Quais são os melhores ERP online multiempresa do mercado?

Veja Como Funciona Um ERP Online E Conheça Os Mais Usados

Imagem de Sanon Matias

Você já ouviu falar em ERP Online Multiempresa? Esse sistema permite gerenciar um grande volume de informações. Assim, é voltado para gestores que trabalham com mais de uma unidade da mesma empresa ou até mesmo com negócios diferentes.

Hoje em dia, é comum que os negócios cresçam a ponto de existirem diversas empresas em uma só, já que novas oportunidades surgem no mercado.

E para o negócio ser bem-sucedido em todas as frentes nas quais atua, é importante contar com um ERP de qualidade. Ele deve permitir a organização de um grande volume de informações.

Neste artigo, você entenderá como funciona na prática o ERP Online Multiempresa. Além disso, conhecerá as principais funcionalidades oferecidas por esse tipo de sistema e as vantagens das quais as empresas podem usufruir ao utilizá-lo em sua rotina.

Depois da leitura, também recomendamos experimentar, na prática, o ERP WebMais. Ele é especialista em gestão multiempresa para indústrias e distribuidoras, e facilita a gestão completa do seu negócio. Agende uma demonstração gratuita.

Agora, vamos para o texto. Acompanhe!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É ERP Online Multiempresa?

O ERP Online Multiempresa é um sistema que permite a gestão de diferentes negócios em um só lugar. 

Ou seja, se uma empresa tiver diversas filiais ou outras pequenas empresas dentro dela, é preciso fazer o gerenciamento de cada operação de forma separada. Mas é claro, ao mesmo tempo, é necessário ter uma visão ampla sobre o negócio ao todo.

Como Um ERP Multiempresa Funciona Na Prática?

Na prática, o ERP Online Multiempresa é ideal para empresas que têm mais de uma filial. 

Uma indústria, por exemplo, pode ter fábricas em duas cidades diferentes, inclusive com CNPJs distintos, mas que fazem parte de um mesmo grupo econômico. Então, com um ERP Multiempresa, é possível gerenciar as operações de cada uma usando o mesmo software. 

Isso facilita tanto o trabalho dos gestores das unidades, que não confundem os dados da filial com os das demais, como o trabalho do gestor geral. Ele tem acesso fácil a informações sobre todas as frentes de atuação do negócio.

E é claro que existem ERPs especializados para segmentos específicos, como para indústrias e distribuidoras.

ERP Online Para Indústrias

O ERP permite que a indústria gerencie a produção de vários produtos ou linhas de produtos de forma integrada. Isso inclui o planejamento da produção, o controle de qualidade e o rastreamento de lotes ou séries de produtos.

O sistema controla o estoque de matérias-primas e componentes, garantindo suprimentos suficientes para a produção em todas as empresas do grupo. Ele também otimiza a compra de materiais com base na demanda global.

Além disso, mantém padrões de qualidade consistentes em todas as unidades, monitorando e documentando processos de controle de qualidade.

Também permite uma contabilidade precisa para cada unidade, mas fornece uma visão consolidada das finanças do grupo. Isso ajuda na alocação de recursos e na análise de custos.

ERP Online Para Distribuidoras

Já nas distribuidoras, o ERP online permite um controle preciso do estoque em cada filial ou unidade de distribuição. Isso inclui rastreamento de produtos, reposição automática de estoque e prevenção de falta de produtos.

Por isso, facilita a criação de pedidos de clientes em diferentes locais, otimizando o roteamento e a programação de entregas para atender às demandas de cada região.

Após isso, ajuda na gestão da logística, incluindo o planejamento de rotas de entrega, controle de frota e rastreamento de remessas em tempo real.

Também armazena informações detalhadas sobre clientes e pedidos, o que é útil para o atendimento ao cliente e a análise de vendas por região.

E não cuida apenas da parte de entrada. O ERP online registra todas as transações financeiras, como faturamento, contas a receber e contas a pagar, para cada unidade de distribuição, garantindo o controle financeiro em toda a organização.

Desse modo, fornece relatórios que permitem análises de desempenho por filial, linha de produtos, região geográfica e muito mais.

Sendo assim, o ERP online permite a gestão centralizada de todas as filiais, proporcionando uma visão geral das operações em todos os locais.

Compras, estoque, logística e mais: gestão completa para distribuidoras!

Quais As Funcionalidades Do ERP Web Multiempresa?

O ERP Online Multiempresa Webmais é a melhor opção do mercado para quem precisa gerenciar muitas informações na rotina de trabalho. 

Isso porque ele reúne informações sobre todos os negócios de forma simples e rápida, por meio de relatórios confiáveis e integrados. Assim, agiliza a obtenção de dados valiosos para o desenvolvimento de novas estratégias

Veja, a seguir, quais são as funcionalidades que o ERP Online Multiempresa Webmais oferece!

Otimização O Controle De Lote E Validade

Ter um controle rigoroso sobre lotes e validades é essencial para quem trabalha com produtos delicados, como alimentos, bebidas, remédios e cosméticos. 

Então, um bom ERP permite que você tenha rastreabilidade total de todas as mercadorias comercializadas, evitando perdas e desgastes na relação com os clientes.

Módulo De Estoque

O estoque é um dos ativos mais importantes da empresa. Sendo assim, é preciso registrar todas as suas movimentações para o negócio manter ou elevar suas margens de lucro em um mercado cada vez mais competitivo.

O ERP Multiempresa Webmais permite o controle de matérias-primas, produtos acabados, EPIs, materiais de limpeza e materiais de expediente. Além disso, também faz controle de cada item armazenado, fornecendo um cadastro de produtos completos.

Módulo De Compras

O módulo de compras permite um maior rigor no controle de todas as compras feitas pela empresa – tanto de produtos para revenda como insumos, matérias-primas e serviços. 

Todo o processo pode ser acompanhado por status, desde o início até a emissão da ordem de compra.

Além disso, o sistema permite a criação de uma lista de mercadorias a serem adquiridas. Para tanto, utiliza o seu histórico de vendas, estoque mínimo e ordens de compras em aberto como base para o cálculo.

Módulo De Produção

O módulo de gerenciamento da produção permite o acesso aos controle de processos produtivos de cada unidade da empresa, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos etc.

Assim, o negócio pode ter os seus processos produtivos otimizados, com o controle correto de consumo de matéria-prima e reposição de estoque facilitada.

Gestão Comercial

O ERP Online Multiempresa Webmais também oferece um módulo de acompanhamento de todo o processo de venda. Mantenha controle desde a emissão de orçamentos até a entrega das mercadorias ao cliente.

Além disso, o sistema também fornece relatórios completos, indicando como cada cliente contribui para o faturamento do negócio e a cadência de compra de cada um deles. 

Essas informações são usadas como base para tomadas de decisão e contribuem para uma gestão mais inteligente.

Módulo De Expedição

O módulo de expedição tem recursos que tornam esse processo mais ágil. Isso ajuda na estruturação de etapas e faz a integração entre outros módulos para facilitar o trabalho de gestão.

Módulo Financeiro

Para dar total controle sobre as finanças, o ERP Online Multiempresa Webmais permite a automação do controle de fluxo de caixa. Além disso, conta com ferramentas para controlar a inadimplência, fazer provisionamento de caixa, cálculo de comissões, acompanhamento de saldos etc.

Principais funcionalidades de um ERP online multiempresa (Computador no centro, com "ERP" na tela, e os tópicos saindo dele) - Controle de lote e validade - Estoque - Compras - Produção - Gestão comercial - Expedição - Financeiro - Integração com terceiros - Gestão de clientes - Controladoria

Integração Com Terceiros

A integração com outros sistemas, como softwares contábeis ou e-commerces, por exemplo, agiliza vendas e permite o maior controle sobre as informações do negócio, diminuindo as chances de erros.

Gestão De Clientes

O módulo de gestão de clientes é uma funcionalidade que permite manter centralizadas todas as informações sobre prospecções, oportunidades e propostas. Ele também busca otimizar a gestão de vendas da equipe.

Módulo De Controladoria

Por fim, o módulo de controladoria ajuda a fazer o controle operacional, entrega de obrigações legais, integração com softwares e extração de informações valiosas para a tomada de decisão.

Principais Desafios De Gestão Que Um ERP Online Ajuda A Evitar

Até aqui você já entendeu o que o ERP online é uma ferramenta valiosa para enfrentar diversos desafios de gestão, tornando as operações mais eficientes, seguras e adaptáveis às necessidades da organização.

Isso porque ele automatiza tarefas, melhora o controle financeiro e fornece informações em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões informadas e estratégicas para o crescimento do negócio.

Então, para provar isso, separamos os desafios que o sistema ajuda a enfrentar!

Falta De Controle Completo De Gastos E Receita

Um ERP online permite uma gestão financeira abrangente, rastreando todas as transações, contas a pagar e contas a receber em tempo real. Ou seja, evita surpresas financeiras desagradáveis e facilita o controle de gastos e receitas 

Dificuldade Para Vender Online

Muitos ERPs oferecem funcionalidades de comércio eletrônico integradas ou podem ser facilmente integrados a plataformas de venda online, tornando a venda pela internet mais fácil e eficiente.

Emissão Manual De Notas E Relatórios

Com um ERP online, a emissão de notas fiscais e a geração de relatórios financeiros podem ser automatizadas, economizando tempo e reduzindo erros humanos.

Despacho Manual De Vendas

A gestão de vendas e entregas pode ser otimizada com recursos de logística e rastreamento de remessas integrados ao ERP online, eliminando a necessidade de processos manuais demorados.

Processos Internos Imprecisos

Um ERP online padroniza e automatiza processos internos, garantindo que sejam executados de maneira consistente e eficiente em toda a organização.

Falta De Segurança

Geralmente esses sistemas incluem recursos robustos de segurança, como nuvem, criptografia de dados, autenticação de usuário e controle de acesso, para proteger informações críticas e garantir conformidade com regulamentações de privacidade.

Flexibilidade Na Gestão

Além de todos esses benefícios, um ERP online oferece flexibilidade na gestão, permitindo a personalização dos processos conforme as necessidades específicas da organização, seja na indústria, distribuição ou qualquer outro setor.

É gestão flexível, completa e automatizada que você quer? Conte com a WebMais!

Quais As Vantagens Do ERP Web Multiempresa?

Contar com um ERP multiempresa traz uma série de benefícios para o negócio. Conheça os principais!

Informações Integradas

Uma das principais vantagens desse tipo de sistema é a centralização de informações – não só as da matriz, mas de cada uma das unidades. Assim, todos os dados sobre fornecedores, clientes, produtos, estoque, pessoas etc, são organizados em um mesmo lugar.

Com isso, todos os gestores podem ter acesso a informações que servem como base na hora da criação de estratégias e tomadas de decisão.

Auxílio Na Tomada De Decisões

Um ERP Web Multiempresa oferece relatórios gerenciais tanto na visão macro do negócio como na visão micro, considerado somente uma unidade específica.

Ter essas informações é essencial para cada gestor tomar decisões orientadas por dados e possa fazer um trabalho mais ágil e eficiente.

Redução De Erros

A automação de diversas atividades cotidianas é uma das principais vantagens de contar com um sistema ERP Multiempresa. 

Isso, além de trazer mais agilidade para as tarefas do dia a dia, diminui significativamente as chances de erros. Elas são naturalmente maiores quando as tarefas são realizadas manualmente.

Padronização De Processos

A empresa que utiliza um ERP completo pode padronizar os seus processos de rotina, como solicitações de compras, aprovações de pagamentos, lançamentos de notas fiscais, entre outras coisas.

Isso porque, como todos têm acesso aos mesmos módulos, seguem o mesmo procedimento. Isso não acontece, por exemplo, quando cada unidade usa um sistema diferente.

5 ERPs Online Mais Usados

Agora que sabe a importância do ERP online, que tal conhecer os mais usados pela maioria das organizações? Cada um tem suas características e são ideais para portes e setores diferentes. Conheça-os!

1. ERP WebMais

O ERP WebMais é um sistema de gestão empresarial online, desenvolvido pela empresa WebMais.

É uma ferramenta completa para empresas de todos os portes, principalmente pequenas e médias, no setor de indústrias e distribuidoras, que oferece uma ampla gama de funcionalidades, incluindo:

  • gestão financeira: controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária, entre outros;
  • gestão de vendas: controle de pedidos, faturamento, estoque etc;
  • gestão de compras: controle de fornecedores, cotações, estoque etc;
  • gestão de estoque: controle de entrada e saída de mercadorias, inventário, entre outros;
  • gestão de CRM: relacionamento com clientes, marketing etc;
  • gestão de RH: controle de funcionários, folha de pagamento etc.

O ERP WebMais é uma solução fácil de usar e configurar, com suporte online e treinamento gratuito. Além disso, oferece preços competitivos, que cabem no orçamento de empresas de todos os portes.

Na prática, o custo do ERP WebMais varia segundo o tamanho da empresa e o número de módulos contratados. A empresa oferece uma demonstração gratuita para analisar o custo-benefício.

BANNER Veja uma demonstração gratuita do ERP WebMais e conheça o sistema!

2. Nomus

O Nomus ERP Industrial é um sistema de gestão empresarial online, desenvolvido para empresas industriais, que oferece funcionalidades voltadas para a produção, logística e gestão de qualidade.

Essa plataforma é uma solução robusta e escalável, que atende às necessidades das empresas industriais de todos os portes.

3. Totvs

A Totvs é uma empresa brasileira de tecnologia, que oferece uma ampla gama de soluções de software, incluindo sistemas de ERP, que atende às necessidades de empresas de todos os portes e segmentos.

Algumas das principais soluções ERP da Totvs incluem:

  • Totvs Protheus: ERP tradicional para empresas de médio e grande porte;
  • Totvs Microsiga Protheus: ERP simplificado para empresas de pequeno porte;
  • Totvs ERPcloud: ERP na nuvem para empresas de todos os tamanhos.

4. Sap

A SAP é uma empresa alemã de tecnologia, com ampla gama de soluções de software, incluindo sistemas de ERP. Algumas delas são:

  • SAP S/4HANA: ERP moderno para negócios de todos os portes;
  • SAP Business One: ERP simplificado com foco em empresas de pequeno porte;
  • SAP Business ByDesign: ERP na nuvem, ideal para negócios de todos os tamanhos.

5. Tiny ERP

O Tiny ERP é um sistema de gestão empresarial online simplificado para ajudar nas operações de estabelecimentos de pequeno porte, que estão iniciando a digitalização de seus processos.

As suas funcionalidades incluem gestão financeira, de vendas, de compras, estoque e outras. Essa é uma solução fácil de usar e configurar, com preços acessíveis.

Conclusão

Um ERP Online Multiempresa é ideal para indústrias com lojas próprias, distribuidoras, e grupos empresariais, oferecendo uma abordagem integrada para gerenciar recursos, processos e informações de forma eficaz.

Como você pôde acompanhar, fornece diversos benefícios, tanto para pequenos negócios ou multinacionais, desde que atenda às necessidades reais. Felizmente, você já sabe qual solução deve escolher para sua empresa prosperar.

Fale com um dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudar a sua empresa a ter resultados melhores! Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e entenda mais sobre o ERP WebMais.

Deixe um comentário