Estratégias para conquistar novos clientes e fechar negócios não faltam, mas uma das melhores é a proposta comercial. Faz muita diferença nesse processo, caso seja bem elaborada.
Isso porque esse documento impressiona seus potenciais clientes e aumenta as chances de fechar negócio. Basta seguir algumas dicas para saber criá-lo de forma persuasiva.
E se você tem uma indústria ou distribuidora, pode contar com o ERP da WebMais para apresentar números ainda mais fiéis em suas propostas. Agende uma demonstração gratuita.
Agora, vamos aprender a como fazer uma oferta profissional, além de mostrar alguns modelos prontos para preencher conforme suas necessidades. Vamos lá!
Ao formalizar uma oferta de produto ou serviço para um cliente, a proposta comercial desempenha um papel crucial. Seu objetivo é convencer o cliente a aceitá-la, fornecendo uma solução detalhada e persuasiva.
Uma proposta comercial bem escrita pode ser uma ferramenta poderosa para fechar negócios. Ela pode ajudar a empresa a se destacar da concorrência e a convencer o consumidor a escolher seus produtos ou serviços.
A proposta comercial não apenas apresenta a empresa, mas também estabelece uma conexão entre a solução oferecida e as necessidades do potencial cliente.
No mercado B2B (Business to Business), as transações entre empresas exigem uma abordagem mais estruturada. Sendo assim, a proposta comercial é amplamente utilizada como estratégia de venda.
Então, nesse contexto, é essencial elaborar um documento completo que inclua todas as informações relevantes sobre o produto ou serviço.
Essa abordagem sólida e abrangente estabelece as bases para uma negociação bem-sucedida e o fechamento do negócio.
Ou seja, é capaz de demonstrar ao cliente que a empresa entende suas necessidades e oferece a solução ideal para ele. Isso aumenta as chances do cliente comprar a solução.
Afinal, é uma excelente forma de reunir todas as informações relevantes sobre o produto ou serviço oferecido, facilitando a comunicação com o cliente.
Uma proposta comercial geralmente contém uma série de elementos essenciais que visam apresentar um produto, serviço ou solução para um cliente em potencial.
O conteúdo exato pode variar dependendo do tipo de negócio e das preferências específicas do cliente, mas podemos destacar as seguintes informações:
Além dessas informações básicas, uma boa proposta comercial também pode incluir outros elementos, como:
Conhecer os diferentes tipos de propostas comerciais é importante para profissionais de vendas e marketing, pois permite que eles escolham o tipo de proposta mais adequado para cada situação.
Também ajuda a entender melhor as necessidades dos clientes. Isso é importante para criar propostas que sejam mais eficazes na geração de negócios.
Como a escolha do tipo de proposta comercial mais adequada depende de uma série de fatores.
Eles incluem o relacionamento com o cliente, o nível de interesse dele pelo produto ou serviço oferecido, e o orçamento disponível, vamos detalhar melhor cada um.
As propostas comerciais solicitadas formalmente, como o nome indica, são aquelas que são solicitadas pelo cliente ou prospect.
Elas geralmente ocorrem após um processo de vendas ou negociação, em que o cliente expressa interesse em adquirir os produtos ou serviços.
Esse interesse faz com que o cliente emita um documento detalhando suas necessidades, requisitos e expectativas em relação ao produto ou serviço que deseja adquirir.
A empresa interessada em responder então elabora uma proposta comercial que atenda a esses requisitos.
Geralmente têm um formato mais formal e detalhado, pois devem responder a todas as perguntas e preocupações do consumidor. Por isso, devem conter informações sobre os seguintes itens:
Ao contrário, temos as propostas comerciais solicitadas informalmente, que são enviadas pelo vendedor ao cliente sem que haja um pedido formal, apenas após uma solicitação verbal.
Geralmente ocorrem quando o vendedor acredita que o cliente pode estar interessado em adquirir seus produtos ou serviços por meio de uma conversa, reunião ou de comunicação informal, como e-mail ou telefonema.
As propostas solicitadas informalmente geralmente têm um formato mais simples e objetivo, pois não precisam responder a todas as dúvidas do consumidor.
Nesse caso, a estrutura contém todas as informações citadas na proposta formal, mas sem a seção de “análise do problema do cliente”.
As propostas comerciais espontâneas são enviadas pelo vendedor ao cliente sem que haja um pedido formal ou informal.
Assim, ocorrem quando o vendedor tem uma ideia ou solução que acredita que pode ser interessante para o cliente.
A empresa pesquisa o mercado em busca de oportunidades, identifica clientes em potencial com base em suas necessidades e perfil, e elabora uma proposta que demonstre como seu produto ou serviço pode atender às necessidades de forma eficaz.
Elas têm um formato mais criativo e inovador, pois o vendedor não está limitado a responder às necessidades ou expectativas do cliente. Sendo assim, podem conter informações sobre os seguintes itens:
Entendido o que é uma proposta comercial, vamos aprender a criar uma por meio de um passo a passo ideal.
A capa da proposta comercial é importante para causar uma boa impressão no cliente e destacar a marca.
Uma dica é utilizar um título padrão, como “Proposta Comercial de Marketing Digital”, e incluir o logotipo da empresa.
Para tornar o documento mais exclusivo, também é possível personalizá-lo com o nome da empresa ou do cliente. O foco é deixá-lo atrativo.
Adicione um índice na sua próxima página da proposta comercial para listar os temas a serem abordados nos próximos passos.
Assim, é possível deixar claro e alinhar as expectativas do cliente com o que você tem a oferecer. Vamos a um exemplo:
Introdução ………………………………………………………………………….. 3
Apresentação da empresa ……………………………………………………. 4
Apresentação do produto ou serviço ……………………………………… 5
Identificação das necessidades do cliente ……………………………… 6
Solução proposta ………………………………………………………………… 8
Descrição do produto ou serviço …………………………………………… 10
Benefícios para o cliente ……………………………………………………… 12
Vantagens competitivas ……………………………………………………….. 13
Escopo ………………………………………………………………………………. 14
Conteúdo da solução …………………………………………………………… 15
Cronograma de entrega ……………………………………………………….. 17
Preço ………………………………………………………………………………… 18
Conclusão …………………………………………………………………………. 19
Plano de ação ……………………………………………………………………. 20
Próximos passos ………………………………………………………………… 22
O principal objetivo de uma proposta comercial é apresentar uma resposta ao problema em questão.
Então, conheça o cliente e inicie detalhando a situação negativa atual dele para depois apresentar a solução, que é seu produto ou serviço.
Vamos exemplificar. Uma indústria automobilística pode começar explicando que o cliente enfrenta desafios relacionados à eficiência de produção e custos elevados.
Em seguida, deve argumentar por que seus serviços são fundamentais para solucionar esses problemas, apresentando uma proposta de otimização de processos e redução de custos na linha de produção.
Após mostrar sua visão, fale sobre o histórico, outros clientes, quais são seus produtos ou serviços e o que for relevante para sua imagem, como prêmios, estatísticas etc.
Então, aproveite para valorizar o seu negócio e transmitir credibilidade.
Comece com uma introdução breve e objetiva e depois destaque os seus diferenciais. Use uma linguagem clara e concisa, sem termos técnicos. Por outro lado, mantenha-se profissional.
Por exemplo:
A [nome da empresa] é uma empresa de [tipo de negócio] com sede em [cidade]. Fundada em [ano], a empresa tem como missão [objetivo]. A [nome da empresa] se diferencia das concorrentes por [diferenciais]. Isso inclui [exemplos].
A [nome da empresa] é uma empresa [tamanho] com uma equipe de [número] funcionários. A empresa atende clientes em [mercados].
Somos a marca líder no setor de [setor]. Com nossos diferenciais e experiência, a empresa está preparada para [benefícios para o cliente].
Nesta seção, são apresentados os detalhes da proposta comercial, que incluem:
Essas informações fornecem um panorama completo do que será oferecido na proposta, abrangendo aspectos técnicos, recursos envolvidos e o trabalho a ser realizado.
Um cronograma deve ser criado, apresentando todas as entregas do projeto e indicando ao cliente quando cada etapa do serviço será realizada.
Inclua os responsáveis por cada entrega para deixar o processo ainda mais claro.
Além disso, informe os prazos de feedback e entrega de materiais e informações por parte do cliente para ter uma comunicação eficiente ao longo do projeto.
Após fornecer todas as explicações na proposta comercial, é hora de detalhar o orçamento. Assim, nessa seção, devem ser incluídos os preços, prazos de pagamento e formas de pagamento.
É fundamental explicar de maneira detalhada como é feita a cobrança, mencionando os valores das horas de trabalho, materiais, insumos, entre outros.
Além disso, é importante informar a data de validade da proposta, geralmente estabelecida em 15 dias a partir da data de envio ao cliente. Isso garante que ela seja considerada em um período específico.
Mas é importante adicionar um termo de confidencialidade na proposta comercial para proteger as informações da empresa.
Isso porque esse termo deve ser assinado pelo cliente para evitar vazamento de dados confidenciais e impedir que a concorrência tenha acesso à proposta comercial e aos preços.
Além disso, caso seja necessário, também é possível incluir um regulamento com normas e condições para a prestação do serviço. Assim, estabelece diretrizes claras e garante um acordo transparente entre as partes envolvidas.
Se você busca por um modelo de proposta comercial, está no lugar certo. Abaixo, separamos algumas opções personalizáveis e gratuitas para você editar conforme a sua necessidade.
O modelo de proposta comercial do Canva segue uma estrutura dividida em quatro seções principais: “Objetivos”, “Procedimentos”, “Prazos” e “Valores”.
Dessa forma, esse modelo é uma excelente opção caso você esteja procurando por um design conciso para apresentar uma proposta resumida.
A proposta comercial de design disponibilizada pelo Canva é uma ferramenta conveniente para os designers freelancers que desejam atrair clientes e concluir projetos.
Isso porque o modelo inclui espaço para inserir o logotipo da empresa e uma página padronizada sugerida, pronta para ser preenchida com os detalhes do projeto.
Por fim, o Canva também oferece uma proposta comercial de marketing com seções para um resumo executivo, uma visão geral do projeto, o mercado-alvo e as metas.
Além disso, é possível personalizar o documento de acordo com suas preferências, adicionando novas páginas a partir do layout inicial.
Assim, é possível adaptar a proposta às necessidades específicas do projeto.
O modelo de proposta comercial de design de interiores oferecido pelo Canva foi criado especialmente para atender às necessidades de designers e arquitetos que desejam apresentar seus projetos profissionalmente.
Isso porque o layout do modelo é simples, elegante e fácil de editar.
Proporciona espaço adequado para detalhar honorários e incluir plantas e mockups, a fim de transmitir uma visão clara e atraente da proposta.
Essa é uma opção versátil para apresentar ideias de negócios inovadoras de forma abrangente.
Sendo assim, possui seções com introdução, detalhes da empresa, pesquisa de mercado e um cronograma.
Essa estrutura permite fornecer uma visão abrangente e organizada do projeto de startup, destacando os pontos-chave de forma clara e concisa.
O Word também tem modelos gratuitos. Então, nesse template, você pode descrever a empresa, o objetivo, a abordagem e os resultados esperados, além de fornecer informações sobre agendamento, preços e muito mais.
Essa alternativa conta com orientação para a escrita, com tabelas pré-formatadas para inserir detalhes específicos.
Algumas orientações para criar uma proposta comercial eficaz e aumentar suas chances de fechar negócios e impulsionar o crescimento da sua empresa são:
Ao seguir as melhores práticas e utilizar as dicas apresentadas nesse artigo, você estará no caminho certo para criar uma proposta comercial persuasiva.
Ela deve destacar o valor da sua empresa e apresentar soluções concretas para as necessidades dos clientes.
É importante adaptar a apresentação da empresa à proposta comercial específica. Sempre pense no seu cliente em toda a etapa de criação e não haverá erros!
Aproveite para agendar uma demonstração gratuita agora mesmo do ERP da WebMais, para embasar o seu documento em dados reais e atualizados constantemente. O sistema integra todas as informações que precisa e fornece relatórios completos!
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!