Gestor aplicando metodologias ágeis na empresa

O Que São Metodologias Ágeis, Como Usar E Impactos

Imagem de Sanon Matias

A busca por melhores resultados e uma melhora da produtividade é um dos grandes desafios de todas as empresas atualmente. Para isso, contar com o auxílio das metodologias ágeis é fundamental.

Com elas, é possível garantir uma entrega coerente em relação aos objetivos definidos. Além disso, com uma execução bem-feita, o principal desafio de qualquer projeto.

Ainda, essas metodologias buscam um alinhamento melhor entre a equipe, de forma a transmitir mensagens mais claras, mantendo os esforços em busca do objetivo final.

Ficou interessado e quer saber tudo sobre as metodologias ágeis? Então, continue a leitura deste artigo!

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que São Metodologias Ágeis?

Metodologia ágil é uma forma de conduzir projetos que busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas. Não apenas isso, mas o agile baseia-se em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível e sem muitos obstáculos.

Desse modo, essas metodologias buscam otimizar fluxos de trabalho, melhorar a produtividade de projetos e elevar as perspectivas de sucesso do seu negócio.

Com isso, sua empresa se torna não apenas mais eficiente, mas se mantém competitiva diante de um mercado cada vez mais inovador.

Qual a Origem Das Metodologias Ágeis?

As metodologias ágeis tiveram sua origem no início da década de 2000, como uma resposta aos desafios enfrentados pelos projetos de software tradicionais. Na época, um grupo insatisfeito com as abordagens rígidas e burocráticas se reuniu para discutir e buscar alternativas mais flexíveis e eficientes.

Esses profissionais se uniram no Manifesto Ágil, um documento que definiu os princípios e valores fundamentais das metodologias ágeis. O manifesto destacou a importância de indivíduos e interações, software funcionando, colaboração com o cliente e a capacidade de responder a mudanças.

Então, a partir desses princípios, surgiram diversas metodologias ágeis, como o Scrum, o Extreme Programming (XP), o Lean Development e o Kanban.

Cada uma dessas abordagens oferece uma estrutura e práticas específicas para promover a agilidade, a colaboração e a entrega de valor contínua.

Desde então, as metodologias ágeis têm sido adotadas não apenas no desenvolvimento de software, mas também em outras áreas de negócios. Elas incluem marketing, gerenciamento de projetos e até mesmo na gestão estratégica de empresas.

A busca por uma maior eficiência, adaptabilidade e inovação tem impulsionado a popularidade e o crescimento contínuo das metodologias ágeis em todo o mundo.

Por Que Usar Metodologias Ágeis?

A implementação de metodologias ágeis na gestão de projetos pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Veja as 5 principais:

  1. aumento da produtividade;
  2. melhorias na comunicação;
  3. maior qualidade do produto final;
  4. integração entre os setores e pessoas;
  5. respostas rápidas diante de imprevistos.

Quais os Pilares Que as Metodologias Ágeis se Baseiam?

As metodologias ágeis consistem em 8 diferentes métodos (falaremos mais sobre cada um deles adiante). Sendo que, todos foram desenvolvidos com base em 4 pilares fundamentais, são eles:

  1. comunicação — indivíduos e interações são mais que processos e ferramentas;
  2. praticidade — softwares em funcionamento são mais que documentação abrangente;
  3. alinhamento de expectativas e colaborações — a colaboração com o cliente é mais que a negociação de contratos;
  4. adaptabilidade e flexibilidade — responder a mudanças é mais que seguir um plano.
Os 4 pilares fundamentais das metodologias ágeis

Quais as Diferenças Entre Metodologias Ágeis e Tradicionais?

Para que você saiba qual empregar em seus processos, é essencial conhecer as diferenças entre as metodologias ágeis e as tradicionais.

As metodologias de gestão de projetos tradicionais possuem etapas bem definidas, seguindo um modelo sequencial, ou seja, uma etapa deve ser executada após a outra. Sendo assim, uma tarefa não pode ser iniciada enquanto a anterior não for concluída.

O principal receio dentro da metodologia tradicional é que ela não tem muita flexibilidade em relação a mudanças. Dessa forma, qualquer mudança no meio do caminho é vista com grande preocupação pelo gerente de projetos.

Já as metodologias ágeis “quebram” o projeto em partes menores. Isso porque, ao contrário da metodologia tradicional que você faz apenas uma entrega já com o projeto final, aqui você faz entregas constantemente até entregar todo o projeto.

A preocupação com custo, qualidade e prazos são as mesmas da metodologia tradicional. Mas, você consegue controlar e gerenciar as mudanças que provavelmente irão aparecer no decorrer do projeto.

O Que É o Manifesto Ágil?

Apesar de muitas das metodologias serem anteriores a isso, em 2001 um grupo composto por 17 pessoas se reuniu para debater sobre essas novas abordagens em gerenciamento de projetos. Então, criaram o chamado Manifesto Ágil.

De certa forma, o manifesto oficializa a existência das metodologias e estabelece princípios que as caracterizam.

Ele aborda valores que todos os profissionais ali reunidos concordaram em seguir e disseminar. Com isso, ele se tornou uma espécie de guia que orienta as ações, as escolhas de métodos e ferramentas dos times ágeis de projetos, maximizando os resultados.

Embora ele esteja relacionado ao setor tecnológico, os impactos do Manifesto e do desenvolvimento ágil proposto são inegáveis e beneficiam empresas de diversos setores.

Quais as 8 Principais Metodologias Ágeis?

Como falamos, existem métodos que se utilizam de processos ágeis para fortalecerem as suas abordagens, tornando os procedimentos em que são aplicados mais eficientes.

Confira os 8 principais a seguir:

1 – Scrum

Scrum consiste em uma metodologia ágil para planejamento e gerenciamento de projetos (especialmente de software).

Nele, cada projeto é segmentado em ciclos, geralmente mensais, conhecidos como sprints. Eles consistem em um time box (caixa de tempo) ou um intervalo em que um conjunto de atividades deve ser realizado.

2 – Kanban

Kanban não é apenas um quadro na parede, pelo contrário, ele é um método de gestão focado em fluxos de valor. No Kanban a evolução do processo é constante, devido a visibilidade de problemas que ele traz.

3 – Extreme Programming (XP)

Extreme Programming é uma metodologia que tem como valores principais comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. É uma excelente abordagem para equipes pequenas e que tem constantes mudanças de escopo.

4 – Lean

Apesar de ter nascido dentro dos conceitos de Startup, o Lean Manufacturing é um método bastante utilizado no desenvolvimento de produtos. A validação de ideias e hipóteses é o principal objetivo desse método.

5 – Dynamic Systems Development Methodology (DSDM)

O DSDM é destinado ao desenvolvimento de projetos com orçamento fixo e prazos curtos. Nessa metodologia, é considerado que o cliente não tem como saber quanto custará a solução final.

6 – Feature Driven Development (FDD)

Feature Driven Development é um método ágil que é guiado pelo desenvolvimento de funcionalidades. Basicamente no FDD existem duas fases no desenvolvimento de uma funcionalidade que é a concepção e construção.

7 – Adaptive Software Development (ASD)

O ASD ou Desenvolvimento Adaptativo de Softwares, tem seu foco no desenvolvimento de soluções mais complexas. Com ele, o objetivo é evitar o caos nas entregas, apostando na colaboração humana e na auto-organização.

8 – Scaled Agile Framework (SAF)

Por fim, o SAF é um conjunto de padrões que deve guiar a empresa para a aplicação de metodologias ágeis e lean. Seu objetivo é alinhar as equipes ágeis quanto às suas responsabilidades, os valores a serem trabalhados e o nível de entrega.

Quando Usar Metodologias Ágeis?

A empresa iniciou um novo projeto? Então, é hora de usar as metodologias.

Já tem um projeto em andamento e a sua gestão acabou ficando um pouco confusa em seu decorrer? Então saiba que nunca é tarde para adotar um método ágil e implementá-lo na sua equipe: basta uma visão geral desta necessidade e trabalho em equipe.

Quais Os Impactos Dos Métodos Ágeis Na Sua Empresa?

A adoção de metodologias ágeis podem trazer diversos impactos positivos para as empresas, vamos ver alguns deles logo abaixo.

Aumento Significativo Na Produtividade

As metodologias ágeis promovem uma abordagem focada e eficiente, incentivando a colaboração e a entrega de valor contínua. Isso resulta em uma maior produtividade das equipes e na conclusão de projetos de forma mais rápida.

Múltiplas Entregas

As metodologias ágeis dividem os projetos em sprints ou ciclos curtos. Isso permite que as equipes entreguem partes funcionais do produto em um ritmo constante.

Isso proporciona uma sensação de progresso contínuo e possibilita a validação antecipada das funcionalidades.

Qualidade Do Produto

As metodologias ágeis enfatizam a importância da colaboração próxima com os clientes e do feedback constante. Levando a um maior foco na qualidade do produto, as equipes podem ajustar e aprimorar continuamente com base nas necessidades e nas expectativas dos usuários.

Maior Engajamento Dos Colaboradores

Com as metodologias ágeis, os membros da equipe têm um papel ativo no planejamento e na execução do projeto. Promovendo o engajamento, a responsabilidade compartilhada e um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Diminuição De Problemas E Falhas

A abordagem ágil inclui práticas como revisões regulares e testes contínuos, o que permite a detecção antecipada de problemas e falhas. Reduzindo os riscos e os custos associados a retrabalhos, resultando em uma melhoria significativa na eficiência.

Independência E Produtividade

As metodologias ágeis dão autonomia às equipes, permitindo que elas tomem decisões e se auto-organizem. Isso cria um ambiente de trabalho mais independente, no qual os colaboradores se sentem capacitados a assumir responsabilidades e produzir resultados de maneira eficaz.

Personalização

As metodologias ágeis são altamente flexíveis e adaptáveis às necessidades específicas de cada projeto e equipe. Permitindo que as empresas personalizem suas práticas ágeis, ajustando-as de acordo com suas realidades e requisitos individuais.

Principais impactos das metodologias ágeis na sua empresa

Maior Satisfação Do Cliente

Com a entrega frequente de incrementos funcionais do produto, os clientes têm a oportunidade de testar e utilizar o software mais cedo.

Isso permite que suas necessidades sejam atendidas de maneira mais rápida e precisa, resultando em uma maior satisfação do cliente e fortalece os relacionamentos comerciais.

Quais Os Desafios Enfrentados Pela Metodologia Ágil?

Ao implementar metodologias ágeis, é importante estar ciente dos desafios que podem surgir.

Alguns desses desafios incluem resistência à mudança, gerenciamento de expectativas, colaboração efetiva, gerenciamento de tempo e priorização, formação de equipes multifuncionais, manutenção da qualidade, escalabilidade e envolvimento do cliente.

Mas, ao implementar uma abordagem ágil, é comum encontrar desafios. Algumas pessoas podem resistir à mudança, especialmente aquelas acostumadas com métodos tradicionais.

Gerenciar as expectativas de clientes e stakeholders acostumados a cronogramas fixos também pode ser complexo.

Por isso, equilibrar o tempo e priorizar tarefas importantes é essencial. Montar equipes com habilidades complementares e garantir a qualidade em entregas rápidas é um dos desafios. Para superar esses desafios, é necessário comprometimento, flexibilidade e uma cultura de abertura à mudança.

Como Implementar A Metodologia Ágil?

Para implementar a metodologia ágil com sucesso, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Primeiramente, é essencial compreender os princípios e valores que norteiam o pensamento ágil.

Em seguida, é importante compartilhar esse conhecimento com toda a equipe, garantindo que todos estejam na mesma página.

Um próximo passo é escolher um projeto-piloto adequado, no qual será possível testar a metodologia ágil. Forme uma equipe diversificada, com membros que possuam diferentes habilidades e perspectivas.

É crucial planejar o trabalho em pequenas etapas e focar em entregas incrementais. Isso permite que a equipe tenha um fluxo contínuo de progresso e resultados tangíveis.

 Promova uma cultura de colaboração e comunicação aberta, incentivando todos os membros da equipe a compartilhar ideias e informações de forma transparente. Realize reuniões curtas e regulares para acompanhar o progresso do projeto e identificar possíveis ajustes.

Por fim, busque criar uma cultura organizacional que abrace os princípios ágeis. Lembre-se de que a implementação ágil é um processo em constante evolução, no qual o aprendizado é contínuo e a adaptação é essencial.

Qual A Melhor Metodologia Ágil?

Não há uma única “melhor” metodologia ágil, pois a escolha depende do contexto e das necessidades da equipe e do projeto. Algumas das metodologias ágeis mais populares são Scrum, Kanban e Lean.

Cada uma delas possui características distintas. Assim, diferentes tipos de projetos se beneficiam.

Amplamente utilizado, o Scrum enfatiza o trabalho em sprints, com reuniões regulares e papéis definidos. O Kanban é focado no fluxo contínuo de trabalho e na visualização das tarefas em um quadro. O Lean se concentra na eficiência, eliminando desperdícios e buscando a entrega de valor rapidamente.

A melhor metodologia ágil depende da natureza do projeto, da cultura organizacional e da preferência da equipe. Entender os princípios e práticas de cada metodologia é essencial. Além disso, avalie as necessidades do projeto e adaptar a abordagem de acordo com a realidade da equipe.

Algumas equipes também combinam elementos de diferentes metodologias para criar uma abordagem híbrida que atenda às suas necessidades específicas.

ERP COMPLETO PARA INDÚSTRIAS E DISTRIBUIDORAS CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Conclusão

Se você ficou interessado nas metodologias ágeis e quer implementar em seu negócio, saiba que o uso de um sistema de gestão online, ou ERP, é fundamental.

Com ele você poderá otimizar seus processos como um todo, além de permitir a digitalização e integração de setores inteiros. Desse modo, todas as informações de um projeto e dos colaboradores envolvidos neles ficam centralizadas em um único banco de dados.

Com isso, os responsáveis conseguem realizar uma gestão por indicadores eficiente, medindo os sucessos e mapeando pontos de melhoria de maneira mais transparente.

Aproveite e converse com um de nossos especialistas e veja como o ERP WebMais pode auxiliar a sua empresa.

Deixe um comentário