empresario analisando os relatorios gerenciais da sua empresa

Conheça os relatórios gerenciais indispensáveis para a sua gestão

Os relatórios gerenciais são importantes ferramentas para todas as empresas, independente do segmento e do tamanho. Eles são muito utilizados não só como auxílio para a tomada de decisão, como também para um acompanhamento da gestão e mensuração de resultados.

É através dos relatórios gerenciais que você, gestor, pode ter uma visão mais ampla sobre a sua empresa e consegue se planejar em relação a todos os setores, principalmente o financeiro e otimizar atividades operacionais, aumentando assim a lucratividade do seu negócio.

Para que você possa saber mais sobre os relatórios e como eles realmente irão te ajudar na gestão do seu empreendimento, fique com a gente neste artigo!

O que são relatórios gerenciais?

Os relatórios gerenciais são documentos que contém informações relevantes dos processos da empresa. Eles possuem objetivos bastante claros em relação a necessidade de cada negócio.

Além de permitir a análise dos resultados, com eles você pode cruzar os dados de diferentes períodos, assim, a elaboração do planejamento estratégico da empresa fica muito mais fácil, certo?

Eles ainda podem conter gráficos e tabelas para facilitar o entendimento das informações.

Qual seu objetivo na gestão?

O objetivo de um relatório depende muito do que se deseja analisar a partir das informações que estarão contidas nele.

Muitos fatores podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais, apesar dos mais utilizados pela grande maioria dos gestores utilizarem mais os relatórios voltados a parte financeira e planejamento orçamentário.

Existem diversas vantagens associadas ao uso dos relatórios gerenciais, são elas:

  • Mensuração de resultados;
  • Monitoramento de dados;
  • Elaboração de planos empresariais estratégicos baseados nos próprios resultados da empresa;
  • Otimização dos processos;
  • Conscientização sobre a real situação do negócio, permitindo que as decisões sejam tomadas com cautela.

Qual a importância dos relatórios gerenciais na gestão da sua empresa

Os relatórios gerenciais são ferramentas importantíssimas para a gestão da sua empresa. É através deles que você pode ter uma visão global de todo o desempenho do negócio, além disso, você pode realizar uma projeção das demandas e outros tantos aspectos da gestão do seu empreendimento.

As informações contidas nestes relatórios são de extrema importância no momento da tomada de decisão, já que eles são confiáveis e livre de achismos, oferecendo uma visão realista da empresa.

Relatórios gerenciais mais relevantes

Existem uma série de relatórios disponíveis, dependendo do seu objetivo. Separamos os principais que você vai utilizar no acompanhamento dos processos da sua empresa.

Financeiros

Como já foi dito neste artigo, a maioria das empresas utilizam muito os relatórios financeiros, já que a falta de um controle neste setor pode acarretar em diversos problemas, até mesmo o fechamento do negócio.

Os relatórios financeiros podem servir como um alerta ao seu empreendimento. É a partir deles que é possível ter uma clareza maior em relação a situação orçamentária e analisar a viabilidade de novos investimentos, bem como verificar se o seu caixa está pronto para as despesas futuras.

Dentre os relatórios financeiros mais importantes para a análise e controle financeiro da sua empresa, podemos citar:

Existem outros relatórios importantes para a gestão financeira, mas estes são essenciais para que o seu departamento esteja organizado e eficaz.

ebook-fluxo-de-caixa

Vendas

Com os relatórios de vendas você consegue não só gerir as vendas realizadas por período, como também realizar uma projeção de vendas futuras, baseado no seu histórico.

Podemos destacar os seguintes relatórios para que você gerencie suas vendas da melhor maneira:

  • análise de rentabilidade por representante;
  • curva ABC de vendas;
  • entrada de pedido por representante;
  • cadência de vendas por cliente.

Através deles, você tem uma visão mais abrangente sobre todos os fatores que envolvem a venda e de posse deles você pode realizar comparações a respeito da sua produtividade, avaliar seus vendedores sobre o cumprimento de metas, entre outros.

Controle de Estoque 

Os relatórios de controle de estoque são essenciais para todas as empresas, pois é através deles que você poderá gerir melhor suas matérias-primas e o produto acabado.

Dentre os mais funcionais estão:

  • necessidade de compra;
  • movimentação de estoque;
  • reserva de produto x pedido;
  • contagem de inventário.

Relatórios gerenciais mais acessados do ERP WebMais

Como você percebeu com a leitura deste artigo, os relatórios gerenciais são de extrema importância para que o gestor possa administrar a empresa com maestria. A WebMais Sistemas conta com diversos relatórios gerenciais em seu ERP, dentre eles:

  • Curva ABC de vendas: este relatório possibilita a identificação dos seus produtos mais e menos vendidos em um período determinado. Com isso, você sabe quais produtos precisa ter em maior quantidade em seu estoque, por ter um maior giro;
  • Rentabilidade da empresa: aqui você verifica a margem de lucro de cada produto, assim, de posse da curva ABC você verifica qual produto te gera um maior lucro, já que às vezes o produto mais vendido pode não ser o que tem a maior margem;
  • Evolução de faturamento: ele mostra o faturamento por cliente por período, além de apresentar a frequência de compra deste cliente e a quanto tempo ele não compra de você. você pode agrupar não só p0or cliente, mas por produto ou representante também;
  • Fluxo de caixa previsto/realizado: este relatório você visualiza todas as entradas e saídas financeiras da sua empresa, podendo optar entre o previsto e o realizado;
  • Notas emitidas por período: neste relatório você acessa todas as notas fiscais emitidas num determinado período, bem como os impostos atrelados a cada uma delas;
  • Posição geral do estoque: aqui você verifica a quantidade real de produtos em seu estoque e também o custo de cada mercadoria;
  • Gastos por centro de custo: aqui você acompanha quanto de crédito ou débito cada centro de custo teve no período.

A WebMais pode te ajudar, e muito na sua gestão! Faça uma demonstração gratuita do nosso ERP!

fale-com-especialista

Deixe um comentário

4 × 5 =