Solicitação de compra

Com o Sistema WebMais é simples fazer solicitação de compra. Centralize todas as tarefas da empresa em um único lugar!

Solicitação de compra na prática

O sistema WebMais conecta todos os setores na mesma plataforma e permite que os usuários façam uma solicitação de compra.

O comprador recebe todas as solicitações e pode continuar o processo de compra através do sistema. No ERP, você tem o histórico de fornecedores por produto e pode solicitar orçamentos com facilidade. É simples, rápido e eficiente.

Veja como funciona
Tela de solicitação de compra no sistema WebMais

Conheça outras funcionalidades do ERP WebMais:

Cálculo de necessidade de compras

No sistema, o comprador recebe a demanda de compras de duas maneiras: através da solicitação de compra, ou, através do cálculo de necessidade de compra, que é realizado automaticamente pelo sistema e listado em um relatório.

Esse relatório mostra o saldo atual em estoque, o estoque mínimo do produto e a quantidade que deve ser comprada. Com esse controle simplificado, você mantém o estoque preparado para atender a demanda de vendas.

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Tela de cálculo de necessidade de compra

Gestão de fornecedores, preços e prazos

Ao receber uma solicitação de compra, o setor de compras poderá realizar orçamentos e emitir pedidos pelo sistema.

Para facilitar esse processo, o sistema entrega uma lista dos últimos fornecedores do produto, incluindo preços e prazos, permitindo compras assertivas e eficientes para a empresa.

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Comprador apertando a mão do fornecedor

Gerencie todos os setores com o ERP WebMais!

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Ficou alguma dúvida?

A solicitação de compra é o ato de solicitar ao setor de compras que é necessário fazer a aquisição de um produto ou serviço. O setor de compras, então, aprova o solicitado, processa e converte em pedido de compra.

Para realizar uma solicitação de compra, é necessário informar o solicitante, o produto, o prazo de entrega desejado, o centro e elemento de custo e a quantidade.

Mediante a solicitação de compra, o sistema alimenta o relatório do setor de compras, facilitando a comunicação entre os setores da empresa.

A solicitação de compra é geralmente usada como parte do processo de compras de uma empresa e pode ser necessária para obter aprovação financeira antes de prosseguir com a compra.

É através da solicitação de compra que os funcionários da empresa podem solicitar a compra de produtos e serviços necessários. A solicitação é avaliada e pode ser levada adiante, onde se tornará uma ordem de compra.

A solicitação de compra é interna e serve para informar ao setor de compras que há uma necessidade na empresa. Enquanto o pedido de compra, parte do comprador e formaliza para o fornecedor a aquisição de um produto ou serviço.

Ambos são documentos relacionados à compra de produtos e serviços, mas cada um tem um objetivo diferente.

A solicitação de compra, quando ocorre, vem antes do pedido de compra e normalmente acontece quando outros setores encontram uma necessidade antes do comprador.

Em alguns casos, o próprio setor de compras pode usar a solicitação de compras para receber aprovação financeira.

Para emitir uma solicitação de compra clara e completa, você deve inserir as seguintes informações:

  • Data de emissão;
  • Data de entrega (desejada);
  • Nome do solicitante
  • Centro de custo;
  • Elemento de custo;
  • Contexto da solicitação;
  • Produtos ou serviços solicitados;
  • Quantidade.

A partir dessas informações, o setor de compras poderá realizar cotações, para definir o melhor fornecedor.

O processo de compra é o conjunto de atividades que uma empresa realiza para adquirir um produto ou contratar um serviço de fornecedores externos.

O processo envolve a identificação de necessidades, pesquisa de fornecedores, negociação de preços e condições, emissão de pedidos e acompanhamento de entregas.

O processo de compra é geralmente gerenciado por uma equipe de compras ou departamento de suprimentos e é projetado para garantir que a empresa adquira os produtos com um preço baixo.

O controle de custos é um desafio para esse setor, que costuma trabalhar com metas para ajudar a empresa a reduzir os custos.

Após os orçamentos realizados e os fornecedores definidos, a solicitação de compra se transforma em uma ordem de compra.

A ordem de compra é o documento enviado pelo comprador ao fornecedor autorizando a compra.

O gestor consegue acompanhar todo este processo pelo sistema WebMais, de forma fácil e prática.

Assim que o produto chegar na empresa, é realizada a importação da nota fiscal de entrada via XML, com isso, a baixa da ordem de compra é realizada e o estoque tem o saldo atualizado com a entrada do produto.