o que e ppho

O que é PPHO e qual sua importância para as indústrias de alimentos

Imagem de Sanon Matias

Para que os alimentos produzidos na sua fábrica não sofram com problemas como contaminações e perda de qualidade, é fundamental que você conte com um manual de PPHO para indústria de alimentos

Neste artigo, você vai descobrir o que é o PPHO, sua importância e como ele funciona, para que você tenha subsídios para montar seu próprio manual e garantir a eficiência do seu processo. Continue com a gente e boa leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O que é PPHO

PPHO, ou Procedimento Padrão de Higiene Operacional, nada mais é do que uma metodologia implantada nas indústrias de alimentos, principalmente às que operam com leite e seus derivados, a respeito do monitoramento das condições higiênico-sanitárias. 

Por meio dele, é possível estabelecer uma rotina para que contaminações diretas ou cruzadas sejam evitadas na sua fábrica, assim preservando sua qualidade e integridade antes, durante e depois das operações industriais.

O PPHO ainda vai descrever todas as operações de limpeza e sanitização da sua indústria, que devem ocorrer de forma padronizada. Ainda, todos os profissionais envolvidos nesta etapa precisam ser devidamente treinados para executar esta tarefa nas linhas de produção.

Além disso, os produtos de limpeza e sanitização utilizados precisam possuir registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou Ministério da Saúde. A eficiência do PPHO é verificada diariamente pelo Controle de Qualidade da sua empresa.

Qual a sua importância para as indústrias de alimentos

O procedimento do PPHO é de extrema importância para que as indústrias de laticínios, possam garantir a qualidade dos seus produtos, evitando contaminações no seu processo produtivo e proporcionando uma melhoria contínua do mesmo.

Recomenda-se que este procedimento seja adotado por todas as empresas, mesmo as que não estejam sob o regime de Inspeção Federal, uma vez que precisam preservar a pureza e a inocuidade microbiológica dos alimentos. 

Além da higiene industrial, que auxilia na obtenção de um produto com melhor qualidade nutricional e sensorial, o PPHO tem papel relevante na garantia da segurança alimentar.

Como o PPHO funciona

Como já falamos, o PPHO é um procedimento adotado pelas fabricantes de alimentos, principalmente laticínios, para garantir a segurança dos mesmos.

Eles são procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados e monitorizados, visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento industrial evitará contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto. Preservando a sua qualidade e integridade por meio da higiene antes, durante e depois das operações industriais.

O plano PPHO deve ser estruturado em alguns pontos básicos, como: 

  • Segurança da água; 
  • Condições e higiene das superfícies de contato com os alimentos; 
  • Prevenção contra contaminação cruzada; 
  • Higiene dos empregados; 
  • Proteção contra contaminantes e adulterantes do alimento; 
  • Identificação e estocagem adequada de substâncias químicas e agentes tóxicos; 
  • Saúde dos colaboradores; 
  • Controle integrado de pragas e registros.
ppho importancia

O que precisa conter no PPHO

O manual com os procedimentos do PPHO é feito de acordo com às necessidades de cada indústria, no entanto, eles precisam conter alguns pontos-chave, como:

  • Conservação e manutenção sanitária de instalações, equipamentos e utensílios; 
  • Freqüência; 
  • Especificação e controle das substâncias detergentes e sanitizantes utilizadas e de sua forma de uso; 
  • Forma de monitorização e suas respectivas freqüências; 
  • Aplicações de ações corretivas para eventuais desvios garantindo, inclusive os eventuais destinos para os produtos não conformes; 
  • Elaboração e manutenção do plano de implementação do PPHO, dos formulários e registros, dos documentos de monitorização e das ações corretivas adotadas. 

Lembrando que tudo precisa estar devidamente  documentado, com as datas e respectivas assinaturas dos responsáveis.

O PPHO faz parte dos pré-requisitos do sistema de APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – e faz parte do sistema de gestão de segurança de alimentos. Dependendo da realidade da sua empresa, ele pode ser implantado junto às Boas Práticas de Fabricação (BPF) ou separado.

A legislação determina a obrigatoriedade da implantação gradativa em todas as estabelecimentos de leite e derivados sob o Serviço de Inspeção Federal – SIF, do programa de APPCC. Além disso, a adesão aos PPHO e às BPF constitui medida efetiva de controle da contaminação e da multiplicação microbiana em alimentos.

Agora que você já sabe mais sobre o PPHO, que tal saber mais sobre a ISO 22000 e como implementá-la no seu negócio?

Deixe um comentário