Saiba como transformar a sua distribuidora de bebidas em uma potência

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Se perguntássemos qual é o segredo para se destacar em meio à concorrência, você saberia a resposta? 

Muitos pensam que o segredo está relacionado unicamente às vendas, mas a verdade é que existem outros dois pontos que precisam ser levados em consideração quando o assunto é ter sucesso: gestão eficaz e alto padrão no atendimento.

A sua distribuidora de bebidas faz a gestão eficiente do estoque? Sabe como armazenar os produtos corretamente? Investe em tecnologia para auxiliar nos processos logísticos e no atendimento? 

Se a resposta para algumas dessas perguntas forem não, prepare-se! O post de hoje foi escrito especialmente para você! 

Importância de uma gestão eficaz

Quantas empresas você conhece que abriram as portas e depois de um tempo declararam falência? E quantos negócios você sabe que superaram as crises e estão funcionando há anos no mercado? 

Organizações preparadas do ponto de vista gerencial tem maiores chances de sobrevivência, já que estão melhor estruturadas. A situação atípica de pandemia de COVID-19 e o isolamento social foram as maiores provas. 

A utilização de um sistema de gestão online, por exemplo, foi capaz de facilitar tanto o trabalho home office dos colaboradores como a administração de todos os processos a distância. 

Às vezes, empresas do mesmo nicho de atuação alcançam resultados totalmente opostos. E quando isso ocorre, eis que surge a dúvida: “O que diferencia uma e outra, afinal?” 

Sabemos que vender mais produtos é importante para aumentar os ganhos de uma empresa, mas não é somente o volume de vendas que irá ditar se um negócio terá ou não sucesso. O verdadeiro segredo está relacionado diretamente a eficiência da gestão e do atendimento.   

Sem uma gestão eficaz, a empresa não consegue assumir o controle sobre o estoque, processos e operações. Muito menos identificar pontos de melhorias para reduzir os custos e otimizar serviços. Em outras palavras, não consegue garantir o bom desempenho. 

Se a sua distribuidora de bebidas quer crescer e ser competitiva, não adianta pensar somente na venda dos produtos. É preciso garantir que a gestão de todas as áreas é ágil, que o atendimento ao cliente é de alto padrão e que a tomada de decisão é baseada apenas em dados confiáveis.

sistema para distribuidoras

Desafios do setor de bebidas

Assim como em qualquer outro nicho de atuação, o setor de bebidas também possui desafios. Abaixo, veja quais são eles:   

Logística 

A logística envolve uma série de operações para garantir que os produtos certos sejam entregues no local adequado e no tempo combinado. É peça chave dentro de uma distribuidora de bebidas porque garante que os itens cheguem em perfeito estado ao cliente. 

Como em uma distribuidora existem muitos processos logísticos (recebimento de mercadorias, armazenamento, expedição de pedidos, movimentação da carga, roteirização, monitoramento de entrega e acompanhamento dos resultados). Manter o controle sobre todas as operações pode ser um desafio para o gestor. 

Armazenagem correta dos produtos

A armazenagem incorreta dos produtos pode trazer problemas sérios para a distribuidora de bebidas. Itens com embalagens danificadas ou vencidos, por exemplo, costumam causar prejuízos enormes no orçamento. Da mesma forma que a demora para localizar um produto pode ocasionar atrasos e resultar na insatisfação dos clientes.   

Como em um armazém o espaço para armazenar os produtos é muito grande, pode ser que a distribuidora sofra em manter o estoque organizado se não existir controle. 

Uso inadequado de recursos tecnológicos 

A falta ou uso incorreto de recursos tecnológicos como controle de estoque e rastreamento dos veículos de carga e descarga também é um desafio. O ideal é que as distribuidoras busquem alternativas para otimizar a sua gestão, mas às vezes pode ocorrer delas não encontrarem as ferramentas adequadas ou não possuírem tempo para treinar todos os funcionários.

Falta de controle de estoque

Quando falta controle de estoque, as compras da distribuidora são feitas com base no “feeling” do comprador e não necessariamente em dados. Por conta disso, a empresa pode sofrer com excesso de produtos nas prateleiras, falta de mercadorias ou até mesmo estoque parado. 

Estratégias para vender mais e se destacar no mercado

Agora que você já sabe qual a importância de ter uma gestão eficaz e quais são os principais desafios dentro do setor de bebidas, que tal conferir 5 estratégias para melhorar a sua gestão, vender mais produtos e se destacar no mercado? 

1- Faça promoções

Não é de hoje que fazer promoções é uma tática excelente para girar o estoque e atrair o cliente a fechar negócio. Afinal, o consumidor não adquire um produto apenas por necessidade, mas também quando vê custo-benefício com a aquisição. 

Se você não sabe como fazer promoções, comece oferecendo um brinde ou até mesmo um desconto na compra de um determinado produto.

2- Utilize a internet para vender mais

A internet se tornou uma ótima ferramenta para expandir os negócios e vender mais. Ter um site e redes sociais como Facebook e Instagram é uma forma de difundir a sua marca e aumentar a captação de clientes. Inclusive para encontrar novas oportunidades de vendas. 

3- Comunique-se com seu cliente

Manter a comunicação com o cliente é outra dica importante para a sua distribuidora de bebidas. Isso porque investir no bom relacionamento aumenta as suas chances de vender mais produtos. 

Muitas empresas do ramo já oferecem funcionalidades de “disque bebidas” ou “disque cerveja” para facilitar os pedidos e otimizar as entregas. Se a sua distribuidora ainda não têm implantado esses canais, talvez seja uma boa hora de pensar na ideia. 

4- Invista em marketing digital

Uma das vantagens da internet é que qualquer empresa pode usar o marketing digital para divulgar os produtos e atrair clientes novos. A sua distribuidora ainda não investe nessa estratégia? Que tal começar a fazer propagandas em redes sociais e no Google, por exemplo?

5- Recorra à tecnologia para simplificar a gestão e o atendimento

Como falamos acima, a gestão e o atendimento são pontos chaves para a sua distribuidora de bebidas ter sucesso. Assim sendo, investir em tecnologias de ponta como um ERP, por exemplo, pode ajudar a simplificar o controle e facilitar a comunicação com o cliente. 

Saiba mais neste vídeo!

Como um ERP pode auxiliar a distribuidora de bebidas na gestão e no atendimento

O ERP é um sistema de gestão que integra todos os dados e informações da sua distribuidora em um único local. 

Garante uma perspectiva mais funcional sobre os negócios e contribui para impulsionar suas vendas, uma vez que você e a equipe podem acessar dados confiáveis a qualquer momento para tomar decisões e traçar estratégias.

No caso do ERP para distribuidora de bebidas WebMais, a ferramenta oferece os seguintes recursos para auxiliar na gestão da sua distribuidora: 

  • Controle de Lote e Validade: para consultar os lotes e a validade dos produtos mais rápido;
  • Controle de estoque: para ajudar na compra de produtos para revenda, bem como de insumos, matérias-primas e/ou serviços;
  • Gestão de vendas: para acompanhar todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria;
  • Controle de expedição: para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas;
  • Gestão de clientes: para manter as informações centralizadas sobre o histórico de vendas, prospecções, oportunidades e propostas. 

Além dos recursos acima, o ERP WebMais ainda disponibiliza relatórios atualizados e automatizados, e garante a automação de processos para agilizar a rotina de todos os setores dentro da sua distribuidora.

Se você ficou curioso para saber mais sobre como a nossa tecnologia pode ajudar, fale agora mesmo com um de nossos consultores e agende uma demonstração!

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Sanon Matias

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição.

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