mulher-perguntando-palestra

Desafios da indústria de alimentos: como superá-los?

Imagem de Sanon Matias

Você sabe como gerir sua indústria de alimentos? Gestores desse setor enfrentam diversos desafios no dia a dia, como organizar o estoque e realizar as compras de acordo com a demanda. O segmento alimentício está em pleno desenvolvimento, tendo crescido 2,7% sua produção apenas no primeiro semestre de 2020. Mas muitas empresas ainda não conseguem lidar com o crescimento e acabam tendo dificuldades para gerir o seu negócio de maneira satisfatória. 

Não se preocupe, porque há formas eficientes para adotar na sua rotina e garantir melhores resultados para a empresa. Quer saber mais sobre como realizar uma gestão melhor da sua indústria de alimentos? Então continue lendo o artigo de hoje!

Por que é importante ter uma gestão eficiente?

Na indústria de alimentos, o sucesso de uma operação está diretamente relacionado à qualidade e eficiência da gestão. Se a sua empresa quer crescer e ganhar competitividade, não adianta pensar somente no produto. A gestão de todas as áreas devem ser priorizadas, juntamente com a agilidade e a tomada de decisão com base em dados. Assim, a produtividade da equipe e o crescimento orgânico da empresa estão garantidos. 

Mas o dia a dia da gestão da indústria de alimentos também é recheado de desafios, concorda? Por isso, a seguir, listamos algumas dificuldades do segmento para apontar soluções e ajudar você no gerenciamento das operações. Confira!

Dificuldades do segmento alimentício 

Separamos algumas das dores mais comuns da indústria de alimentos para, nos próximos tópicos, apontarmos formas de resolver esses problemas. 

Falta de padronização

Se os processos na sua indústria de alimentos não contam com uma padronização, isso pode impactar na qualidade do produto final e na satisfação dos clientes. Além disso, a falta de padronização também acaba abalando negativamente a produtividade dos times, que se perdem em tarefas repetitivas e erros de processos manuais. 

Estoque desestruturado

A falta de organização e estruturação no estoque pode gerar diversos problemas para a indústria de alimentos como perda de produtos, desperdício e aumento de gastos com novos insumos. As empresas do setor alimentício precisam se preocupar em dobro com a qualidade dos itens em estoque, prestando atenção aos prazos de validade das matérias-primas e produtos. 

Se o estoque é desorganizado, esse aspecto fica bastante comprometido, prejudicando toda a cadeia produtiva. Além disso, a falta de produtos no estoque por conta de uma gestão ineficiente pode, inclusive, fazer a indústria perder vendas

sistema de gestão industrial

Compras realizadas pelo “feeling” 

Na hora de realizar as compras para sua indústria é preciso se basear nas demandas dos clientes e nos dados de estoque, não em “achismos”. Afinal, apenas assim é possível calcular com precisão o quanto de cada produto deve ser comprado e quais os materiais são necessários para suportar o processo de produção

Falta de comunicação entre os setores e o cliente

A falta de comunicação entre os setores e o cliente é um grave problema nas indústrias. Isso porque esse alinhamento é necessário para precisar as demandas e evitar erros de processo. Quando a comunicação é clara, fica mais simples entender as expectativas dos clientes e não comprometer nem a experiência, nem a satisfação deles. 

Dicas para gerenciar sua indústria de alimentos 

Agora que você já sabe das principais dificuldades enfrentadas pela indústria de alimentos, que tal conhecer algumas dicas para gerenciar os processos industriais com eficiência? Veja a seguir! 

Conhecer as demandas dos clientes

Entendendo bem quais são as demandas dos clientes, a indústria de alimentos consegue fazer previsões de vendas e planejar compras com mais facilidade. A partir disso, o gestor evita que faltem produtos ou que seja necessário fazer compras de urgência. 

Estoque bem organizado

Vimos como a falta de estrutura do estoque pode ser um grande problema para a indústria de alimentos. Por isso, para garantir uma boa gestão, é preciso priorizar a organização dos materiais e um controle firme sobre as datas de validade, bem como sobre as entradas e saídas do estoque. Com isso, o gestor consegue fazer o cálculo da necessidade de compra e garantir que o estoque esteja sempre pronto para receber a demanda dos clientes. 

Gerenciamento da produção

O gerenciamento da produção é fundamental para garantir o controle do gestor sobre as operações. É preciso ter uma visão ampla e clara de cada etapa do processo produtivo para tirar conclusões reais sobre o negócio e tomar decisões mais acertadas. 

Relatórios gerenciais essenciais para as indústrias de alimentos 

Uma forma bastante eficiente de fazer a gestão da sua indústria é contar com relatórios personalizados. Sistemas de ERP eficientes, como o WebMais, oferecem a possibilidade de produzir relatórios financeiros, de estoque, de rastreabilidade, de lote e validade, entre outros.

A partir dessas informações, os gestores conseguem tomar decisões embasadas em dados concretos sobre a indústria. Os relatórios financeiros, por exemplo, permitem identificar como está a gestão de gastos, se há custos desnecessários ou se há falta de recursos para alguma frente. 

Já os relatórios de estoque oferecem informações valiosas para entender quais produtos estão em falta e precisam de reposição. Juntamente com os dados sobre rastreabilidade, lote e validade, as informações de estoque oferecem uma visão mais ampla dos insumos para o gestor. Assim, fica mais fácil planejar as compras e evitar as compras de urgência, que encarecem os custos de operação. 

Como a WebMais auxilia na gestão de indústrias de alimentos

A WebMais conta com um sistema de gestão que traz todos os recursos para o gerenciamento das suas operações, incluindo controle de estoque e integração entre as diferentes áreas da empresa. 

Com um ERP especializado e desenvolvido para atender as necessidades do segmento alimentício, a sua empresa garante uma gestão eficiente de todo o processo industrial. 

Uma ferramenta como essa possui recursos para auxiliar as operações e permite a emissão de relatórios personalizados de acordo com as informações mais relevantes para a gestão. Além disso, o sistema ERP da WebMais conta com automações que otimizam a produtividade do time, agilizando a rotina de todos os setores da sua indústria. 

Quer saber mais sobre esse sistema que pode ajudar você na gestão da sua indústria de alimentos? Então fale com um consultor da WebMais e veja como o ERP pode otimizar os seus processos!

Deixe um comentário