cfop 6101 sendo aplicado em uma empresa

O Que É CFOP 6101 – Venda De Produção Do Estabelecimento

Imagem de Sanon Matias

O CFOP 6101 é um código presente em notas e outros documentos fiscais que indica que a operação se trata da venda da produção do estabelecimento.

Além de identificar a operação, esse código tem algumas outras funções. Dessa forma, ele ajuda a sinalizar a situação tributária, se a operação foi dentro do estado ou interestadual, entre outras coisas.

Neste artigo, você vai entender o que é CFOP e para que serve esse código, além de conhecer melhor o CFOP 6101. Além disso, saiba quando ele deve ser utilizado. Por fim, vamos ver qual a diferença entre ele e outros códigos semelhantes.

Vamos lá?

banner cfop 6101 direto na nota fiscal webmais

O Que É CFOP E Para Que Serve?

CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele é um código de 4 dígitos que é obrigatório em notas fiscais de movimentação de mercadorias e prestação de serviços de telecomunicações e transporte.

O CFOP indica algumas coisas sobre a operação em questão. Com ele, você saberá se ela é de entrada ou saída, se terá que recolher impostos e se ela aconteceu dentro do estado, foi interestadual ou internacional. 

A Receita Federal foi o órgão que criou o CFOP. O principal objetivo é facilitar o trabalho de fiscalização.

Mas nem todo mundo conhece todos os CFOPs, o que é compreensível. Como são muitos, é comum que eles sejam confundidos em algum momento. O emissor de notas fiscais do ERP WebMais foi criado para resolver esse problema. Experimente agora

O Que É O CFOP 6101?

O CFOP 6101 indica venda de produção do estabelecimento. Também são classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento industrial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou a estabelecimentos de outras cooperativas.

Quando Usar O CFOP 6101?

O CFOP 6101 deve ser usado sempre que uma empresa vender produtos que ela mesma produziu. Então, essa venda pode ser tanto para industrialização quanto para comercialização. 

Mas, para que o CFOP 6101 seja usado, a venda deve acontecer entre empresas de estados diferentes. Nas vendas de produção própria dentro do estado, o CFOP indicado é o 5101 e, para vendas internacionais, usa-se o CFOP 7101.

O CFOP 6101 é bastante usado no Brasil, principalmente por empresas de e-commerce, já que vendem seus produtos para clientes de todo o território nacional.

Qual É O CFOP De Entrada Para 6101?

Um CFOP de entrada comum para o CFOP de saída 6101 é o 2102, que indica compra para comercialização. Ele é usado por empresas que compram mercadorias para serem comercializadas, ou seja, para revenda.

ilustração cfop de entrada para o 6101

Qual A Diferença Entre CFOP 5101 E 6101?

Para entender a diferença entre o CFOP 6101 e o 5101, você precisa conhecer um pouco sobre a estrutura do código. O primeiro dígito indica se a operação foi de entrada ou saída e se ela aconteceu dentro ou fora do estado, seguindo esse esquema:

1º dígito: entradas

  • 1.000: entrada e/ou aquisições de serviços do estado;
  • 2.000: entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados;
  • 3.000: entrada e/ou aquisições de serviços do exterior.

1º dígito: saídas

  • 5.000: saídas ou prestações de serviços para o estado;
  • 6.000: saídas ou prestações de serviços para outros estados;
  • 7.000: saídas ou prestações de serviços para o exterior.

Os demais dígitos indicam outras características da operação. Mas, como você sabe, o CFOP 5101 e o 6101 só têm uma diferença entre eles, que é o primeiro dígito.

Então, com o esquema acima, você entende que o CFOP 5101 é usado para vendas de produção do estabelecimento dentro do estado. Já o CFOP 6101 se refere a essa mesma venda, porém, entre empresas de estados diferentes.

Quando Usar CFOP 6101 E 6102?

O CFOP 6102 indica venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros. Ou seja, de produtos que não foram produzidos dentro do próprio estabelecimento. 

Ele é usado para a venda interestadual de produtos que não passam por processos de industrialização na empresa que faz a venda.

Já as notas com CFOP 6101 indicam a venda de produtos fabricados pela própria empresa.

Mas, seja qual CFOP for preciso, o ERP WebMais facilita a sua gestão de vendas. Isso porque o sistema conta com um módulo específico para esse controle. Além disso,traz outros módulos que atuam de forma integrada, facilitando seu trabalho. Agende uma demonstração gratuita

Qual O CST Para CFOP 6101?

O CST é o Código de Substituição Tributária, que deve ser utilizado para indicar operações tributadas por esse modelo de recolhimento do ICMS
As operações identificadas pelo CFOP 6101 não estão sujeitas à substituição tributária. Então, por isso, o CST-ICMS 00 é o que deve ser utilizado no documento.

planilha de substituição tributária facilitada webmais

Como Saber O CFOP De Um Produto?

Como são muitas as operações de entrada e saída de mercadoria possíveis, a lista de CFOPS disponíveis para utilização é bastante extensa. 

Por isso, para saber qual CFOP utilizar em cada movimentação, você deve consultar a Tabela CFOP disponibilizada pelo governo no portal da Nota Fiscal Eletrônica.

A nossa dica é que você nunca salve a tabela no seu computador e sempre faça a consulta online. Isso porque a tabela pode sofrer algumas alterações ao longo do tempo — como aconteceu no início de 2022, quando alguns códigos foram excluídos.

tabela para saber qual o cfop de um produto

Fazendo a consulta online, você garante o acesso ao documento sempre atualizado e evita erros no preenchimento dos seus documentos fiscais. Isso poderia criar problemas com a Receita Federal.

Conclusão

Conseguiu entender o que é CFOP 6101? Lembre-se que a utilização correta dos CFOPs no momento de emissão de uma nota fiscal é fundamental para garantir a tributação correta de cada operação. 

Dessa forma, evita-se problemas com a Receita Federal, o que pode trazer consequências sérias para o negócio.

Por isso, é importante que você conte com o auxílio de um contador experiente. Ele vai ajudar a definir os CFOPs a serem utilizados. De preferência, use um sistema emissor de nota fiscal que faça o preenchimento automático do código!

Essa é uma das funções do ERP WebMais. Com ele, o CFOP já vem direto na nota, facilitando o seu trabalho. Experimente agora e entenda como o sistema agiliza sua gestão e deixa tudo mais seguro e eficiente. 

5 Comentários “O Que É CFOP 6101 – Venda De Produção Do Estabelecimento

    1. Olá, Osmar. Tudo bem? O CFOP 5101 é o código para venda de produção do estabelecimento, ou seja, produtos industrializados no estabelecimento.

  1. Oi, tudo bem, obrigado.
    Entao nao existe um codigo especifico para ENTRADA de produtos industrializdo, ou essa entrada se daria com a compra de produtos para industrialização?

  2. Bom dia, para utilizar o cfop 5101 eu preciso insulmos com cfop 1101 correto, e para producao de mudas de plantas ornamentais é prciso o cnae especifico?

Deixe um comentário