WebMais Sistemas
  • Segmentos

    Sou do segmento
    Distribuidora

    • Distribuidora de Cosméticos
    • Distribuidora de Alimentos
    • Distribuidora de Bebidas
    • Distribuidora de Produtos Hospita lares
    • Ver mais segmentos

    Sou do segmento
    Indústria

    • Indústria Química
    • Indústria de Cosméticos
    • Indústria de Alimentos
    • Indústria de Bebidas
    • Ver mais segmentos
  • Funcionalidades
    Módulo Compras

    Módulo Compras

    Maior controle das suas compras

    Módulo Produção

    Módulo Produção

    Otimize o processo produtivo da sua empresa

    Módulo estoque

    Módulo Estoque

    Otimização de ponta a ponta do seu estoque

    Módulo vendas

    Módulo Vendas

    Otimize a rotina dos vendedores e representantes

    Módulo financeiro

    Módulo financeiro

    Automatize tarefas de forma rápida e segura

    Gestão comercial

    Gestão Comercial

    Simplifique o processo de vendas da sua equipe

    Módulo controladoria

    Módulo controladoria

    Precisão e segurança na tomada de decisões

    Recursos gerais

    Recursos gerais

    Mantenha todas as informações centralizadas

    Clique aqui e veja todas as funcionalidades
  • Produtos
    ERP para indústria

    Sistema para indústria

    Mais autonomia com uma gestão completa e eficiente

    ERP para distribuição

    Sistema para distribuição

    Impulsione a gestão com um software especialista

    Sistema para NF-e

    Sistema
    para NF-e

    Lançamento de NF-e totalmente on-line

    Aplicativo força de vendas

    Aplicativo Força de Vendas

    Potencialize as vendas externas de indústria e distribuidoras

    Sistema WMS

    Sistema
    WMS

    Automatize operações e aumente sua produtividade

  • Cases
  • Blog
  • Fale Conosco
  1. Voltar ao início
  2. Funcionalidades
  3. Solicitação de Compra

Solicitação de Compra

A WebMais oferece um sistema especializado em indústria e distribuição. Torne sua solicitação de compra muito mais eficaz.

Agilidade no Processo

O documento de solicitação de compra é gerado a partir da verificação das necessidades de cada setor da empresa. Nesta etapa o relatório de necessidade de compra, disponível no ERP WebMais, auxilia bastante. Além deste relatório, outros setores podem abrir solicitações de compra pelo sistema, para que você, comprador, saiba o que cada departamento está necessitando e possa realizar compras mais assertivas.

A partir da solicitação de compra, o sistema traz uma listagem dos três últimos fornecedores para o produto, bem como os preços e prazos praticados por cada um deles. Assim, você já terá uma noção do quanto cada compra poderá custar para a empresa e ainda poderá negociar prazos de pagamento com base no histórico de cada fornecedor.

Agendar demonstração
Agilidade no Processo
Ordem de Compra

Ordem de Compra

Após orçadas e definidos os fornecedores, as solicitações de compras se transformam em ordens de compras. As ordens de compras são a confirmação oficial de uma encomenda. É um documento enviado pelo comprador ao fornecedor autorizando a compra.

O gestor de compras consegue acompanhar todo este processo pelo sistema ERP, de forma fácil e prática! Assim que o produto chegar na sua empresa, é realizada a importação da nota fiscal de entrada via XML. Com isso a baixa da ordem de compra é feita, o incremento do item no estoque e é atualizado o seu contas a pagar.

Agendar demonstração

Como a WebMais tem ajudado a otimizar sua Solicitação de Compra?

O processo de compra passa por diversas etapas e a mais importante é a solicitação de compra. Ela é um documento que autoriza o comprador a realizar uma compra. Este documento deve informar quais itens devem ser adquiridos e as suas quantidades.

Normalmente este processo é realizado de forma manual, onde o usuário notifica o comprador sobre o momento de realizar a compra. Entretanto, existem maneiras mais seguras de realizar este processo e contar com o apoio da tecnologia é fundamental. O uso de um sistema capaz de integrar os setores, como o ERP, facilita este processo, eliminando erros e compras de urgência.

Com o ERP WebMais, o comprador tem acesso ao relatório de necessidade de compra, onde estão listados os itens a serem adquiridos e as quantidades. Após, o software gera o documento de solicitação de compra, com os produtos a serem comprados, quantidades, fornecedores, valores, entre outras. E você ainda pode acompanhar o andamento das ordens de compras, até serem completamente finalizadas.

Funcionalidades do ERP

Conheça os módulos do sistema ERP WebMais e saiba como podemos ajudar seu negócio a crescer.

Otimize o Controle de Lote e Validade

Ter um controle de lote e validade dos itens estocados é fundamental parasegmentos que trabalham com produtos delicados, como alimentício, cosmético e bebidas. É com base nele que você poderá ter uma rastreabilidade total de todas as mercadorias comercializadas,podendo ser utilizada tanto internamente ou depois que o produto sai da sua empresa.

Nosso sistema realiza este controle e rastreio de forma automatizada, permitindo a você um acesso total às movimentações de estoque, notas fiscais e demais documentos de forma ágil. Além da rastreabilidade, você ainda realiza o controle do estoque por validade, evitando que itens estraguem em seus armazéns e também a distribuição de produtos com alterações de qualidade.

Módulo de estoque

Realizar a gestão do estoque de forma eficaz é um dos grandes diferenciais para que a sua empresa consiga manter ou elevar as margens de lucros em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

Nosso software de gestão tem como principal objetivo auxiliar no controle e abastecimento do estoque, seja ele de matérias-primas, produto acabado, materiais de expediente, EPIs ou produtos de limpeza. Ele ainda faz um controle de cada item armazenado, fornecendo um cadastro de produtos completo.

Além disso, ele ainda possibilita que você opere com estoque mínimo e estoque em poder de terceiros. Ainda, a integração entre os setores permite que estoque e compras trabalhem de forma conjunta e colaborativa. Um exemplo é o relatório de necessidade de compra, muito utilizado por todas as empresas, sejam indústrias ou distribuidoras.

Módulo de compras

O setor de compras é um dos mais importantes, pois ele é quem recebe as solicitações de compras de insumos de todos os setores. Com nosso ERP, você terá à disposição funcionalidades que irão lhe ajudar a obter um maior controle no momentode realizar compras; tanto de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços.

O processo de compra poderá ser acompanhado por status, desde o início até o momento da emissão da ordem de compra. além disso, você possui relatórios para auxiliar neste momento, como o de necessidade de compra, que conta com uma lista exatadas mercadorias a serem adquiridas, utilizando o histórico de vendas, estoque mínimo, atual e ordens de compra em aberto como base para o cálculo.

Esse relatório faz com que compras de última hora sejam evitadas, afinal, elas normalmente possuem um custo maior, seja do produto ou do frete, e você ainda corre o risco de não ter o produto em tempo da entrega ao cliente.

Módulo de produção

Todas as operações realizadas pelas indústrias devem ser controladas, principalmente as que envolvem a produção. Afinal, são muitas variáveis que podem influenciar, como estoque de matéria-prima, composição de produto, custos, perdas, entreoutros.

O nosso ERP industrial possui um módulo exclusivo para o gerenciamento da produção. Nele você terá acesso aos controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Esses processos permitem quesua empresa otimize o processo produtivo, facilitando a reposição do estoque esgotado e controlando o consumo de matéria-prima.

Gestão Comercial

Realizar um controle de todo o setor comercial é fundamental para que a sua empresa cresça e se destaque no mercado. Este controle deve ser bastante preciso e precisa abranger os controles de vendas e pedidos.

Com o nosso software online, você acompanha todo o seu processo de venda, desde a emissão de um orçamento até a entrega da mercadoria ao cliente. Além do controle operacional, informações para tomada de decisões também estão disponíveis.

Ainda, você tem acesso a relatórios e indicadores, como o quanto cada cliente contribui para o faturamento da sua empresa e a cadência de compra de cada cliente. Estas informações contribuem para uma gestão mais inteligente e decisões maisassertivas.

Módulo de expedição

Não adianta ter os melhores produtos se eles não chegarem ao seu destino no prazo combinado e sem avarias, certo? Por isso, a expedição tem um papel fundamental neste processo e é necessário um cuidado de ponta a ponta, desde o atendimento até a entrega. E para que o produto chegue com segurança, é essencial contar com um sistema de controle da expedição.

Nosso sistema possui os melhores recursos para tornar sua expedição muito mais ágil e assertiva, no qual a estruturação de todo o processo logístico é feita de maneira eficiente, realizando a integração entre os módulos e controle de dadospara facilitar a tomada de decisões de maneira inteligente.

Módulo financeiro

Poder controlar seu dinheiro de maneira eficaz é essencial para que a sua operação prospere e, para isso, contar com um sistema de gestão financeira completo capaz de automatizar tarefas e ter acesso aos relatórios de forma rápida e seguraé fundamental.

Com o nosso ERP online, você terá um controle total das suas finanças, integrando processos junto ao seu banco e auxiliando na automação do fluxo de caixa. Além disso, você poderá contar com ferramentas para controlar a inadimplência, provisionamentode caixa, cálculo de comissões e acompanhar o saldo dos caixas e bancos e muito mais.

Como o sistema integra os dados de todo o negócio, diversas tarefas se tornam mais ágil, como a emissão de notas fiscais e boletos, que podem ser feitos com apenas um clique. Ainda, você consegue realizar o pagamento de boletos bancários pelopróprio sistema de gestão, ganhando muito mais tempo e trazendo mais agilidade aos processos.

Integração com terceiros

Integrar com sistemas terceiros é fundamental para garantir uma gestão de ponta a ponta da sua empresa, contribuindo para a produtividade das equipes, possibilitando o acesso à informações reais e estratégicas.

Nosso sistema integra com os maiores softwares contábeis, como Domínio, Prosoft e EBS. Para agilizar as vendas externas, possuímos integração com aplicativo força de vendas e ainda com alguns e-commerces, como Tray e Loja Integrada.

Gestão de clientes

Relacionamento é o grande diferencial para prospecção e fidelização de clientes, não é mesmo? Com este módulo do sistema de gestão WebMais, você terá disponível funcionalidades para manter informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas. Além de otimizar a gestão de vendas da sua equipe, será possível analisar resultados e acompanhar todas as atividades.

Módulo de controladoria

Atividades de controladoria são fundamentais para indústrias e distribuidoras, já que garantem confiabilidade, precisão, velocidade e segurança na tomada de decisões.

Neste módulo, os principais objetivos são as definições sobre controles operacionais, extração de informações para tomadas de decisões, entrega de obrigações legais e integração com software de terceiros.

A WebMais em Números

Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

20% de aumento médio nas vendas de clientes

Aumento médio nas vendas de clientes

80% de redução de custo e manutenção

De redução de custo e manutenção

95% de índice de satisfação de nossos clientes

De índice de satisfação de nossos clientes

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é uma solicitação de compra?

A solicitação de compra é o ato de solicitar ao setor de Compras que é necessário fazer a aquisição de um produto ou serviço. O setor de Compras, então, aprova o solicitado, processa e converte em pedido de compra.

Como fazer uma solicitação de compra?

Para gerar uma solicitação de compra, é necessário definir alguns pontos importantes, como cada produto ou serviço que deseja e a respectiva quantidade necessária para atender as necessidades da sua empresa.

Para que serve a solicitação de compra?

A solicitação de compra serve para fornecer informações importantes para uma boa negociação e controle do que será solicitado pela sua empresa.

O documento que formaliza a compra é apenas o pedido de compra, que informa os produtos, quantidade solicitada, preços e condições de prazo e pagamento acordados com o fornecedor.

Qual a diferença entre, solicitação de compra e pedido de compra?

A diferença entre os dois seria seu objetivo, a solicitação de compra é uma forma de solicitar produtos ou serviços que são necessários para empresa, apenas como aviso ou informativo, já o pedido de compra é quando a compra é aprovada e os produtos/ serviços requeridos.

Quais informações deve conter em uma solicitação de compra?

Para que você possa emitir uma solicitação de compra completa, é necessário preencher os campos com as informações de:

  • Nome do fornecedor;
  • Data de emissão;
  • Previsão de chegada da compra;
  • Prazo de entrega em dias;
  • Histórico do fornecedor;
  • Especificações do produto;
  • Quantidade de produtos.
  • O que é o processo de compra?

    O processo é basicamente uma operação para compra de produtos e serviços para a sua empresa.

    De forma detalhada, o procedimento envolve a seleção de fornecedores, análise de preços, previsão de serviços, determinação de prazos e possíveis mudanças na demanda.

    Qual o processo de compras de uma empresa?

    O processo inicia no momento da identificação da necessidade, ou seja, na identificação da falta de algum item ou serviço.

    Esse é o ponto de partida para que o setor continue o processo. Após a identificação, é necessário registrar a situação e quais produtos são necessários, após isso, deve analisar fornecedores, avaliar preços, prazos e outros fatores para uma posterior solicitação ao setor de compras, o qual irá determinar a aprovação ou rejeição do que foi solicitado e gerar o pedido de compra.

    Institucional

    • Empresa
    • Cases
    • Seja um parceiro
    • Blog
    • Trabalhe Conosco
    • Fale Conosco

    Produtos

    • Sistema para Indústria
    • Sistema para Distribuição
    • Sistema para NF-e
    • App Força de Vendas
    • Para o seu segmento

    Atendimento

    • (48) 3512-7777
    • Acesse o Suporte Via Chat

    • De segunda a sexta das 8h às 18h

    Desenvolvido por WebMais Sistemas

    Webmais Sistemas
    • Segmentos
      • Para sua Indústria
      • Para sua Distribuidora
    • Funcionalidades
      • Módulo Compras
      • Módulo Produção
      • Módulo Estoque
      • Módulo Vendas
      • Módulo financeiro
      • Gestão Comercial
      • Módulo controladoria
      • Recursos gerais
    • Produtos
      • Sistema para Indústria
      • Sistema para Distribuição
      • Sistema para NF-e
      • Aplicativo Força de Vendas
      • WMS
    • Cases
    • Blog
    Entre em contato