Todo empresário que compra e vende produtos precisa saber o que é Sintegra. Isso porque o sistema faz parte da rotina de emissão de notas fiscais e transfere todas as informações recebidas para os Fiscos Estaduais.
O uso do Sintegra é obrigatório para todas as empresas que emitem notas e/ou fazem a escrituração em livros fiscais por meio eletrônico. Isso vale mesmo que contem com o apoio de terceiros, como os escritórios de contabilidade.
Por isso, é fundamental que você saiba o que é o Sintegra, como ele funciona e qual é a sua importância. Então, continue lendo para descobrir!
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Primeiramente, vamos entender o que é Sintegra na prática. O Sintegra é o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
Ele é um software desenvolvido pelo governo que unifica todas as informações sobre entradas e saídas das empresas contribuintes e as repassa para os fiscos estaduais.
São esses registros que tornam possíveis as emissões de notas fiscais e também garantem que as empresas mantenham os seus dados em dia com os órgãos responsáveis.
Indo além de sobre o que é Sintegra, você sabe como ele surgiu? O Sintegra começou a ser desenvolvido em 1997. Nesse ano, ocorreu a 86ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, o CONFAZ.
Depois, em 2000, a troca de informações entre todos os estados brasileiros foi regulamentada.
Além disso, em 2022, com a nova forma de tramitação de informações interestaduais em vigor, o envio obrigatório dos arquivos passou a ser feito somente pelas secretarias.
Então, elas começaram a trocar as informações diretamente com as outras secretarias estaduais.
Hoje em dia, todos os contribuintes de ICMS e/ou que fazem suas escriturações em livros eletrônicos são obrigados a fazer o envio de informações por meio deste sistema.
Entendeu o que é Sintegra e como surgiu este sistema? Então, vamos entender seus principais objetivos.
O principal objetivo do Sintegra é fazer a integração de informações de entradas e saídas das empresas.
Em outras palavras, elas são obrigadas a registrar todas as suas operações por meio da emissão de notas fiscais. As notas contêm detalhes como valor das mercadorias, alíquotas de ICMS, dados dos clientes e fornecedores, entre outros.
É com esses dados que o governo consegue ter um controle mais apurado do comércio e das prestações de serviços empresariais. Isso também acaba facilitando o trabalho de tributação e fiscalização.
Assim, o Sintegra auxilia na detecção de fraudes fiscais, como a emissão de notas fiscais falsas ou subfaturadas. Com as informações detalhadas das transações comerciais, torna-se mais difícil para empresas e indivíduos sonegarem impostos de forma não detectada.
Por isso, entender o que é Sintegra é indispensável para os negócios serem transparentes em suas operações.
Agora que sabe o que é Sintegra, vamos entender como funciona. Mas, saiba que o funcionamento do Sintegra é bem simples e você não terá dúvidas.
As empresas contribuintes do ICMS são obrigadas a se cadastrar no Sintegra, fornecendo informações sobre suas operações e atividades econômicas.
Elas precisam emitir documentos fiscais, como notas fiscais, que registram as operações de venda, compra, remessa, entre outras.
Além disso, incluem informações como o valor das mercadorias, alíquota do ICMS, dados do cliente ou fornecedor, entre outros.
É preciso enviar periodicamente as informações relativas às suas operações para as Secretarias da Fazenda, utilizando um arquivo eletrônico padronizado estabelecido pelo sistema.
A Sefaz recebe os dados enviados pelas empresas e os usam para fins de fiscalização e controle tributário. É possível compará-los pelas empresas com aquelas registradas nos documentos fiscais e identificar irregularidades.
Assim, o Sintegra gera relatórios e informações consolidadas sobre as operações interestaduais, permitindo às autoridades fiscais identificar inconsistências, sonegação de impostos e outros pontos fora das normas.
Para facilitar esse trabalho, o sistema permite o compartilhamento de informações entre as diferentes Secretarias da Fazenda dos estados e o governo federal.
Além de entender o que é Sintegra, é importante saber o que é o arquivo Sintegra.
Trata-se de um arquivo eletrônico no formato definido pelo Sintegra. Ele é utilizado para o intercâmbio de dados entre as empresas contribuintes do ICMS e as Secretarias da Fazenda estaduais.
O arquivo Sintegra contém informações detalhadas sobre as operações realizadas pelas empresas, incluindo dados como:
As empresas obrigadas a utilizar o Sintegra devem gerar e enviar periodicamente esse arquivo eletrônico para a Sefaz do estado onde estão registradas.
Existe um padrão para o formato do arquivo. Mas, pode variar segundo as especificações estaduais, embora exista uma estrutura básica definida pelo sistema.
Até aqui você já sabe o que é Sintegra e que ele tem o objetivo de facilitar o trabalho dos fiscos e Secretarias da Fazenda dos estados. Mas a utilização do sistema também é benéfica para as empresas.
Confira os principais benefícios que formam o que é Sintegra hoje:
Para usufruir de todos esses benefícios, não basta saber o que é Sintegra. A empresa precisa criar o hábito de documentar as suas operações por meio da emissão de notas fiscais eletrônicas.
Afinal, é com base nas informações desses documentos que os contribuintes transmitem informações precisas sobre as suas operações internas e interestaduais.
Ao final de cada mês de exercício, as empresas devem gerar um arquivo em formato texto (.txt) com todas essas informações, com a escrituração de alguns documentos:
Esse arquivo deve ser enviado aos fiscos e passar por um validador. Esse é um programa que verifica a consistência dos dados. Tudo isso forma o que é Sintegra.
Não basta apenas saber o que é Sintegra na teoria e suas vantagens, é preciso entender como aderi-lo no dia a dia.
O primeiro passo para começar a usá-lo é fazer a adesão ao sistema. Para isso, você deve entrar no site do Sintegra e acessar o programa validador.
No seu primeiro acesso, será preciso preencher alguns campos com as informações sobre a empresa e fazer a solicitação para integrar o sistema.
Se ainda não entendeu o que é Sintegra e a sua obrigatoriedade, sim, a inclusão no Sintegra é obrigatória para todas as empresas contribuintes de ICMS. Assim, todas as que compram e vendem bens e mercadorias e prestam serviços de transporte ou telecomunicações têm essa obrigação.
Além disso, a inclusão no Sintegra é obrigatória para todas as empresas que fazem as suas escriturações em livros fiscais eletrônicos. Isso vale mesmo que essa atividade seja realizada por terceiros, como contadores e escritórios de contabilidade.
Para entender de vez o que é Sintegra, você precisa saber como se cadastrar. O cadastro no Sintegra é feito pelas Secretarias da Fazenda dos estados brasileiros, e não diretamente pelas empresas.
Portanto, para se cadastrar, você precisa entrar em contato com a Sefaz do seu estado por meio do site oficial.
No entanto, não é suficiente apenas saber o que é Sintegra e como fazer o seu cadastro. Para estar em conformidade com as obrigações fiscais relacionadas ao sistema, é preciso seguir alguns passos:
Ao entender o que é Sintegra e como ter o seu cadastro, a consulta da Inscrição Estadual (IE) de uma empresa no sistema é um procedimento relativamente simples. Para realizá-lo, é necessário ter em mãos o número do CNPJ da empresa.
O passo a passo é o seguinte:
Até aqui você já aprendeu o que é Sintegra. A adesão ao Sintegra é obrigatória para a emissão de notas fiscais, com exceção de empresas que são MEI (Microempreendedor Individual).
É por isso que muitos marketplaces, por exemplo, exigem que os vendedores estejam com a situação regularizada no Sintegra para cadastrar novos vendedores.
Afinal, sem isso, não é possível fazer a emissão de notas e garantir que a operação da empresa aconteça na legalidade.
Como você sabe, vender produtos sem emitir notas fiscais é crime tributário e pode trazer uma série de consequências negativas para as pessoas envolvidas. Os mais graves incluem multas e até mesmo a prisão.
Por isso, a emissão de notas fiscais oferece proteção tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Isso porque ela garante que os impostos sejam pagos corretamente. Também atesta que os produtos vendidos atendam às regulamentações fiscais e de segurança. Isso permite uma experiência de compra mais segura para os consumidores.
Nesse caso, a emissão de NFs por meio do Sintegra promove a transparência e a rastreabilidade das operações comerciais. Isso significa que todas as transações são documentadas e registradas, facilitando a auditoria e a fiscalização por parte das autoridades fiscais.
Neste artigo, apresentamos todos os dados para você saber o que é Sintegra e como funciona. Além disso, você viu se precisa fazer parte do envio das informações ao Fisco Estadual, além de como realizar isso.
Para garantir uma operação tranquila e sem pendências com os órgãos fiscalizadores, o mais indicado é que você tenha a tecnologia como sua aliada. A nossa dica é que adote um sistema ERP completo, que tenha a possibilidade de integração com o Sintegra.
Assim, a transmissão dos dados é automática. Isso traz mais segurança e facilidade para os seus processos administrativos.
Agora que você já sabe o que é Sintegra, fica mais fácil escolher o software ideal para a integração com o sistema.
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