Em distribuidoras e indústrias, o endereçamento de estoque tem um papel fundamental para organizar e controlar as entradas e saídas das mercadorias. Dessa forma, é possível garantir o pleno funcionamento das operações.
Funciona semelhante a uma cidade: cada produto é catalogado em um endereço próprio. Então, é possível encontrá-lo com mais facilidade do que apenas guardá-lo em qualquer espaço vazio, o que muitas vezes resulta em seu esquecimento.
Para evitar perdas de estoque e na parte financeira, você precisa endereçar suas mercadorias no depósito e deixá-las claras em um sistema, como o ERP da WebMais. E você pode até solicitar uma demonstração gratuita para experimentar as suas vantagens nesse processo.
Então, a seguir, explicaremos melhor o conceito do endereçamento de produtos e como você pode aplicar no seu negócio com base nos critérios e tipos existentes. Vamos lá!
O endereçamento de estoque é um processo de gestão de armazéns. Sendo assim, consiste em atribuir um endereço físico a cada item ou SKU (Stock Keeping Unit) de um determinado estoque.
O objetivo é facilitar a localização e a movimentação dos produtos dentro do depósito, permitindo aos funcionários encontrarem exatamente o que precisam.
Geralmente, envolve o uso de códigos ou etiquetas para identificar cada local de armazenagem. Isso porque eles seguem uma lógica pré-estabelecida para organizar o estoque de forma estratégica.
Um bom exemplo de endereçamento de estoque seria uma indústria com espaço para diferentes setores, cada um com seus próprios endereços:
Matérias-Primas:
Produtos em Processo:
Setor de Produtos Acabados:
Observe que cada item tem um código identificador (MP001, PEP001 etc) para os corredores, áreas ou prateleiras onde são guardados.
Você ainda não sabe quais são os tipos de endereçamento de estoque? Então, é preciso entender que existem duas formas principais de fazê-lo e vamos entender cada uma delas a seguir.
Aqui, o local de armazenagem de um item varia conforme a disponibilidade de espaço no momento em que é entregue pelo fornecedor. O seu propósito é maximizar o uso do ambiente ao usar as prateleiras e áreas disponíveis.
Geralmente é usado em depósitos com grande variedade de mercadorias e volumes de estoque em constante mudança. Ou seja, onde o fluxo de entrada e saída é frequente.
Ao contrário da opção anterior, o fixo se trata do armazenamento permanente e específico de cada item, identificado por etiquetas ou códigos. O seu foco é otimizar o processo de separação e expedição, tornando-o mais rápido e eficiente.
Por isso, é aplicado em armazéns com número limitado de produtos, onde a movimentação é controlada e as rotas são bem definidas, com poucas mudanças ao longo do tempo.
Um bom sistema de endereçamento de estoque traz diversos benefícios à logística da empresa e a outras áreas. Dentre eles, podemos destacar:
Há dois critérios usados para fazer um bom endereçamento de estoque. A escolha do melhor deles depende das necessidades e objetivos do negócio, além dos produtos, tamanho do depósito, etc. Entenda cada um!
Como o nome indica, há um local fixo, seja uma prateleira, andar ou seção específica, para o produto ser estocado. Isso é feito conforme a sua categoria, peso, tamanho e outros fatores relevantes. Ou seja, sua posição física é atribuída antecipadamente.
Neste critério, não há pré-definição de endereçamento de estoque, pois os produtos são armazenados de forma aleatória, de acordo com a disponibilidade do espaço. É muito usado por empresas com alta rotatividade ou limitação de área.
Cada empresa tem suas necessidades próprias e para resolvê-las o ideal é contar com um dos tipos de endereçamento de estoque mais adequado. Então, separamos todos eles para você analisar o sistema que melhor atenda às demandas do seu negócio.
É um dos mais comuns e divide o armazém por área, identificada por uma letra ou número, sempre em sequência numérica. Assim, em cada uma, os produtos possuem identificação exata com base em critérios como movimentação ou proximidade da produção.
Neste tipo, o depósito é dividido em corredores e cada um tem um número. Dessa forma, neles, os itens são organizados em prateleiras ou estantes e recebem uma identificação com informações incluídas, como o seu código, a descrição e a quantidade.
É um sistema formado por duas colunas de porta paletes, que formam os módulos. O seu encontro é feito por números pares de um lado e ímpares do outro, assim como em ruas de uma cidade.
Está associado ao modelo de módulos, pois corresponde aos andares de cada prédio. Cada nível é rastreado por um número ou letra sequencial, por exemplo: módulo 2, nível 4 – isto é, no quarto andar do segundo setor, se encontra determinado item.
Os vão, ou também chamados de sequência, são os espaços ocupados ou livres em cada módulo e nível. Por significar um lugar para armazenagem, também recebe numeração para ser identificado.
Para fazer o endereçamento de produtos é preciso selecionar o modelo mais adequado para a sua empresa. A escolha dita a produtividade, por isso, pode ser escolhido um tipo ou até mesmo combinar dois ou mais.
Após isso, crie um sistema de codificação para indicar cada espaço de armazenamento. Ele pode ser composto por letras, números ou a junção de ambos, desde que seja de fácil entendimento.
Em seguida, implemente placas de endereçamento de estoque para todos os colaboradores envolvidos no setor desempenharem suas funções com direcionamentos claros.
Mas, não se esqueça de sempre atualizar o seu sistema de gestão para informar as mudanças de disponibilidade de espaço e as movimentações das mercadorias em tempo real.
Então, como você pôde ver, o endereçamento de estoque é um processo indispensável para organizar e controlar o estoque da empresa. Assim, com critérios bem estabelecidos, fica fácil saber sobre os espaços disponíveis para alocação das cargas.
O ERP da Webmais pode ser muito útil nesse processo. Isso porque ajuda a cadastrar os produtos, gerenciar as informações do inventário, registrar o histórico de movimentações e identificar o endereço de armazenamento com rapidez.
Solicite uma demonstração gratuita para ter acesso a todas essas facilidades!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!