Cálculo de necessidade de compra: como fazer?

Cálculo de necessidade de compra: como fazer?

Você sabe calcular a necessidade de compra da sua empresa? Para quem trabalha com gestão de estoque, esse cálculo é fundamental para o bom funcionamento da operação. Afinal, a compra é uma das etapas mais importantes para o negócio, impactando diretamente os lucros finais.

No post de hoje, vamos falar em detalhes sobre o que é a necessidade de compra. Além disso, você vai descobrir como calcular as quantidades exatas de produtos que precisa comprar para suprir as necessidades de vendas e produção. Quer ver? Então continue lendo!

Banner topo blog estoque, compras e muito mais
Banner topo blog estoque, compras e muito mais

O que é o cálculo de necessidade de compra? 

O cálculo de necessidade de compra é, como o próprio nome indica, uma forma de definir quais produtos precisam ser adquiridos para suportar os processos de produção da empresa e quais são as quantidades necessárias

O relatório de necessidade de compra, por exemplo, é um elemento bastante usado pelas indústrias. O objetivo desse documento é mostrar os itens que devem ser comprados. Para isso, alguns aspectos devem ser levados em consideração, como o estoque (mínimo e atual) e as ordens de compra em aberto. 

A realização do cálculo de necessidade de compra é fundamental para uma gestão de estoque eficiente. Quer saber o motivo? Então, veja o próximo tópico!

Qual a importância de saber a necessidade de compra?

O processo de compra é uma etapa muito importante para os negócios e deve ser potencializado para diminuir as chances de erro. Afinal, equívocos nesse sentido podem gerar grandes prejuízos econômicos para a empresa. 

Por isso, o relatório que registra a necessidade de compra é um item indispensável para as indústrias e distribuidoras. Igualmente importante é o cálculo que vai determinar as quantidades e itens a serem registrados no relatório.

Com um relatório preciso que indique a necessidade dos itens, o processo de compras se torna mais refinado. Isso evita cenários como a realização de compras de última hora e desorganização do estoque. 

As compras de urgência, por exemplo, podem aumentar os custos da indústria, que poderiam conseguir preços mais em conta ao comprar com antecedência. 

Além disso, sabendo o que deve ser adquirido, o gestor é capaz de fazer um planejamento e um cronograma mais eficientes, auxiliando em todo o processo industrial.  

Por fim, calcular a necessidade de compra ajuda a não deixar o estoque parado, com produtos desnecessários acumulados, e a não sofrer com a falta de algum item que não pode ser comprado de última hora. 

Isso também impacta o consumidor final e a experiência que ele tem com a empresa. Afinal, se um produto do catálogo está em falta, a percepção desse cliente em relação à empresa fornecedora fica comprometida. 

Agora que você já sabe o que é a necessidade de compra e a importância de calculá-la, vamos ver na prática como fazer esse cálculo? Leia a seguir e descubra!

Diagnóstico WebMais

Como calcular a necessidade de compra de um produto? 

Para calcular a necessidade de compra é importante olhar para o histórico de vendas da empresa, assim como para a sazonalidade dos produtos vendidos. O cálculo em si não é complicado. Então, vamos ver como faz?

Primeiro, calcule a média de venda diária do produto, seguindo esta fórmula:

Média de venda diária = soma das unidades vendidas / quantidade de dias do período calculado


Agora que você já calculou a média de venda diária, é hora de descobrir a necessidade de compra do produto. Para isso, aplique a seguinte fórmula: 

Necessidade de compra = [média de venda diária * (frequência de compra + prazo de entrega)] – (estoque atual – estoque de segurança)

Uma dica para esse processo é: se o cálculo da necessidade de compra resultar em um número negativo, significa que você tem estoque suficiente para cobrir a sua demanda até a próxima compra. Neste caso, não há necessidade de compra!

É recomendado também adicionar alguns itens depois que o cálculo estiver finalizado, só para garantir que o estoque realmente não acabe antes do previsto. 

A partir do cálculo é possível fazer um planejamento mensal, trimestral ou semestral para garantir o estoque para o ano todo. Assim não há risco de perder vendas ou gastar mais do que o necessário. 

Além disso, o cálculo facilita o processo de realizar compras maiores com um mesmo fornecedor. Nesse sentido, você consegue negociar preços melhores para o seu negócio. 

Como um ERP pode ajudar?

Sabia que um ERP pode ajudar muito a sua empresa na gestão de estoque e no entendimento da necessidade de compra? Um sistema como esse automatiza o cálculo a partir das informações armazenadas sobre histórico de vendas e estoque. Assim, com poucos cliques, é possível descobrir quais itens precisam ser adquiridos e a quantidade de cada um deles. 

Além disso, um ERP robusto oferece relatórios de rotatividade, que mostram a sazonalidade dos itens registrados. Isso facilita muito o planejamento anual da indústria, que consegue ter uma visão ampla do negócio e de suas vendas. 

A negociação com os fornecedores também é facilitada, pois há mais previsibilidade sobre o que deve ser comprado e quando isso precisa ser feito. Um sistema de gestão também permite fazer todo o controle do estoque em poder de terceiros.

Tudo isso contribui para que a sua indústria ou distribuidora reduza os custos das compras e evite perder o que foi comprado em excesso. 

Portanto, o ERP é uma poderosa ferramenta estratégica para o seu negócio, permitindo centralizar todos os itens do seu estoque em um único lugar e controlá-los da melhor maneira para a sua gestão. Afinal, o sistema disponibiliza a possibilidade de filtrar os produtos cadastrados, seja por tipo, descrição ou código.

Imagem de Sanon Matias
Sanon Matias

WebMais

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição. Profundo conhecedor da área comercial, Funil de vendas, CRM, Indicadores, Mídias Pagas, SEO, Inbound Marketing, Adwords, FacebookAds, Rede Sociais, Sucesso de Cliente e Canais de Parcerias.

Amplie sua visão de negócio!

Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!