresas e ofertam diferentes tipos de produtos e serviços e é ótimo para empreendimentos em busca de fornecedores.

Já o modelo B2C é o mais comum, onde as empresas ofertam diretamente ao consumidor final, facilitando a compra e comparação de preços.

O terceiro tipo de marketplace, o C2C está se tornando bem usual, onde as pessoas comercializam produtos diretamente. normalmente o pagamento ocorre pela própria plataforma, o que facilita as transações.

Nestas plataformas virtuais, o usuário pode buscar serviços ou produtos de interesse com base nos tipos de negócios disponíveis. Tendo assim, acesso ao contato do fornecedor assim como acesso direto ao site do mesmo.

Vantagens deste modelo de negócio

O grande diferencial do marketplace é ter vantagens para todos os envolvidos: consumidor, lojista e operador da plataforma.

Tomando como exemplo um pequeno varejista, o mesmo precisa de tráfego para sua loja virtual, fator crucial para que ele consiga vender. Sendo pequeno e pouco conhecido, o Marketplace fornece respaldo de marketing e publicidade e este tráfego de potenciais clientes. Isso significa aumento da visibilidade dos produtos e menor investimento em divulgação para alavancar as vendas.

Para o operador do Marketplace, este modelo de negócio aumenta ainda mais a fidelidade de seus usuários; pois além de estimular o comércio, consequentemente auxilia no aumento da renda dos mesmos.

Já o usuário encontra produtos de diversos segmentos em um só local, agregando valor à experiência de busca de novos fornecedores e parceiros; tem acesso a produtos até então desconhecidos com preços mais competitivos.

O marketplace funciona como uma ponte, ligando o consumidor aos produtos desejados, de forma rápida e confiável, podendo ser uma ótima opção para você encontrar fornecedores ou produtos e até mesmo realizar suas vendas, aumentando seu faturamento!

Se você já trabalha com um time de vendas, você pode conciliar suas plataformas de vendas e trabalhar das duas formas, online e presencial!

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