Veja como fazer a automação de vendas

O Que É Automação De Vendas, Como Funciona E Como Fazer

Imagem de Sanon Matias

Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, a automação de vendas se torna uma estratégia essencial para impulsionar o crescimento das empresas.

Então, adotar um sistema eficiente de automação pode otimizar processos, aumentar a produtividade da equipe e proporcionar uma visão clara e integrada de todo o ciclo de vendas.

A seguir, exploraremos os benefícios da automação de vendas e como ela pode impulsionar o sucesso do seu negócio.

Mas, antes, temos uma dica para você.

Deseja experimentar na prática os benefícios de um sistema de automação de vendas eficiente? Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do ERP da WebMais, nossa plataforma completa de automação empresarial.

Agora, vamos ao artigo!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Automação De Vendas?

Automação de vendas é um conjunto de processos e tecnologias usadas para automatizar e otimizar suas atividades relacionadas à venda de produtos ou serviços.

Basicamente, envolve a utilização de sistemas e ferramentas para simplificar tarefas, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade das equipes de vendas.

Como Funciona Automação Em Vendas?

Um exemplo prático para entender o funcionamento seria a integração entre o sistema de automação de vendas e o ERP da empresa. O ERP é um software que gerencia diversos processos internos de uma organização, incluindo as vendas.

Quando a automação de vendas é integrada ao ERP, as informações relacionadas a vendas, como pedidos, faturamento, estoque e clientes, são compartilhadas entre os sistemas.

Assim, imagine uma empresa use um sistema para gerenciar o processo de vendas, desde a geração de leads até a conclusão do negócio. Ele pode estar integrado ao ERP da empresa, que controla o estoque de produtos.

Quando um vendedor fecha uma venda no sistema de automação de vendas, as informações relevantes, como o produto vendido e a quantidade, são automaticamente enviadas para o ERP. O software, por sua vez, atualiza o estoque, registrando a saída do produto vendido.

Essa integração evita erros e retrabalho, além de proporcionar maior agilidade no processo. Os dados de vendas também podem ser usados para análises e relatórios mais abrangentes, permitindo a tomada de decisões estratégicas com base em informações precisas e atualizadas.

Qual A Importância Das Ferramentas Para Automação De Vendas?

A automação de vendas é essencial para otimizar o tempo dos vendedores, reduzir tarefas burocráticas e aumentar a eficiência. Com ela, é possível automatizar mais de 30% das tarefas, ganhando até 14% de tempo.

Além disso, ajuda os vendedores a se concentrarem em conversas valiosas com clientes qualificados e evita problemas comuns, como perda de negócios por falta de acompanhamento ou informações desorganizadas.

Quais Os Benefícios Da Automação De Vendas?

Falamos sobre a importância da automação de vendas para o sucesso das negociações, mas os benefícios não param por aí. Vamos conhecer mais vantagens!

Ciclo De Vendas Acelerado

Toda empresa busca acelerar as vendas de seus produtos ou serviços. Reduzir o ciclo de vendas é fundamental para motivar os vendedores, aumentar a competitividade e garantir a lucratividade do negócio.

Um ciclo longo resulta em maior Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e menor rentabilidade.

Nesse sentido, a automação de vendas permite que os vendedores recebam alerta para abordar novas oportunidades ou se relacionarem com potenciais clientes. Assim, contribui para acelerar as negociações.

Atendimento Personalizado

Ao automatizar tarefas repetitivas, os vendedores podem desfrutar de maior tempo livre para se concentrarem em atender os potenciais clientes de forma mais eficiente.

Dessa maneira, os profissionais se dedicam a responder perguntas, superar objeções e analisar as interações. Essa abordagem resulta em um atendimento personalizado que pode influenciar positivamente o fechamento de negócios com os clientes em potencial.

Embora possa parecer contraditório, a automação de ações de vendas pode, na verdade, contribuir para uma abordagem mais humanizada durante o processo.

Gestor aponta para lousa com 4 benefícios da automação de vendas

Custos Reduzidos

Automatizar tarefas em vendas traz consigo a vantagem adicional de redução de custos. Isso ocorre porque, ao utilizar de forma mais eficiente o principal recurso, que são os vendedores, eles deixam de perder vendas por conta de esquecimentos e erros.

Por meio da implementação da automação de vendas, é possível alcançar um desempenho superior mesmo com uma equipe reduzida, que não é sobrecarregada com diversas atividades.

Produtividade Elevada

Com a ajuda de estratégias de automação, como um sistema de pontuação de leads e gestão de negócios em andamento, é possível realizar muito mais em menos tempo.

A gestão de negócios permite acompanhar cada cliente em potencial de forma individualizada e em tempo real. Assim, é possível identificar comportamentos de compra, enviar alerta e não perder vendas.

Quais As Diferenças Entre Automação De Marketing E Automação De Vendas?

Apesar de frequentemente tratadas como sinônimos, a automação de marketing e a automação de vendas possuem diferenças cruciais que vale a pena explorar.

A automação de marketing se concentra em utilizar tecnologia para capturar e nutrir leads até o momento da venda. Por isso, envolve:

  • criação de formulários e páginas para capturar potenciais clientes;
  • desenvolvimento e manutenção de um site ou blog para compartilhar informações educativas sobre a empresa e seus produtos;
  • gerenciamento de leads para garantir a segurança dos dados;
  • envio de e-mails de marketing para manter uma proximidade com os potenciais clientes e guiá-los para a compra;
  • gestão das redes sociais para publicar conteúdo atrativo e fortalecer o relacionamento com leads;
  • avaliação dos resultados de cada etapa da campanha e monitoramento das métricas da empresa.

Por outro lado, a automação de vendas entra em ação quando os contatos estão na área comercial e visa acelerar as negociações e facilitar o processo de venda.

As tecnologias de automação de vendas permitem registrar e organizar todos os pontos de contato entre leads qualificados e a empresa durante o processo de vendas. Isso inclui:

  • registros personalizados de cada cliente;
  • observações sobre interações anteriores;
  • documentação das atividades realizadas;
  • histórico de compras passadas e interesses em produtos.

A automação de vendas permite acompanhar o progresso de cada cliente, como ganhos ou perdas, variação do ticket médio, duração do ciclo de vendas, desempenho individual dos vendedores, etc. Automatizar esse processo facilita muito o trabalho da equipe de vendas.

Como Contratar Um Sistema De Automação De Vendas?

Contratar um sistema de automação de vendas envolve alguns passos importantes, como:

  • avalie suas necessidades sobre quais processos deseja automatizar e defina os recursos e funcionalidades essenciais para atender às suas demandas;
  • pesquise e compare fornecedores, como as características de cada solução, avalie a reputação e experiência, além de ler avaliações de clientes para obter insights sobre a qualidade do serviço;
  • faça uma demonstração do sistema para analisar a interface, a usabilidade e as funcionalidades;
  • considere integrações com outras ferramentas e softwares que você já utiliza, além da capacidade de escalabilidade do sistema;
  • avalie o suporte ao cliente, com canais de comunicação acessíveis e recursos de treinamento para garantir uma transição suave e auxílio contínuo;
  • considere o custo-benefício do sistema de automação de vendas.
BANNER Automação de vendas com ERP WebMais

Como Iniciar A Automatização De Vendas?

Antes de tudo, converse com sua equipe de vendas sobre as tarefas que consomem a maioria do tempo deles.

Identifique quais atividades não geradoras de receita consomem mais tempo dos colaboradores. Em seguida, pesquise diferentes ferramentas digitais para automatizar essas tarefas.

A melhor maneira de saber se uma plataforma de automação é adequada para você é experimentando-a de fato. Na WebMais você pode solicitar uma demonstração gratuita do ERP, por exemplo. Por isso, busque por fornecedores que também ofereçam isso.

Como Integrar A Automação De Vendas Em Um CRM?

Com um CRM, você pode acompanhar detalhes como endereço de e-mail, tipo de cliente, histórico de compras e estágio do pipeline de vendas.

Ao processar todos os leads através do CRM, você obtém insights valiosos sobre o desempenho dos representantes e identifica oportunidades de melhoria.

Algumas plataformas de CRM incluem recursos de automação de vendas. Caso precise de uma ferramenta específica de automação, verifique se o CRM possui integração nativa ou utilize aplicativos de terceiros para conectar o software às ferramentas desejadas.

Como Escolher O Melhor Software De Automação De Vendas?

Ao selecionar um software para automatizar suas vendas, considere alguns fatores importantes, como:

  • identifique suas necessidades e os processos que deseja automatizar;
  • antes de procurar um sistema, tenha clareza sobre as atividades que podem ser automatizadas. Isso facilitará o processo de seleção;
  • verifique se o sistema possui recursos de automação de marketing ou integração com outras plataformas;
  • ao escolher um software confiável, pesquise depoimentos de outras empresas que o utilizam.
BANNER O ERP ideal para automatizar suas vendas está aqui

Conclusão

A automação de vendas é uma poderosa aliada para impulsionar o crescimento e o sucesso da sua empresa. Os benefícios são inúmeros e tudo o que você tem a fazer é encontrar o melhor sistema de acordo com suas necessidades.Não perca a oportunidade de revolucionar a forma como sua empresa vende. Agora é o momento de agir e experimentar os benefícios do ERP da WebMais, nossa plataforma completa de automação empresarial, incluindo vendas. Agende uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário