entenda cfop 1102

O Que É CFOP 1102 – O Código de Compra Para Comércio

Imagem de Sanon Matias

O CFOP 1102 é um dos muitos códigos CFOP disponíveis. Classificam-se todas as compras de mercadorias feitas por uma empresa para comercializá-las. Também classifica as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa, se forem recebidas de seus cooperados ou do estabelecimento de outra cooperativa.

O CFOP 1102 é um código utilizado em notas fiscais e outros documentos semelhantes para indicar uma operação de compra para comercialização.

Sendo assim, esse tipo de código é obrigatório em algumas notas fiscais eletrônicas e tem o objetivo de identificar a operação e indicar algumas de suas características. 

Então, é importante saber como fazer o uso correto dos códigos e garantir a tributação adequada para as operações da empresa. Mas isso exige que o gestor entenda o funcionamento do CFOP e saiba quando utilizar cada código.

Por isso, preparamos este artigo. Nele, você vai entender quando o CFOP 1102 deve ser utilizado, entre outras coisas. Vamos explicar tudo sobre o tema!

Depois de ler o texto, converse com nossos especialistas e entenda como nosso emissor de NF-e vai facilitar o seu controle sobre o CFOP 1102. Agende agora uma demonstração personalizada e saiba mais.

Agora, vamos para a leitura?

O Que É CFOP?

CFOP é a sigla para Código Fiscal de Operações e de Prestações. Ele é um código de 4 dígitos que deve ser utilizado nas NF-e e outros documentos fiscais. Assim, a ideia é identificar operações e indicar algumas de suas características.

É o CFOP que indica, por exemplo, se a nota fiscal em questão terá que recolher impostos. Além disso, ele também aponta se é uma nota de entrada ou saída e se a operação aconteceu dentro do estado, foi interestadual ou internacional.

Mas será que o CFOP é obrigatório? A resposta é sim, sempre que os documentos fiscais forem relativos à circulação de bens e mercadorias ou à prestação de serviços de transporte e telecomunicações.

cfop automático na nf-e

O Que Significa Cada Número Do CFOP?

Cada dígito do código CFOP tem um significado. O primeiro deles indica se uma operação é de entrada ou de saída e se aconteceu dentro ou fora do estado. Confira:

entenda os números do cfop

Os demais dígitos indicam o tipo de operação e a situação tributária de cada mercadoria em relação ao ICMS. Então, para facilitar, vamos dar um exemplo com o CFOP 1102.

O primeiro dígito, 1, indica que se trata de uma entrada do mesmo estado. Mas o segundo dígito, também 1, indica compras para industrialização, comercialização ou prestação de serviços.

Por fim, os últimos dois dígitos, 02, indicam a compra com fins de comercialização.

O Que É CFOP 1102?

O CFOP 1102 é um dos muitos códigos CFOP disponíveis. Ele indica que a operação representada no documento fiscal é uma compra para comercialização. 

Sendo assim, classificam-se neste código todas as compras de mercadorias feitas por uma empresa com o objetivo de comercializá-las. 

O CFOP 1102 também classifica as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa. Mas elas precisam ser recebidas de seus cooperados ou do estabelecimento de outra cooperativa.

Para Que Serve O CFOP 1102?

O CFOP 1102, assim como os demais códigos, serve para identificar uma operação no documento fiscal. Dessa forma, ele facilita o trabalho de tributação e fiscalização da Receita Federal.

Além disso, o CFOP da operação também é utilizado como base de cálculo para o recolhimento do ICMS. Ele também indica quando a mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária.

Quando Devo Usar O CFOP 1102?

O CFOP 1102 deve ser utilizado em notas de entrada, sempre que uma empresa comprar produtos de fornecedores para comercialização em seu estabelecimento. 

Então, se uma loja de sapatos faz uma compra de tênis para a revenda, a entrada desses produtos na empresa deve ser oficializada com a emissão de uma nota fiscal com esse código.

O CFOP 1102, no entanto, somente deve ser utilizado quando a compra for feita com um fornecedor do mesmo estado. Caso a compra venha de outra unidade federativa ou de outro país, o CFOP muda para 2122 e 3102, respectivamente.

Precisa emitir notas fiscais de entrada? Então conte com o ERP da WebMais. Além dessa funcionalidade, ele traz muitas outras para otimizar seu financeiro, comercial e muito mais. Converse com nossos especialistas e conheça a ferramenta.

Qual CST Usar CFOP 1102?

CST é o Código de Situação Tributária e indica a incidência do ICMS sobre um determinado produto ou serviço. Sendo assim, para o lançamento de produtos com CFOP 1102, o CST utilizado é o 040.

Se a empresa for optante pelo Simples Nacional, deve usar o CSOSN 400.

Como Dar Entrada No CFOP 1102?

O código deve ser preenchido no campo indicado pelo seu programa emissor de notas fiscais para emitir um documento fiscal com o CFOP 1102. O preenchimento é possível em qualquer software, seja ele fornecido pelo governo ou por empresas privadas.

O mais indicado, entretanto, é que você utilize um software emissor que faça o preenchimento automático do CFOP. 

Dessa forma, além do processo ser facilitado, você evita erros no preenchimento. Esses erros podem causar problemas com o pagamento de impostos e, consequentemente, com a Receita Federal.

emita nf-e com o erp webmais

O Que É Tabela CFOP?

Como são muitas as possibilidades de operações no país, você já deve imaginar que a lista de CFOPs disponíveis é bem grande. Ou seja, é muito difícil que alguém decore o significado de cada um dos códigos.

Para saber qual CFOP usar em cada operação, você pode consultar a tabela CFOP disponibilizada pelo governo no portal da Nota Fiscal Eletrônica. 

Isso porque, todos os códigos que podem ser utilizados em notas fiscais e outros documentos semelhantes estão lá.

A nossa dica é que você sempre faça essa consulta online e nunca salve a tabela no seu computador. 

Dessa forma, você garante o acesso ao documento sempre atualizado. Ao longo dos anos, a tabela já passou por algumas alterações, como no início de 2022, quando alguns CFOPs foram excluídos.

Além disso, o acesso ao documento atualizado também é uma forma de evitar erros no preenchimento do seu documento fiscal.

Quais São Os Códigos Mais Utilizados Do CFOP?

Agora, vamos ver quais são os 5 códigos mais utilizados do CFOP, além do 1102. Isso porque muitos deles aparecem com frequência. Então, é interessante saber o que significam. Confira:

CFOP 1202: indica a devolução de vendas de terceiros no mesmo estado. Muitos varejistas utilizam esse CFOP.

CFOP 5102: esse código serve para as vendas de mercadorias de terceiros no mesmo estado.

CFOP 5202: a devolução de compras para comercialização que tiveram suas entradas identificadas pelo CFOP 1102, devem utilizar o código 5202.

CFOP 5405: o CFOP 5405 deve ser aplicado em mercadorias adquiridas de terceiros e que serão vendidas. Mas, para isso, precisam estar sujeitas ao regime de substituição tributária, como contribuinte-substituído.

CFOP 5411: o código 5411 serve para indicar a devolução de uma mercadoria para venda que teve a entrada classificada pelo CFOP 1405.

Exemplos De Utilização Da CFOP 1102

Exemplos de CFOP 1102 podem ser vistos no dia a dia de muitas empresas. Então, vamos trazer uma situação para facilitar sua compreensão.

Mas, antes disso, é preciso entender que, como vimos, esse código indica operações de compra para comercialização. Sendo assim, fica mais fácil visualizar um exemplo utilizando uma distribuidora.

Vamos lá: imagine que a sua distribuidora compra cosméticos para revender, e os seus fornecedores atuam no mesmo estado que a sua empresa.

Compra de produto para comercialização no mesmo estado (incluir um produto, no texto usei uma distribuidora de cosméticos como exemplo)  (Seta para o próximo item)  Produto entra no estoque com o CFOP 1102, indicando a revenda.   (cosmético entrando no estoque, com um “CFOP 1102” em cima e um checkmark verde)

Por isso, as vendas dos fornecedores até a sua distribuidora vão vir acompanhadas do CFOP 5101. Com o produto no seu estoque, é hora de usar o CFOP 1102. Ele indica que os cosméticos foram comprados com a intenção de serem comercializados.

Viu como é simples? Além disso, se você utilizar os códigos de CFOP corretos para os seus processos, também estará evitando informações conflitantes e se protegendo de problemas fiscais.

Como A Tecnologia Pode Te Ajudar A Usar O CFOP Corretamente?

Já imaginou ter uma ferramenta que faça o preenchimento automático do CFOP na hora que você emitir uma NF-e. Dessa forma, você evita problemas com a utilização do código errado.

Além disso, com um bom ERP, você também ganha agilidade na hora de conferir as notas emitidas para ver o CFOP. É mais tempo economizado na sua gestão.

emissor de nf-e com cfop automático

Conclusão

Conhecer bem o CFOP 1102 e os outros códigos disponíveis é uma forma que o gestor da empresa tem para garantir a emissão correta das notas fiscais. 

Assim, garante o pagamento adequado dos impostos. Isso evita, além de gastos desnecessários, crimes tributários e problemas com a Receita Federal.

Para reduzir ainda mais as chances de erro, a nossa dica é contar com a tecnologia como aliada. Use um software emissor de notas que faça o preenchimento automático do CFOP no momento da confecção do documento.Agende uma demonstração gratuita e conheça o emissor de NF-e do ERP da WebMais. Com a ajuda dos nossos especialistas, você automatiza seu trabalho e alcança resultados mais expressivos.

Deixe um comentário