Todos precisamos de vendas, certo? As empresas precisam vender mais para ampliar suas atividades, investir em inovação e estrutura. Lucrar mais ou até mesmo para simplesmente sobreviver, principalmente durante tempos de crise e incertezas.
Por isso, ampliar as vendas é sempre uma ótima opção e várias estratégias podem ser colocadas em prática, como promoções, eventos, prospecção ativa, investimentos em propaganda e marketing. Mas, muitas empresas esquecem de focar num ponto-chave para o crescimento: vendas para os clientes da carteira!
Portanto, entendendo a necessidade de falarmos e debatermos sobre esse tema criamos esse artigo, e esperamos que ele possa ser muito esclarecedor!
A carteira, ou portfólio de clientes, nada mais é do que o conjunto de todas as empresas ou pessoas que você já teve alguma relação comercial, ou seja, já efetuou alguma venda. Você precisa ter todas essas informações mapeadas para que possa identificar os clientes ativos, antever suas necessidades e até recuperar clientes inativos.
Estas informações são extremamente úteis para que você possa identificar oportunidades e traçar estratégias para vender mais para estes clientes, uma vez que é mais fácil e barato vender para atuais clientes do que conquistar novos.
Empresas deixam de focar nas vendas para atuais clientes por variados motivos. Muitas delas acabam dispensando tanto tempo bolando estratégias de abertura de mercado e geração de leads que esquecem de praticar o relacionamento com seus atuais clientes, perdendo assim grandes oportunidades de venda.
A principal vantagem de vender para atuais clientes é que o CAC (custo de aquisição de clientes) dessas vendas é expressivamente menor, comparado à abertura de novos clientes. Isso acontece pois o atual cliente já conhece sua empresa, seus produtos e serviços, e você já tem em mãos os dados e informações que possa vir a necessitar. Em muitos casos a venda pode até mesmo ser fechada remotamente, sem que você tenha muitos custos atrelados a ela.
Outra vantagem é que o tempo de fechamento também é menor. Por já conhecer você como fornecedor, seu atual cliente não precisa criar confiança e ser convencido dos benefícios de trabalhar com a sua empresa. A percepção dele quanto ao seu negócio já foi construída, e nesse caminho, se a experiência está sendo positiva, muitas objeções à compra caem por terra.
Além disso, podemos citar também que o esforço de pós vendas para um cliente recorrente é significativamente menor do que para um novo cliente. Principalmente para produtos ou serviços que demandam esforços de implementação ou assessoria após a venda.
O desafio agora é criar técnicas e maneiras de ampliar as vendas na sua carteira de atuais clientes, beneficiando-se das vantagens que já citamos, conquistando estabilidade e crescimento, com menor esforço da sua equipe comercial e CAC reduzido.
Construa uma imagem positiva junto ao cliente: Você pode ter o melhor produto, a melhor proposta e vantagens incríveis para o seu cliente mas, se ele teve uma experiência negativa com a sua empresa, nada disso vai adiantar na hora de tentar uma nova venda.
Atendimento: valorize o atendimento! Prepare sua equipe para atender com excelência e realmente encantar o cliente. Pois um atendimento exemplar cativa e pode ser um ponto decisivo na hora de conquistar novamente seu atual cliente.
Cumpra o que prometeu. Cumpra seus prazos. Entregue o que foi contratado. Não minta nem “enrole” o cliente. Afinal, essas práticas não vão resolver uma situação de crise e só vão acabar manchando a imagem da empresa. Caso não consiga cumprir com o acordado seja transparente e profissional com o cliente. Muitas vezes, mesmo não conseguindo entregar o que foi prometido, uma postura profissional é dedicada para salvar sua relação com o cliente.
Seja pró-ativo! Aprenda e ensine seu time a perceber e antecipar as necessidades do cliente. Ofereça soluções que podem trazer resultados positivos para o consumidor e ainda venda no processo!
Foque no relacionamento: seja visto, seja lembrado! A internet chegou para facilitar, e muito, o relacionamento entre empresas. Assim, utilize essa ferramenta poderosa para se relacionar e ser relevante para o seu cliente. Comunicando lançamentos, novidades, inovações, ofertas especiais e soluções que podem impactar positivamente o seu negócio.
Afinal, manter um bom relacionamento com seus atuais clientes é a chave para vender mais para eles! Portanto, instaure no seu negócio uma cultura de relacionamento.
Redes sociais: utilize de conteúdos relevantes para engajar seus atuais clientes, assim como cultivar um relacionamento mais estreito com eles através dessas mídias.
E-mail marketing: esteja presente na caixa de entradas dos seus clientes! Envie campanhas interessantes, novamente foque em conteúdo, e também utilize essa ferramenta para reter seus clientes.
Time comercial: traga o relacionamento para um nível mais pessoal! Crie, junto à sua equipe de vendedores, uma cultura de relacionamento. Determine meios e formas da equipe comercial entrar em contato com a base de clientes, não meramente para oferecer novas soluções, mas sim para estabelecer um relacionamento. Entender dores e dificuldades dos clientes, e assim conseguir ampliar e vender mais para estes.
CRM: contar com um software de CRM é fundamental para conhecer as necessidades e peculiaridades da sua base de clientes. Assim como ser usado para gerar novas oportunidades de negócios.
Dessa forma, utilize essa ferramenta com maestria, mantendo as informações atualizadas e relevantes!
Dedique tempo para entender as necessidades de seus clientes e fornecer à eles soluções que venham de encontro à essas necessidades. Então, reúna a equipe comercial e de marketing e criem juntos estratégias voltadas à venda para atuais clientes.
Você pode usar várias ferramentas para incentivar a nova compra ou ampliação do contrato, como:
Enfim, existem diversas formas de cativar seu atual cliente e conquistar um crescimento nas vendas ampliando o fornecimento para a sua base.
Então, utilize de criatividade e inovação para encontrar as estratégias e ferramentas que irão atender da melhor forma às suas necessidades! Quer ajuda para conquistar mais vendas em meio à sua atual carteira de clientes?
Para que você possa ter um acompanhamento dos seus clientes da carteira, compras, orçamentos, frequência de compras, entre outras informações é necessário ter a disposição os recursos certos.
O ERP WebMais possui relatórios de histórico de vendas e de evolução de faturamento por cliente. Com isso, você consegue observar o tempo entre os pedidos do seu cliente, se está maior ou menor e ainda se o faturamento está caindo ou não. Assim, suas estratégias para vender mais para seus clientes da carteira ficam muito mais assertivas.
Além disso, o sistema de gestão ainda conta com um módulo CRM onde você tem um acompanhamento centralizado, desde clientes novos aos clientes da sua base. Para que o seu negócio possa crescer é preciso estar de olho nos indicadores comerciais e definir uma boa estratégia de negócios, com base em dados históricos e de mercado, para então, aumentar as vendas da sua empresa, independente do seu tamanho.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!