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Solicitação de compra
Com o Sistema WebMais é simples fazer solicitação de compra. Centralize todas as tarefas da empresa em um único lugar!
Solicitação de compra na prática
O sistema WebMais conecta todos os setores na mesma plataforma e permite que os usuários façam uma solicitação de compra.
O comprador recebe todas as solicitações e pode continuar o processo de compra através do sistema. No ERP, você tem o histórico de fornecedores por produto e pode solicitar orçamentos com facilidade. É simples, rápido e eficiente.
Conheça outras funcionalidades do ERP WebMais:
Cálculo de necessidade de compras
No sistema, o comprador recebe a demanda de compras de duas maneiras: através da solicitação de compra, ou, através do cálculo de necessidade de compra, que é realizado automaticamente pelo sistema e listado em um relatório.
Esse relatório mostra o saldo atual em estoque, o estoque mínimo do produto e a quantidade que deve ser comprada. Com esse controle simplificado, você mantém o estoque preparado para atender a demanda de vendas.
Gestão de fornecedores, preços e prazos
Ao receber uma solicitação de compra, o setor de compras poderá realizar orçamentos e emitir pedidos pelo sistema.
Para facilitar esse processo, o sistema entrega uma lista dos últimos fornecedores do produto, incluindo preços e prazos, permitindo compras assertivas e eficientes para a empresa.
Fazer a gestão da sua empresa pode ser simples!
Com o ERP WebMais, você abandona as planilhas e controla estoque, vendas, produção, compras e muito mais, tudo em um único sistema!
Gerencie todos os setores com o ERP WebMais!
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vendas -
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Redução de
custos
Ficou alguma dúvida?
A solicitação de compra é o ato de solicitar ao setor de compras que é necessário fazer a aquisição de um produto ou serviço. O setor de compras, então, aprova o solicitado, processa e converte em pedido de compra.
Para realizar uma solicitação de compra, é necessário informar o solicitante, o produto, o prazo de entrega desejado, o centro e elemento de custo e a quantidade.
Mediante a solicitação de compra, o sistema alimenta o relatório do setor de compras, facilitando a comunicação entre os setores da empresa.
A solicitação de compra é geralmente usada como parte do processo de compras de uma empresa e pode ser necessária para obter aprovação financeira antes de prosseguir com a compra.
É através da solicitação de compra que os funcionários da empresa podem solicitar a compra de produtos e serviços necessários. A solicitação é avaliada e pode ser levada adiante, onde se tornará uma ordem de compra.
A solicitação de compra é interna e serve para informar ao setor de compras que há uma necessidade na empresa. Enquanto o pedido de compra, parte do comprador e formaliza para o fornecedor a aquisição de um produto ou serviço.
Ambos são documentos relacionados à compra de produtos e serviços, mas cada um tem um objetivo diferente.
A solicitação de compra, quando ocorre, vem antes do pedido de compra e normalmente acontece quando outros setores encontram uma necessidade antes do comprador.
Em alguns casos, o próprio setor de compras pode usar a solicitação de compras para receber aprovação financeira.
Para emitir uma solicitação de compra clara e completa, você deve inserir as seguintes informações:
- Data de emissão;
- Data de entrega (desejada);
- Nome do solicitante
- Centro de custo;
- Elemento de custo;
- Contexto da solicitação;
- Produtos ou serviços solicitados;
- Quantidade.
A partir dessas informações, o setor de compras poderá realizar cotações, para definir o melhor fornecedor.
O processo de compra é o conjunto de atividades que uma empresa realiza para adquirir um produto ou contratar um serviço de fornecedores externos.
O processo envolve a identificação de necessidades, pesquisa de fornecedores, negociação de preços e condições, emissão de pedidos e acompanhamento de entregas.
O processo de compra é geralmente gerenciado por uma equipe de compras ou departamento de suprimentos e é projetado para garantir que a empresa adquira os produtos com um preço baixo.
O controle de custos é um desafio para esse setor, que costuma trabalhar com metas para ajudar a empresa a reduzir os custos.
Após os orçamentos realizados e os fornecedores definidos, a solicitação de compra se transforma em uma ordem de compra.
A ordem de compra é o documento enviado pelo comprador ao fornecedor autorizando a compra.
O gestor consegue acompanhar todo este processo pelo sistema WebMais, de forma fácil e prática.
Assim que o produto chegar na empresa, é realizada a importação da nota fiscal de entrada via XML, com isso, a baixa da ordem de compra é realizada e o estoque tem o saldo atualizado com a entrada do produto.