Como funciona um ERP na nuvem?

O Que É ERP Na Nuvem, Vantagens E Como Funciona

Imagem de Sanon Matias

Os ERPs são sistemas integrados que unificam dados e operações de diferentes áreas empresariais, melhorando a gestão e os processos. Há dois tipos principais: local, que usa a infraestrutura de TI da empresa, e ERP na nuvem, que usa tecnologia de computação em nuvem para facilitar a instalação e manutenção.

Atualmente, o mercado como um todo, vem se tornando cada vez mais competitivo. Então, para a sua empresa ter um lugar de destaque, além da qualidade do produto, é preciso cuidar da gestão. Um ERP na nuvem é uma ótima forma de fazer isso com eficiência.

Isso porque eles são sistemas modernos e que atendem todas às suas necessidades.

Sim, o ERP tradicional mudou e evoluiu. Isso porque, além dos recursos-base de um ERP, como a integração dos setores, ganhou novas funcionalidades e tornou o dia a dia dos gestores muito mais eficaz.

Quer conhecer a fundo o funcionamento de um sistema ERP na nuvem? Continue lendo este artigo! Prefere fazer um teste prático? Experimente agora o ERP WebMais.

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É Um ERP Na Nuvem, Afinal?

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, ERP é uma abreviação para Enterprise Resource Planning. Em resumo, nada mais é do que um sistema empresarial capaz de integrar todas as informações e setores da sua empresa.

Então, como ele centraliza todos os dados em um único software, acaba por otimizar seus processos, dando mais agilidade à gestão.

Atualmente, você encontra no mercado sistemas de gestão com instalação local ou em nuvem.

Mas existe uma diferença crucial. É que o ERP local requer uma infraestrutura básica de TI na sua empresa para instalação e manutenção da ferramenta. Já o ERP na nuvem utiliza a tecnologia de cloud computing.

Assim, as informações ficam armazenadas em um servidor online, necessitando de um menor esforço tanto para instalação quanto para manutenção.

Como Ele Funciona?

Como as informações de um ERP na nuvem ficam armazenadas online, é normal que muitas pessoas tenham algum tipo de desconfiança em relação a ele.

Porém, essa solução é o que há de mais moderno e seguro no mercado. Além disso, é a única que permite um acesso às informações de qualquer lugar e em tempo real.

Então, para acabar de uma vez por todas com as inseguranças em relação a essa tecnologia, que tal entender como ela funciona de forma detalhada?

Esta ferramenta é composta basicamente por três partes principais que operam de forma integrada, permitindo o acesso e uso de todas as funcionalidades.

Aplicação

É por meio dela que os colaboradores da sua empresa – ou usuários do sistema –  inserem os dados que serão utilizados nas operações.

Por exemplo, a equipe de vendas pode inserir detalhes de novos pedidos, enquanto a equipe financeira pode usar a aplicação para processar pagamentos e registrar transações.

Os dados inseridos na aplicação são processados em tempo real, permitindo que os gestores visualizem e analisem informações atualizadas. Isso facilita a tomada de decisões baseada em dados e melhora a eficiência operacional.

Banco De Dados

Em resumo, esse é o local onde os dados são armazenados para um uso futuro, seja para uma busca rápida, visualização de relatório ou alguma automação.

Por exemplo, os gestores podem acessar relatórios financeiros para avaliar a saúde financeira da empresa ou os dados de vendas para analisar o desempenho de vendas.

Framework

Nada mais é do que uma camada que permite a adaptação ou personalização do sistema. Isso permite que ele atenda e entregue os melhores resultados para todos os tipos de negócios.

Em outras palavras, independentemente do tipo ou tamanho do seu negócio, o sistema pode ser configurado para atender às necessidades específicas de cada um.

Ilustração de uma mulher negra, com cabelos cacheados, usando uma camiseta laranja e utilizando um notebook conectado em nuvem, com o título: 
"O ERP em nuvem é o que há de mais moderno e seguro no mercado!"

Por exemplo, se a sua empresa opera em várias moedas ou tem requisitos fiscais específicos, o sistema pode ser adaptado para lidar com essas situações.

Por Que Escolher Um Sistema Erp Baseado Em Nuvem?

A migração de um sistema tradicional On-premise para um ERP na nuvem traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e setores devido aos seus pontos positivos.

Com essa tecnologia, é possível eliminar a necessidade de investir em hardware e software. Isso porque a infraestrutura de TI é gerenciada pelo provedor, reduzindo custos com compra, instalação e manutenção de servidores, bancos de dados e outros equipamentos.

Normalmente, o pagamento é feito por assinatura mensal, com planos flexíveis que se adaptam às necessidades da empresa, proporcionando maior previsibilidade e controle do orçamento.

Além disso, o provedor assume a responsabilidade por atualizações, backups e segurança, liberando a equipe interna para se concentrar em atividades estratégicas.

Essas atualizações e correções de bugs são essenciais para garantir o uso da versão mais recente do sistema, que traz funcionalidades novas ou outros aprimoramentos, para estar sempre na vanguarda da tecnologia.

Se esses não forem motivos o suficiente para entender sobre a aplicação do ERP em nuvem, continue a leitura!

Quais Os Benefícios Que Um ERP Na Nuvem Traz Para O Meu Negócio?

O uso de um sistema ERP na nuvem pode ter inúmeros benefícios para você e para o seu negócio. Listamos as principais vantagens logo abaixo, confira!

Segurança

Manter seguros e confidenciais os dados da sua empresa é fundamental e nós sabemos disso. Quando falamos em sistema em nuvem, toda a segurança é garantida pelo prestador contratado.

Aliás, ERP na nuvem é o que há de mais seguro atualmente. Portanto, não é necessário investir tempo e dinheiro em atualizações e políticas contra ciberataques.

Entretanto, quando a instalação é feita localmente, você e sua infraestrutura de TI são os responsáveis em criar protocolos de segurança.

Isso exige maiores investimentos em meios para proteger os dados, já que perdas ou invasões podem trazer problemas a sua empresa.

Além disso, em um ERP na nuvem, os backups são realizados automaticamente e você não precisa se preocupar com isso.

Precisou resgatar alguma informação? É só contatar a empresa fornecedora do serviço.

BANNER ERP em nuvem seguro e eficiente? A webMais te ajuda!

Mobilidade

Poder acessar todos os dados da sua empresa a qualquer hora e lugar é fundamental atualmente, principalmente depois da pandemia do coronavírus.

Essa situação nos mostrou a importância de contar com a tecnologia e ferramentas modernas.

Além disso, ele é a solução ideal para qualquer contratempo ou compromisso fora do ambiente físico de trabalho.

Isso porque permite acessar os dados de forma completa de qualquer lugar e a qualquer momento – basta ter uma conexão estável com a internet.

Redução De Custos

Sim, é possível reduzir custos implementando um software online. Por isso, muitos negócios estão migrando para sistemas de gestão na nuvem.

Além de ter uma implementação muito mais fácil, ele não requer estrutura de TI, servidores internos e manutenções periódicas.

Ainda, utilizando um sistema de gestão empresarial web, outros custos podem ser reduzidos devido à eficiência da ferramenta.

Isso porque, com relatórios bem organizados, materiais impressos, por exemplo, passam a ser dispensáveis.

Que tal migrar para a gestão em nuvem e economizar no processo? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e entenda como os recursos da sua empresa podem ser poupados e realocados.

Controles Mais Precisos

Conforme já falamos neste artigo, o ERP é um software que permite a centralização e a integração de todos os dados da sua empresa.

Entretanto, com um ERP com armazenamento na nuvem você tem um acesso em tempo real a todas as informações. Em resumo, é possível gerar relatórios completos e com poucos cliques.

Logo, você poderá tomar decisões mais acertadas para a sua empresa.

Maior Produtividade

O uso de uma ferramenta de gestão online com tantas possibilidades acaba tornando a sua rotina muito mais ágil.

Além disso, todos os departamentos da empresa trabalharão de maneira muito mais integrada, o que melhora a comunicação interna e reduz erros e retrabalhos. Assim, como consequência, a produtividade e a economia tendem a aumentar.

Escalabilidade

A escalabilidade é outra grande vantagem do ERP na nuvem para as empresas.

Como é possível acrescentar ou modificar funcionalidades com poucos cliques, o gestor consegue ajustar o sistema às suas necessidades de forma rápida. Além disso, não vai precisar investir mais em estrutura externa.

Velocidade

Um sistema ERP também permite automatizar alguns fluxos de trabalho, fazendo com que os processos internos sejam mais ágeis e dinâmicos. Isso traz velocidade para a rotina sem prejudicar a qualidade das entregas.

Flexibilidade Máxima

Os ERPs na nuvem têm a flexibilidade como característica, pois podem ser customizados de acordo com as necessidades da empresa.

Ilustração de uma nuvem escrito "ERP" no meio, rodeada pelo texto: 

"Benefícios dos ERP em nuvem

- Mais seguros
- Oferecem mobilidade
- Reduzem custos
- Trazem precisão na gestão
- Aumentam a produtividade
- Permitem escalabilidade
- São velozes
- Possuem flexibilidade"

Além disso, eles têm interfaces otimizadas para o acesso por diferentes tipos de dispositivos, permitindo que o acompanhamento da operação seja feito a qualquer hora, em qualquer lugar.

Quais Os Tipos De Sistemas De Erp Na Nuvem?

Há vários tipos de sistemas ERP na nuvem, cada um com suas próprias características e benefícios. Vamos entendê-los melhor!

Saas Multilocatário

É um tipo de ERP na nuvem mais popular. Em um ambiente multilocatário, várias empresas compartilham o mesmo aplicativo ERP. Cada empresa tem sua própria instância do software, e os dados são armazenados separadamente para cada locatário.

A vantagem é que o custo de manutenção e atualização do software é dividido entre vários locatários, tornando-o uma opção econômica. No entanto, pode haver limitações em termos de personalização e integração com outros sistemas.

Saas De Locatário Único

Uma única empresa utiliza uma instância dedicada do software ERP. Isso oferece mais personalização e controle sobre o software, além de um maior nível de segurança, pois os dados não são compartilhados com outros locatários.

Por outro lado, isso pode ser mais caro, pois os custos de manutenção e atualização são suportados por um único locatário.

Nuvem Pública

Uma nuvem pública é um ambiente no qual o serviço de computação é oferecido pela Internet a qualquer usuário que deseje utilizá-lo ou comprá-lo.

Dessa forma, proporciona alta escalabilidade e é uma opção de baixo custo, pois você paga apenas pelo que usa.

Mas, as empresas têm menos controle sobre seus dados, o que pode ser uma preocupação de segurança para algumas.

Nuvem Privada

Uma nuvem privada é uma infraestrutura de nuvem dedicada a uma única organização. Ela oferece alto nível de segurança e controle sobre os dados, pois não são compartilhados com outras empresas.

Além disso, esse tipo de ERP na nuvem pode ser personalizada para atender às necessidades específicas de uma empresa. No entanto, pode ser uma opção mais cara.

Erp Híbrido

Um ERP híbrido combina componentes de ERP baseados em nuvem e no local. Por meio disso, permite que uma organização aproveite os benefícios dos dois modelos.

Por exemplo, é possível optar por manter dados sensíveis em um ambiente de nuvem privada enquanto utiliza a nuvem pública para operações menos sensíveis que requerem mais escalabilidade.

Quais Áreas Podem Se Beneficiar Com Um ERP Em Nuvem?

Um ERP na nuvem pode otimizar o trabalho de diversas áreas dentro da empresa: comercial, RH, logística, financeiro, contabilidade, estoque, entre outras.

Para as áreas mais estratégicas, o ERP na nuvem também traz muitos benefícios, sendo o principal a possibilidade de acesso rápido a relatórios completos sobre o negócio.

Isso permite uma tomada de decisão mais inteligente, feita com base em dados.

Quais empresas devem usar o ERP em nuvem?

Segundo dados de um estudo da IDG Enterprise Cloud Computing Study, algumas áreas estão buscando melhorias com a adoção desse tipo de sistema com mais frequência.

Elas são as de análise de dados em tempo real, armazenamento e gestão de dados e de melhorias na gestão da infraestrutura de TI.

Onde Fica Hospedado O Sistema ERP Em Nuvem?

Esse tipo de sistema fica hospedado em servidores remotos, que podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.

Normalmente, esses servidores oferecem também todo o suporte necessário para reparos e manutenções do serviço.

Diferentemente dos ERPs em nuvem, os ERPs locais ficam armazenados em servidores físicos, comprados e armazenados pela própria empresa.

Nesse caso, a empresa também fica responsável pela sua segurança e manutenção.

Quais As Desvantagens De Um ERP Em Nuvem?

Apesar de trazer muitos benefícios para a empresa que o adota, o ERP na nuvem também tem alguns pontos negativos, ainda que poucos. São eles:

  • a segurança dos dados fica por conta do fornecedor;
  • ele é menos personalizável do que o sistema local.

Quais As Desvantagens De Um Sistema ERP Local?

Já o ERP local tem algumas desvantagens a mais. São elas:

  • custos imprevisíveis;
  • necessidade de aquisição e manutenção de hardware;
  • grande investimento em segurança da informação;
  • dificuldade para atualizar o sistema para novas versões;
  • personalizações podem atrasar a implementação.

Quais As Diferenças Entre O ERP Local E Em Nuvem?

Se você chegou até aqui, já percebeu ao longo do texto diversas diferenças entre os sistemas de gestão com instalação local e em nuvem, não é mesmo?

Mas, para sanar todas as suas dúvidas sobre ERP na nuvem e as principais diferenças entre ele e o local, siga conosco na leitura!

ERP na nuvem

O acesso do ERP na nuvem é feito via internet por um navegador. Além disso, o pagamento é realizado de forma mensal conforme os recursos utilizados e/ou o número de usuários.

ERP Local

Já no ERP local, a empresa precisa dispor de uma estrutura interna e recursos físicos para o sistema funcionar.

Em relação ao pagamento, a empresa compra o sistema e realiza a sua administração. Caso precise de algum tipo de suporte, normalmente é pago a parte.

Quais Os Preços De Sistema ERP Na Nuvem X ERP Local?

Os preços dos sistemas podem variar bastante de acordo com as suas funcionalidades. Mas, de modo geral, o ERP na nuvem costuma ter valores mais acessíveis.

Isso porque, o seu contrato se baseia em uma assinatura mensal, que já inclui as despesas de suporte, treinamento e atualizações.

Ilustração de homem negro utilizando um notebook, ao lado de algumas moedas em tom laranja, e o texto: 
"Em geral, os ERPs em nuvem costumam ser mais baratos, mas cada um tem o seu preço"

Já o ERP local exige mais investimentos para a aquisição de uma licença perpétua e todo o hardware necessário para a sua instalação.

Além disso, também exige a contratação de pessoas especializadas para a implementação.

Qual O Futuro Do ERP?

Desde a pandemia, o sistema ERP na nuvem deixou de ser encarado somente como uma possibilidade de solução para a empresa e passou a ser uma necessidade.

Atualmente, existe uma tendência do trabalho híbrido e o crescimento de contratos de trabalho remotos.

Então, oferecer ao time a possibilidade de acessar os dados sobre a empresa de qualquer lugar é muito importante.

E é comum que bons gestores desejem que a empresa esteja sempre atualizada com as melhores práticas do mercado.

Assim, investir em um ERP na nuvem pode ser muito mais vantajoso do que em um sistema local.

O Saas Erp É Seguro?

O SaaS ERP é geralmente seguro, mas como qualquer coisa na tecnologia, a segurança depende em grande parte de como ele é usado e mantido.

A principal questão para serem seguros é a escolha do fornecedor, que precisa ter uma boa reputação sobre seguir as melhores práticas de segurança.

Esse mesmo provedor precisa oferecer backups regulares e um plano de recuperação de desastres para garantir que seus dados estejam seguros, mesmo no caso de um incidente imprevisto.

Atualizações também são importantes e precisam ser feitas regularmente para corrigir quaisquer vulnerabilidades de segurança.

Além disso, o sistema deve ter controles de acesso robustos para que apenas pessoas autorizadas acessem os dados.

Conheça O ERP Online Webmais

A WebMais está no mercado há mais de 15 anos e é pioneira na utilização da computação em nuvem em sistemas de gestão. Somos especialistas em ERP para indústrias e distribuidoras dos mais diversos segmentos.

Nosso sistema de gestão conta com diversos recursos, automações e integrações, como aplicativo, força de vendas e e-commerce. Tudo isso para otimizar sua gestão e impulsionar resultados.

Ele tem a grande vantagem de ser acessado de qualquer lugar a qualquer momento. Tudo que você precisa é de uma conexão à internet. O que é ótimo para empresas com vendedores externos.

Outro ponto positivo é a sua escalabilidade. À medida que seu negócio se expande, você pode facilmente adicionar mais usuários ou recursos.

A segurança dos dados é garantida com o ERP Online Webmais. Todos os dados são armazenados em servidores seguros e protegidos por medidas de segurança de última geração.

E você não precisa se preocupar com atualizações de software. Elas são automaticamente aplicadas, garantindo que você sempre tenha acesso às mais recentes funcionalidades e melhorias.

BANNER Veja como o ERP em nuvem da WebMais vai transformar sua gestão para melhor!

Conclusão

ERP na nuvem revolucionou a maneira como as empresas gerenciam seus processos de negócio. Isso oferece benefícios significativos como custo reduzido, escalabilidade, flexibilidade, e acesso em tempo real a informações críticas.

No entanto, como qualquer investimento empresarial, a implementação de um ERP na nuvem deve ser cuidadosamente planejada e executada para garantir o máximo de benefícios.

É importante escolher um provedor de ERP na nuvem que atenda seus objetivos e ofereça suporte contínuo durante e após a implementação.

A Webmais oferece uma solução de ERP na nuvem que é robusta, fácil de usar e projetada para indústrias e distribuidoras.

Ficou curioso para saber como o ERP da Webmais pode beneficiar o seu negócio? Agende agora mesmo uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário