Como fazer uma gestão de materiais eficiente?

Mais Agilidade para a Gestão

O recurso de gestão de materiais contribui para aumentar a produtividade das equipes administrativas, controlando a entrada de materiais de forma rápida, através da importação do XML das notas fiscais de diferentes operações, como NF-e, NFS-e, CT-e.

Demonstrativo Agilidadade na Gestão de Materiais
Demonstrativo Controle de Estoque Gestão de Materiais

Controle de Estoque

No processo de gestão de materiais o ERP da WebMais possibilita também o controle de estoque. Viabilizando o lançamento de estoque inicial, o controle dos materiais de acordo com lote e validade, o controle de inventário e o ajuste do estoque somente com senha adicional, garantindo mais segurança e confiabilidade para o negócio.

Permutas e Estoques em Poder de Terceiros

Operações relacionadas a permuta, transferência de materiais e gestão de estoque em posse de terceiros também estão contempladas na nossa solução. Esses procedimentos podem ser facilmente controlados no ERP, garantindo visibilidade para os gestores, e um controle assertivo dos recursos da empresa.

Demonstrativo Permuta e Estoque em Poder de Terceiros Gestão de Materiais

Como a WebMais tem ajudado a otimizar a sua Gestão de Materiais?

Toda empresa utiliza em sua operação uma série de materiais que viabilizam a execução dos seus serviços, a criação dos seus produtos ou a gestão geral do negócio. Numa indústria ou distribuidora o controle e gestão de materiais é ainda mais necessário, já que esses tipos de negócio contam com uma grande rotatividade de matérias-primas, que são distribuídas ou utilizadas no processo de transformação de produtos, ou até mesmo para apoiar os processos e dia a dia do negócio, como materiais de expediente e limpeza.

Controlar de forma eficiente as movimentações de entrada e saída desses materiais pode ser uma tarefa decisiva para proporcionar redução de custos do negócio. Evitar desperdícios, controlar as compras, ajustar o estoque e manter a operação rodando são algumas das vantagens de se realizar a gestão de materiais de forma inteligente na empresa.

Para te auxiliar nessa tarefa, que é tão importante para a saúde e crescimento do seu negócio, o ERP da WebMais Sistemas conta com uma módulo de gestão de materiais super completo.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é Gestão de Materiais?

Gestão de Materiais é uma soma de operações e condições que abrangem todas as áreas da empresa das quais trabalham ou lidam com materiais físicos utilizados para venda ou produção.

A gestão promove a reposição e acompanhamento das movimentações dos itens que entram na empresa, desde a matéria-prima para produção, aos produtos de venda, bem como itens de escritório e embalagens.

Como funciona a gestão de materiais?

A gestão funciona como forma de coordenação, manutenção e controle das movimentações de seus materiais, tanto de venda, quanto de uso.

Dessa maneira, ela traz um deslocamento constante de seu estoque, garantindo uma melhor gestão da sua empresa, evitando gastos e mantendo a qualidade necessária de seus produtos.

Qual o objetivo de se realizar gestão de materiais?

O objetivo principal de se realizar uma gestão de estoque é suprir as necessidades de controle de estoque, de todas as áreas da sua empresa de uma maneira que permita os setores realizarem suas atividades de maneira segura e simples.

Como função coordenadora do planejamento do fluxo de materiais, busca também otimizar a utilização dos recursos da empresa e fornecer qualidade de seus itens ao consumidor.

Quais são as atividades realizadas na gestão de materiais?

As principais atividades realizadas dentro da gestão de materiais contam com:

  • Compra de materiais;
  • Recebimento de mercadorias;
  • Armazenagem dos produtos;
  • Registro de operações de controle de estoques;
  • Desta maneira, o controle de seus materiais estará completo e efetivo, trazendo segurança para a sua equipe e evitando desperdícios.

    Quais são os benefícios de se realizar gestão de materiais?

    Um dos principais benefícios trazidos pela utilização da gestão de materiais seria a garantia de tornar o controle eficiente, eliminando excessos sem comprometer a disponibilidade dos produtos.

    Desta maneira, os estoques bem organizados resultam em vantagem em relação aos concorrentes, garantindo uma segurança maior para a sua equipe.

    Quais são as etapas da gestão de materiais?

    As cinco principais etapas do processo de gestão de materiais consistem em:

  • Planejamento;
  • Compras;
  • Recebimento;
  • Distribuição;
  • Controle;
  • O que é necessário para se realizar a gestão dos materiais?

    Para que você possa realizar uma gestão efetiva, é necessário ficar atento a 7 pontos importantes, os quais são:

  • Faça um levantamento do que sua empresa necessita;
  • Reorganize seus produtos, armazenando todas as informações necessárias;
  • Organize o estoque, mantendo-o organizado e limpo;
  • Cuide da qualidade de seu estoque, garantindo que não estraguem nem vençam;
  • Realize um planejamento de compras;
  • Realize um levantamento de prováveis imprevistos e custos;
  • Pesquise fornecedores de confiança;
  • Dessa forma sua gestão ocorrerá de maneira segura, otimizando não somente sua organização de materiais, mas como também a de sua empresa inteira.

    Alguns de Nossos Recursos

    ícone especialista

    Controle de Lote e Validade

    Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

    ícone estoque

    Controle de Estoque

    Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

    ícone materiais

    Gestão de Materiais

    Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

    ícone produção

    Controle de Produção

    Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

    ícone vendas

    Gestão de Vendas

    Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

    ícone expedição

    Controle de Expedição

    Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

    ícone financeiro

    Controle Financeiro

    Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

    ícone integração

    Integração com Terceiros

    Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

    ícone clientes

    Gestão de Clientes

    Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

    A WebMais em Números

    Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

    20%

    Aumento médio nas vendas de clientes

    80%

    Redução de custo e manutenção

    95%

    Índice de satisfação de nossos clientes.