três-pessoas-trabalhando-notebook

Perda de vendas por falta de estoque? Saiba como evitar!

Imagem de Sanon Matias

Perdendo vendas por falta de estoque e não sabe resolver? Esse é um cenário ruim para qualquer empresa, porque traz consequências graves tanto a curto como a longo prazo para a cadeia produtiva e as finanças do negócio. 

No post de hoje vamos explicar os motivos mais comuns para a desorganização do estoque e quais as consequências de não fazer uma boa gestão desse setor. Além disso, você vai ver algumas dicas para aplicar na sua indústria ou distribuidora e não perder vendas. Continue lendo para conferir todos esses tópicos!

Por que ocorre a falta de produtos no estoque? 

A falta de produtos no estoque pode ocorrer por diferentes motivos, mas, independentemente de qual seja o caso, as consequências para a empresa podem ser grandes. Confira algumas práticas que contribuem para problemas de falta de produto no estoque. 

homem-e-mulher-apontando-para-tela-computador

Gestão ineficiente

Uma gestão ineficiente do seu estoque acaba prejudicando muito as vendas na sua empresa, porque há o risco de um determinado item faltar no momento em que existe demanda por ele. Essa falha envolve não anotar corretamente todas as entradas e saídas, como não prestar atenção nos prazos de validade dos produtos, por exemplo. 

Na primeira opção, é possível que a falta do item em questão não tenha sido registrada, só sendo percebida na hora em que ele é necessário. Já no segundo caso, além do produto ficar em falta, porque já ultrapassou a validade, o resultado é ainda o desperdício daquilo que foi comprado, gerando prejuízos financeiros para a organização. 

Problemas com fornecedores

Não ter um bom planejamento de suas compras com os fornecedores pode resultar em falta de produtos, uma vez que se as compras não forem feitas com antecedência, corre-se o risco do fornecedor não ter o item em questão ou atrasar as entregas, prejudicando seu processo como um todo. 

Por isso, o melhor é combinar essas compras calculando um espaço de tempo para intercorrências. Assim, mesmo que haja atrasos,sua empresa está preparada para a situação e não acabará perdendo vendas.

Além disso, compras de urgência podem pesar no bolso da empresa. Já quando a negociação é feita antecipadamente com os fornecedores, é possível combinar condições de pagamento favoráveis para ambas as partes.  

Falhas de comunicação

As falhas de comunicação entre os times podem gerar problemas como a falta de estoque. Isso porque a equipe de compras pode não estar a par daquilo que é necessário ser adquirido para manter o estoque. 

Da mesma forma, se a comunicação com o time de vendas não for eficaz, os profissionais podem acabar passando informações erradas para o cliente.

Baixa precisão de vendas

Quando não há previsibilidade de vendas, o seu estoque pode ser prejudicado. Isso porque, se a sua indústria ou distribuidora passam por um período de grande demanda, mas não tem os insumos necessários para cobrir essa situação, acabar perdendo vendas é inevitável. 

Guia ERP para gestão de armazém

Consequências da perda de vendas por falta de estoque 

Agora que você já entendeu os principais motivos para perder vendas por falta de estoque, vamos ver quais são as consequências dessa situação para a sua empresa. 

Perda de oportunidades

Se há demanda para determinados itens, mas a sua companhia sofre com a falta de estoque, perder oportunidades de vendas é uma consequência. Isso prejudica a sua empresa não apenas de forma imediata, mas também a longo prazo, se essa for uma situação frequente. 

A área financeira e o seu fluxo de caixa também sofrem com a perda de oportunidades. Além disso, quando a sua organização passa por isso e perde vendas muitas vezes, a credibilidade do negócio também fica comprometida. 

Falta de competitividade 

A falta de estoque e a consequente perda de vendas acarretada também diminuem a competitividade no mercado. Afinal, toda a empresa sofre com a ausência dos itens necessários para suprir a demanda. O preço dos produtos também fica mais alto, reduzindo sua competitividade. 

Desinteresse do consumidor

Com a falta de estoque, a experiência do cliente é frustrada. Isso porque se o consumidor tem uma expectativa em relação àquilo que a sua organização vende, mas não tem a sua demanda atendida pela falta de estoque, isso gera um sentimento de desapontamento. 

Quando esse cenário se repete, não há motivos para o consumidor continuar comprando da organização, buscando marcas concorrentes. Além disso, a imagem fica comprometida, porque os consumidores insatisfeitos comentam com outras pessoas sobre a experiência ruim que tiveram.

sistema de inventário de estoque

Dicas para não perder vendas por falta de estoque 

Embora o fato de perder vendas por falta de estoque prejudique sua indústria ou distribuidora e tenha graves consequências, como vimos, essa situação é reversível. Confira algumas boas práticas de gestão de estoque para evitar esse cenário: 

  • Não espere o estoque acabar para realizar novas compras;
  • Saiba qual o seu estoque mínimo; 
  • Conheça bem seus clientes e suas preferências, para otimizar a previsibilidade das vendas e entender a sazonalidade de cada produto;
  • Integre os setores e melhore a comunicação interna entre os times com um sistema ERP robusto
  • Invista em logística para cumprir prazos e evitar desperdício de produtos;
  • Realize um inventário de estoque com frequência para prever quando determinado item irá faltar; 
  • Faça um planejamento de compras para evitar problemas com os fornecedores e atrasos nas entregas que prejudiquem a cadeia produtiva.

Quer evitar perder vendas por falta de estoque? Então, baixe gratuitamente nosso ebook: manual para integrar compras e estoque. Com ele, você fica por dentro das dicas mais atuais para uma gestão de estoque eficiente e eleva a sua empresa para o próximo nível!

1 Comentário “Perda de vendas por falta de estoque? Saiba como evitar!

Deixe um comentário