Na contabilidade, livro diário não tem nada a ver com leitura. Ele é um livro no qual as empresas devem registrar todas as suas operações, em um processo chamado de escrituração contábil.
Os registros feitos no livro diário são obrigatórios e devem seguir as normas brasileiras de contabilidade. Toda empresa, independentemente do seu tamanho ou natureza jurídica, precisa fazer a escrituração.
Neste artigo, você vai entender como essa obrigação é inserida na rotina das empresas e saber como fazer um livro diário, conferindo uma lista com os pontos que não podem faltar nele.
Boa leitura!
O livro diário é um documento contábil, no qual as empresas devem escriturar todas as suas movimentações, conforme determinação do Decreto-Lei nº 486/69.
No dia a dia do negócio, é preciso lançar no livro diário todos os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, todos os créditos e débitos deverão ter resultados iguais.
O livro diário pode ser feito manualmente ou digitalmente, desde que os registros sigam as normas estabelecidas e uma ordem cronológica, desde o primeiro até o último dia do ano.
A escrituração contábil no livro diário é uma obrigação de todas as empresas, segundo a lei. Todas as empresas, independentemente do tamanho ou tipo societário, devem fazer esse registro e a legislação não prevê nenhuma exceção.
Agora que você já sabe o que é o livro diário, deve estar se perguntando quais informações devem ser registradas no documento. Confira, a seguir, a lista que o blog WebMais preparou com tudo o que deve conter no livro diário!
O termo de abertura é a primeira seção do livro. O seu objetivo é informar a que se destina o material, a qual empresa ele pertence e outras informações sobre o negócio, como CNPJ e endereço, além do número de ordem, quantidade de folhas e data do arquivamento dos atos constitutivos no Órgão de Registro estipulado.
A escrituração são os registros feitos diariamente sobre cada movimentação. Eles devem conter datas, títulos das contas de débito e crédito, valores e algumas outras informações pertinentes sobre cada registro como, por exemplo, o número da nota fiscal.
A demonstração dos fluxos de caixa, chamada também de DFC, indica todas as entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa em um determinado período. Ela registra toda e qualquer movimentação, independentemente do seu valor.
O Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de forma precisa a situação financeira da empresa ao final de um determinado período.
Ele elenca todos os ativos e passivos do negócio e, além de ser obrigatório, é uma ferramenta muito útil para a gestão financeira empresarial.
A DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é um documento que descreve, de forma resumida e bem objetiva, as operações contábeis de uma empresa em um determinado período.
O seu principal objetivo é indicar se a empresa teve lucro ou prejuízo, e isso é feito por meio da análise das contas de resultado. Assim como o Balanço Patrimonial, a DRE é obrigatória e pode ajudar muito na gestão financeira do negócio.
A Demonstração do Resultado Abrangente também é uma poderosa ferramenta de análise gerencial.
Ela se baseia no registro do patrimônio líquido das receitas e despesas e, através disso, atualiza o capital próprio dos sócios.
Essa demonstração substitui a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados e traz todas as informações que faziam parte dela – as movimentações ocorridas no patrimônio líquido da empresa em um período e a formação de reservas.
As notas explicativas têm o objetivo de informar os critérios utilizados na avaliação do patrimônio da empresa, como cálculos de depreciação, amortização, provisões, riscos, entre outras coisas.
Ainda nas notas explicativas devem ser apresentados os investimentos, vencimentos de obrigações, compras de ações, taxas de juros, etc, além do detalhamento dos ajustes de exercícios anteriores.
O termo de encerramento é bem semelhante ao de abertura. Ele deve conter a finalidade do livro, número de ordem, número de folhas e dados da empresa à qual pertence.
Como falamos, o livro diário pode ser físico ou digital. As duas versões têm os mesmos objetivos e devem conter os mesmos registros. As principais diferenças estão no formato e na praticidade dos registros.
Essas são as regras para a confecção do livro físico:
Já o livro diário digital:
O livro diário é uma obrigação das empresas e a sua confecção é fundamental para que o seu negócio funcione dentro da lei. No entanto, você não precisa se preocupar em fazer esses registros diariamente.
Normalmente, o livro diário é feito pelo contador responsável pela empresa. Por isso, na hora de fazer essa contratação, escolha um profissional de credibilidade e que tenha amplo conhecimento sobre todas as normas que regem essa e outras obrigações contábeis.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!