como calcular preço de venda

Aprenda Como Calcular Preço De Venda De Um Jeito Fácil

Imagem de Sanon Matias

Você sabe como calcular o preço de venda de um produto? Isso é fundamental para que a sua empresa mantenha as contas equilibradas e cobre por cada item um preço que seja suficiente para cobrir os seus custos e ainda trazer lucro.

Se você pensa que o preço de venda deve levar em consideração somente os custos de aquisição do produto ou das matérias-primas, está muito enganado. São muitas as variáveis que devem ser consideradas na hora de fazer essa conta!

E nós vamos mostrar quais são elas aqui neste artigo, além de ensinar como calcular o preço de venda e trazer algumas dicas para que você tome as melhores decisões sobre o valor cobrado dos seus clientes.

O Que É Preço De Venda?

O preço de venda é o valor cobrado dos seus clientes por um produto ou serviço. Na prática, ele representa o que a empresa vai receber por cada venda.

Como falamos, é muito importante que o preço de venda seja suficiente para cobrir o custo de produção, além das despesas com a própria venda – e ainda trazer lucro para a empresa. 

Afinal, a empresa que trabalha sem gerar lucro está tendo prejuízos ou trocando dinheiro.

O Que É O Custo De Produção?

Os custos de produção são todos os gastos que uma empresa tem para fabricar ou adquirir um produto e deixá-lo pronto para ser vendido para seus clientes. 

Esses custos podem ser tanto fixos como variáveis e representam uma parte importante do cálculo de preço de venda.

Na hora de calcular os custos de produção de cada produto, você deve considerar uma série de fatores. Um deles é o mais óbvio, que é a compra da matéria-prima para a sua confecção, ou no caso do varejo, a aquisição de produtos que serão revendidos.

Mas, além disso, outras coisas fazem parte dos custos de produção, como a energia gasta para o funcionamento dos equipamentos, água, internet, tempo, mão de obra, entre outras. A lista varia de acordo com os processos de cada negócio.

Quais Os Principais Tipos De Custos?

Como você viu, os custos de produção podem ser de dois tipos: fixos ou variáveis. Os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com o volume da sua produção, como é o caso do aluguel do espaço onde a sua empresa funciona. 

Já os custos variáveis mudam de acordo com a quantidade produzida. Alguns exemplos são a compra de matéria-prima, embalagens e até mesmo o pagamento de comissões para o seu time comercial.

O Que São Despesas?

Despesas e custos não são a mesma coisa. E você precisa considerar os dois para saber como calcular o preço de venda dos seus produtos de forma correta.

Enquanto os custos são todos os gastos que estão diretamente relacionados à produção, as despesas são aquelas que estão relacionadas ao funcionamento do negócio, apesar de não terem uma ligação direta com a produção.

Alguns exemplos de despesas são gastos com marketing, impostos, gastos administrativos, produtos de limpeza, etc.

O Que É Lucro?

O lucro, por sua vez, é a diferença entre o preço de venda e os custos e despesas de um produto. Ou seja, é o que sobra do dinheiro recebido pela venda depois de pagar todas essas coisas.

Por Que Saber Como Calcular O Custo De Um Produto Ou Serviço?

Saber como calcular o preço de venda dos produtos ou serviços é fundamental para o equilíbrio das contas da empresa, como falamos no começo deste artigo. 

Isso porque, muitos planos são feitos com base nesse número, como as metas de resultados e até as ações de marketing.

Além de aprender como calcular o preço de venda, precificar corretamente os produtos que vende é importante ainda porque uma simples falha nesses cálculos pode prejudicar toda a operação da empresa, diminuindo as vendas e até trazendo prejuízos financeiros.

Por isso, todo empresário precisa saber como calcular o preço de venda corretamente.

Como Calcular O Preço De Venda?

como calcular o preço de venda

Para calcular o preço de venda de um determinado produto, você deve somar todos os seus custos e despesas e aplicar a margem de lucro desejada. 

É importante lembrar que a margem de lucro deve ser escolhida de acordo com a percepção de valor para o cliente e a importância de cada mercadoria para o consumidor.

Ou seja, você pode aplicar diferentes margens de lucro para diferentes produtos, de acordo com a percepção que as pessoas têm sobre cada um deles.

Como É Calculado O Preço De Venda De Serviço?

Saber como calcular o preço de venda de serviço é um pouco mais complicado do que entender  quanto cobrar por um produto. 

Isso porque, quando se presta um serviço, a maioria dos custos envolve tempo e mão de obra, e não a aquisição de insumos, o que deixa o cálculo bem mais subjetivo.

Para fazer o cálculo, você deve considerar, além das despesas com aluguel, energia e etc, a remuneração de todas as pessoas da equipe. Assim, chegará em um preço de custo. Depois, é só aplicar a sua margem de lucro.

Para calcular a remuneração das pessoas na prestação de serviços, o mais indicado é estimar o número de horas que serão gastas com cada cliente.

Dicas Para Calcular Preço De Venda

dica para calcular o preço de venda

Agora que você já sabe como calcular o preço de venda, deve ter visto que é preciso ter muito mais do que dados sobre os custos e despesas da empresa. 

A definição da margem de lucro depende de uma série de fatores, entre eles a percepção de valor do mercado sobre cada item.

Por isso, é muito importante que você faça uma pesquisa de mercado para entender quanto vale cada produto. 

Mesmo que, de acordo com as suas contas, um produto precise ser vendido por R$ 100 para dar lucro, você pode cobrar R$ 200 se ele vale esse preço no mercado no qual está inserido.

É claro que a percepção de valor não deve ser o seu único critério, mas, sem dúvidas, ela deve ser levada em conta.

Outra dica que pode ajudar você a aprender como calcular o preço de venda de maneira mais acertada é ter a tecnologia como aliada. 

Usando um sistema de gestão você pode ter acesso mais fácil a todas as informações sobre o seu negócio e pode se basear nesses relatórios para fazer cálculos mais exatos.

Conclusão

Saber como calcular o preço de venda dos seus produtos ou serviços corretamente, além de ser importante para as despesas e para o planejamento estratégico da empresa, pode se transformar em um diferencial para o seu negócio. 

Em um mercado tão competitivo, praticar preços corretos e seguros pode fazer toda a diferença para o cliente e, consequentemente, para os seus resultados no final do mês.

Deixe um comentário