As ferramentas de gestão são técnicas que auxiliam na tomada de decisão dentro da empresa. Por isso, a sua escolha não é uma tarefa fácil e deve ser feita com cuidado.
Diante de tantas opções, é fundamental conhecer bem as principais ferramentas e o funcionamento de cada uma delas. Assim, é possível eleger aquela que se encaixa melhor aos fluxos e objetivos do seu negócio.
Neste, você vai entender melhor o que são e para que servem as ferramentas de gestão. Além disso, vamos trazer as principais. Sem dúvidas, isso vai lhe ajudar a fazer a escolha ideal para a sua empresa!
Antes de seguir com a leitura, que tal experimentar uma das melhores ferramentas do mercado para a gestão completa da sua indústria ou distribuidora? Agende uma demonstração gratuita do sistema ERP WebMais e conheça a ferramenta.
As ferramentas de gestão são técnicas que tem o objetivo de facilitar a gestão do negócio. Então, para tanto, acabam ajudando, principalmente, no processo de tomada de decisão.
Empresas de diferentes portes e segmentos podem (e devem) utilizá-las. Isso porque, permitem que o gestor tenha maior controle sobre os processos produtivos e administrativos.
Dessa forma, utilizar uma ferramenta de gestão é uma forma de ter uma visão mais ampla sobre o funcionamento de uma empresa. Assim você pode, por exemplo, conhecer pontos negativos e positivos de cada produto ou serviço oferecido.
Além disso, elas também facilitam a detecção de erros e fortalecem a criação de estratégias para corrigi-los. Por fim, a gestão de pessoas é otimizada, tendo fundamental importância no sucesso do negócio.
As ferramentas de gestão são importantes para ajudar a organizar e gerenciar diversas áreas da sua empresa, como finanças, vendas, recursos humanos e projetos.
Isso porque, elas ajudam a melhorar a eficiência e produtividade da sua equipe. Dessa forma, permitem uma melhor tomada de decisão com base em dados e aumentam a transparência e colaboração entre os departamentos.
Além disso, uma boa ferramenta de gestão pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e reduzir erros humanos. Assim, você libera tempo para que a equipe possa se concentrar em tarefas de maior valor agregado.
Agora você já sabe o que são ferramentas de gestão e como elas são importantes para a empresa. Então, é hora de conhecer as mais utilizadas no mercado. Vamos lá?
O Project model Canvas é uma ferramenta de gestão de projetos que utiliza conceitos visuais com uma estrutura lógica de componentes. Também é chamado de Business Model Canvas.
Esses componentes são organizados em 9 quadros. Cada um deles corresponde um desses elementos:
A principal vantagem de utilizar o PM Canvas é que ele oferece uma visão macro do negócio. Além disso, também ajuda no planejamento e controle das principais áreas da empresa.
Contando com diversos benefícios, o PM Canvas é uma das principais ferramentas de gestão para empresas. Isso porque ele é visual e intuitivo. Assim, permite uma visão completa de todos os processos da empresa.
Isso facilita a comunicação entre os setores e as decisões da gestão. Toda essa integração otimiza o planejamento, o gerenciamento e a comunicação dentro dos projetos, sempre de forma estruturada e eficiente.
Outro ponto é que o PM Canvas ajuda a identificar riscos e oportunidades, além de alinhar o projeto com as metas e objetivos estratégicos da empresa. Assim, você ganha mais precisão na hora de realizar os recursos.
Por fim, essa ferramenta de gestão administrativa aponta o desempenho das atividades através de indicadores. Esses dados permitem encontrar e analisar erros e problemas, além da aplicação das melhores soluções e ajustes.
SWOT é uma palavra formada pelas iniciais dos principais pontos que compõem essa ferramentas de gestão:
O mapeamento desses pontos é importante para que a empresa entenda quais medidas devem ser tomadas no curto e longo prazo. Mas não é só isso. Com a SWOT, você saberá como aproveitar melhor os seus pontos fortes e oportunidades.
A análise SWOT pode ser utilizada tanto como ferramenta de gestão de pessoas como de processos.
Como vimos acima, a análise SWOT é uma das ferramentas de gestão de projetos mais utilizada. Por isso, é interessante que você considere utilizá-la na sua empresa.
A primeira vantagem é que ela ajuda na identificação das melhores oportunidades para o negócio. Além disso, ela também facilita a visualização de ameaças.
Em paralelo, a análise SWOT também identifica fraquezas e forças da organização. Tudo isso pode ser usado para alcançar os objetivos estratégicos definidos pela empresa.
DMADV é uma ferramenta de gestão indicada para projetos, produtos ou serviços novos, ainda não lançados pela empresa. As iniciais das suas cinco etapas formam o nome da ferramenta:
A DMADV é uma ótima opção de ferramenta de gestão para sua empresa, se ela está com um novo projeto. É que, como vimos acima, ela é indicada para esse tipo de situação. Assim, acaba facilitando o lançamento de produtos ou serviços.
Para tanto, a metodologia sugere uma imersão nas necessidades dos clientes. Dessa forma, é possível criar e desenvolver novas ideias que atendam essas necessidades.
Uma grande parte da DMADV está já nas suas etapas finais, com o desenho. Isso porque, como a ferramenta auxilia com novos processos, isso indica que não existe um histórico para análise.
O DMAIC é indicado em situações contrárias ao DMADV. Em outras palavras, ele funciona melhor com produtos e processos que já estão em vigor. As suas cinco etapas são:
Tem dúvidas sobre o uso da DMAIC na sua empresa? Então, saiba que você pode manter a calma, pois ela é muito útil para o negócio.
Isso porque, ela é uma metodologia que ajuda a identificar e resolver problemas. Assim, você melhora a qualidade dos produtos ou serviços que oferece, agradando ao cliente e elevando o nível de satisfação.
Para complementar, a DMAIC também facilita na redução dos custos e aumento da eficiência dos processos. E é claro, tudo isso resulta em melhorias contínuas para a empresa, que vai seguir acompanhando o mercado de forma competitiva.
O six sigma, ou seis sigma, é uma ferramenta de gestão de processos voltada para o constante aperfeiçoamento. Ela tem uma abordagem estatística que é praticada por meio de um método consistente e orientado por dados.
O six sigma é baseado em um conceito matemático, chamado de desvio padrão. Ele indica o grau de variação de um determinado item em relação à média do grupo.
O ideal é que esse desvio seja nulo ou o menor possível, o que indica que todos os produtos têm a mesma qualidade.
A adoção six sigma como ferramenta de gestão permite que a empresa melhore os seus processos constantemente, sempre com o objetivo de diminuir o desvio padrão.
Pensando em aplicar o Six Sigma na sua empresa? Existem alguns benefícios que essa metodologia traz para a gestão.
Primeiramente, essa ferramenta de gestão e planejamento ajuda na melhora da qualidade dos produtos e serviços do negócio. Isso também reduz erros, custos e aumenta a satisfação do cliente.
Todos esses benefícios ocorrem por conta do aumento de produtividade que o Six Sigma oferece. O fluxo de trabalho é otimizado e as decisões são mais precisas e efetivas.
Por fim, os objetivos estratégicos e metas da empresa são alinhados com a cultura organizacional. Assim, todas as equipes entram em sintonia e trabalham para melhorar os resultados.
Quer ainda mais controle sobre a gestão do seu negócio? Então, experimente agora o ERP WebMais e saiba como otimizar os resultados da empresa.
A sigla tem origem em sete perguntas utilizadas para elaborar uma lista de ações. Em inglês, cinco delas começam com W e, duas, com H:
Responder a essas perguntas ajuda o gestor a traçar um plano de ação mais efetivo, claro e ágil. Isso vale para projetos e ações que precisam ser implementadas na empresa.
Existem dois grandes motivos para utilizar o 5w2h na sua empresa. O primeiro é a melhora na compreensão do negócio. Isso porque essa ferramenta ajuda a identificar com precisão todos os aspectos do projeto.
Dessa forma, a gestão sabe exatamente quais objetivos, escopo, recursos, responsabilidades e restrições a empresa tem.
Adiante, a segunda vantagem do 5w2h é a identificação de problemas e desafios. É normal que, durante o cotidiano, problemas surjam. Assim, a ferramenta ajuda a criar soluções para evitar que os problemas se agravem.
O ciclo PDCA também é uma ferramenta de gestão nomeada com as iniciais de suas etapas:
Como o nome indica, o PDCA é um ciclo. Sendo assim, depois da fase de ação, o time volta à fase de planejamento. A ideia é definir a melhor forma de aplicar as melhorias indicadas ao final do ciclo anterior.
Todas as empresas precisam de processos otimizados, eficientes e de qualidade. E é exatamente para isso que serve o ciclo PDCA.
Ele é uma das melhores ferramentas de gestão da qualidade que as empresas podem usar. Isso porque, ele permitirá a identificação de problemas ao ser aplicado. Além disso, você verá o planejamento e a implantação de soluções.
Também é possível acompanhar e verificar se as soluções escolhidas estão funcionando. Assim, se preciso, você pode tomar as medidas necessárias para manter ou melhorar o desempenho de todo o processo.
Com processos otimizados, a satisfação do cliente aumenta. Nesse sentido, também é possível notar redução nos custos e aumento da lucratividade.
A matriz BCG é a análise gráfica do portfólio de produtos de uma empresa. Primeiramente, ela tem o objetivo de entender como é o ciclo de vida de cada um.
Mas, além disso, ela busca informar o gestor sobre o desempenho e potencial de crescimento no mercado no qual a empresa está inserida.
Um quadrado dividido em outras quatro partes é o que representa a matriz BCG. O eixo vertical representa a taxa de crescimento do mercado e, o horizontal, a taxa de participação nesse mercado.
Os dados de cada produto são analisados individualmente e, depois, eles são classificados dentro de cada um dos quadrantes.
Como ferramenta de análise estratégica, a matriz BCG serve para ajudar a sua empresa a encontrar os produtos ou serviços mais fortes e fracos do seu negócio.
Assim, é possível alocar recursos de forma inteligente, já que você vai saber o que precisa de um bom impulsionamento – ou não. Além disso, suas decisões estratégicas são mais efetivas, pois a informação adicional facilita o processo.
Para complementar, essa ferramenta de administração também aponta as melhores oportunidades para crescimento real da empresa. Com isso, você estrutura suas operações de forma segura e efetiva, maximizando o desempenho financeiro.
O plano de negócios é um documento que funciona como ferramenta de gestão. Isso porque ele descreve aspectos estratégicos e operacionais da empresa.
Sendo assim, nesse documento, você irá encontrar dados sobre sua estrutura, plano financeiro, estratégia de marketing, equipe, proposta de valor, mercado e concorrência.
A ideia é que, com isso, a gestão da empresa consiga ter uma visão mais abrangente de todo o negócio. Isso facilita a tomada de decisões na hora de investir ou gerenciar, por exemplo.
Usar o plano de negócios na sua empresa pode ser uma boa ideia, já que ele facilita a captação de investimentos. Isso porque o documento conta com os principais dados do negócio, em especial os financeiros.
Outro ponto é que o plano também pode ser um guia interno para toda a equipe. Como vimos, ele traz as informações mais essenciais da empresa, o que facilita o entendimento por parte do time.
Por fim, o plano de negócios também pode ser usado para avaliar novos projetos ou monitorar os que já existem.
O modelo OBZ é uma ferramenta de gestão que foca no orçamento da empresa. Isso porque ele foca na construção de um novo a cada período orçamentário, mas sem considerar os valores do orçamento anterior.
Dessa forma, o modelo OBZ busca identificar e justificar cada um dos gastos e investimentos que precisam ocorrer. Em outras palavras, o Obz se recusa a simplesmente ajustar os valores do período anterior.
Como benefícios para sua empresa, o OBZ oferece uma identificação precisa dos gastos desnecessários. Assim, é possível alinhar orçamento e realidade do negócio.
Além disso, a ferramenta traz mais transparência e responsabilidade, o que reforça o foco nos objetivos estratégicos já definidos.
Por fim, o método OBZ melhora a comunicação entre os times da empresa, facilitando a integração entre setores.
Uma das melhores ferramentas de gestão para sua empresa é a Matriz GUT. A sigla vem do inglês, e significa Gráfico de Urgência e Importância.
Sendo assim, a ideia dessa matriz é gerenciar seus projetos, guiar suas decisões e equipes de forma a priorizar as tarefas ou problemas. Para isso, é usada uma tabela com dois eixos:
O primeiro eixo, X, indica a urgência da tarefa ou do problema a ser resolvido. Assim, quanto mais urgente for o item, mais o eixo X vai ser acentuado.
Em contrapartida, o eixo Y representa a importância das atividades. Em resumo, ele aponta o quão significante cada tarefa é para a equipe ou empresa.
Com essas informações dispostas na tabela da Matriz GUT, é possível priorizar as tarefas e problemas mais importantes. Dessa forma, cada atividade pode receber um nível de prioridade, ou ainda ser descartada, se for o caso.
Como vimos, a Matriz GUT é muito útil para priorizar atividades e problemas que precisam de solução urgente. Além disso, ela também facilita o alinhamento das metas e estratégias com os objetivos da empresa.
Isso tudo é possível, pois, como vimos, essa ferramenta de gestão ajuda na identificação das tarefas mais urgentes. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar os recursos, equipes e tempo necessários para cada item.
Acima, vimos as melhores dicas de ferramentas de gestão para o seu negócio. Mas, como fazer para escolher a ideal para sua empresa?
Primeiro, você deve identificar quais as necessidades específicas do negócio. Isso porque, antes de qualquer decisão, é preciso saber quais problemas devem ser resolvidos. Assim, a gestão pode selecionar a ferramenta que mais se adapta.
Logo depois, será necessária uma boa pesquisa. É que, atualmente, no mercado, são inúmeras as opções de ferramentas de gestão empresarial.
Então, o melhor é pesquisar todas as opções, comparando funcionalidades, preços e avaliações de usuários. Assim você terá facilidade em encontrar a ferramenta ideal.
Por fim, lembre-se de considerar a facilidade de uso da ferramenta, bem como sua capacidade para integrações. Esses dois itens são cruciais, pois facilitam o dia a dia de quem vai utilizar a ferramenta com frequência, gerando resultados melhores.
Além de trazerem uma visão ampla sobre o negócio, as ferramentas de gestão ajudam o gestor na tomada de decisão em relação a vários aspectos.
Eles vão desde a criação de um produto até a sua divulgação, passando pela gestão de pessoas e de processos internos.
Com elas, também é possível identificar pontos fracos e traçar planos de ação para implementar melhorias. Além disso, essas ferramentas também ajudam a entender como explorar os seus pontos fortes.
A boa notícia é que você não precisa escolher somente uma ferramenta de gestão para a sua empresa.
Diferentes métodos podem ser combinados, principalmente em negócios maiores, com diferentes setores. Assim, você consegue aproveitar as vantagens de cada uma das ferramentas!
Uma boa dica é o ERP WebMais. Completo e preparado para otimizar toda a sua empresa, o sistema também oferece segurança e agilidade na hora de gerar relatórios precisos. Experimente agora.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!