cfop 6101 sendo aplicado em uma empresa

O Que É CFOP 6101 – Venda De Produção Do Estabelecimento

Imagem de Sanon Matias

O CFOP 6101 indica venda de produção do estabelecimento. Também inclui as vendas de mercadorias por estabelecimento industrial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou a estabelecimentos de outras cooperativas. Assim, deve ser usado sempre que uma empresa vender produtos que ela mesma produziu.

O CFOP 6101 é um código presente em notas e outros documentos fiscais que indica que a operação se trata da venda da produção do estabelecimento.

Além de identificar a operação, esse código tem algumas outras funções. Dessa forma, ele ajuda a sinalizar a situação tributária, se a operação foi dentro do estado ou interestadual, entre outras coisas.

Neste artigo, você vai entender o que é CFOP e para que serve esse código, além de conhecer melhor o CFOP 6101. Além disso, saiba quando ele deve ser utilizado. Por fim, vamos ver qual a diferença entre ele e outros códigos semelhantes.

Vamos lá?

banner cfop 6101 direto na nota fiscal webmais

O Que É CFOP E Para Que Serve?

CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele é um código de 4 dígitos que é obrigatório em notas fiscais de movimentação de mercadorias e prestação de serviços de telecomunicações e transporte.

O CFOP indica algumas coisas sobre a operação em questão. Com ele, você saberá se ela é de entrada ou saída, se terá que recolher impostos e se ela aconteceu dentro do estado, foi interestadual ou internacional. 

A Receita Federal foi o órgão que criou o CFOP. O principal objetivo é facilitar o trabalho de fiscalização.

Mas nem todo mundo conhece todos os CFOPs, o que é compreensível. Como são muitos, é comum que eles sejam confundidos em algum momento. O emissor de notas fiscais do ERP WebMais foi criado para resolver esse problema. Experimente agora

O Que É O CFOP 6101?

O CFOP 6101 indica venda de produção do estabelecimento. Também são classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento industrial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou a estabelecimentos de outras cooperativas.

Quando Usar O CFOP 6101?

O CFOP 6101 deve ser usado sempre que uma empresa vender produtos que ela mesma produziu. Então, essa venda pode ser tanto para industrialização quanto para comercialização. 

Mas, para que o CFOP 6101 seja usado, a venda deve acontecer entre empresas de estados diferentes. Nas vendas de produção própria dentro do estado, o CFOP indicado é o 5101 e, para vendas internacionais, usa-se o CFOP 7101.

O CFOP 6101 é bastante usado no Brasil, principalmente por empresas de e-commerce, já que vendem seus produtos para clientes de todo o território nacional.

Qual É O CFOP De Entrada Para 6101?

Um CFOP de entrada comum para o CFOP de saída 6101 é o 2102, que indica compra para comercialização. Ele é usado por empresas que compram mercadorias para serem comercializadas, ou seja, para revenda.

ilustração cfop de entrada para o 6101

Qual A Diferença Entre CFOP 5101 E 6101?

Para entender a diferença entre o CFOP 6101 e o 5101, você precisa conhecer um pouco sobre a estrutura do código. O primeiro dígito indica se a operação foi de entrada ou saída e se ela aconteceu dentro ou fora do estado, seguindo esse esquema:

1º dígito: entradas

  • 1.000: entrada e/ou aquisições de serviços do estado;
  • 2.000: entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados;
  • 3.000: entrada e/ou aquisições de serviços do exterior.

1º dígito: saídas

  • 5.000: saídas ou prestações de serviços para o estado;
  • 6.000: saídas ou prestações de serviços para outros estados;
  • 7.000: saídas ou prestações de serviços para o exterior.

Os demais dígitos indicam outras características da operação. Mas, como você sabe, o CFOP 5101 e o 6101 só têm uma diferença entre eles, que é o primeiro dígito.

Então, com o esquema acima, você entende que o CFOP 5101 é usado para vendas de produção do estabelecimento dentro do estado. Já o CFOP 6101 se refere a essa mesma venda, porém, entre empresas de estados diferentes.

Quando Usar CFOP 6101 E 6102?

O CFOP 6102 indica venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros. Ou seja, de produtos que não foram produzidos dentro do próprio estabelecimento. 

Ele é usado para a venda interestadual de produtos que não passam por processos de industrialização na empresa que faz a venda.

Já as notas com CFOP 6101 indicam a venda de produtos fabricados pela própria empresa.

Mas, seja qual CFOP for preciso, o ERP WebMais facilita a sua gestão de vendas. Isso porque o sistema conta com um módulo específico para esse controle. Além disso,traz outros módulos que atuam de forma integrada, facilitando seu trabalho. Agende uma demonstração gratuita

Qual O CST Para CFOP 6101?

O CST é o Código de Substituição Tributária, que deve ser utilizado para indicar operações tributadas por esse modelo de recolhimento do ICMS
As operações identificadas pelo CFOP 6101 não estão sujeitas à substituição tributária. Então, por isso, o CST-ICMS 00 é o que deve ser utilizado no documento.

planilha de substituição tributária facilitada webmais

Como Saber O CFOP De Um Produto?

Como são muitas as operações de entrada e saída de mercadoria possíveis, a lista de CFOPS disponíveis para utilização é bastante extensa. 

Por isso, para saber qual CFOP utilizar em cada movimentação, você deve consultar a Tabela CFOP disponibilizada pelo governo no portal da Nota Fiscal Eletrônica.

A nossa dica é que você nunca salve a tabela no seu computador e sempre faça a consulta online. Isso porque a tabela pode sofrer algumas alterações ao longo do tempo — como aconteceu no início de 2022, quando alguns códigos foram excluídos.

tabela para saber qual o cfop de um produto

Fazendo a consulta online, você garante o acesso ao documento sempre atualizado e evita erros no preenchimento dos seus documentos fiscais. Isso poderia criar problemas com a Receita Federal.

Conclusão

Conseguiu entender o que é CFOP 6101? Lembre-se que a utilização correta dos CFOPs no momento de emissão de uma nota fiscal é fundamental para garantir a tributação correta de cada operação. 

Dessa forma, evita-se problemas com a Receita Federal, o que pode trazer consequências sérias para o negócio.

Por isso, é importante que você conte com o auxílio de um contador experiente. Ele vai ajudar a definir os CFOPs a serem utilizados. De preferência, use um sistema emissor de nota fiscal que faça o preenchimento automático do código!

Essa é uma das funções do ERP WebMais. Com ele, o CFOP já vem direto na nota, facilitando o seu trabalho. Experimente agora e entenda como o sistema agiliza sua gestão e deixa tudo mais seguro e eficiente. 

2 Comentários “O Que É CFOP 6101 – Venda De Produção Do Estabelecimento

    1. Olá, Osmar. Tudo bem? O CFOP 5101 é o código para venda de produção do estabelecimento, ou seja, produtos industrializados no estabelecimento.

Deixe um comentário