Saiba Para Que Serve O Backoffice: O Que É E Importância

Saiba Para Que Serve O Backoffice: O Que É E Importância

Você sabe o que é backoffice? É um setor da empresa que está na retaguarda de processos importantes, cuidando para que tudo ocorra como necessário e a operação funcione sem problemas.

Mesmo sem atuar na linha de frente, os profissionais de backoffice têm fundamental importância para o bom funcionamento da empresa e os bons resultados.

Neste artigo, você entenderá o que é backoffice e a sua importância para uma organização.

Além disso, vai entender quais são as responsabilidades desse time, a vantagem de contar com ele e como ele atua na prática. Acompanhe!

Mas, antes de continuar a leitura, conheça o ERP da WebMais e teste agora mesmo! Essa é uma poderosa ferramenta para automatizar e otimizar as atividades do backoffice no dia a dia.

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Backoffice: O Que é?

Vamos começar falando sobre o que é backoffice. Trata-se do setor da empresa responsável por dar apoio às atividades principais da empresa, garantindo o seu bom andamento.

O termo backoffice, em português, significa “parte de trás do escritório”. Ele dá nome à equipe que não atua na linha de frente e não é necessariamente vista pelo cliente – mas tem fundamental importância nas entregas da empresa.

São considerados trabalhadores do backoffice aqueles cujas responsabilidades não estão diretamente relacionadas à atividade principal da empresa.

Em uma loja, estão no backoffice pessoas que não atuam com vendas. Já na indústria, é quem não trabalha na produção, como os trabalhadores do financeiro, estoque, recursos humanos, entre outros.

Como Funciona O Backoffice?

Para entender o que é backoffice, você precisa entender como funciona. O trabalho das pessoas do backoffice é dar apoio às atividades principais da empresa.

Mesmo que a atividade principal de uma indústria seja a fabricação de objetos, esses processos produtivos dependem de outras tarefas. Elas não necessariamente se relacionam diretamente à produção, mas a tornam possível.

Afinal, é impossível fabricar e vender novos itens sem a compra de insumos, manutenção de máquinas, contratação de pessoas, logística para a entrega e uma boa gestão financeira de tudo isso.

E é para isso que o backoffice existe – para garantir que todos esses processos aconteçam sem sobressaltos, garantindo o bom andamento da produção. Ficou mais claro o que é backoffice e como ele funciona? Vamos entender agora a sua importância.

Pilares Do Backoffice

Os Pilares do backoffice representam elementos fundamentais que sustentam as operações internas de uma organização, desempenhando um papel crucial no seu bom funcionamento e eficiência.

Cada um desses pilares – Tecnologia, Processos Eficientes, Equipe Capacitada, Comunicação Interna e Controle e Monitoramento – contribui para a construção de uma base sólida que impulsiona o sucesso organizacional.

Vamos conhecê-los!

Tecnologia

Esse pilar se refere à infraestrutura e ferramentas que sustentam as operações internas da organização, permitindo a inovação contínua.

A tecnologia permite a automação de processos, o armazenamento e a análise de dados, e a comunicação entre as diferentes áreas da empresa.

Nesse contexto, a automação de processos permite que as tarefas sejam realizadas de forma mais rápida e eficiente, liberando os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

Já o armazenamento e a análise de dados permitem que a empresa tome decisões mais informadas, baseadas em dados reais. E a comunicação entre as diferentes áreas facilita a colaboração e a troca de informações.

Processos Eficientes

Processos eficientes são aqueles que são bem definidos, organizados e executados de forma eficaz.

Eles são essenciais para o bom funcionamento do backoffice e para o sucesso da empresa como um todo. Isso porque mantêm a consistência nas operações e contribuem para a satisfação do cliente.

Ilustração de 5 pilares em estilo de arquitetura romana, com o texto:

"Os 5 pilares do backoffice são:

1 - Tecnologia
2 - Processos eficientes
3 - Equipe capacitada
4 - Comunicação interna
5 - Controle e monitoramento"

É essa eficácia que fornece redução de custos, melhoria na qualidade dos produtos e serviços, e aumento na satisfação dos clientes.

Também contribui para a redução do tempo de resposta às demandas, o que é importante para atender às necessidades dos clientes e do mercado.

Equipe Capacitada

Os profissionais do backoffice devem ter as habilidades e conhecimentos necessários para executar suas tarefas de forma eficaz. Essas competências incluem:

  • organização;
  • comunicação;
  • habilidades de análise;
  • conhecimento de tecnologia;
  • conhecimento da legislação.

O gestor deve investir no desenvolvimento das habilidades da equipe para não apenas melhorar a produtividade, mas também fortalecer a cultura organizacional.

Para isso, é interessante oferecer treinamentos e promover uma cultura de aprendizado contínuo sobre inovação e novas tecnologias.

Comunicação Interna

A comunicação interna é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa, mas é especialmente importante para o backoffice.

A comunicação entre as diferentes áreas permite que as informações sejam compartilhadas de forma eficiente e que as tarefas sejam executadas de forma coordenada.

Uma comunicação interna eficaz contribui para:

  • melhoria da produtividade;
  • redução de erros;
  • melhora do clima organizacional.

Controle E Monitoramento

O controle e o monitoramento garantem a qualidade e a eficiência dos processos do backoffice.

Afinal, permitem a identificação de problemas e tomada de medidas corretivas por meio da avaliação do desempenho dos processos e encontro de oportunidades de melhoria.

Mediante o controle e o monitoramento, é possível garantir que seus processos sejam eficientes e eficazes, o que contribui para o sucesso da empresa como um todo.

Qual a Importância do Backoffice Para Uma Empresa?

Em processos produtivos, um pequeno erro pode se tornar uma bola de neve, fazendo com que haja erros em todos os processos posteriores.

E, quanto mais tarde esse erro for corrigido, maiores são os prejuízos.

Ou seja, um pequeno deslize, como um produto com defeito ou um pedido entregue com atraso, pode causar insatisfação do cliente. Isso leva a reclamações, perda de vendas e, até mesmo, à perda do cliente.

E é por isso que o backoffice é tão importante em uma empresa. É ele que trabalha para evitar erros e eliminar os gargalos dos processos, fazendo com que tudo corra conforme esperado e o trabalho de toda a empresa seja mais produtivo.

Tudo isso porque coleta e analisa dados sobre o desempenho do negócio. Essas informações são usadas para decidir o que é melhor para manter as ações conforme planejadas e potencializar os resultados.

Quando erros acontecem, o trabalho no backoffice pode identificá-los mais rapidamente, antes que tomem proporções maiores e, assim, é possível diminuir o seu impacto nos demais setores da organização.

Por isso, é essencial entender o que é backoffice e como traz vantagens ao negócio.

Quais São As Vantagens do Sistema De Gestão Para Backoffice?

Compreender o que é backoffice também é saber que traz benefícios para todos os tipos de empresa.

Na indústria, ele tem influência direta no bom funcionamento das máquinas e segurança dos operários, além de proporcionar uma gestão escalável.

Lista de vantagens de usar um sistema de gestão para backoffice

Na prática, o sistema automatiza tarefas como programação de produção, gestão de estoque, controle de qualidade, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e manutenção.

Além disso, centraliza as informações sobre funcionários, como contratos, folha de pagamento e benefícios.

Já no varejo, o backoffice organiza demandas, soluciona problemas de faturamento e cobrança e atua diretamente em todo o suporte que a área comercial precisa.

Ou seja, é capaz de automatizar tarefas como pedidos, faturamento e cobrança, além de controlar o estoque de produtos.

Ainda, organiza os processos de transporte e entrega, garantindo que os produtos cheguem aos clientes no prazo e em boas condições.

Os e-commerces também usufruem de muitos benefícios do backoffice, como a gestão do estoque e a organização dos processos logísticos.

Viu como entender o que é backoffice e suas vantagens é importante para a sua empresa?

Por Que Fazer A Automatização Do Backoffice?

Saber o que é backoffice também envolve entender como agilizar a sua realização. Em qualquer cenário, o trabalho do backoffice pode trazer vantagens para as empresas.

No entanto, esses benefícios podem ser ainda maiores quando o trabalho é automatizado!

Com um sistema de gestão, todas as informações referentes ao funcionamento da empresa são centralizadas, o que facilita o trabalho, torna os processos mais fluidos e facilita a análise de dados.

Veja, a seguir, quais são os benefícios que a automação do backoffice pode trazer!

Eliminação de Burocracias

Uma das grandes vantagens da automatização do backoffice é a gestão facilitada de documentos.

Naturalmente, o trabalho de uma empresa envolve uma grande quantidade de notas fiscais, relatórios, formulários e protocolos.

Lidar com essa burocracia é um grande desafio, mas com a automatização, tudo se torna mais fácil. Esses documentos passam a ser geridos de forma eletrônica, inclusive com a criação de cópias de segurança.

Portanto, contar com um sistema de gestão facilita a organização, melhora a segurança e ajuda a manter a integridade dos dados da empresa.

Redução de Falhas

Ao compreender o que é backoffice, você deve ter notado que muitas funções podem ser automatizadas. Uma atividade automatizada tem muito menos chances de erros do que atividades realizadas por pessoas.

Isso porque, as máquinas sempre operam da mesma forma, seguindo padrões estabelecidos pelos humanos.

Mas, esses nem sempre conseguem manter os padrões estabelecidos por eles mesmos na prática de uma tarefa.

Dados em Tempo Real

A automatização armazena e organiza um grande volume de dados sobre a operação e permite que os gestores tenham acesso a eles em tempo real.

Com poucos cliques, é possível gerar relatórios completos sobre os mais diversos processos.

E isso, sem dúvidas, facilita o processo de tomada de decisão na empresa. Essa é uma forma rápida de aplicar o que é backoffice na prática.

Integração Entre Sistemas

Mesmo que a empresa use vários sistemas para organizar as suas rotinas, um sistema de gestão de backoffice pode fazer a integração entre eles – é possível agregar CRMs, ECM, Service Desk, Analytics, entre outros.

Como você viu o que é backoffice, sabe que essa integração é indispensável para os diferentes setores se comunicarem e fazerem o seu trabalho com sucesso.

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Quais Os Tipos de Backoffice e Suas Funções?

Para entender o que é backoffice, é preciso conhecer os seus diversos tipos, afinal, a empresa pode adotar diferentes deles a depender das suas particularidades. Os tipos mais conhecidos são o administrativo, comercial, financeiro e de recursos humanos.

Saiba mais sobre eles a seguir e entenda de uma vez por todas o que é backoffice.

Backoffice Administrativo

É responsável pela gestão das atividades internas e administrativas de uma empresa. Contribui com os processos gerenciais por meio de relatórios, dados e outras informações que embasam tomadas de decisão.

As suas principais funções envolvem:

  • gerenciamento de documentos e registros;
  • manutenção de sistemas e tecnologias de informação;
  • monitoramento do estoque de suprimentos e equipamentos;
  • supervisão do cumprimento de políticas e regulamentos internos;
  • coordenação da logística interna, como agendamento de reuniões e gerenciamento de salas;
  • elaboração de relatórios e análises administrativas.

Backoffice Comercial

O Backoffice Comercial está relacionado às atividades de suporte à equipe de vendas e à gestão de clientes. Tem a função de permitir que a empresa ofereça a melhor experiência aos consumidores, assim como:

  • gestão de dados e informações sobre clientes e prospects;
  • elaboração de propostas comerciais e contratos;
  • processamento de pedidos de vendas;
  • acompanhamento de entregas e logística;
  • gerenciamento de reclamações e resolução de problemas de clientes;
  • análise de vendas e desempenho de mercado.

Backoffice Financeiro

Seguindo nosso aprendizado sobre o que é backoffice, esse tipo lida com as atividades financeiras e contábeis de uma empresa.

Contribui com a gestão financeira e garante o cumprimento das normas e leis. As suas principais funções incluem:

  • processamento de pagamentos a fornecedores e funcionários;
  • gerenciamento da folha de pagamento;
  • conciliação bancária e controle de contas a receber e a pagar;
  • elaboração de relatórios financeiros e demonstrações contábeis;
  • análise de orçamentos e custos;
  • cumprimento de obrigações fiscais e regulamentares.

Backoffice De Recursos Humanos

O Backoffice de Recursos Humanos é responsável pelas atividades relacionadas à gestão de pessoas e do capital humano da empresa.

Ou seja, recruta talentos e garante o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Para isso, suas funções são:

  • recrutamento e seleção de novos funcionários;
  • administração de benefícios e políticas de RH;
  • manutenção de registros de funcionários e gerenciamento de documentos;
  • treinamento e desenvolvimento de funcionários;
  • gestão de desempenho e avaliação de desempenho;
  • resolução de questões trabalhistas e conformidade com regulamentos trabalhistas.

Quem Faz Parte Do Backoffice?

Para entender o que é backoffice, você precisa saber que é composto por todos aqueles que prestam serviços indiretos. Essas são atividades não diretamente relacionadas à atividade principal da organização.

Em um estabelecimento comercial, por exemplo, engloba todos os colaboradores que não estão envolvidos nas vendas, enquanto em uma indústria, inclui aqueles que não participam diretamente da produção.

Esse grupo abrange uma ampla gama de funções, reunindo membros essenciais em diversas áreas que não têm contato direto com o cliente, mas são fundamentais para as operações do negócio.

Ilustração de três pessoas com camisetas laranja, juntas segurando uma bandeira laranja, ao lado do texto "No backoffice, é comum encontrar equipes administrativas, financeiras, de estoque, jurídicas, RH e afins"

Entre os principais setores do backoffice, encontramos equipes responsáveis pelo administrativo, financeiro, estoque, jurídico, recursos humanos e outros departamentos não vinculados à atividade fim da empresa.

Imagine o backoffice sem seus membros mais importantes. O administrativo, por exemplo, cuida da gestão dos documentos, da logística interna e do cumprimento das políticas e regulamentos.

Sem esse setor, a empresa enfrentaria desorganização e dificuldades burocráticas.

Entendeu o que é backoffice e sua atuação? Embora atue nos bastidores, é essencial para o sucesso e a eficiência das operações da empresa.

Cada membro desse grupo amplo desempenha um papel crucial, assegurando que a organização funcione harmoniosamente e alcance seus objetivos estratégicos.

Como Funciona O Backoffice Na Integração De Setores?

O backoffice é importante na integração de setores em uma empresa, pois atua como uma peça central para conectar e coordenar diferentes áreas, garantindo o funcionamento das operações de forma harmoniosa e eficiente.

A integração de setores é essencial para o sucesso da empresa, pois permite que diferentes departamentos trabalhem em conjunto, compartilhem informações e recursos, e alcancem objetivos comuns.

Nesse caso, quando sabemos o que é backoffice podemos afirmar que ele funciona como uma forma de gerenciar a comunicação e o compartilhamento de informações entre os diversos setores.

Além disso, ajuda a estabelecer padrões e procedimentos aplicados em toda a empresa, garantindo que todos os setores sigam diretrizes comuns.

Assim, também acompanha recursos compartilhados, como o estoque de materiais, equipamentos e pessoal, para serem alocados de forma adequada e distribuídos conforme as necessidades das áreas.

Em outras palavras, ajuda a resolver conflitos entre as equipes, atuando como mediador para promover uma colaboração saudável. Ou seja, serve como um suporte administrativo.

Um sistema de gestão ajuda a integrar as informações com facilidade e eficiência, o que facilita o fluxo de trabalho de todas as pessoas envolvidas sobre o que é backoffice.

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Quais São as Responsabilidades do Backoffice Financeiro?

Entendeu o que é backoffice? Agora vamos aprender o que é o backoffice financeiro. Essa é uma área essencial em todos os momentos da empresa, desde a sua concepção até a expansão.

Afinal, sem uma boa gestão financeira, dificilmente uma empresa consegue dar lucro.

Nos primeiros passos da empresa, faz parte das funções do backoffice financeiro a definição de alguns pontos fundamentais, como o regime tributário a ser escolhido, por exemplo.

Essa escolha é importante para a empresa pagar os impostos corretos e evitar multas.

Além disso, o backoffice financeiro também é responsável pela elaboração do orçamento da empresa, um documento que prevê as receitas e despesas do negócio.

O orçamento é essencial para ter um planejamento financeiro e evitar surpresas desagradáveis.

Ao longo do seu funcionamento, faz conciliações bancárias, cadastro de fornecedores, pagamentos e emissões de notas fiscais.

Homem negro usando camiseta laranja e segurando uma lupa olha desconfiado para documentos e papeis, ao lado do texto "Um orçamento bem feito é essencial para o melhor planejamento financeiro"

Também faz parte das responsabilidades do setor a garantia de que a empresa cumpre com todas as suas obrigações fiscais e contábeis. Isso inclui o pagamento de impostos, a entrega de declarações e a escrituração contábil.

Assim, podemos chegar à conclusão que o backoffice financeiro é fator fundamental para o sucesso empresarial.

Quando bem gerenciado, ajuda a economizar dinheiro, evitar problemas legais e melhorar a sua saúde financeira.

Como Implementar A Tecnologia No Backoffice?

Após aprender o que é backoffice, é hora de conhecer como torná-lo mais eficiente.

A implementação de tecnologia no backoffice é uma prática cada vez mais comum nas empresas, trazendo benefícios significativos para os processos internos.

A tecnologia não apenas automatiza processos burocráticos, mas também aumenta a segurança, melhora a tomada de decisões e promove a colaboração entre equipes.

Tudo isso porque automatiza tarefas repetitivas e manuais, identifica e previne fraudes ou erros, fornece insights aos gestores e facilita a comunicação e o trabalho em equipe.

Além disso, os negócios que fazem essa adoção são mais bem posicionados por se manterem competitivos no mercado em constante evolução e alcançar suas metas de crescimento.

Afinal, muitas empresas ainda não usam essa ferramenta, o que difere você desse tipo de concorrente.

Para obter sucesso nesse processo, é crucial avaliar as necessidades específicas do backoffice e buscar soluções tecnológicas que atendam a essas demandas.

O processo de avaliação das necessidades do backoffice deve incluir uma análise dos processos atuais, das metas da empresa e das tecnologias disponíveis no mercado.

A implementação deve ser cuidadosamente planejada, com uma equipe de projeto liderando o processo e garantindo a integração adequada dos sistemas.

Bons exemplos de tecnologia são:

  • Software ERP (Enterprise Resource Planning): abrange áreas como finanças, recursos humanos, compras, vendas, estoque e produção, permitindo uma visão completa das operações da empresa;
  • Sistemas de Gestão Financeira: projetados especificamente para gerenciar atividades financeiras, como contas a pagar e receber, conciliação bancária, gestão de fluxo de caixa, controle de custos e elaboração de relatórios financeiros;
  • Sistemas de Atendimento ao Cliente: sistemas de suporte e CRM (Customer Relationship Management) podem ajudar a gerenciar e acompanhar questões de clientes e melhorar a satisfação geral.
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Conclusão

Apesar de ser um setor que não tem muito contato com clientes e não lida diretamente com as principais atividades da empresa, saber o que é backoffice e seu papel fundamental no bom andamento do negócio é importante.

Isso porque, essa estratégia garante a organização, acesso a informações e operações nas normas e leis.

A partir disso, contribui para o bom andamento do negócio, a satisfação dos clientes e a lucratividade.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nessas tarefas. Com um sistema de automatização, como o ERP Webmais, é possível administrar documentos, trazer mais seguranças para as rotinas e evitar erros. Faça um teste gratuito!

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Sanon Matias

WebMais

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição. Profundo conhecedor da área comercial, Funil de vendas, CRM, Indicadores, Mídias Pagas, SEO, Inbound Marketing, Adwords, FacebookAds, Rede Sociais, Sucesso de Cliente e Canais de Parcerias.

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