empresarios comemorando a reducao da inadimplencia da sua empresa

5 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa

Atualmente, um dos índices que mais preocupam os donos de empresas no Brasil é a inadimplência. Para muitos, vender não é a parte mais difícil, mas sim receber, por isso a importância de reduzir a inadimplência.

Sabemos que manter uma ótima gestão financeira da sua companhia não é nada fácil, ainda mais quando você já tem muitos clientes inadimplentes. Com base nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a reduzir a inadimplência na sua empresa!

Causas da inadimplência

Antes de falarmos sobre como conter a inadimplência, é fundamental entender os fatores que levaram a ela, tendo uma visão mais clara de todo o cenário.

A inadimplência pode acontecer por uma série de fatores, tanto externos como internos. Os fatores externos estão mais ligados a situação política e econômica do país, o que não é o nosso foco neste artigo.

O ponto principal aqui são as questões internas, que na maioria das vezes tem uma representatividade maior e podem ser controlados por você e sua equipe. Alguns pontos que podem te ajudar é uma análise de crédito mais atenciosa e até mesmo a falta de alguns dados que podem impossibilitar a cobrança, que podem ser facilmente contornados.

Impactos da inadimplência na sua empresa

Todas as empresas precisam estar preparadas para enfrentar algum imprevisto. Apesar de parecer uma situação fora de controle, é importante que você fique atento aos problemas que podem ocorrer.

A inadimplência pode afetar os resultados do seu negócio de algumas maneiras, e o primeiro impacto que ela causa na sua empresa é no fluxo de caixa. Pense comigo, se não tem dinheiro entrando, fica mais difícil pagar as contas em dia!

Quando você fizer o planejamento financeiro dos próximos meses, é primordial que leve em consideração a sua taxa de inadimplência, para assim não ter surpresas em relação a saúde financeira do seu negócio.

Sua empresa não vive apenas para pagar as contas, não é mesmo? E pra isso é muito importante que os seus clientes paguem sempre em dia!

Dicas para reduzir a inadimplência

Reduzir a inadimplência é fundamental para manter uma boa saúde financeira da sua empresa. Agora que você já sabe que controlando alguns fatores internos você consegue aumentar seus recebimentos, existem algumas ações que você pode colocar em prática agora mesmo.

Para que seu negócio não fique no vermelho, trouxemos 5 dicas para te ajudar a diminuir a sua inadimplência.

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1- Invista em processos claros de cobrança

Se você não cobrar do seu cliente, talvez ele esqueça de efetuar seu pagamento. Por isso, o primeiro passo para evitar a inadimplência é ter um processo claro e efetivo de cobrança.

Dias antes da data de vencimento seu cliente é lembrado? E se houver um atraso no pagamento, o que você faz? Você precisa ter essas ações todas mapeadas, como lembretes de cobrança ou até mesmo o protesto de um título que não foi pago.

Conforme as necessidades da sua empresa, você precisa desenvolver estes parâmetros, ou réguas de cobrança, para evitar que seu cliente fique inadimplente com você, facilitando para ambas as partes.

2 – Consulte o serviço de proteção de crédito

A maioria das empresas atualmente estão preocupadas em vender, mas se esquecem de verificar se o cliente é um bom pagador e acabam concedendo o crédito a todos.

A análise de crédito é um ponto bem importante para ajudar na redução da inadimplência. Seus clientes necessitam passar por uma verificação de crédito, seja a consulta ao SPC, SERASA ou a consulta de protestos.

Com isso, você saberá se o seu cliente tem histórico de bom pagador no mercado e assim as chances de você receber em dia são maiores.

Os impactos de uma alta taxa de inadimplência em uma economia já fragilizada podem ser potencialmente prejudiciais, comprometendo as atividades de todos os setores. Por isso, é preciso estar atento na hora de conceder crédito, para garantir que sua empresa não sofra com maus pagadores.

3 – Controle seus devedores

Você precisa ter um controle preciso de quem está inadimplente com a sua empresa. Tendo em mãos todas as informações sobre a dívidas, como quem são os clientes e o quanto devem, é possível elaborar uma estratégia efetiva de cobrança.

É fundamental que as dívidas não durem muito tempo. Alguns dias podem ser sinal de esquecimento, assim, logo que você perceber que uma entrada que estava programada não veio, acione seu cliente.

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4 – Negocie sempre!

Quando você entrar em contato com seu cliente, além de demonstrar empatia, é importante que você tenha em mãos os valores atualizados da dívida. Fique preparado para o caso do seu cliente pedir para facilitar o pagamento ou até mesmo um desconto. Estipule um prazo máximo para que o pagamento seja efetuado de maneira negociada.

Com isso, sua empresa pode manter um bom relacionamento com os seus clientes, que é fundamental hoje em dia!

Lembre-se: registre sempre toda e qualquer tentativa de negociação para evitar problemas judiciais.

5 – Automatize os processos

Realizar todos estes controles de maneira manual pode ser muito cansativo, e às vezes até confuso. Para que isso não ocorra, alguns softwares de gestão contam com estes processos todos de maneira automatizada.

O ERP da WebMais possui, dentro do módulo financeiro, o acompanhamento de liquidez, onde o próprio software traz para você quem são os seus maiores devedores, permitindo que você configure uma notificação de cobrança por e-mail, assim seu cliente não esquecerá de te pagar!

Nosso sistema de gestão proporciona uma maior agilidade e fluidez ao seu processo de concessão de crédito, além de garantir uma maior estabilidade financeira, fornecendo dados precisos e confiáveis para a sua tomada de decisão.

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