a gestão da sua distribuidora está em dia? otimize com um erp

Como Escolher O Melhor Sistema De Gestão Para Distribuidora

Imagem de Sanon Matias

Escolher um bom sistema de gestão para distribuidora é muito importante para o sucesso do seu negócio. Ele permite lidar com o grande volume de informações que a distribuidora precisa no seu dia a dia, mas de forma organizada e sem falhas.

Uma distribuidora precisa organizar compras, vendas, finanças, funcionários, contabilidade e outras coisas. Mas, fazer tudo isso sem o apoio da tecnologia pode ser complicado, além de aumentar as chances de erros.

Com um sistema de gestão, é possível agregar todas essas informações em um só lugar. Assim, podem ser acessadas facilmente, sendo usadas como base para a tomada de decisão.

Neste artigo, você vai entender a importância de um sistema de gestão para distribuidora. Prepare-se para conhecer, também, as principais funcionalidades oferecidas por esse tipo de sistema. 

Mas, se você quiser, também pode pular direto para a prática. Com o ERP WebMais, a gestão da sua distribuidora será simplificada, enquanto os resultados são multiplicados. Agende uma demonstração e conheça a ferramenta. 

Vamos lá?

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Sistema De Gestão Para Distribuidora?

Um sistema de gestão para distribuidoras funciona como um ERP (Enterprise Resourcing Planning, ou gerenciador de recursos empresariais). 

A diferença é que o sistema para distribuidoras foi criado especificamente para esse tipo de empresa. Então, por isso, traz funcionalidades desenvolvidas de acordo com as particularidades desse ramo de negócio.

Na prática, ele funciona como um sistema de gerenciamento de todos os recursos e processos de uma distribuidora. Em outras palavras, o ERP ajuda a armazenar e organizar todas as informações sobre o negócio.

ERP especializado em simplificar e otimizar a gestão da sua distribuidora
EXPERIMENTE AGORA O ERP WEBMAIS

Por Que Investir Em Um Sistema De Gestão Para Distribuidora?

Um sistema de gestão para distribuidora vai ajudar a empresa a ter processos operacionais simplificados. 

Mas não é só isso! Ele também facilita o compartilhamento de informações, automatiza atividades de rotina e simplifica o estudo do controle financeiro e contábil, entre outras coisas.

Tudo isso traz uma série de benefícios para o negócio:

Facilita a gestão comercial: o sistema para distribuidora permite gerenciar e analisar dados de clientes que já tiveram contato com a empresa. Isso fornece informações que podem ser muito importantes para o planejamento de novas estratégias, especialmente em relação às vendas.

Diminui a incidência de erros: ao automatizar diversas atividades de rotina da distribuidora, o sistema diminui as chances de erros. Além disso, torna o trabalho mais seguro e evita retrabalho.

Melhor controle financeiro: o sistema de gestão para distribuidoras ajuda no controle rigoroso do fluxo de caixa. Isso porque fornece todas as informações que o gestor precisa para entender a saúde financeira da empresa e planejar os próximos passos.

Facilita a organização operacional: como armazena e organiza dados de todos os setores da empresa, o ERP para distribuidoras ajuda no estabelecimento de processos. Ele também melhora a comunicação entre os diferentes times.

Apoio a tomada de decisão: um bom sistema de gestão para distribuidora consegue entregar relatórios completos sobre diferentes áreas da empresa em poucos segundos. Então, com base nesses documentos, os gestores podem tomar decisões mais acertadas.

Quais São As Principais Funcionalidades Do Sistema De Gestão Para Distribuidora?

Agora você já sabe o que é um sistema de gestão para distribuidoras e como ele pode ajudar o seu negócio a ter melhores resultados. Então, vamos falar sobre as funcionalidades desse tipo de sistema?

Principais vantagens de um ERP para distribuidoras

- Controle total
- Ordem de compra
- Integração com entrada da nota
- Anexos
- Estoque

Controle De Ponta A Ponta

O ERP para distribuidoras permite o controle rigoroso sobre todas as áreas da empresa. Isso inclui vendas para os clientes até a contabilidade e obrigações fiscais, sem deixar de passar pelas compras, gestão de pessoas, controle financeiro, etc.

Assim, o empresário consegue ter, ao mesmo tempo, uma visão ampla sobre o funcionamento do negócio e uma visão minuciosa de cada setor. Isso permite entender os pontos fortes e fracos e estar constantemente implementando melhorias.

Ordem De Compra

Um bom sistema de gestão para distribuidoras organiza todas as compras. Então, além da ordem de compra, ele permite que o gestor da área organize cotações e entradas e saídas de materiais. 

O ERP também facilita outras frentes de trabalho do setor, como o controle de lotes, a emissão de notas fiscais de entrada e o controle de despesas.

Integração Com A Entrada Da Nota

O controle sobre a emissão de notas fiscais, sejam elas de entrada ou saída, é essencial para uma contabilidade bem organizada.

Isso também vai manter a distribuidora longe de problemas com as autoridades fiscais.

Por isso, é muito importante que o ERP escolhido se integre aos sistemas de emissão e notas. Assim você agiliza o trabalho no dia a dia da empresa e diminui os erros nesses processos – que podem gerar multas e outras penalidades.

Quer + praticidade na emissão de notas? Conheça o ERP WebMais VEJA A FERRAMENTA

Inclusão De Anexos

Contar com um sistema também permite que você faça a inclusão de anexos como documentos, imagens, PDFs, etc. 

Dessa forma, fica muito mais fácil manter todas as informações organizadas e você ainda economiza espaço com o armazenamento de documentos físicos.

Controle De Estoque

A boa gestão de estoque é essencial para o sucesso de qualquer distribuidora. Por isso, um sistema voltado para esse tipo de empresa precisa contar com um módulo robusto que facilite esse controle. 

Isso facilita a organização dos armazéns, reduz os custos com armazenagem e evita a compra desnecessária de produtos.

Qual O Melhor Software Para Distribuidoras?

O Software WebMais é o melhor sistema de gestão para distribuidoras do mercado. Ele foi criado especialmente para empresas do ramo. Por isso, traz funcionalidades exclusivas que facilitam a rotina de trabalho desse tipo de empresa.

Esses são os módulos e funcionalidades que o ERP WebMais oferece para a sua distribuidora:

  • Estoque;
  • Compras;
  • Produção;
  • Gestão comercial;
  • Expedição;
  • Financeiro;
  • Integração com terceiros;
  • Gestão de clientes;
  • Controladoria.

Qual A Diferença Entre ERP CRM e SCM?

ERP, CRM e SCM são três tipos de software de gestão. O primeiro é o que já falamos aqui, que armazena e organiza informações sobre todas as áreas de uma empresa. 

A ideia é dar aos gestores uma visão geral sobre o negócio e, ao mesmo tempo, uma visão detalhada sobre cada setor.

O CRM, por sua vez, é a sigla para Customer Relationship Management. Esse tipo de software é voltado para a relação da empresa com seus clientes. Ele organiza informações sobre as pessoas que já entraram em contato com a empresa. 

Assim, você consegue ter registradas suas preferências, histórico de compras, etc.

E o SCM é o Supply Chain Management, ou seja, um software que permite o gerenciamento do fluxo de mercadorias de um negócio.

Cada software tem o seu objetivo e suas funcionalidades. Mas, o ERP pode agregar as funcionalidades desses outros sistemas. Esse é o caso do ERP WebMais. 

O sistema conta com módulos de gestão de clientes e da cadeia de suprimentos, tornando-se a opção mais completa de sistema de gestão para distribuidoras.

O melhor ERP para o sucesso da sua distribuidora  CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Conclusão

Agora que você entende como escolher o melhor sistema de gestão para distribuidora, saiba que a opção mais vantajosa do mercado é a solução da WebMais.

Quer ver, na prática, como a ferramenta funciona? Então agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas.

Deixe um comentário