Funcionario verificando o estoque com base nos relatorios do processo de compra

Como o controle de estoque auxilia no processo de compra?

Atualmente, com a competitividade forte no mercado, as empresas precisam pensar fora da caixa, ou seja, buscar estratégias assertivas, que façam com que seu negócio se destaque e cresça no meio de tantos outros. Neste momento, é preciso ter planejamento, foco e, é claro, investir em ferramentas que tragam benefícios realmente facilitadores, que vão reduzir custos, melhorar a produtividade e alavancar os negócios, como um processo de compras estruturado.

O item chave de tudo isso que falamos até agora é apenas um: gestão de recursos. Sim, isso mesmo! É a gestão de recursos que vai facilitar o crescimento e o destaque da empresa no mercado. Afinal, eles são parte vital do negócio e saber administrá-los vai fazer com que você mantenha a empresa sólida e em constante crescimento. É através desse trabalho que você evita problemas financeiros e possíveis crises.

Hoje nós vamos falar sobre dois pontos muito importantes quando se fala em gestão de recursos: controle de estoque e gestão de compras.

Vamos lá?

O Controle de estoque

Talvez você ainda não tenha parado para pensar, mas um processo de compras bem estruturado e um controle de estoque eficaz são itens essenciais em uma gestão de recursos positiva e satisfatória. Um alinhamento que vai garantir a plena atividade operacional e a saúde financeira do negócio.

Nossa primeira conversa será sobre o controle de estoque.

Ele é o que vai te mostrar o que a empresa tem a oferecer. Sendo assim, você poderá atender os clientes e toda a demanda de serviço de maneira equilibrada, sem que aconteçam excessos ou faltas. Esse planejamento evita falhas e possíveis incômodos.

Sem contar que o estoque tem um grande valor financeiro para a empresa, afinal, é onde seu patrimônio está em produtos e não em dinheiro. E é ele que fará os negócios girarem, se você tem produto disponível, tem capacidade de atender os clientes.

Mas, vale lembrar que nada é pior nos negócios do que prometer e não cumprir, nesse momento é que percebemos como um controle de estoque eficaz e sem erros faz a diferença. Já pensou você acordar um número x de mercadorias com o cliente e quando chegar no estoque percebe que não terá como cumprir o combinado por falta de produtos ou matéria-prima? Essa é uma das maneiras de se perder um cliente facilmente, e não é isso que queremos. Buscamos sempre o crescimento.

Controlando o estoque na prática

Mas como posso ter um controle de estoque assertivo e que facilite meu dia a dia?

Primeiramente, fique atento aos números do estoque. Uma dica é evitar excesso de matérias-primas e/ou produtos acabados. Procure descobrir qual é o estoque ideal para seu negócio. Isso vai trazer o controle e evitar desperdícios ou atrasos na entrega aos clientes. 

Busque também ter fornecedores de confiança, sejam eles de matérias-primas ou recursos prontos. Afinal, são eles que te ajudarão a manter um estoque de qualidade e na demanda que você precisa.

Tenha um relacionamento claro com o departamento de vendas. Se você tem ideia da projeção de vendas, pode planejar de maneira correta suas próprias necessidades futuras de compras.

E, é claro, que não podíamos esquecer dos facilitadores tecnológicos. No caso do controle de estoque, os sistemas de gestão empresarial possuem boas ferramentas que te auxiliam em tudo o que comentamos acima e também te ajudam no processo de compras. Que é outra parte essencial na gestão de recursos.

Percebeu como tudo está interligado? Afinal, o controle no processo de compras é uma importante ferramenta para uma administração de estoque mais eficiente. É preciso que você saiba quando, como e quanto comprar.

5-erros-comuns-industrias

O processo de compras

O planejamento de compras vai evitar contratempos com os itens que citamos acima, como estoque excessivo de matérias-primas e problemas no fluxo de caixa. É ele que vai trazer um equilíbrio para a empresa e garantir a saúde financeira do negócio. Gastar menos do que se ganha é um dos principais pontos para se obter sucesso.

As empresas podem ter diferentes tipos de metodologias ou processos de compras e controle de estoque. Mas, como citamos no início do texto, é preciso que você pare e analise as opções. Dessa forma, você vai investir em ferramentas que tragam benefícios realmente facilitadores, que vão reduzir custos, melhorar a produtividade e alavancar os negócios. Por isso, nossa dica é o uso de um software ERP, um sistema que possui funcionalidades para facilitar a gestão de materiais e processo de compras.

Você pode até buscar ter um controle no papel e em planilhas eletrônicas, mas vale lembrar que elas não são totalmente confiáveis e seguras. Nessas horas, devemos usar a tecnologia a nosso favor, o uso de um sistema é necessário para uma administração de estoque e um processo de compras de sucesso.

Tudo o que você precisa saber sobre seu estoque e, consequentemente, sobre seu planejamento de compras estarão ali, de maneira clara, objetiva e facilitada. 

A importância de alinhar o processo de compras e o estoque

O setor de compras é o responsável pelo abastecimento da empresa, ou seja, ele deve garantir que os insumos necessários estejam a disposição, para que o seu negócio tenha um funcionamento adequado. 

A gestão de compras impacta diretamente no estoque, isso é fato. Afinal, praticamente tudo que se compra acaba no estoque da empresa, certo? Assim, a lógica é simples, quanto mais importante for o estoque para a sua empresa, maior deve ser o rigor no controle de compras, para que o seu estoque não seja grande ou enxuto demais.

Um processo de compras bem estruturado pode trazer inúmeros benefícios para você, como falaremos a seguir

Diminuição de desperdício

Os setores de compras e estoque devem estar sempre com uma boa comunicação, assim, o compras saberá quando um produto tem uma saída melhor do estoque ou se ele encalha. Com isso, as compras podem ser direcionadas às necessidades da sua empresa. Além do mais, com um estoque excessivamente cheio, as mercadorias podem sofrer danos ou então perecer sem que ninguém perceba.

Logo, a boa comunicação de compras e estoque pode evitar ou diminuir o desperdício.

Melhores condições de compra

A integração entre essas duas gestões também permite que o setor de compras não precise realizar pedidos muito em cima da hora. Conhecendo o volume de estoque em determinado momento e aliando esse dado a uma previsão de vendas, é possível se antecipar, fazendo os pedidos necessários para quaisquer que sejam as necessidades da empresa. 

Assim, o setor normalmente consegue negociar condições melhores de pagamento ou preço, reduzindo os gastos da empresa. Por outro lado, quando a compra é feita com urgência, o negócio geralmente se vê obrigado a cumprir condições mais inflexíveis e onerosas.

Aumento da margem de lucro

Pense comigo, você conseguiu diminuir o desperdício e adquirir os itens do seu estoque com condições melhores, logo sua margem de lucro pode acabar aumento, certo?

Isso acontece, inclusive, porque se a empresa pode suprir uma demanda específica e recente, também pode aumentar os preços para oferecer o que os clientes estão procurando. Com isso, o resultado é que todos pode aproveitar um aumento da margem de lucro, seja ele temporário ou não, gerando mais receita e rentabilidade para o seu negócio.

Com o uso de um sistema de gestão integrado, a comunicação entre todos os departamento é facilitada, melhorando os processos e a gestão como um todo.

Gostou? Quer ter a sua rotina de trabalho facilitada e ainda alavancar seus negócios? Então, não perca tempo! Peça a sua demonstração agora mesmo!

fale-com-especialista

Deixe um comentário

6 − dois =